Como vai, Forasteiro!?

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Entre com uma conta Facebook Entrar com uma conta Google Entrar com uma conta OpenID

Poll

No poll attached to this discussion.

Nesta Discussão

Tags

Quem está online? (124)

Quais são as dificuldades de link building de vcs?
  • Hey pessoal!

Muito bom ver que a nossa comunidade está crescendo hein :^)

Por que vocês têm tanta dificuldade em fazer link building?

Já tentaram táticas como:

- Criar conteúdo muito bom e sempre (é a maneira mais demorada, eu sei);
    - Entrar em contato com proprietários de sites e sugerir um link útil para usuário deles;
    - Oferecer conteúdo;
    - Criar memes compartilháveis;
    - Procurar links quebrados relacionados ao seu site;
    - Publicar sobre assuntos polêmicos;
    - Participar de fóruns e em momentos oportunos oferecer um conteúdo seu, como este artigo de link building;
    - Criar widgets e coisas que as pessoas usariam em seus sites/blogs;
    - Lançar promoções (mas a participação não pode estar condicionada ao link, se não é black hat)
    - Oferecer programa de afiliados em ecommerce
    - Etc etc

• Repetindo o que falei em outro tópico:

Querem uma dica para conseguir link de um domínio PR10? Simplesmente compartilhem as postagens e conteúdo no Google Plus.
  • O que seria PR10? Procurei no google mas não achei nada
  • Blza Moabe PR10 é o mesmo que PageRank 10, tenho 99% de certeza rsrsrs.
  • @ErosGaspar está certo @moabe. É uma referência ao PageRank que Diego Ivo citou.
  • A maior dificuldade em meu ponto de vista, claro são os links naturais, que provém de seu conteúdo, que deve ser muito bom. Esta é uma estratégia muito importante e por mim considerada a mais difícil.

• Link compartilhado no Google Plus realmente gera juice ? Essa eu não sabia... acho que é o PR10 mais fácil de se obter então!
  • Acredito que meu maior problema é o tipo de conteúdo do meu blog.

Tenho um blog sobre promoções, onde comento as principais promoções da internet e que passam nos comerciais de TV. Então, por exemplo, como faria uma boa estratégia de link building para a promoção da Sadia? Ou melhor, como seria uma boa estratégia de link building para esse tipo de conteúdo?

Espero aprender bastante sobre isso por aqui!
  • @shgo, eis a questão de usar a criatividade. Falando assim por cima é difícil porque não vi o site, mas sempre há jeito e nunca é fácil. Há outros blogs semelhantes? Eles não linkam entre si? Já pensou em soltar um artigo que gerasse debate para outros blogs responderem? E fazer guest blog? E criar infográficos sobre propagandas no Brasil? Seu blog não tem leitores? Eles não linkam para vc?
  • Então gente, meu maior problema é trazer tráfego para meu site! Já tenho conteúdo e fiz alguns links em sites .edu inclusive. No entanto, o tráfego não aparece e não sobe nenhuma posição no google. Penso que devo estar mirando nas palavras-chave erradas! #help
  • Tenho uma dificuldade pois meu site é da minha agência de marketing digital e no blog eu fico muito focado em artigos relacionados a minha area o q me deixa um pouco amarrado. Tenho medo de fornecer conteudos diversos, mas vejo q meu conteudo tem pouca interação do publico.

Tb tenho dificuldade em conseguir achar sites com conteudo parecido para sugerir artigos e participar de discussoes.
  • @helenlagares, seu conteúdo é original? é único? esse link é relevante? é dofollow?

@ericplatas, seja bem-vindo à concorrência mais qualificada do mundo. Comece por artigos de long tail, fale de assuntos pouco explorados e com algum volume de pesquisa. O fórum do #OpenSEO é um bom lugar para conhecer gente da área :)
  • Então eu devo estudar as tendências na internet antes de publicar os artigos??? Como eu faço isso???
  • @ericplatas, sem dúvida. seu conteúdo tem que ser único e o melhor em alguma coisa. isso vale para SEO e para marketing. Para se produzir bom conteúdo, ainda mais em uma área específica, é preciso estar antenado ao que acontece e ter sólidos conhecimentos, que vêm de cursos, livros, leituras, discussões, etc. Talvez os debates que nascem dos tópicos do Fórum possam ser um bom mote para seus posts.
  • Gostaria de esclarecer uma dúvida: Recebo frequentemente e-mails de proprietárias de blogs que se dispõem a publicar posts sobre meu site em troca de algum brinde ou cupom de desconto, porém a grande maioria destes blogs são subdomínios do blogspot ou wordpress. Caso eu receba link de vários destes blogs o Google interpretará como vários links de um mesmo domínio ou dará um voto para cada um deles?
  • Um subdomínio é um site e parece bom que as pessoas estejam dispostas a falar de sua empresa. Tome cuidado só para que não fique caracterizada compra de links ;^)
  • @diegoivo, como faço para que não se caracterize uma compra de link? Muito obrigado!
  • @Josimar, a própria compra ou troca comercial ou de benefícios condicionada à colocação de um link. Tráfico de influência também não pode! hehe
  • @diegoivo Valeu pelas dicas, vou começar a analisar esses pontos que você mencionou. O site é o Promoção Virtual.

Apenas respondendo algumas das questões que você levantou: 

Há outros blogs semelhantes? Eles não linkam entre si? Sim mas não linkam muito entre si. Na realidade nunca vi um linkando outro.
    Já pensou em soltar um artigo que gerasse debate para outros blogs responderem? Penso nisso diariamente mas não consegui chegar em algo que o nicho pode absorver e debater...
    E fazer guest blog? Já fiz uma vez mas o blog que postei não era muito expressivo e me trouxe poucas visitas.

Na realidade como o foco do meu blog é o Adsense, eu quero visitantes que cliquem nos anúncios rsss. Mas isso não 'aumenta pagerank' nem 'cativa' visitantes, sei dessa limitação...

Estou acompanhando o primeiro vídeo e curtindo muito! Parabéns pela iniciativa!
  • @diegoivo, sei que o tráfico de influencia não é permitido, mas vemos isso constantemente nos blogs. O fato de citar que o post é um publieditorial diz ao Google que é um post pago? Como isso deve ser feito? Alguma tag ou código? Obrigado!
  • O publieditorial deve deixar claro que o é, até por questões éticas. Basta ter um aviso ao final do post "Isso é um publieditorial". Já trabalhei com publieditoriais e oriento os publishers a usarem a tag nofollow.

Isso pode dar problemas, acredito eu, principalmente no caso de algum concorrente denunciar o esquema de compra de links - pois assim o Google entenderá se um publieditorial não tiver nofollow.
  • Poxa, então vai ser mais difícil do que imaginei... Poucas pessoas irão fazer uma menção a um site novo sem um "agrado". Estou com muita dificuldade em conseguir bons links.
  • @Josimar, ninguém disse que seria fácil! A graça está nisso. Use o que você tem à disposição de modo que não configure black hat. Fora isso, tudo é permitido.
  • Cuidado de não pedir a keyword e de que esse link seja natural. :)
  • Para mim linkbuilding é difícil em tudo. Já sugeri link e fui atendido, mas encontrar o blog/site certo é que é minha dificuldade.
    Ainda não sei quais ferramentas (gratuitas, ou quase) para garimpar links quebrados ou não para os concorrentes.
    Quando o conteúdo é igual ou similar ao conteúdo de centenas de outros sites, como agir?
    Fico sempre pensando que meu concorrente não vai me dar um link. A conversion linka e recebe links dofollow de outros sites de empresas de SEO?
    Resumindo: preciso aprender fazer linkbuilding para dizer que sei alguma coisa de SEO.
    Qual a melhor maneira de criar Widgets que geram juice? Sei que javascript não gera. IFRAME gera? EMBED gera? Qual a tecnologia ideal para Widgets?
    E nas redes sociais, o que publico? Resumo, chamadas ou migalhas de conteúdo?
  • oegario,

é mais simples do que parece: vai pesquisando keywords relacionadas no Google e anotando em uma planilha todos os sites que são interessantes.

