YouTube Ads: Tudo o que Você Precisa Saber para Anunciar

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Se você faz parte do grupo de pessoas que quer começar a usar o YouTube Ads para alavancar um negócio, este artigo é tudo o que precisa nesse momento.

A partir de agora você conhecerá a ferramenta de anúncios do maior portal de vídeos do mundo e saber como ela pode contribuir seja qual for o nicho de mercado.

Neste artigo, produzido pelo time de marketing da Conversion, mostraremos o conceito e as principais vantagens do YouTube Ads para negócios.

Reunimos aqui as principais informações que qualquer executivo, empresário, gestor ou empreendedor precisa para usar a plataforma.

Saiba agora como funciona, quais os diferentes formatos de anúncio e as vantagens do Youtube Ads além dos milhões de usuários que usam a plataforma diariamente.

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O que é YouTube Ads e como ele ajuda no aumento de vendas?

Todos os dias milhões de usuários procuram entretenimento, informações, dicas e diversos outros assuntos em vídeos na internet.

Esta realidade faz com que o YouTube seja o segundo maior buscador online do mundo, atrás do Google.

Com certeza você já reparou que, antes de começar a assistir ao vídeo que você tanto quer ver, o YouTube Ads exibe um outro conteúdo em vídeo na forma de anúncio.

Em alguns casos é possível pular a propaganda depois de alguns segundos, mas em outros é preciso esperar até o final do vídeo.

Hoje, o YouTube Ads é a principal ferramenta para quem quer anunciar produtos e serviços para pessoas engajadas no ambiente online.

Há cerca de 20 anos o YouTube saiu de uma plataforma de compartilhamento de vídeos para se tornar a maior plataforma de conteúdo audiovisual do mundo.

O sucesso gerou milhões de acessos, o que fez com que o site se tornasse também uma formidável ferramenta de propaganda.

Atualmente o YouTube Ads faz parte do Google Ads, plataforma de anúncios da gigante Google.

Porém, o que as difere é o formato dos anúncios que, no caso do YouTube Ads, são vídeos.

A plataforma auxilia empresas de pequeno, médio e grande porte a se posicionar como referência em seu segmento de mercado e, portanto, gerar mais conversões.

Como funcionam os anúncios do YouTube Ads?

A plataforma Youtube Ads é simples de ser usada e qualquer usuário perceberá facilmente como funciona o procedimento.

Esta é uma das vantagens para quem quer anunciar mesmo tendo pouco conhecimento sobre a ferramenta.

Os anúncios feitos na plataforma YouTube Ads são criados a partir do vídeo que será o conteúdo veiculado na propaganda.

O primeiro passo é criar uma conta no YouTube Ads.

Ao inserir o seu vídeo, será gerada uma URL, ou seja, o link do anúncio que direciona o usuário para sua página de destino.

Outra vantagem é que a ferramenta permite que o anunciante escolha o público que será impactado pelo seu vídeo.

Desta forma o YouTube Ads atinge os usuários mais engajados com a marca trazendo-os para o seu ambiente digital.

Vale a pena investir no Youtube Ads?

Essa é a pergunta que muitos empresários, gestores e profissionais principalmente da área de Marketing fazem antes de ver os resultados alcançados.

Hoje, assistir a vídeos online é comum para qualquer pessoa e o reflexo disso é que o YouTube é o terceiro site mais acessado do mundo.

Além disso, cresce a cada dia o número de seguidores de canais do YouTube criados por grandes empresas e celebridades, principalmente.

Isto significa que inserir um anúncio nestes canais pode gerar grande visibilidade para a marca.

Para entender melhor porque vale a pena investir no YouTube Ads, basta olharmos para alguns números.

