8 Dicas Para Aumentar as Visualizações no YouTube

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Aumentar as visualizações no YouTube não é uma tarefa fácil, principalmente devido ao grande número de usuários com o mesmo objetivo.

Com o crescimento exponencial do interesse em conteúdos audiovisuais, a plataforma que mais cresce e se desenvolve no ramo é o YouTube.

Os primeiros criadores de conteúdo da rede logo descobriram que, além da alta interatividade e do dinamismo ao compartilhar suas experiências e conhecimentos, também é possível ganhar dinheiro fazendo isso.

Esse fato atraiu muitas pessoas para o negócio, que, em sua maioria, tinham um objetivo em comum: alcançar o máximo de pessoas possível com seu conteúdo e, consequentemente, gerar receita.

Porém, à medida em que o número de produtores cresce, mais difícil fica de ganhar views no YouTube.

A audiência está cada vez mais exigente, pois agora há diversos vídeos referentes a um mesmo tema.

Com as dicas certas é possível aumentar os views do canal no YouTube

Título, thumbnail, descrição e produção são alguns dos muitos elementos que podem influenciar na escolha de seu conteúdo, e todos esses aspectos devem ser considerados, pois os detalhes fazem diferença.

É preciso atenção em cada parte que compõe o vídeo para que o mesmo obtenha sucesso.

Para o fim de compartilhar conhecimentos relacionados ao assunto, a Conversion, agência de Marketing Digital com mais de 8 anos de experiência, irá explicar o que implica um vídeo de sucesso.

Além disso, daremos algumas dicas práticas e úteis para que você consiga posicionar melhor o seu canal e aumentar as views no YouTube.

Fique conosco nos próximos minutos.

1. Tenha objetivos claros em mente

Antes de criar o seu conteúdo, é preciso determinar o objetivo que você deseja alcançar.

Há diversos alvos que uma empresa pode almejar com a utilização do YouTube, e é essencial que a mesma saiba o seu para direcionar melhor seu conteúdo.

Alguns dos principais objetivos empresariais são: ganhar autoridade, reconhecimento de marca, gerar leads e aumentar a conversão dos usuários.

O importante é que o objetivo esteja claro na mente do produtor. Não é legal assistir a um vídeo desorganizado e, aparentemente, sem perspectivas.

2. Determine o tipo de vídeo

Após ter determinado o porquê da produção do vídeo, é hora de escolher como ele será produzido, ou seja, qual forma de abordagem será feita, quais características terão destaque e de que modo o conteúdo será apresentado.

São diversas categorias possíveis para produção de conteúdo. Compartilhe sobre assuntos que você tem conhecimento e relacionados à sua área.

Não falarei sobre todas categorias, pois o post ficaria muito longo e perderia o foco.

Há muitas formas de criar conteúdo audiovisual. O ideal é que a maneira escolhida seja adequada ao tema de vídeo e, principalmente, ao público que ele pretende atingir.

O público deve servir como parâmetro para a linguagem, abordagem e direção que utilizaremos no vídeo.

Uma audiência mais jovem, por exemplo, exige mais informalidade na fala, uma abordagem mais dinâmica e atenção aos elementos visuais.

3. Foque na relevância do conteúdo

Ao escolher o assunto que será falado, verifique antes se é adequado ao seu público. É possível que o tema seja ultrapassado ou não desperte interesse.

Por isso, pesquise bem, pois o vídeo pode até possuir uma ótima temática, porém, se não agrada a audiência, não será possível gerar bons resultados.

O ideal é identificar quais são as tendências dos últimos meses. Determine uma persona e faça perguntas à mesma: será que ela gostaria de tal assunto ou há uma demanda ainda não atendida de X tema?

Considere também outros canais da mesma área de atuação, analise o desempenho dos vídeos no canal e verifique a opinião dos usuários em relação ao mesmo.

Uma das maneiras de responder as perguntas com sucesso é com o próprio público!

4. Interaja com seu público

Há diversas formas de interagir com sua audiência, como realizar enquetes, fazer sorteios, livestreams e infinitas maneiras.

As enquetes são as mais importantes, pois elas fazem bem à imagem da organização e ajudam a se aproximar da audiência, que se identifica.

É possível fazer enquetes no próprio YouTube, nos comentários de vídeos prévios ou em outras redes sociais como Instagram e Facebook.

Também é bom solicitar um feedback ao seu público: peça curtidas e inscrições em seu canal. Elas ajudam no melhor posicionamento de seus vídeos nas pesquisas.

Utilize outras redes sociais para divulgar o seu canal e também perguntar sobre conteúdos futuros aos seus seguidores – é uma boa estratégia!

Esteja sempre aberto a sugestões. As pessoas gostam de participar e interagir,
assim, você tem mais noção em como agradá-las.

