Google Analytics: O que é, Benefícios e Como Instalar

Uma das principais formas de otimizar campanhas de marketing ou gerar insights assertivos é analisar como o usuário se comporta em seu site, de acordo com o objetivo planejado.

O Google Analytics é a melhor ferramenta gratuita para ajudar você a efetuar essas análises.

Neste post, produzido pela Conversion, consultora líder em SEO no Brasil, você aprenderá o passo a passo para criar a sua conta e instalar facilmente o Google em seu site.

Além disso, você também aprenderá como fazer a validação do código de acompanhamento para ter a certeza de que a integração está funcionando corretamente.

Fique conosco por alguns minutinhos para, ainda hoje, poder entender como os usuários navegam em seu site.

Se preferir, utilize nosso índice de conteúdo.

Índice de Conteúdo

  1. O que é Google Analytics?
  2. Benefícios do Google Analytics
  3. Como instalar o Google Analytics?
  4. Problemas comuns
  5. [Bônus] Como saber se o código está funcionando corretamente

Agora que você já tem uma visão geral, vamos começar!

O que é Google Analytics?

Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de marketing para analisar o comportamento do usuário em seu site.

Desenvolvida e disponibilizada pelo próprio Google gratuitamente, é possível fazer a integração da ferramenta com o seu site e obter relatórios detalhados, em tempo real, sobre como as pessoas navegam pelas páginas, quanto tempo ficam em seu site e outros dados muito úteis para estratégias de marketing de performance.

Benefícios do Google Analytics

Com o G.A., é possível obter insights muito úteis para suas ações estratégicas de marketing de performance. Veja alguns benefícios:

  • Saiba a localização dos usuários que compram em sua loja virtual.
  • Descubra quanto tempo os usuários levam para ler os artigos do seu blog.
  • Obtenha dados para calcular taxas de conversão.
  • Descubra quais canais geram mais leads para o seu negócio.
  • Analise a jornada do cliente.
  • Mensure suas campanhas de anúncios no Facebook, Google e outras plataformas.
  • Descubra quais páginas recebem mais ou menos visitas.
  • Saiba o que as pessoas pesquisam no campo de busca do seu site.
  • E o que pesquisam no Google para encontrar seu site.
  • Analise quais dispositivos as pessoas utilizam para navegar pelo site.

Como instalar o Google Analytics?

Fazer a instalação e configuração do Google Analytics em seu site é muito fácil e existem algumas formas diferentes de fazer.
Se você utiliza o WordPress, pode facilmente baixar um plugin e integrar o site ao G.A.
Se o site foi produzido em outra plataforma, fique tranquilo, vou mostrar agora como adicionar o código de acompanhamento do Google Analytics em seu site..
Antes de começar, crie uma conta no Google Analytics

Veja agora o passo a passo para criar a sua conta gratuita no Google Analytics.

Acesse este link e crie sua conta com um email do Gmail.
página de login do Google

Na tela seguinte, você precisará configurar alguns dados importantes:

  • Nome da conta: Adicione um nome a esta conta — isso é útil somente para a sua organização.
  • Nome do website: Você pode adicionar diversos sites em sua conta. Adicione um nome que ajude você a lembrar do conteúdo do site — isso também é útil somente para a sua organização.
  • URL do website: Adicione a URL do seu site. Atente-se em escolher entre HTTP ou HTTPS.
  • Categoria do setor: Adicione a categoria relacionada ao seu site.
  • Fuso horário dos relatórios: Adicione o fuso horário do seu país e cidade.

Pronto! Todas as informações necessárias já foram adicionadas.

Agora, clique em “Ver ID de acompanhamento”.

Na tela seguinte, aceite os Termos de Processamento e Proteção de Dados.

Pronto! A sua conta do Google Analytics já foi criada e está pronta para ser integrada ao seu site.

Agora, você tem duas opções:

  1. Inserir o código em seu site.
  2. Fechar a página e deixar um especialista fazer a integração com o seu site.

Quer continuar? Vamos lá!

Opção 1: Instalar o Google Analytics no WordPress utilizando um plugin

Agora que você já criou a sua conta, veja como configurar o Google Analytics no WordPress.

Passo 1: Acesse a página de plugins do seu site WordPress

  1. Procure por “Google Analytics”.
  2. Existem diversos plugin úteis para essa tarefa; hoje, utilizaremos o “Google Analytics Dashboard Plugin for WordPress by MonsterInsights”.
  3. Clique em “Instalar” e depois “Ativar”.
  4. No menu lateral, clique em “Insights” e depois em “Settings“.
  5. Na página seguinte, clique em “Authenticate with your Google account”.

Agora, você será direcionado para a sua conta do Google Analytics.

Falta pouco para finalizar a configuração. Vamos lá!

Passo 2: Selecione a conta

  1. Faça login com a conta do Gmail utilizada para criar a conta do G.A.
  2. Permita o app monsterinsights.com acessar sua conta do Google.
  3. Selecione a conta relacionada ao seu site e clique em “Complete Connection”.

Integrando Google Analytics o WordPress

Pronto! Agora o seu site já está completamente integrado ao Google Analytics.
Conte nos comentários se deu tudo certo!

Veja aqui como saber se o código está funcionando corretamente

Opção 2: Instalar o Google Analytics inserindo o código do site

Se você preferir não utilizar plugins ou se o seu site não foi construído com base em WordPress, veja como fazer a integração.

Antes de começar, preciso avisar que este método pode ocasionar problemas sérios em seu site, caso você coloque o código no lugar errado ou apague alguma parte do código do site.

Acesse a sua conta do Google Analytics.

Clique na “engrenagem” localizada no canto inferior direito.

Google Analytics

 

Selecione ”Conta” e “Propriedade”, depois clique em “Informações de acompanhamento” e “Código de acompanhamento”. (Imagem 5)

código de acompanhamento Google Analytics

 

Copie o código

código Google Analytics

 

Agora, você pode até fechar o Google Analytics.
A última parte da configuração é feita dentro do site.

  1. Acesse o arquivo que contém a tag ‘HEAD’ do site.
  2. Adicione o código de acompanhamento do Google Analytics acima do fechamento da tag ”HEAD”. (Imagem 7)
  3. Salve o arquivo e pronto!

tag de acompanhamento do Google Analytics

Opção 3: Instalar o Google Analytics via TagManager do Google

O Google TagManager é uma ferramenta que centraliza todos os códigos do seu site em um só lugar.
Para utilizá-lo, é preciso ter um nível avançado de conhecimento sobre Web Analytics.
Sendo assim, vou apenas passar um checklist para a configuração.
Caso você não consiga fazer, procure a ajuda de um profissional da área.

Checklist para instalação do TagManager em qualquer site

  1. Acesse a sua conta do Tag Manager.
  2. Selecione o container referente ao seu site.
  3. Clique em Adicionar Tag.
  4. Escolha a tag referente ao seu Google Analytics.
  5. Defina a versão do Google Analytics.
  6. Configure a tag.
  7. Selecione o tipo de tag do Google Analytics.
  8. Selecione Acionadores.
  9. Confira e publique a tag.

Problemas comuns

  1. Se você não tiver acesso ao site como administrador, provavelmente não será possível fazer a configuração completa. Nesse caso, solicite ao administrador do site que faça.
  2. Adicionar o código fora da seção “HEAD” fará com que o código funcione incorretamente.
  3. Desativar o plugin do Google Analytics no painel do WordPress fará com que a integração pare de funcionar.
  4. Indicar a versão incorreta do Google Analytics no Tag Manager fará com que a ferramenta não extraia dados do site.
  5. Apagar alguma parte do código pode retirar o seu site do ar.

[Bônus] Como saber se o código está funcionando corretamente

Para validar a configuração do código, você precisará saber o ID de acompanhamento da sua conta do Analytics. É bem fácil descobrir.

  1. Acesse a sua conta do Analytics.
  2. Clique na “engrenagem” localizada no canto inferior direito.
  3. Selecione ”Conta” e “Propriedade”, depois clique em “Informações de acompanhamento” e “Código de acompanhamento”.
  4. Na próxima tela, você verá o ID que começa com “UA”.

Opção 1: Relatório “em tempo real” do Google Analytics

  1. Acesse o seu site.
  2. Deixe o site aberto e acesse o Google Analytics.
  3. Na lateral esquerda, vá até “Tempo Real > Visão Geral”.
  4. No mínimo, um usuário deve estar ativo no site. Caso esteja zerado, há algum problema com a sua tag. Refaça todo o processo de configuração e verificação.

Opção 2: Instalar a extensão do Chrome “Google Tag Assistant”

  1. Acesse este link.
  2. Instale a extensão Tag Assistant (by Google).
  3. Acesse o seu site e atualize a página.
  4. Agora clique no ícone do Tag Assistant e confira se o seu ID está aparecendo corretamente.

Sobre status do Tag Assistant:

  • Azul ou Verde: Funcionando corretamente.
    Amarelo ou Vermelho: Há algum problema com a sua tag. Refaça todo o processo de configuração e verificação.

Conclusão

Entender o comportamento do usuário é essencial para tomar ações assertivas de marketing.
Com o Google Analytics, é possível entender o perfil de cada cliente que navega em seu site e obter informações cruciais que ajudarão na execução de suas campanhas de marketing.

Portanto, não deixe de instalar o Google Analytics e mensurar os dados disponíveis.
Continue lendo este post e aprenda a identificar as palavras-chave que mais convertem, através do Google Analytics.

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