[]'s
  • Vou tentar dar umas dicas. A primeira é CONTEÚDO EXCELENTE pq tudo é passível de gerar conteúdo e bom conteúdo. Li a respeito de um site de promoções q anunciou uma promoção da Sadia, vamos pensar como gerar conteúdo, leia sobre a empresa e informe sobre sua atuação, um pouco da sua história, use fotos, trabalhe conteúdo relacionado ao msm nicho de atuação da Sadia, faça links pra áreas interessantes do site da Sadia INSERIDOS NO CONTEXTO E COM LÓGICA e até links fazendo o msm com concorrentes, pq não? Enfim, nunca joguem informação no vazio, criem interesse q irão além de apenas citar a promo. Evidentemente, não se precisa fazer uma tese de doutorado mas deem sempre mais pros internautas q acessam o site, sejam criativos, melhores, gerem maior interesse em cada promo ou seja lá no q for, não gerem visitas, fidelizem, contem novidades, notícias, façam com q a navegação em seus sites seja prazerosa. Segundo, social media, social media, social media...um bom site aliado a uma boa estratégia de social media consegue trazer links externos e usar o link buildind de forma inteligente e relevante para as pessoas interessadas naquele nicho.    
  • Ah, esqueci de citar outros 3 elementos essenciais: branding, networking e feedback ativo e passivo. Gerenciem suas marcas, encontrem o propósito  ao qual estão no mercado, trabalhem exaustivamente sobre esse propósito e não sejam mais um, sejam referência. Façam parcerias. Parcerias relevantes para o nicho em q atuam são práticas comuns off e online e se o Google entender q aquelas parcerias são relevantes para os internautas q navegam nos sites parceiros e não algo esquizofrênico e non sense isto não é visto como black hat. E finalmente, interajam com as pessoas q se cadastram em seus sites de forma personalizada, entendam quem são, seus anseios, estilo de vida, procurem entender seu público pq será deles q virão as idéias de melhorar cada vez mais e eles se sentirão prestigiados por essa atenção e é muito provável q passem a indicar e linkar o site q o trata bem, o entende e busca um RELACIONAMENTO (isto vai muito além de SEO, é a alma do marketing) para sua rede de amigos e conhecidos. 
  • Nesse contexto, tudo é jamais comprar links e se comprar usar nofollow :)
  • Maike, postando num fórum aberto já está dando muito na cara. Isso é tudo o que tenho a dizer.
  • Boa tarde pessoal!
    Diego, Compartilhar as postagens e conteúdo no Google Plus?
    Como isso geraria o link apontado em si?
  • @Roger, os links do G+ são dofollow e indexáveis. Na Conversion já fizemos diversos testes de indexação rápida após postar no G+. Portanto, é uma excelente opção e até obrigatório postar por lá.
  • Boa noite @diegoivo ,

Tenho grande dificuldade e um certo medo em fazer link building, selecionei 5 dos principais e mais relevantes concorrentes de meu nicho e comecei a seguir seus links através de ferramentas como Ahrefs. 
    A maioria dos links simplesmente são em blogs do nicho em abas do tipo "Links Externos" "Parceiros" "Divulgação" "Publicidade" ... ou seja, links claramente comprados e divulgados em todas as páginas do blog, somente o texto ancora linkado!

Verifique a aba "Links Externos" nesse site.

Tem um texto ancora linkado como (Whey Protein da Probiótica) jogando essa keyword no Google logo em primeiro aparece a página do concorrente, que por sinal não é lá muito relevante para o termo em questão, é uma página ampla sobre whey protein, e não o exato whey protein da probiótica. E todos os concorrentes fazem dessa forma, isso não é Black Hat? Ou vale a pena seguir o exemplo e também fazer dessa forma?

Inclusive já tentei uma consultoria com a Conversion, mas infelizmente parece que vocês já possuem um cliente do nicho e não podem me atender.
  • Olha @Otavio49 tudo que é artificial, ao meu ver, é black hat, mas muita coisa passa (pelo menos por um tempo).
  • @Otavio49,

O algoritmo do Google não é perfeito, porém consegue identificar muitos casos de compra de link porque quem os compra costuma seguir um padrão.

Muitas vezes, percebo ou suspeito que um cliente está fazendo compra de links e a minha política é deixar sempre em stand by. Boa parte deles em algum momento acaba caindo no ranking.

Eu me preocuparia mais em criar uma melhor experiência de navegação, melhores conteúdos e conseguir links estratégicos naturalmente ou via prospecção. Posso lhe garantir que dessa forma funciona muito bem :)

[]'s
  • Boa tarde @diegoivo e @olegario,

Agradeço a atenção e a rápida resposta, em relação a on page acredito que estou fazendo um bom trabalho, mas infelizmente é muito difícil que alguém linque um ecommerce por livre espontânea vontade, mesmo que tenha um ótimo conteúdo.
    A forma natural que venho ganhando links, é de concorrentes que copiam as nossas descrições de produtos e acabam não retirando os links internos de nossa loja, mas dificilmente pegamos "peixe grande" nessa situação, alguns grandes players acabam copiando, mas sempre retiram os links.

Vendo casos como esse citado no comentário anterior acaba me frustrando, pois são os mesmo que estão sempre acima nas buscas simplesmente copiando conteúdo e ficando sempre bem posicionado através do link building. 

Muitos também fazem link building através de banners promocionais adicionado em sites do mesmo nicho, essa forma também é black hat ou da para se trabalhar em ecommerce?
  • @Otavio,

Recomendo dar uma lida no artigo que acabei de publicar: http://www.conversion.com.br/blog/nao-ha-link-building-gestao-autoridade/

Pensa em criar algo interessante, em ter uma marca forte. O que você gostaria de linkar? O que você gostaria de contar a um amigo sobre algum produto? Enfim, tem de ser relevante para fazer link building... :)
  • O post ficou bem explicado @diego, bastante esclarecedor.