5. Faça um conteúdo de qualidade

Em relação à qualidade na produção, há alguns fatores muito importantes, que são determinantes no sucesso ou não do vídeo.

A. Roteiro

Escreva um resumo de tudo que será falado, organize suas ideias e determine o momento de encaixá-las da melhor maneira possível.

Sem um roteiro você pode acabar se perdendo e produzindo um conteúdo desorganizado.

B. Ambiente e filmagem

Na escolha do ambiente, procure um local com boa iluminação, sem poluição visual, com cores vívidas e chamativas e livre de interferências.

O ângulo da filmagem também é importante para que os espectadores tenham uma melhor experiência. Teste ângulos diferentes e, se possível, utilize mais de um ao longo do vídeo.

Use filmadoras que possuam boa resolução. A taxa de rejeição de um vídeo aumenta significativamente se no mesmo houver ruídos visuais e qualidade inferior.

C. Som

Um elemento fundamental em um conteúdo audiovisual é a experiência sonora. Preste atenção ao áudio do seu vídeo!

O áudio da filmadora geralmente não é muito bom e, por estar mais longe do produtor, fica mais baixo. O ideal é ter um gravador separado para obter um som de melhor qualidade.

Na edição do áudio é legal adicionar alguma trilha sonora, porém, tome cuidado com poluição sonora. As falas devem ser claras e a música não pode sobrepor o áudio delas.

Também certifique-se de que possui os direitos autorais da trilha.

D. Edição do vídeo

Na hora de editar o vídeo, procure inserir imagens representativas do que será falado, animações, infográficos e efeitos também.

Porém, não exagere: efeitos demais, por exemplo, podem tirar o foco da audiência e interferir nos resultados do vídeo.

6. Parcerias

Os influenciadores digitais, como são chamados produtores mais influentes e reconhecidos na plataforma, devem fazer parte de uma estratégia para aumentar views no YouTube.

Conseguir contato com os influencers do YouTube ajuda seu canal a ter um impulso maior em relação às visualizações.

Crie conexões na rede com canais que exercem maior influência. Fazer parcerias e convidar outros integrantes da rede para participar de seu conteúdo aumenta significativamente as views no YouTube.

7. Organização do canal

Um canal organizado melhora a imagem da empresa e ajuda na navegação pelo canal pra achar algum conteúdo e entender melhor sobre o que diz respeito.

Faça playlists para os seus vídeos, pois através delas é possível achar conteúdos relacionados, o que ajuda na hora de procurar um vídeo específico do canal.

É bom também colocar na tela de apresentação do canal um vídeo pequeno de introdução ao seu conteúdo.

Poste conteúdos regularmente e com os dias predefinidos, assim, o seu público adequa a rotina para assistir aos seus vídeos.

8. Apresentação do vídeo

Alguns aspectos devem ser considerados na hora de publicar o vídeo, ou seja, após a produção do mesmo já ter acabado.

A. Título

O título é a primeira impressão que alguém tem de seu vídeo. O conteúdo pode até ser bom, porém, sem um título relevante que crie um senso de urgência não adianta nada.

Cuidado com títulos enganosos que induzem a conclusões falsas ou a uma promessa que não será cumprida – os chamados click baits no YouTube.

Eles podem aumentar o número de visualizações, mas o público, insatisfeito com o conteúdo, fica com uma imagem ruim de seu canal e talvez não o visite mais.

Faça um título chamativo e atraente que responda alguma pergunta ou cumpra uma promessa.

B. Thumbnail

Thumbnail é a imagem que apresenta o vídeo e aparece junto ao título e à descrição na pesquisa.

Ela é tão importante quanto o título, pois é, basicamente, um resumo de todo conteúdo do vídeo e desperta alguma emoção na audiência.

Produza uma imagem que represente sua organização e o conteúdo e, ao mesmo tempo, desencadeie alguma emoção ao espectador visualizá-la, incitando-o a visualizar o vídeo.

C. Descrição

Na descrição de seu vídeo, procure detalhar melhor o que será falado e utilize palavras-chave importantes e relevantes.

Além disso, faça a linkagem para outras redes sociais e seu website.

D. Legendas e tags

Utilize o recurso de closed caption em seus vídeos, mais conhecido como as legendas do YouTube.

Essa estratégia aumenta as chances dos usuários encontrarem seus vídeos.

Isso ocorre pois o buscador do YouTube consegue verificar exatamente o que será falado e, consequentemente, classificar melhor o vídeo de acordo com as palavras-chave nas pesquisas.

As tags são palavras que definem seu conteúdo, e o buscador do Google direciona seu vídeo aos usuários de acordo com as palavras que o descrevem melhor.

Por isso, utilize palavras-chave relevantes e mais pesquisadas que tenham relação com seu conteúdo.

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