  1. De acordo com a Google, somente no ano de 2017, quase 90% dos usuários brasileiros passaram cerca de 15 horas por semana vendo vídeos online.
  2. Dados do próprio YouTube mostram que 70% dos usuários da geração Millennial buscam aprender algo novo ou obter mais informações sobre algo de seu interesse.
  3. Além disso, para 27% dos usuários de internet os anúncios em vídeo tem mais chance de de receberem cliques do que formatos tradicionais.
  4. Lá fora, nos EUA, o YouTube atinge mais adultos entre os 18 e 34 anos do que qualquer serviço de TV por assinatura, segundo a Nielsen.

Com base nessas informações fica mais fácil entender porque vale a pena investir no YouTube Ads, não é mesmo?

Tipos de anúncios do YouTube Ads

Hoje, a plataforma de vídeo oferece algumas opções de anúncios e cabe ao usuário escolher o melhor modelo.

Neste tópico, o primeiro ponto é entender que existem duas formas de anunciar o seu vídeo no Youtube Ads.

  • TrueView In-Stream;
  • TrueView Video Discovery.

TrueView In-Stream

O TrueView In-Stream é mais conhecido como o modelo clássico de anúncio de vídeo.

Neste formato o seu vídeo pode ser exibidos antes, durante ou depois dos conteúdos que estiverem sendo assistidos.

Outra característica marcante deste tipo de anúncio é que o usuário pode pular após os primeiros 5 segundos.

Vale lembrar que desde 2016 existe a opção de anúncio Bumper Ads que não dão a opção para o usuário pular o conteúdo.

Apesar de novo, esse tipo de anúncio está crescendo principalmente em campanhas de startups, além das grandes e pequenas empresas.

Os motivos desse crescimento passam pelo Custo por Visualização (CPV), inferior às mídias tradicionais, e resultados altamente mensuráveis.

Mais abaixo você verá mais informações sobre o formato Bumper Ads.

TrueView Video Discovery

O tipo de anúncio TrueView Video Discovery funciona como uma sugestão da plataforma para quem fez determinada busca por uma palavra-chave.

O anúncio é exibido em uma aba de vídeos relacionados à busca assim como na página inicial do Youtube.

Além disso, este formato de anúncio só exibe o conteúdo em vídeo a partir do clique feito pelo usuário.

Uma das características mais comuns deste formato é o uso de vídeos que resolvem uma demanda do usuário.

Além dos tradicionais anúncios em vídeo, o YouTube Ads ainda oferece outras formas de publicidade dentro da plataforma:

  • Sobreposição;
  • Gráfico/Banner.

Os anúncios de sobreposição são os que aparecem na parte de baixo dos vídeos e ocupam uma pequena parcela da imagem.

Já os formatos de gráfico/banner são vistos pelos usuários de desktops e notebooks normalmente ao lado direito do vídeo.

  • Anúncios gráficos.

Estes são os anúncios que aparecem à direita do vídeo e acima da lista de sugestões do YouTube e é exibido em desktops.

  • Anúncios de sobreposição.

Os banners que surgem na parte inferior do vídeo são conhecidos como anúncios de sobreposição.

  • Anúncios puláveis.

Apesar de aparecer antes do vídeo em que o usuário tem interesse em assistir, ele consegue pular o anúncio após cinco segundos.

Além disso, este formato permite ao anunciante inserir seu conteúdo durante ou depois do vídeo.

  • Anúncios não puláveis.

Neste formato, o usuário terá que assistir ao anúncio até o final, sem a opção de pular.

Assim como o anterior, também pode ser programado para três momentos: antes, durante ou depois do conteúdo principal.

  • Anúncios bumper.

Esses são os anúncios em vídeo não puláveis que podem ter até seis segundos e são o gatilho para que o vídeo seja exibido.

  • Cartões patrocinados (Sponsored cards).

O formato dos cartões patrocinados levam ao usuário um conteúdo que pode ser relevante a partir do vídeo assistido.

O objetivo é levar ao usuário os produtos que estavam sendo mostrados no vídeo por meio de um teaser do cartão que aparece por alguns segundos.

Tipos de Segmentações do YouTube Ads

Segmentar os anúncios do YouTube Ads é fazer com que o seu conteúdo em vídeo chegue nas pessoas certas.

Para que isso aconteça é preciso definir alguns aspectos durante a construção da campanha.

1) Rede de Pesquisa ou Vídeos

A partir da segmentação de redes você pode escolher como o seu anúncio será exibido.

As opções são:

  • Pesquisa do YouTube: exibe anúncio nos resultados das pesquisas, página inicial do YouTube, canais e nas páginas do vídeo.
  • Vídeos do YouTube: possibilita que o anúncio seja exibido na rede de display do Google.

Porém, para criar anúncios nos dois formatos use campanhas separadas para acompanhar melhor as métricas de desempenho, ok?

2) Localização

Escolha a localização onde seu anúncio será exibido de acordo com os usuários que você deseja impactar com o seu vídeo.

Além disso, você pode eliminar a exibição em outras regiões que não sejam interessantes para o seu negócio.

3) Dispositivos

O YouTube Ads também pode especificar que tipo de aparelho receberá o seu anúncio, assim como o sistema operacional e a operadora.

A vantagem é poder direcionar o conteúdo especificamente para smartphones, desktops, tablets, etc.

4) Perfil

Definir o público-alvo inclui a escolha de fatores como sexo, idade, interesses como beleza, culinária, filmes, etc.

O mais indicado é ter campanhas diferentes para cada grupo de usuários e não incluir todos em um mesmo grupo de anúncios.

Os 2 principais benefícios do YouTube Ads para vender mais

Toda empresa tem como objetivo vender itens ou serviços e a plataforma YouTube Ads tem sido primordial para alavancar vendas.

Abaixo separamos os cinco principais benefícios que sua empresa terá usando a plataforma de anúncios do YouTube.

1) Segmentação

A escolha da região específica, da faixa etária dos usuários que serão impactados e dos seus interesses é um grande benefício.

Desta forma você consegue atingir as pessoas mais interessantes para a sua estratégia valorizando o investimento.

2) Sem desperdício

No YouTube plataforma o seu anúncio só será cobrado se o usuário fizer a ação pré-determinada por você.

Além disso, é possível determinar o valor máximo pago por cada ação e o limite para o orçamento da campanha.

Como medir resultados de anúncios no YouTube

Existem quatro métricas para mensurar os resultados obtidos nas campanhas do YouTube Ads.

1. Conversões

Essa é a métrica que vai te mostrar se o seu anúncio está gerando resultados positivos para o negócio, assim como o ROI.

As conversões são definidas pelo anunciante e medidas de acordo com as pessoas que realizam aquela ação diante do anúncio.

2. Visualizações

Também conhecido por “views”, com ela você tem acesso a porcentagem de pessoas que visualizaram o anúncio.

Além disso, o anunciante consegue perceber a aceitação de cada anúncio da campanha devido ao número de visualizações que ele obteve.

3. Engajamento

Essa métrica pode ser usada para acompanhar curtidas e compartilhamentos de cada anúncio em vídeo.

Assim, você consegue acompanhar como o seu público-alvo está reagindo ao seu grupo de anúncios.

4. Branding

Para medir o sucesso da sua marca com os anúncios em vídeos você pode perceber o aumento do tráfego nos canais da empresa.

Será ele quem vai sinalizar se o anúncio é interessante para o usuário de acordo com as pessoas que assistirem ao vídeo.

Conclusão

O YouTube Ads é uma ferramenta completa para levar sua marca para o ambiente online e converter os usuários da plataforma.

Com cada vez mais usuários estão buscando conhecimento, entretenimento e soluções para o dia a dia, formando a condição ideal para qualquer negócio.

Porém, é importante entender que trata-se de uma plataforma onde o visual é o carro-chefe e precisa ser desenvolvido com qualidade.

Agora que você já está familiarizado com o YouTube Ads, leia este artigo com tudo o que você precisa saber para ter sucesso com anúncios na plataforma de pesquisa e rede de display do Google.

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