SEO vivo ou morto?

No capítulo de hoje, vamos investigar a grande polêmica do marketing no mundo: o SEO morreu? Está vivo? Afinal de contas, o que aconteceu?

Para entender isso, vamos analisar as provas do crime, seguir as pistas deixadas
e usar a inteligência para desvendar esse incrível mistério!

SEO: vivo ou morto?

O mundo dos buscadores e do SEO começou com algo que fazia sentido...

Se havia um texto linkando para a outra página, queria dizer que a página linkada era relevante para aquela palavra numa pesquisa. Veja como funcionava a ideia inicial do Google.

Um artigo, quando linkava outro, fazia isso em forma de texto para indicar o teor da outra página. Esse texto chama-se “âncora”. E isso ajudava o leitor. Vamos supor que a âncora fosse “carros desejados”:

A página linkada recebia um “voto” e aumentava o seu PageRank. Como consequência disso, ficava mais bem posicionada nos buscadores para a palavra “carros desejados”… e até para outras palavras existentes naquela página!

Com o passar do tempo, acabou virando uma briga por links com âncora fora de contexto

Criou-se um mercado negro de compra e venda de links...

Os resultados
de busca
ficaram artificiais

Resultados ruins

O Google tentou corrigir essas falhas
com duas atualizações de seu algoritmo.

Algoritmos Panda e Penguin do Google

O Google Panda e o Google Penguin foram implementados, respectivamente, em 2011 e 2012. Enquanto o primeiro buscava eliminar links artificiais, o segundo eliminava páginas focadas mais em palavras-chave do que em conteúdo. Conseguiu melhorar, mas ainda havia graves problemas...

Beija-flor

Mas, para alegria
dos apaixonados por Internet,
veio o update Google Hummingbird.

Hummingbird significa beija-flor, em inglês.
Hummingbird foi a mais drástica atualização do algoritmo do Google em quase 4 anos e promete mudar para sempre o SEO. Para melhor.

O recado do Google...
você sabia que o beija-flor, proporcionalmente, é o mais inteligente dos animais?

Beija-flores possuem um cérebro muito pequeno, mas proporcionalmente é o cérebro mais eficiente dentre todos os animais. Sua pequena massa cerebral é mais eficiente até que a dos humanos. O Google quer dizer, com isso, que chegamos a um tempo em que ninguém mais o engana. Que não há mais macetes.

Robo do Google

O robô do Google ficou inteligente.
E vai ficar ainda mais.

Assim, muitos sites perderam
significativo tráfego de busca orgânica.

Gráfico de queda nos acessos

O SEO morreu ou
morreram as técnicas de manipulação?

Distintivo de polícia
Diego Ivo

Diego Ivo, CEO da Conversion, explica o que aconteceu:

Podem ficar tranquilos: SEO não morreu. Como sempre, o SEO se transforma e “otimiza-se” a si mesmo. É da sua natureza mudar, buscar melhores formas.

A natureza da Internet é de coisas extremamente efêmeras e mutáveis. Por isso, nada mais natural que as técnicas de SEO também mudarem com o tempo. Eu diria, aliás, que elas vão se aperfeiçoando, como um bom vinho. Sempre disse que o mais importante era conhecer a lógica do “SEO”, para entender as mudanças e sempre ser competitivo nos resultados orgânicos. Se você fizer isso, enquanto houver resultados orgânicos, você poderá continuar a fazer SEO.

Como fazer SEO?

Há tempos eu falo de uma pergunta fundamental que você deve fazer “Meu site merece a primeira posição? Meu site merece a primeira página?” Sem responder positivamente, e com toda a sinceridade a essas duas perguntas, nem tente enveredar no mundo do SEO, pois o Google Hummingbird está aí.

Muitas das técnicas de SEO não perderam sua eficácia. Aliás, todas as técnicas consagradas continuam valendo, mas o mais importante é usar a técnica sem se prender a ela. SEO não é ferramenta, é estratégia.

Tenho oito conselhos que espero que possam ajudá-lo:

1) Palavras-chave, sim. Muitos disseram que palavras-chave não funcionam mais. Funcionam sim. Você deve continuar escolhendo palavras-chave e as escolha tanto pelo volume quanto pela sua relevância. Não se esqueça de que palavras-chave são intenções de busca.

2) Qualidade técnica do site. Uau! Isto aqui é um verdadeiro mundo. Cuide para que seu site tenha um bom código-fonte, seja suficientemente leve, seja cross-browser e seja legível em celular. Ah, a velocidade de carregamento é coisa fundamental.

3) Arquitetura da Informação. Sites bem organizados já deram um grande passo na briga pelas primeiras posições. Sites mais simples talvez não precisem de tanta arquitetura da informação, mas em sites maiores, dar uma atenção a isso faz toda a diferença.

4) Como conseguir links. Repito aquela pergunta: seu site merece as primeiras posições? As pessoas linkam porque confiam naquele site, porque acham o seu conteúdo interessante. Conseguir link é como “vender” uma ideia: tenha uma boa network, agregue valor ao site fazendo um link para você.

5) Tenha um objetivo de longo prazo. Sempre haverá coisas que você poderá fazer hoje. Mas o mais importante no mundo dos negócios é sempre o amanhã. É pensar no futuro que gera o pensamento estratégico, e isso é o que mais faltam nos SEOs. Comece a fazer ações hoje que sejam como investimento no futuro. Tenha um lugar aonde quer chegar.

6) Reputação. Eu disse que reputação é a coisa mais importante para conseguir links. Pois eu vou mais longe: a reputação é o maior patrimônio de uma pessoa ou uma empresa. Os links, os resultados e o sucesso vêm com reputação. E isso leva tempo.

7) Seja paciente, mas arrojado. Ter paciência é uma grande virtude e ajuda a fazer um bom planejamento. Mas, na dinâmica da Internet, não adianta se prender ao script. É preciso estar atento às oportunidades, medir os riscos de mudar e ser ousado. Mas nunca se esqueça daquele lugar aonde quer chegar.

8) Seja o melhor em alguma coisa. Uma das melhores frases que já ouvi foi “nunca conheci alguém que não fosse melhor do que eu em alguma coisa”. Portanto, todo mundo pode se esforçar para desenvolver ao máximo seu potencial e ser reconhecido por isso. Se as coisas não dão certo, não culpe o mundo, não diga que o SEO morreu. Assuma as responsabilidades, compreenda os fatos e parta para cima!

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