Como vai, Forasteiro!?

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Entre com uma conta Facebook Entrar com uma conta Google Entrar com uma conta OpenID

Poll

No poll attached to this discussion.

Nesta Discussão

Tags

Quem está online? (124)

Táticas de Link Building, Vamos Compartilhar?
  • Táticas de Link Building, Vamos Compartilhar?

Galera depois de Panda e Penguin update, como esta rolando o Link Buiding? Acham que tem mais importância agora ou não?

Vi em podcast que o Google vem considerando melhor os links que sejam os mais naturais possíveis, por isso aconselharam o muito bem o Guest Post.
    Eu gosto muito de usar os operadores avançados do Google (intext, intitle, inurl, inaltext, inachor, related, etc) e também geradores de query avançadas do Google como é a ferramenta de SEO SoloSEO

Bem, ja que estamos falando de compartilhar táticas de link buiding , aqui vão algumas, mas não sei até que ponto da pra chegar com essas táticas aqui:

Diretórios: muitos dizer que não funciona mais mas, o um "cabra arretado" utilizou essa tática de link building, só em diretórios, numa palavra concorrida, com texto ancora exato e ficou em top 10 dez, pinguim cada você? (dificuldade média de consegui links)
    Agregadores, Social Bookmark: sem muita informação pós Pinguim! (fáceis de conseguir links)
    Redes Sociais: bom para aumentar o tráfego do site. (fácil de conseguir links)
    Guest Post: É a tática de link building que exige mais trabalho, por isso consiga gerar mais resultado positivo em SEO, já que se pode fazer um Guest Post bem segmentado, falando bem sobre o assunto, usando palavras-chave relacionadas, dando o link na ancora que quiser, muita gente usa. Mas da resultado melhores mesmo?. (difíceis de conseguir links)

E qual sera a conclusão? Link building é o verdadeiro diferencial para o sucesso em SEO?
  • Excelente colocação Matheus, acho sempre válido este tipo de debate aqui no fórum, sabemos que link building é de fato um dos principais desafios em trabalhos SEO, pode parecer um tanto quanto repetitivo mas sempre tem algo novo surgindo.

Eu particularmente não conheço bem ao certo o uso de "operadores avançados do Google" no qual você mencionou, acredito que seja pra encontrar sites/blogs/forum de nicho com maior facilidade no Google, estou certo?

Qual finalidade de cada termo especificamente? Visitei o SoloSEO e ele lista vários termos de comandos para pesquisar no google baseado na palavra-chave que você inseriu, achei bacana... otimiza bastante nosso trabalho.
  • @TiagoOliveira Olha ai uns links bacanas pra você saber mais!
    http://www.mestreseo.com.br/link-building/46-novas-fontes-de-link-building-edicao-do-operador-avancado

Gosto de usar os operadores de pesquisa que já citei ai em cima, só que mesclando-os, por exemplo: Vi que em muitos sites usam a palavra: este artigo é um guest post.Então eu pesquisei no Google com os operadores avançados:"um guest post" inurl:internet ou intext:um guest post inurl:internet. Feito isso eu sei que o site x.com aceita guest post, por que ele já cita guest post de outras pessoas então vou entrar em contato em deixar meu guest post la, assim conseguir um link de qualidade pro meu site. ;)

Tem mais coisas no SEOdeSaia, que é uma planilha muito bacana, veja ela vai ajudar!
    Ta vo partilhar mais aqui já: Prospecção de links tem ai uma tática pra saber onde deixar seu link. Da pra usar os operadores avançados e achar as fontes de link mais relevantes para o seu nicho!
  • Linkbuilding é de extrema importância e todos precisamos descobrir formas de divulgar nosso site porque isso é de extrema importância para SEO pois o Google eleva nosso site atrvés dos backlinks. Parabéns, matheuscorrea pelas dicas muito relevantes.
  • É super importante considerar a prospecção de links pois é uma estratégia que funciona e você pode conseguir bons links. Seja através de um guest post, seja através de oferecer um conteúdo original para o proprietário de um site, seja sugerindo um link, etc.

Recomendo um passo anterior, que é a produção de conteúdo original, e que será linkado, para que os links não apontem para páginas sem sentido para o usuário. Hoje, o Google sabe ler muito bem o contexto e assim sendo você criará os melhores links. Sem contar que bom conteúdo é fator certo para conseguir links totalmente naturais e espontâneos.

Outra tática que já funcionou muito foram os widgets - você cria um widget (ferramenta para um site) com backlink para seu site; hoje estão na moda os infográficos. Eles obviamente funcionam, mas eu sou da geração do conteúdo :)

Bom o levantamento. E segue aqui uma compilação minha de táticas possíveis de link building.
  • Realmente infográficos vem dado certo porque é bem informativo, é bom pra e-commerce que podem fazer comparações de produtos(na verdade pra todos os nichos eu diria), informa mais seus usuários, o que nada mais é que cativar seu cliente, como o @diegoivo disse no 
    Hangout, que é realmente o que teve ser focado, além de ser mais atrativo para futuros links.
    Quem tem tido experiência com diretórios? a minha particularmente foi negativa :(. Eu usei na maioria só diretórios de site, aqueles que só apontam para o site sem contexto nenhum, com ancoras pouco variadas. Mas, como já disse um "cabra arretado" fez isso e ficou top 10. Ta aí não entendi como essa tática funcionou pra ele e pra mim não?

Bem vou antecipar uma resposta, os diretórios eram diretórios pra blog, o que realmente tinha no site dele, mas, o que não tem no meu site é um blog, por isso não foi relevante pro Google.
  • Mais uma tática muito, muito, muito legal de link building:

palavra-chave inurl:wiki
    palavra-chave intitle:wiki

Essa tática usa um projeto da Wikipedia chamada MediaWiki, que é nada mais do usuários criando seus sites do mesmo modelo do Wikipedia, onde podemos editar conteúdos, e conseguir colocar nosso link lá. ;)
    Pra mim achei muito boa, consegui vários links de vários sites diferentes todos com um texto ancora certinho bem variada e contextualizada, deu resultado!
  • Eu falei que era bom fazer links em diretórios de sites e artigos? Eu não, me tira dessa...
  • Nossa desculpa @diegoivo, não foi você mesmo, já mudei ai, minha desculpas :).
    Já tirei você dessa!! hahaha!
  • É pessoal, uma boa ajuda na parte de link-bulding é uma boa mesmo, no meu caso, foi a parte da primeira etapa do curso que mais deixou dúvidas. As dicas deste tópico estão bem bacanas! Parabéns a todos!
  • matheus obrigado por compartilhar essa dica do wiki muito boa mesmo !

• Mais uma muito, muito importante dica da Manuela Sanches da Enlink

Link Building pós Panda e Penguim, dica muito fera pessoal!
  • MUITO MANEIRO METHEUS CORREA... MUITO PRODUTIVO ESTE SEU TÓPICO... ORGANIZEI OS SITES NO EXCEL, FICOU  MUITO MANEIRO A QUESTÃO DE SITES CONCORRENTES.

A QUESTÃO AGORA É O SEGUINTE. FUI ME CADASTRAR EM ALGUNS SITES QUE O MEU CONCORRENTE ANUNCIOU E EM TODOS ELES, ESTAVA O CÓDIGO NOFOLLOW.

AÍ VEM A PERGUNTA.

TEM ALGUM MÉTODO NO SEOQUAKE DE SABER SE OS LINKS SÃO FOLOW OU NO FOLLOW? OBRIGADO
  • Daniel, no SEO Quake vai em "preferences" e marca a opção "Highlight "nofollow" links"
  • Valeu Diego !!!! Vc é o mito do SEO... obrigado amigão !!!
  • Galera, boa tarde!

Uma pergunta ao matheuscorreia que deu vários insights interessantes acima!!!

Quando vc digita "intext:um guest postno Google vc encontra os sites que aceitam guest post.

Tem alguma forma de eu encontrar, nesta linha de raciocínio, um blog que permita guest post só que de um mercado específico??? Por exemplo som automotivo! Como ficaria na barra de busca do Google?

Abraço galera e esse tópico, pra mim, esta o melhor do fórum! Me ajudando MUITO!!!
  • AÍ, O PROGRAMA AHREFS É MUITO BOM PARA VER OS SITES CONCORRENTES... VER ONDE OS CONCORRENTES TEM LINKS E A PARTIR DAÍ, VAMOS LÁ E DEIXAMOS UM LINK TAMBÉM... TO CERTO DIEGO IVO?

VI A MATÉRIA DO MEDEIROS SOBRE ESTE SITE AHREFS.... MUITO BOM !!
  • @LeandroMunhoz

Putz ai sim você me pegou, mais eu dei uma olhada no seus concorrentes e o que eles fizeram, não é fácil competir com eles nessa Keyword, eles tem domínio muito forte em questão de pagerank e tudo mais, você precisa fazer parecido no minimo.

Eu vi onde eles deixaram links e os termos que utilizaram, você pode utilizar algo próximo.

Ofertas na internet não seria um bom caminho pra se achar links, blogs sobre som e tecnologia? Site que falam sobre carros e seus modelos seria uma boa. Sites que fazem tipo roteiros de compras, que dão dicas aos clientes onde comprar. Nem sempre é fácil, tenta entrar em contato com essas sites que as vezes eles dão o link rapidinho pra você.

Você pode ver se no site já tem aquela palavra que você tanto quer pegar para dar um link, logo, pesa ao dono do site que só coloque o link, sem Guest Post, só com o que ele já tem, entendeu?
  • @matheuscorrea

Na verdade, para os clientes de SEO eu ja mantenho relacionamento com os "blogueiros" que me permitem guest post com texto âncora. Alguns concentram o post neles mesmo e eles que colocam o ancoram pra mim (hehehe)!

O fato é realmente a dificuldade de encontrar a lista desses blogs (indiferente o nicho), entende!

Entrar em contato e iniciar o relacionamento é realmente chato, mas faz parte do trabalho e da rotina dos analistas de SEO e deve ser feito. Os textos que posto são de extrema qualidade e eles gostam disso, por isso escrevo 1 por mês (as vezes mais), entende? Até pq já conquistei acesso por meio destes posts, por isso capricho realmente na qualidade do conteúdo!

O fato é, COMO encontrá-los! rsrsrs

Alô @diegoivo, acende a lanterna no final do túnel ai!!! rsrsrsrs
  • Veja bem este case.

Um cara pediu pra um dentista um Gues Post, ele queria falar sobre um mito dos Mayas. Mas como relacionar dentistas e mitos dos Mayas? Ele pensou e escreveu algo do tipo: O tal mito não gostava de escovar os dentes, e que ele precisava de dentista, e que deveria ter caries, e assim por diante, nesse guest post ele foi relacionando aquelo que ele tinha com o que o site precisava para dar um link pra ele. Conseguiu um belo de um link de muita qualidade.

Veja, se você achar um site de beleza, você poderia falar em um Guest Post sobre a comparação de um som automitivo com uma mulher, e que a beleza no som é algo tão lindo quanto a mulher, comparar por exemplo, os botões com os olhos de uma pessoa que aquilo é beleza do som, e assim vai. Deu pra intender?

Você tem que pensar no que você tem ai, e o que da pra fazer com isso.
  • Pelo visto a conversa aqui está em alto nível, e o link building está correndo solto.

Tenho muito que aprender nessa área. O que eu acho realmente chato é gerar relacionamento para conseguir links com outros sites, blogs.

E para mim isso é um bicho de sete cabeças.
  • Ae @matheuscorrea, criativo heim! hahahaha

Já uso algo semelhante, mas sempre dentro do mesmo campo semântico. Por exemplo: tenho um cliente que é uma rede de sorveterias, então escrevo receitas de sorvetes em blogs de culinárias. Além disso, escrevo sobre franchising em blogs que falam sobre administração & negócios... enfim...

Show de bola a discussão.. quem tiver ideias, compartilha ae...
  • Aula 7 muito dentro deste tema, e o tópico complementa demais a aula parabéns ao @diegoivo e ao @matheuscorrea, criador do tópico.

Venho acompanhando debates sobre SEO há algum tempo, e inclusive o @diegoivo deixa claro nas aulas, e como cita, usa as mesmas técnicas em seu dia a dia, opiniões de link building contrárias a utilização de sites de artigos, e diretórios de sites, comentários com links nofollow em blogs irrelevantes.

Na empresa onde trabalho estamos com uma parceria com a Mestre SEO, empresa conceituada na area, e acompanhando os relatórios e até mesmo utilizando as ferramentas já conhecidas, vejo os mesmos utilizar-se destes artificios para conseguir links, inclusive achei contéudos com trechos da Wikipédia, nada original. Estou com receio que talvez estejamos pagando por um serviço que mais tarde possa nos levar a uma punição, ou até mesmo trazer poucos resultados. Questionei os mesmos sobre estes assuntos e eles falaram que ainda trabalham desta forma, pois obtem resultados e assim farão até que o google demosntre mudanças.

Gostaria apenas de compartilhar já que a Mestre SEO, além de pioneira me parece bem conceituada, deixo claro que isso não é uma critica a Mestre SEO muito menos quero questionar a capacidade desta empresa.
  • Até que ponto um publipost pode ser considerado um guest post? Um guest post pago seria considerado um publipost?
  • Até que ponto um publipost pode ser considerado um guest post? Um guest post pago seria considerado um publipost?
  • Uma das minhas estratégias de Link Building é a de otimizar para buscas locais, cadastrando em sites como:

1. http:/places.google.com
    2. http://aponador.com.br
    3. http://guiamais.com.br
    4. http://telelistas.net
    5. http://omelhordobairro.com.br
    6. Dentre outros
    E incentivar comentários e avaliações nesses sites e principalmente no Places
  • Pessoal, nesse link http://kaiserthesage.com/advanced-link-building-strategies/ ,estava lendo, e verifiquei que é um post de fevereiro/2011.De lá para cá, houveram algumas atualizações de algoritmo do Google.Diante disso, gostaria de saber o que vocês acreditam,dentre essas estratégias mencionadas no link,qual ainda seria válida utilizar.Vamos debater pessoal! Pegando o gancho que Diego Ivo deixou no ar,acredito que podemos gerar novas estratégias ou novas ferramentas com nosso próprio potencial,sem tanto depender dos gringos.Grande abraço a todos!
  • @webisaacseo
    bacana isso ai, mais já o cadastro no places te poe lá pra cima, mais sempre da pra melhorar!
  • @Rodrigo_RCas
    Eu dei uma olhada nisso que posto, achei bem valido ainda.

O Google se atualizou sim, mas para garantir qualidade nos resultados, se você conseguir agregar relevância em cada tática daquela vai dar resultado!

Só não pode ser algo claramente manipulador, como por exemplo, link sobre carros em sites de receita culinário de bolos de chocolate. Ai não tem nem como alegar naturalidade e qualidade de link.

Acho que só da pra se acrescentar mais táticas para essas que foram citadas lá!

Espero ter ajudado!
  • Eu utilizo os sites chamados Web 2.0, ou seja: coloco os artigos do meu blog em .PDF e depois envio para a minha conta do Slideshare e Scribd de seguida esses ficheiros envio-os para o Facebook e faço um tweet com a informação e link.
    Utilizo agregadores de feeds RSS e coloco, artigos e categorias.

Queria apostar ainda mais no Youtube mas não tenho tempo!
    Utilizo as grandes e mais conhecidas redes sociais: Flickr, Pinterest, etc...
    Utilizo também directórios(apenas 2) porque sei que são de qualidade

Outra técnica que eu utilizo e que é de altíssima qualidade, é participar em eventos! Entro em contacto com a organização do evento, eles colocam o meu blog(logo+link) como Media Partner e eu publico no meu blog informação sobre o evento! Este processo recomendo!

Entre muitas outras técnicas!

Espero ter ajudado!
    Já agora o meu blog é sobre webmarketing.
    Obrigado.
  • Algo importantíssimo a debater nesta discussão é a quantidades de backlinks a fazer por dia de forma a não ser penalizado pelo google panda e penguin .

Chamo a atenção dos que querem complementar esta discussão que participem com suas opiniões da discussão Links Externos: como saber se é confiável e de qualidade para link building?  que agrega valor muito importante a esta discussão.

Uma discussão aberta para falar sobre estas ferramentas mencionadas no LINK acima é de fato muito importante para todos nós compartilhar essas informações.
  • Utilizei sites de bookmark e outros sites de alto page rank para fazer backlinks para 3 categorias de um blog, com page rank acima de 5 PR que pude colocar meu perfil e um link para meu site para fazer backlinks como estratégia de link building por 15 dias com 3 links por dia, usei palavras chaves exatas e palavras chaves com variações (exemplo de como usei a palavra chave viajar para porto seguro: viajar para porto seguro desconto, passagem para viajar para porto seguro, ônibus para viajar para porto seguro), mesmo usando variações de palavras chaves e palavra chave exata, as 3 categoria e as páginas das categorias e inclusive meu domínio principal sumiu da primeira página e principalmente sumiram minhas páginas que estavam em primeiro lugar do Google, não foram desindexadas mas caíram para posições depois da quinta página

Eu estava com esta estratégia de fazer backlinks para 3 categorias de um blog e com isso as páginas das categorias subiam de colocação do Google juntamente com as categorias, então me perguntei o que causou uma penalização pelo Google para essas categorias e páginas?

Será que esta estratégia que usei por mais de 6 meses parou de funcionar no Google por causa de tanto backlinks de page ranks altos ou será que fazer backlinks para categorias de blog esta sendo penalizado pelo Google ou outra causa pode ter ocorrido? Antes eu fazia 3 a 4 backlinks em sites de page rank PR 0 a PR 4 e um page rank por semana de PR 5 a PR 9 com texto ancora para palavra chave exata e palavras chaves com variações como expliquei acima e agora depois de fazer backlink somente com page rank acima de PR 5 essa estratégia não funciona mais, mesmo se fizer backlinks em sites de bookmark de page rank de PR 3 e PR 4, não tentei fazer backlinks em sites de bookmark com page rank abaixo de PR 3, de fato não tentei fazer backlinks em sites diferentes de bookmarks.

A analise e opinião desta estrategia dos que querem enriquecer esta discussão certamente vai ajudar a todos nós a acertar mais em nossas estratégias de link building.

Convido aos colegas da Conversion a opinar no que pode ter dado de errado nessa estratégia que usei por mais de 6 meses.
  • Olá pessoal estou um pouco atrasado nessa prosa... mas pode usar o próprio google, criando alertas na sua conta gmail. Tudo relacionado ao seu nicho guest post e muito mais espero que seja útil a vocês. Pode-se conseguir alguns links bons uns  até com pr6  abraços
    < http://www.google.com/alerts?hl=pt-BR >
  • Olá pessoal.. eu tenho um negócio de serviços no meu site, tem a parte institucional e um blog com artigos e dicas para o cliente, mas esta tudo publicado no mesmo dominio em http://www.penielestudio.com.br, na parte institucional eu divulgo os serviços e na parte de blog eu falo sobre marketing digital.. pelo que tenho lido e bastante.. rsrsr..  questao é ... eu devo manter essa estrutura institucional  e blog (usado para posicionamento e linkbuilding) tudo junto e continuar com uma estrategia de link building para todo este conjunto.. ou devo separar...

Saliento que eu deixei tudo junto proposital, pois penso que no conjunto e densidade de conteudo o Google vai me ver "com bons olhos"...

E agora estou trabalhando em estrutura pesada de linkbuilding para testar os resultados para esse posicionamento no orgânico..

Vale pessoal.. um abraço!
  • Olá pessoal! Sou nova na área e vejo que não é fácil como muita gente pensa. Temos que propagar com ética. Qualquer deslize pode por tudo a perder.
    Mas peguei boas dicas com vocês. Estarei ativa por aqui e espero poder ajudar em breve também =D
  • Se eu tenho uma pergunta no fórum do Yahoo por exemplo, onde a pessoa está a procura justante de um produto ou serviço que eu vendo, eu posso colocar meu link lá?  Pois eu entendo que existe uma necessidade de compra e eu tenho o que o cliente quer comprar, então porque não facilitar a vida do cliente e colocar um link para a minha loja? É interessante esta estratégia? 
  • Bom dia @rcgama

Links no Yahoo respostas são "nofollow", ou seja, não transmitem relevância para seu website, contudo, este link será relevante para a pessoa que postou a pergunta, bem como para as pessoas que procuram por seu produto e acabam por aterrizar em uma página do Yahoo respostas.

Todavia, há algumas questões a considerar ao publicar no Yahoo respostas. Questões, por exemplo, de credibilidade e veracidade de informações publicadas por lá, ou seja, usuários experientes de internet, não dão credibilidade para o Yahoo respostas. Considerando que a grande maioria dos usuários de internet nos dias de hoje já podem ser considerados experientes, não aconselho utilizar essa ferramenta do Yahoo como estratégia de link building, primeiro pela irrelevância do link, no âmbito do SEO, com o link nofollow, segundo pela falta de credibilidade da ferramenta.

Aconselho que faça suas estratégias de link building prospectando websites de conteúdo relacionado ao seu, com o link "dofollow" (link com relevância para SEO, transmitindo link juice), com palavras-chave bem qualificadas na âncora do link, presente dentro de um conteúdo em texto útil e relevânte para o usuário.
  • Olá Matheus, não entedi muito bem esse estratégia de conseguir links com o mediawiki. Poderia explicar? Mande uma mensagem caso seja extenso.
  • Fazendo uma pesquisa no Google, muitas pessoas ainda recomendam para estratégias de link building veja aqui

Afinal, com as novas atualizações do Google, são válidos ainda? Por exemplo uma estratégia de cadastros em sites de classificados (olx, bom negocio.com, classificados de bairro e etc) tem relevância para estratégias off page ou não mais ?

Percebo que existem muitos blogs de conteúdo que falam ainda sobre essas estratégias de links mas que em alguns cursos a galera está aboninando este tipo de ação. Eu discordo, pois existem milhares de sites de classificados regionais que na minha opinião são válidos sim você fazer um anúncio por exemplo e colocar o link do seu site lá.
  • Até nos dias de hoje 2015, o link building é muito necessário. Porém agora temos outros fatores de peso como o HTML 5 que é semântico e traz muita visibilidade para o google. Além do google intend e outros.

SEO se trata de muitos fatores, mais o link building continua sendo um dos mais importantes e relevantes.

Bruno Rodrigues
    www.designatual.com.br
  • Usem o Xenu. Só digo isso. 

O Xenu é a ferramenta perfeita pra vocês encontrarem arquivos quebrados e indicarem o de vocês pra substituir. Eu fiz isso e conseguir 5 links em jornais e revistas. Minhas posições para palavras long tail subiram um mês depois repentinamente, com certeza por causa disso.
  • Olá a todos.
    Criei um blog a pouco tempo, e ainda estou gatinhando em SEO.
    Meu blog é o http://www.negociodozero.tk , se alguem quiser dar uma olhada e dar alguma dica fico agradecido.
    Gostaria também de alguma orientação de curso sobre SEO.
    Agradeço desde já.
    Obrigado a TODOS.
  • The 0.33 stage is virtually being interior your companion line-height:115%;font-family:"Calibri","sans-serif";mso-ascii-theme-font:minor-latin;
    mso-fareast-font-family:"Times New Roman";mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
    mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
    mso-bidi-theme-font:minor-bidi;mso-ansi-language:EN-US;mso-fareast-language:
    EN-US;mso-bidi-language:AR-SA">Iron Bull Edge
    however
    no thrusting, and the remaining degree is now the thrusting. but, the
    point of interest is on the sensations (or called sensate awareness). 
    analytical remedy, that's psychotherapy, psychoanalysis using hypnosis.
    can be very powerful in managing more deep-seated problems that most
    men have. even though ed and different sex interferences can have
    organic causes, some of the problems are psychological. http://rockhardfacts.com/iron-bull-edge/

• Opa. muito bom . e muito complicado esse lance todo de SEO

começando agora com a http://www.essencialprazer.com.br/
  • Muito obrigado por esta informação!

Meu blog é o vacinas