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Web Crawler: O que é e Como funciona?

30/06/2020
5 min de leitura

Para que mecanismos de buscas, tais como Google e Bing, possam disponibilizar os seus resultados, existem diversas etapas anteriores que precisam ser feitas, e uma das principais é armazenar as informações de todas as páginas da internet em seu banco de dados.

Essa etapa é realizada pelo web crawler.

Neste artigo, você vai compreender o que é e como funciona um crawler.

O que é Web Crawler?

O web crawler, também chamado de bot, faz parte dos algoritmos dos buscadores para fazer a varredura, leitura e indexação das páginas dos sites que encontram na internet, armazenando tudo em seus bancos de dados.

Os sites de busca são exemplos didáticos do papel de web crawlers. O crawler Google, também conhecido como Googlebot, é o responsável por varrer a internet e alimentar o banco de dados do buscador.

Mas como esses buscadores formularam tal lista? E baseados em que estipularam a ordem na qual cada resposta aparece? Isso tudo acontece por meio de crawler online.

Como funciona o Web Crawler? 

Os crawlers rastreiam e coletam dados das páginas dos websites.

Antigamente, para que um site fosse armazenado em um buscador, era preciso que o proprietário de um site enviasse sua URL para os mecanismos de busca, e só então sua página estaria disponível nos resultados das pesquisas.

Atualmente, esse processo é feito por meio do crawler, que, a partir dos backlinks que encontra, acessa esses endereços e, automaticamente, faz a sua leitura.

Esse é o primeiro ponto para entender como o crawler, ou rastreador online, funciona: examinando links.

O rastreador faz uma verdadeira varredura pela web, coletando informações de cada código de um site, linha por linha, página por página e link por link (seja interno, seja externo).

Como consequência, o robô consegue rastrear todos os sites que possuem links entre si e montar um mapa de toda a rede.

Principais tipos de Web Crawler

Googlebot

O Googlebot é o mais conhecido, já que, como o próprio nome entrega, pertence ao Google, maior motor de buscas do mundo.

Trata-se de um robô utilizado pelo Google para indexar páginas e informações da internet e, assim, construir um índice de buscas para o Google Search.

Msnbot e Bingbot

Criado e lançado pelo Bing, motor de busca pertencente à Microsoft, o Msnbot foi responsável pelo rastreamento da web, a fim de coletar informações e criar um índice com conteúdos para o mecanismo de busca do MSN.

Com o passar do tempo, a Microsoft lançou o Bingbot, robô de indexação específico do Bing, sucessor do Msnbot.

DuckDuckBot

O DuckDuckBot é o web crawler responsável pelo motor de busca DuckDuckGo, muito reconhecido pela privacidade e segurança aos dados dos usuários.

Yahoo! Slurp

O Slurp é o robô responsável por vasculhar a rede e indexar informações de sites e páginas da internet no Yahoo.

Os sites devem permitir acesso pelo Yahoo Slurp para que apareçam em resultados de buscas feitas no Yahoo Search.

Desse modo, o web crawler Slurp acessa inúmeras páginas visando ao aperfeiçoamento do conteúdo do Yahoo que aparece para seus usuários.

Ferramentas que simulam o Web Crawler

Quem possui um site pode estar se perguntando: como uma pessoa pode analisar o próprio site em busca de insights e pontos de melhoria?

Hoje, há ferramentas que podem ser usadas com esse propósito. Criar o próprio crawler para site exige conhecimentos em programação, e o caminho pode ser feito por meio de opções gratuitas (de código aberto) ou pagas.

Google Search Console

Google Search Console

O Google Search Console é um crawler do Google, gerenciado por ele e totalmente gratuito. Ele oferece aos webmasters a possibilidade de verificar o nível de indexação e, a partir disso, melhorar a visibilidade de seus sites e páginas.

Screaming Frog

O Screaming Frog é um crawler que oferece um pacote completo de ferramentas de SEO para otimizar sites após a realização de varredura.

Web Sniffer

Esse serviço de rastreador web simula o carregamento de uma página em diversos navegadores, mostrando exatamente como as páginas são carregadas em cada browser e até mesmo simulando o Googlebot.

A diferença entre Web Crawler e Spider 

Ambos os conceitos são muito confundidos, e há quem diga que web crawler e spider são a mesma coisa.

Há um consenso que defende a utilidade do spider como sendo o algoritmo que lê os sites, enquanto o crawler online fica responsável por gerenciar o spider.

Ou seja, o crawler para sites é um software utilizado para fazer varreduras na internet, e o spider é seu robô responsável pelo escaneamento.

O Web Crawler utilizado no marketing digital

SEO

Atualmente, o Google é a principal fonte de pesquisas sobre qualquer assunto, e, para quem tem um site, as estratégias de SEO são extremamente importantes dentro de um planejamento de marketing digital.

Para saber o que é SEO, basta considerar o termo como sendo a otimização para mecanismos de busca, na qual uma estratégia bem executada faz com que um site tenha mais acessos, gerando vendas para a marca/empresa.

Sem uma boa estratégia de SEO, a empresa dificilmente conseguirá ter um alcance suficiente para gerar competição no mercado, ainda mais no ambiente online, em que a concorrência cresce de forma exponencial.

Entender como o crawler no SEO opera pode ajudar a entender os fatores de ranqueamento utilizados pelo Google, e então fazer uso dessas informações para otimizar sites e páginas.

Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo realmente bom, interessante e de alta relevância é um dos elementos mais importantes de uma estratégia de marketing digital, e deve ser pauta durante o planejamento de divulgação de uma marca.

Para o crawler do Google, por exemplo, não importa se o conteúdo está direcionado a um blog, site, redes sociais ou outro canal de interação com o público, a qualidade do que está escrito tem de ser a melhor possível.

Após uma varredura completa, o web crawler Google consegue saber se o conteúdo possui uma boa qualidade ou não, até que ponto precisa passar por modificações e se vale a pena colocá-lo em contato com o público.

Experiência do usuário

Oferecer sites, páginas e conteúdos que entreguem soluções e uma experiência diferenciada ao usuário é uma prioridade para o Google, por isso, seu rastreador web leva em conta todos esses detalhes na hora da varredura.

O web crawler tem um lado muito positivo quando se trata de experiência do usuário: ele analisa quais otimizações de SEO e de estrutura de código devem influenciar positivamente a experiência. Ou seja, variáveis como: navegação, suporte a dispositivos móveis e velocidade de carregamento são fatores considerados de forte influência para o tráfego e as vendas de um site.

Conclusão

Para ser bem ranqueado pelo web crawler e, consequentemente, atrair um tráfego mais qualificado para o site, é preciso investir em um bom planejamento de SEO.

Ao aplicar técnicas de otimização, conteúdo relevante e ferramentas que aperfeiçoem a experiência do usuário, cria-se um círculo virtuoso no qual o ranqueamento traz mais tráfego, e cada nova visita, uma oportunidade de negócio.

Escrito por

Lucas Ivo

Head de SEO

Lucas Ivo é sócio, head de SEO e consultor de projetos especiais de SEO na Conversion. Com mais de 5 anos de experiência em SEO, participou de grandes cases de SEO como Growth Supplements, ViajaNet, iFood, ShopFácil.com, Gran Cursos, Whirlpool e Estadão. Também participou ativamente de grandes inovações no produto de SEO, sempre com foco em gerar resultado para o cliente.

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