SEO em Tempo Real: como otimizar termos imprevisíveis

Diego Ivo

Por ,
em

Em SEO, costumamos dizer que o planejamento é fundamental por se tratar de um trabalho de longo prazo.

Porém, há segmentos de mercado onde os volumes de busca podem variar bruscamente da noite para o dia.

Nesses casos precisaremos do que chamamos de SEO em Tempo Real ou Real Time SEO.

O que é SEO em Tempo Real?

SEO em Tempo Real é um conceito que criamos aqui na Conversion para nomear os segmentos de mercado onde o volume dos termos buscados ou as páginas de resultados são imprevisíveis ou altamente flutuantes.

Um bom exemplo para o SEO em Tempo Real são os portais de notícias. As buscas irão variar conforme acontecimentos e as otimizações devem seguir essa dinâmica.

Porém o SEO em Tempo Real não se limita a portais de notícia. Há diversos e-commerces e sites institucionais que precisam de ações em tempo real.

Quase sempre, porém, o SEO em Tempo Real está muito ligado à produção de conteúdo e os resultados costumam mudar porque novidades e informações podem chegar a qualquer momento.

Para funcionar bem, é preciso ter um processo muito específico entre cliente e agência; entre os diversos departamentos envolvidos.

Acreditamos que o conceito do SEO em Tempo Real tende a se expandir cada vez mais para outros segmentos, pois a competitividade pode fazer com que — de fato — de um dia para o outro o melhor resultado para certa busca mude completamente.

Como identificar quando é preciso de SEO em Tempo Real

Na verdade, será muito fácil de perceber. Há basicamente dois critérios para identificar:

Troca de posições: meu site sobe ou desce posições muitas vezes e dentro do mesmo dia, provavelmente por alguma otimização feita por concorrentes.

Picos de tráfego em páginas diferentes, motivados por fatos externos.

Atendendo a alguns desses dois critérios, muito provavelmente a implantação de algum processo de Real Time SEO será importante; no caso dos dois, indispensável.

Como trabalhar com Real Time SEO

Aqui, não há nenhuma regra, não existem fórmulas prontas e nem melhores práticas muito bem definidas.

Porém, é necessário ter as 3 etapas a seguir:

Inteligência: o responsável por esta etapa deve trazer a informação do que precisa ser otimizado mais rápido que qualquer concorrente – o Google Trends pode ajudar muito.

Conteudo: o responsável por esta etapa precisa produzir o conteúdo mais informativo, preferencialmente com dados exclusivos e que proporcione boa experiência ao consumidor.

Otimização Técnica: o responsável por esta etapa geralmente faz o “SEO Puro”, isto é, técnico, que permitirá aos mecanismos de busca a indexação e bom posicionamento das páginas. Ele também deve gerenciar a performance da página.

O futuro do SEO em Tempo Real. Ou: no futuro boa parte do SEO será em Tempo Real?

A cada dia que passa tem-se reduzido o tempo que uma página demora para rankear, apesar de a maioria dos resultados estar na primeira página há vários anos, segundo estudo da Ahrefs.

Porém, é mais e mais comum encontrar resultados novos em páginas bem concorridas, apesar de esses resultados se concentrarem mais a partir da segunda página.

Isso indica que no futuro, especialmente com o aumento das buscas por voz, em que a primeira posição (ou posição zero) poderá ser o único resultado a ser visto a competitividade será maior.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento