Pesquisa

O Profissional de SEO e Marketing Digital no Brasil

A Conversion apresenta uma pesquisa inédita realizada em parceria com o Search Masters Brasil. “O Profissional de SEO e Marketing Digital no Brasil” revela um panorama surpreendente sobre estas profissões em crescimento cada vez maior no país.

O estudo foi realizado com base em entrevistas com mais de 600 profissionais cujo trabalho envolve SEO.

Podemos concluir entre outras coisas que é um mercado no qual a vontade de empreender é grande, os profissionais precisam aprender na prática e os salários são muito discrepantes.

Dados
Gerais

Jovens são maioria
no marketing digital

Jovens são maioria no marketing digital
Jovens de 26 a 36 anos são maioria

Jovens de 26 a 33 anos são maioria (39%); de 18 a 25 anos são aprox. um quarto dos profissionais.

48% afirmam trabalhar há menos de 12 meses na área

48% afirmam trabalhar há menos de 12 meses na área; apenas 11% está há mais de 4 anos.

Maioria está há menos
de um ano na área

Maioria está há menos de um ano na área

Perfil empreendedor: 43% afirmam
ser proprietários de empresa

Perfil empreendedor: 43% afirmam ser proprietários de empresa
30% são analistas; 13% gerentes; 10% estagiários e 4% diretores.

30% são analistas; 13% gerentes; 10% estagiários e 4% diretores.

Representação mulheres

Mulheres representam cerca de
20% dos profissionais

Mulheres representam cerca de 20% dos profissionais

Estudo e
Formação

Faculdades não fornecem
conteúdo para quem trabalha
com internet e marketing digital

Nivel de Instrução

Os profissinais atribuíram notas de 0 a 5 para o conteúdo
da instituição de ensino superior que frequentaram.
Resultado é fraco e mostra que faculdades precisam
se adaptar e atualizar sua grade curricular.

91% acham que faculdades não preparam para trabalhar com SEO e marketing na internet

91% acham que faculdades não
preparam para trabalhar com SEO
e marketing na internet

A pesquisa mostrou também que pouco
mais da metade dos profissionais são
graduados, o que indica que a formação
em SEO e Marketing Digital ainda em
grande parte autodidata.

Nivel de Graduação

Maioria dos profissionais de
marketing digital é formada
em Publicidade, Marketing
e Administração

Cursos

Cursos

Salários, Cargos e
Empreendedorismo

Salários de profissionais no setor
chegam a mais de R$ 12 mil

Faixa Salarial

Faixa Salarial
36% dos proprietários afirmam ganhar entre 2.896 e 5.792 reais; 10%, acima de 12 mil reais

36% dos proprietários afirmam ganhar entre 2.896 e 5.792 reais; 10%, acima de 12 mil reais

31% dos analistas afirmam ganhar
entre 2.896 e 5.792 reais

Faixa Salarial

Faixa Salarial dos Analistas

A diferença entre a quantidade de proprietários de empresas e analistas contratados que afirmam ganhar entre R$2.896 e R$5.792 é de apenas 5%.

Nível Hierárquico dos profissionais
que recebem de 1 a 2 salários mínimos

Faixa salarial vs Nível Hierárquico

33% dos proprietários de
empresas afirmam ganhar
de 724 a 1.448 reais; 27% dos
estagiários afirmam o mesmo

Grande número de empresas com baixo faturamento é devido à vasta existência de micro-negócios, muitas vezes informais.

O Profissional
de SEO

11% dos entrevistados
trabalham apenas com SEO;
o restante divide o trabalho
de SEO com outras atividades

Tempo em SEO

Tempo em SEO

Tipo de Site

Tipo de Site

38% atuam em sites
institucionais;
36% em e-commerces

43% investem mais em conteúdo
para ficar melhor posicionados
nos mecanismos de busca

Dados apurados mostram os setores
em que os profissionais mais investem
tempo em seu trabalho de SEO

Área do SEO

Área do SEO
A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento