
Especialista
Diego Ivo
Fundador e CEO da Conversion
Entenda como SEO, marca, conteúdo e PR se conectam para conquistar presença nas respostas do ChatGPT, Gemini e outros ambientes de busca.
A busca está se distribuindo entre Google, assistentes de IA, redes sociais e marketplaces. Nesse cenário, medir apenas tráfego deixa parte do valor invisível: uma marca pode influenciar a decisão dentro da resposta, mesmo quando o usuário não visita o site naquele momento.
Diego Ivo explica por que GEO não substitui SEO. Os assistentes recorrem a mecanismos de busca e precisam encontrar conteúdo técnico, legível, profundo e organizado em blocos claros. A base continua incluindo rastreabilidade, arquitetura, autoridade e respostas que ofereçam contexto suficiente para serem compreendidas e citadas.
A diferença decisiva está na marca. Popularidade, menções, buscas pelo nome e associação consistente a atributos ajudam as IAs a entender quem a empresa é e em quais temas merece aparecer. Conteúdo proprietário e Digital PR ampliam esse repertório ao levar dados e narrativas para fontes externas confiáveis.
A gravação apresenta uma visão prática de mensuração que combina posição nas respostas, associação a atributos, autodeclaração de origem e participação de voz. O objetivo não é perseguir um único canal, mas orquestrar presença, reputação e conteúdo para a nova jornada de pesquisa.

Especialista
Diego Ivo
Fundador e CEO da Conversion