Links Patrocinados

Links Patrocinados são uma das principais formas de anunciar na Internet. Para muito especialistas, é uma das estratégias que mais geram resultados.

Quer saber mais sobre essa estratégia?

Então, nesta página você vai aprender TUDO o que for de mais importante para entender e estar preparado para tomar melhores decisões e apresentar essas ideias a outras pessoas.

Os conceitos desta página são apresentados pela Conversion, uma agência de marketing digital que já gerenciou milhões de reais em links patrocinados, e vai ensinar o que funciona em 2019.

Então fique com a gente pelos próximos minutos e você aprenderá bastante!

Definição de Conceito: O que são os Links Patrocinados?

Link Patrocinado é um formato de anúncio de marketing digital em que predomina o texto, imagens são praticamente inexistentes e possuem foco em gerar visitantes e conversões para seus anunciantes.

Os Links patrocinados visam, via de regra, a gerar tráfego de audiência no site de anunciantes.

Esse formato de anúncios pode ser exibido em muitos lugares, mas principalmente em:

  • Resultados de Mecanismos de Busca
  • Rede de Display
  • Plataformas de E-mail Gratuito
  • Sites de Notícias
  • Blogs

Os links patrocinados ficaram muito populares pelo Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

Veja no exemplo abaixo:

Links Patrocinados

Para empresas do segmento de e-commerce, os links patrocinados também podem ser feitos de um modo específico.

É o que se chama de Product List Advertising (PLA) e são exibidos no Google Shopping:

Além disso, os links patrocinados também podem aparecer no Gmail:

Links Patrocinados Gmail

Também são muitos comuns os Links Patrocinados em plataforma de Display:

(Repare que neste acima há uma pequena imagem)

E, por fim, o conceito de link patrocinado ainda pode ser expandido para anúncios de redes sociais…

Porém, nem todo mundo concorda com isso! Porque os mais “puristas” acham que links patrocinados não devem ter imagens.

Mas, considerando que esse formato de anúncio também pode visar a aumentar as visitas em um site, faz sentido incluir dentro do conceito:

Link Patrocinado em Redes Sociais

E para não faltar, ainda podemos falar do Link Patrocinado do tipo “Native Ads” (anúncio nativo).

Native Ads é um formato de publicidade, que também utilizada de links patrocinados, e geralmente aparece em sites de notícias:

Uma vantagem dos Links Patrocinados é que eles geram resultados para empresas de todos os portes, desde uma micro até uma gigante.

Empresas investem nesta estratégia de marketing digital buscando resultados no curto prazo.

Após criar uma conta na plataforma do Google, empresas conseguem em poucos minutos começar a exibir seus anúncios.

Como funcionam os Links Patrocinados?

Nos Links Patrocinados do Google o anunciante paga apenas quando seu anúncio recebe um clique

Isso que garante que a publicidade não será diluída em pessoas que não tem interesse em seu produto, como acontece com a publicidade tradicional.

O valor do clique é determinado por uma espécie de leilão, em que o maior lance aparece melhor posicionado.

Mas não só isso.

Também é importante (e muito!) a qualidade do anúncio e do site.

Os links patrocinados funcionam como um leilão em que são levados em conta, principalmente, o lance do clique e o Índice de Qualidade (IQ) do anúncio.

Um leilão do Google determina qual anúncio será exibido primeiro

O anúncio de link patrocinado que fica melhor posicionado não é sempre o que está pagando mais caro pelo clique.

(É claro que o lance dado pelo clique é importante!)

O sistema de leilão dos Links Patrocinados do Google privilegia anunciantes que criam bons anúncios, com páginas de destino relevantes e boa experiência do usuário.

Esse algoritmo permite os links patrocinados ficar mais bem posicionados, mesmo pagando menos que o seu concorrente. Portanto, a posição será determinada por uma relação entre IQ e Lance.

Vamos supor o seguinte:

Um anúncio tem o lance de R$1,00 e IQ 3 (então, 1×3=3); o outro tem IQ 7 e dá o lance de R$0,50 (então, 7×0,5=3,5).

Logo, no Ranking de Links Patrocinados o segundo anúncio que deu um lance mais baixo ficará melhor posicionado.

Incrível, não é?

O Google privilegia quem faz melhores anúncios

O segundo anunciante que alcançou a razão 3,5, mesmo pagando metade do valor que seu concorrente, irá ficar melhor posicionado.

Com esse algoritmo, o Google torna os seus links patrocinados mais relevantes, mais confiáveis para o usuário e proporciona melhor experiência.

O Google privilegia quem se preocupa com todos os detalhes de sua empresa e anuncia de maneira relevante para o seu público.

Top 10 Vantagens de Anunciar em Links Patrocinados

1. Anunciantes aparecem para palavras-chave relevantes

Quando alguém, por exemplo, pesquisa por “empréstimo” é por que deseja contratar um serviço financeiro.

Isso torna a publicidade via links patrocinados mais eficiente e aumenta o retorno sobre investimento (ROI).

2. Anunciante paga apenas por clique (CPC)

Quando uma empresa aparece para palavras-chave relevantes, ela paga somente quando seu anúncio recebe um clique.

3. Valor do clique é determinado pelo mercado

Há cliques que podem custar R$10 e cliques que podem custar R$0,30 (ou menos.)

O que determina o valor do clique é o mercado, por meio do sistema de leilão que falamos acima.

3. Segmentação regional

Seu público-alvo está em uma cidade apenas?

Não tem problema, você define em quais bairros, cidades, estados e países  seus anúncios irão aparecer.

4. Fácil acompanhamento resultados

O Google Ads disponibiliza ferramentas que torna fácil o acompanhamento das conversões (vendas, solicitações de orçamento, etc.) de sua campanha de links patrocinados.

5. Remarketing

É possível criar anúncios específicios para pessoas que já acessaram uma página e exibi-lo em toda a Rede de Display, Gmail e até Resultados de Pesquisa.

6. Branding

Trazer tráfego qualificado para seu site é uma forma de tornar a sua marca mais conhecida.

7. O principal formato de anúncio para E-commerce

Os Links Patrocinados no formato de Google Shopping geram os principais resultados para lojas virtuais.

8. Empresas de todos os tamanhos

Os links patrocinados do Google são para empresas de todos os portes: anuncie com R$300 ou R$300 milhões de verba.

9. Relatórios de Links Patrocinados

O Google Ads fornece relatórios-padrão para suas campanhas. Personalize-os de acordo com os objetivos e sua estratégia.

10. Vendas!

Os links patrocinados, geralmente, são a mídia mais próxima da venda e, portanto, do resultado.

Afinal de contas, quem está buscando um produto ou serviço é porque deseja comprar.

Plataformas de Links Patrocinados

Há diversas plataformas de Links Patrocinados disponíveis para anunciantes. Confira as principais:

Por meio do site oficial de cada uma delas, é possível criar uma conta e passar a ser um anunciante.

Porém, quando se multiplicam os veículos anunciados e a verba gerida, é altamente recomendado ou ter um time in house ou contar com uma agência de performance, que é responsável pela gestão.

Conclusão

Uma parte considerável da publicidade na Internet roda no formato de links patrocinados!

Como vimos, há diversas modalidades de anúncio em link patrocinado (às vezes, inclusive, usando imagens).

Porém, com ou sem imagem, o que importa é que eles geram muito resultado.

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