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Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
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Mapa de Calor: o que é, tipos e as melhores ferramentas gratuitas para acompanhar

Rafa Torres

20/12/2018
4 min de leitura

Usar Mapa de Calor par analisar a navegação do usuário no site é uma das melhores formas de obter ideias para otimizar otimização de conversão e experiência do usuário.

Com o mapa da calor é possível saber, por exemplo, qual seção da página gera a maior taxa de abandono. Também é possível obter ideias sobre onde adicionar novos CTA’s e por consequência aumentar a taxa de conversão.

Para ter ajudar com isso, neste post, produzido pelo time de marketing da Conversion, apresentaremos a definição de mapa de calor e como utilizá-lo para otimizar a performance de ações de marketing.

Além disso, apresentaremos ferramentas gratuitas para criação e análise de mapas de calor de sites.

Fique conosco nos próximos minutinhos e obtenha este conhecimento.

Se preferir, navegue pelos tópicos de conteúdos.

Tópicos de Conteúdos

  1. Definição: O que é Mapa de Calor?
  2. A importância de utilizar Mapa de Calor
  3. Tipos de Mapas de Calor
  4. Ferramentas gratuitas para Mapas de Calor

Definição: O que é Mapa de Calor?

No contexto de marketing digital, mapas de calor – ou heatmaps em inglês – são relatórios, com indicação de cores, sobre como os usuários navegam pelas páginas do site.

Os heatmaps foram criados por Cormac Kinney, na década de 90, simplesmente para transformar dados em informações visuais e oferece este serviço para empresas.

Com os mapas de calor, é possível coletar, por exemplo, as seguintes informações:

  • Onde os visitantes clicam
  • Onde passam o mouse
  • O tempo de permanência em cada seção da página
  • Qual seção do conteúdo gera maior interesse ou fomenta a o abandono da página

Com estas informações é possível criar ações inteligentes para otimização de conteúdo, adição de CTA’s ou redesign das páginas.

Você pode não conhecer a definição, mas, provavelmente já foi impactado por mapas de calor, visto que são muito utilizados para representar a previsão do tempo, por jornais televisivos.

A importância de utilizar Mapas de Calor

Os mapas de calor se fazem extremamente necessários para todos os sites cujo o visitante precisa tomar alguma ação, seja se tornar um lead ou efetuar uma compra.

Há algum tempo o Google já vem dando grande importância para experiência do usuário e levando isso em consideração para rankear sites.

Quando usar Mapas de Calor?

  1. Quando precisar de ideias para aumento de conversão;
  2. Para entender como os usuários navegam em cada página;
  3. Para descobrir qual seção da página está impulsionando a saída do usuário;
  4. Saber onde o usuário está clicando;
  5. Para saber como o usuário movimenta o mouse e gerar insights para novas seções com CTAs.

Portanto, se você possui uma loja virtual, blog ou um site para geração de leads, é muito importante que você comece a usar heatmaps para analisar a navegação do usuário e criar ações inteligentes com base nestes dados.

Tipos de Mapas de Calor

Hover Maps

São mapas de calor que mostram captura do movimento do mouse do usuário dentro do seu site.
É muito útil para gerar insights sobre onde colocar um call-to-action em seu site ou sobre como o usuário está consumindo o conteúdo.

Click Maps

São mapas de calor cujo o objetivo é indicar onde os usuários clicam em seu site.
Geram ótimos insights para melhorar a experiência do usuário no site.

Com esse tipo de heatmap é possível descobrir em quais áreas o usuário clica. Já vimos muitos casos onde boa parcela dos visitantes de blogs clicam em áreas que não possuem links.

Sabendo disso, você pode reformular a seção ou adicionar um link no local.

Scroll Maps

Se a taxa de rejeição das páginas do seu site é alta, o scroll maps será muito útil.
Com ele é possível descobrir em qual seção da página o usuário abandona o seu site.

Exemplo:
Você escreveu um conteúdo para o blog com 15 parágrafos, mas, com o tempo percebeu que a taxa de rejeição da página está alta.

O relatório de scroll map indicará o percentual de abandono em cada pixel da página.
Juntamente com o hover map, você poderá gerar insights sobre a qualidade do conteúdo e otimiza-lo.

Recordings maps

Muito útil para o e-commerce, os recordings maps são mapas de calor que funcionam de forma diferenciada.

Como o próprio nome sugere, o recording map é uma gravação da tela.
Com ele, você pode analisar como especificamente a navegação de cada visitante do site.

Ferramentas Gratuitas de Mapa de Calor

Aqui na Conversion, nós utilizamos ferramentas de mapa de calor todos os dias.

Confira os detalhes das 3 principais:

Hotjar

É uma das ferramentas de mapas de calor mais utilizadas no Brasil e Estados Unidos.

Principais funcionalidades:

  1. Click Heatmaps
  2. Recording Heatmaps
  3. Scroll Heatmaps
  4. Segmentação por dispositivo
  5. Funil de Conversão
  6. Acompanhamento de formulários
  7. Feedback Polls (Faça pesquisa com seus visitantes)

Tudo isso e muito mais. O Hotjar é uma das ferramentas mais completas.

Ela conta com um plano Freemium, onde você pode utilizar a versão gratuita limitada e fazer o upgrade facilmente para ter acesso a mais recursos.

Crazzy Egg

Também muito famosa no Brasil e Estados Unidos, o Crazzy Egg é uma ferramenta de mapas de calor muito robusta, assim como o Hotjar.

Principais funcionalidades:

  1. Click Map
  2. Heat Map
  3. Scroll Map
  4. Recording Maps
  5. Segmentação por regras e métricas
  6. Ferramenta para teste A/B

A possibilidade de fazer testes A/B dentro do Crazzy Egg é um dos grandes diferenciais.
Ele conta com um plano free por tempo limitado. Vale a pena testar!
IMGb01

Mouseflow

O MouseFlow possui mais de 125.000 clientes em todo o mundo.
Apesar de ser menos conhecido, é também uma ótima alternativa.

Principais funcionalidades:

  1. Click Heatmaps
  2. Recording Heatmaps
  3. Scroll Heatmaps
  4. Funil de Conversão
  5. Acompanhamento de formulários
  6. Feedback (Faça pesquisa com seus visitantes)

O Mouseflow também é uma ferramenta Freemium e conta com uma conta grátis limitada.

Smartlook

O Smartlook é uma das ferramentas de mapas de calor mais acessíveis desta lista.
Possui funcionalidades muito úteis e também é um ótima opção.

Principais funcionalidades:

  1. Click Heatmaps
  2. Hover maps
  3. Scroll Heatmaps
  4. Comparação entre visitantes novos e recorrentes
  5. Acompanhamento de formulários

Há um plano free muito robusto. É uma das melhores opções para quem está começando no mundo do marketing digital e quer começar a testar a eficiência de heatmaps.

Conclusão

Agora você sabe a definição, a importância e quais são as melhores ferramentas gratuitas para começar a trabalhar com mapas de calor.

Faça os testes e conte-nos os resultados.

Ainda não vá embora!
Se você está buscando ferramentas de mapas de calor, é porque possui um site com o objetivo de geração de leads ou vendas.

Para te ajudar com isso também, confira este outro post onde apresentamos 10 táticas para gerar leads qualificados para o comercial.

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Escrito por

Rafa Torres

SEO

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