Search Quality Evaluator Guidelines em Português

Conheça as Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa, tradução livre e não-oficial do Search Quality Evaluator Guidelines

Capa do Search Quality Evaluator Guidelines

Sobre este documento

Este arquivo traz à língua portuguesa, pela primeira vez, o famoso Search Quality Evaluator Guidelines, documento do Google criado para avaliadores de qualidade externos que dão notas para páginas e, assim, ajudam os buscadores a gerar a melhor experiência de pesquisa.

Dia após dia, essas diretrizes estão ganhando popularidade e importância em uma web cada vez mais competitiva, cada vez mais inteligente e cada vez mais centrada na experiência do usuário, porque se verifica que a aplicação do conteúdo aqui presente reflete em melhoria de tráfego.

Sobre os avaliadores de qualidade, o Google declara: “Usamos as respostas dos avaliadores para considerar alterações, mas elas não afetam diretamente a forma como nossos resultados da pesquisa são classificados.” (Fonte)

O fato de não ser diretamente um fator de ranqueamento não diminui a importância destas diretrizes, afinal de contas esses avaliadores em certa medida estão atestando o que se esperava que o algoritmo encontrasse mecanicamente. Ou seja, são duas ferramentas absolutamente complementares.

As diretrizes são, sem dúvida alguma, um dos materiais mais ricos e mais importantes para estudar sobre SEO (Search Engine Optimization) pois, nelas, está contido tudo o que declaradamente o Google espera das páginas e sites na web.

Além disso, são um dos poucos documentos de fonte primária do Google ao qual você terá acesso e, nas diretrizes, estão contidas em forma de orientações extremamente práticas todas as grandes evoluções e revoluções de algoritmo vistas nos últimos tempos, principalmente o novo queridinho E-A-T (expertise, autoridade e confiabilidade, em tradução do inglês expertise, authority and trustworthiness), mencionado 136 vezes neste documento.

Tendo em vista a dificuldade que muitas pessoas têm de ler o material no original em inglês, nós da Conversion (www.conversion.com.br), agência especializada em SEO, tomamos a liberdade de traduzir e compartilhar com a comunidade brasileira, sem nenhuma alteração, sem nenhum acréscimo, bem como sem finalidade comercial.

Utilizamos como base dessa versão o arquivo contido em https://static.googleusercontent.com/media/guidelines.raterhub.com/pt-PT//searchqualityevaluatorguidelines.pdf, cuja última atualização datava de 9 de dezembro de 2019. A presente versão foi editada pela última vez 19 de maio de 2020 e versões futuras estarão disponíveis em:https://www.conversion.com.br/search-quality-evaluator-guidelines/.

Vale dizer que nenhum direito autoral deste material pertence à Conversion mas, ao contrário, pertence totalmente à Google LLC. E nós apenas compartilhamos com propósito educacional e com objetivo de de melhorar a experiência de busca e, assim, criarmos uma web e comunidade de marketing no Brasil melhor para todos.

Boa leitura!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento