Notion AI: a nova sensação da inteligência artificial

Diego Ivo
Diego Ivo

A plataforma de gestão de projetos agora conta com recursos de IA que podem ajudar desde a criação de tarefas até atividades de marketing

A plataforma de gestão de projetos Notion acaba de disponibilizar seus recursos de inteligência artificial para todos os usuários. A partir de agora, é possível utilizar a IA para gerar textos a partir do zero, resumir pontos-chave em notas existentes e gerar listas de tarefas, segundo um anúncio da empresa.

Embora a IA integrada no aplicativo possa escrever artigos do zero, a empresa a apresenta como um “parceiro de pensamento”. Em seu comunicado, a empresa afirma que um dos recursos mais utilizados pelos testadores alpha foi pedir que a IA melhorasse textos que haviam sido escritos. Por exemplo, é possível destacar um trecho de texto e pedir que o Notion o reescreva em um tom diferente, use linguagem mais simples ou simplesmente alongue ou encurte uma sentença.

A IA do Notion também é voltada para outras tarefas, como resumir artigos ou notas, gerar listas de tarefas com base em texto selecionado e fazer traduções.

Atualmente, é possível experimentar o Notion AI gratuitamente, com cada usuário de workspace recebendo 20 respostas gratuitas da IA. Segundo a empresa, essa promoção terminará em 5 de abril de 2023. Depois disso (ou depois de usar suas 20 respostas), custará US$ 8 por mês por membro do workspace faturado anualmente ou US$ 10 por mês por membro faturado mensalmente, para acesso ilimitado ao recurso.

A IA do Notion não é a única do mercado — outras empresas, como Microsoft, Raycast, Mem e Craft, também estão investindo em recursos de IA para seus aplicativos e serviços. A tendência é que cada vez mais apps e serviços incorporem recursos de IA em suas funcionalidades.

Notion AI e o ChatGPT

O Notion AI pode ser utilizado de diversas formas, desde atividades de tarefas até atividades de marketing. Alguns exemplos citados por usuários incluem análise de concorrência, SWOT, criação de arquitetura da informação, criação de pautas para blog, pesquisa de palavras-chave e otimização em massa de páginas.

Para aqueles que já utilizam o ChatGPT, a plataforma de IA, o Notion AI pode ser uma alternativa dentro de um ambiente que permite facilmente transformar tarefas em ação. A inteligência artificial do Notion é capaz de fazer praticamente tudo, desde ações ligadas a tarefas, como criar tarefas baseadas em um resumo, até atividades de marketing.

O Notion AI é uma evolução natural no mercado de ferramentas de produtividade e gestão de projetos, oferecendo novas possibilidades para aprimorar a eficiência e qualidade do trabalho.

Recursos de IA na gestão de projetos

Com a disponibilização dos recursos de IA, a Notion se posiciona como mais uma opção para quem busca aumentar a eficiência em gestão de projetos. A possibilidade de gerar listas de tarefas, resumir textos e até mesmo criar textos do zero pode ser um grande diferencial para quem procura agilidade e praticidade em suas atividades.

Além disso, o uso de IA pode trazer benefícios em outras áreas, como o marketing. Com a capacidade de gerar textos com base em informações prévias, é possível criar conteúdos mais assertivos e personalizados para cada público-alvo.

Limitações da IA

Embora as possibilidades sejam muitas, é importante lembrar que a IA ainda tem suas limitações. Como aponta a própria Notion, a IA pode gerar informações incorretas e até mesmo conteúdo prejudicial quando solicitada. É importante ter cautela e sempre revisar o trabalho gerado pela IA.

Além disso, a IA ainda não é capaz de substituir completamente o trabalho humano. Mesmo com a automação de algumas tarefas, o trabalho de seleção de informações e tomada de decisões ainda é fundamentalmente humano.

Conclusão

A disponibilização dos recursos de IA pela Notion é uma novidade que pode trazer grandes benefícios para quem busca aumentar a eficiência em gestão de projetos e outras atividades. É importante lembrar, no entanto, que a IA ainda tem suas limitações e deve ser utilizada com cautela. A tecnologia é uma grande aliada, mas não pode substituir completamente o trabalho humano.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.