SEO Internacional é um conjunto de técnicas de otimização voltadas para aumentar a visibilidade de um site em resultados de busca de diversos países, considerando fatores como idioma, cultura e região.
O SEO Internacional é a otimização estratégica de sites e conteúdos para garantir visibilidade em mecanismos de busca, como Google e Bing, de diferentes países e idiomas.
Assim, seu objetivo é posicionar a marca como relevante para públicos diversos, considerando desde diferenças linguísticas até preferências culturais e hábitos de consumo locais.
Diferente do SEO tradicional — que prioriza um único mercado —, o SEO Internacional exige um entendimento das particularidades de cada localidade. Afinal, a concorrência, as palavras-chave e a forma como os usuários pesquisam podem variar radicalmente de uma região para outra.
Essa abordagem não só abre portas para novos mercados, mas também:
- Fortalece relacionamentos com clientes globais, ao oferecer uma experiência adaptada às suas necessidades;
- Aumenta a autoridade da marca em segmentos internacionais;
- Melhora a experiência do usuário, mostrando que sua empresa respeita e compreende particularidades regionais.
Os principais pilares do SEO Internacional são:
- Idioma: tradução e adaptação cultural do conteúdo como expressões regionais;
- Localização: customização para hábitos e necessidades locais, como moeda, referências culturais;
- Técnica: configurações como domínios regionais (por exemplo: .com.br), tag hreflang (para indicar versões do site) e hospedagem em servidores locais.
Mas atenção: a estratégia vai muito além de “traduzir” páginas e conteúdos. Além dos aspectos técnicos essenciais, como a escolha da estrutura do site, você também deve levar em consideração pontos como:
- Seu público-alvo, concorrência e palavras-chave serão diferentes de uma região para outra;
- Qualificação da equipe de conteúdo, tanto para produção de textos quanto entendimento de SEO Técnico;
- Os aspectos culturais devem estar presentes no tom de voz e linguagem nas páginas internacionais;
- Evitar produção de textos com inteligência artificial para garantir a qualidade dos conteúdos locais.
Em 2025, o SEO Internacional não é sobre “aparecer” em vários países e regiões, mas sobre conectar a sua marca com outras culturas.
Quando investir na estratégia de SEO Internacional?
O SEO Internacional deixa de ser uma opção e se torna prioridade estratégica quando sua empresa identifica oportunidades reais de crescimento além das barreiras geográficas ou linguísticas. Mas como saber se é o momento certo?
Diferente de ações pontuais (como traduzir um site ou uma página), o SEO Internacional exige uma análise cuidadosa do mercado e da capacidade operacional da empresa.
Se você está em dúvida se faz sentido investir nessa estratégia, responder as perguntas abaixo pode ajudar:
- O seu site está recebendo tráfego orgânico de outros países ou solicitações de clientes estrangeiros?
- O seu produto ou serviço resolve um problema que existe em outros países?
- A empresa está preparada para adaptar não só o site, mas toda a experiência do cliente?
- Seus concorrentes diretos já atuam em mercados internacionais?
Caso a resposta tenha sido positiva para alguma das perguntas, talvez seja o momento do seu negócio avaliar investir numa estratégia de SEO Internacional.
Aqui na Conversion, identificamos o interesse de empresas estrangeiras em atuar no mercado brasileiro. Para capturar essa demanda, criamos um site em inglês com conteúdo adaptado às necessidades dessas contas internacionais, oferecendo atendimento personalizado.
Princípios básicos do SEO Internacional
Quer levar seu SEO para outros países? Não é só traduzir conteúdo e esperar pelos resultados. Você precisa entrar na cabeça do seu público internacional.
Veja como construir sua estratégia:
Defina seu público-alvo
Antes de começar a produzir conteúdo em outras línguas, entenda: será necessário mergulhar na cultura, forma de comunicação e os hábitos de consumo do seu público-alvo internacional.
Não adianta falar “ah, vamos começar a trabalhar na Alemanha” sem saber como os alemães pesquisam. Só assim você garante que as estratégias de SEO atendam às expectativas dos usuários e estejam alinhadas com seus valores e interesses.
Para entender seu público, você vai precisar mergulhar em:
- Cultura local: valores, tradições e contexto histórico;
- Padrões de comunicação: expressões idiomáticas, formalidade linguística e tom adequado;
- Hábitos de consumo: preferências de produtos, comportamentos de busca e expectativas do usuário.
Neste momento, o que pode te ajudar é usar o Google de outros países, Google Trends para verificar variações regionais ou sazonalidades, e entrar em fóruns locais (tipo Reddit) para ver como as pessoas falam dos seus produtos ou similares.
Um exemplo clássico é o cardápio do McDonalds. No Brasil, não temos opções vegetarianas — ao contrário da Índia, em que mais de 50% do cardápio é vegetariano. Viu como é importante conhecer seu público?
Analise a sua concorrência
Nós sempre recomendamos realizar uma análise da concorrência voltado para a estratégia do canal orgânico, e no cenário de internacionalização do seu negócio, este é um ótimo ponto de partida da sua estratégia.
Ao mapear os seus concorrentes locais, leve em consideração:
- A estratégia de conteúdo utilizada;
- Estrutura técnica do site;
- Avalie os pontos fracos, fortes e oportunidades de melhoria;
- Como usam links internos e externos.
Prepare tudo num documento que seja de fácil acesso, para garantir que as informações sejam revisitadas quando necessário.
Faça pesquisa de palavras-chave
Palavras-chave que funcionam em um idioma podem não trazer o mesmo resultado em outro. Mesmo em inglês! Inclusive, há muitas diferenças entre o inglês americano e o britânico, por exemplo.
Por isso, a escolha das palavras-chave deve ser de acordo com a região que o seu site quer ranquear.
Neste ponto, você pode configurar sua ferramenta de SEO para um país específico ou, se preferir não gastar com isso, utilizar as sugestões de busca do Google local.
Uma dica para usar o Google de uma região específica é alterar a região dos resultados nas Configurações:
Você também pode usar ferramentas de IA, como o ChatGPT, para ajudar a validar se as palavras-chave que você selecionou estão de acordo com a região.
Por fim, lembre-se que a escolha adequada das palavras-chave influencia diretamente no posicionamento do seu site e na atração de tráfego qualificado. Então, investir tempo nessa pesquisa aumenta as chances de criar conteúdos que gerem identificação com as dores do público-alvo internacional.
Escreva conteúdo útil e de qualidade
Publicar conteúdos de qualidade é a base de qualquer estratégia de SEO. Em um cenário internacional, isso significa produzir materiais que façam sentido para pessoas de diferentes culturas, prezando pela clareza e pelo respeito às variações linguísticas.
Sabemos que parece um pouco abstrato a ideia de criar um conteúdo “útil e de qualidade”, então vamos compartilhar perguntas que o próprio Google listou como importantes para entender se você está no caminho certo:
- Você tem um público-alvo que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a ele?
- Seu conteúdo demonstra expertise e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
- Seu site tem um propósito ou foco principal?
- Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
- Alguém lendo seu conteúdo terá a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?
- Você está levando em consideração as orientações para os Core Updates e Product Reviews Updates?
Se quiser saber mais, escrevemos um artigo sobre conteúdo útil que pode te ajudar!
Tenha um site mobile friendly
Segundo o Think With Google, mais de 90% das buscas acontecem em dispositivos móveis no Brasil. E isso não é nenhuma surpresa, considerando que celulares estão presentes diariamente na nossa rotina.
Em outros países, o cenário é similar. Garantir que seu site funcione nesses dispositivos é uma obrigação que, caso não seja seguida, pode custar caro aos seus resultados, principalmente numa estratégia de SEO Internacional.
Por isso, avalie pontos como:
- O design do seu site é responsivo e se adapta em diferentes dispositivos?
- A velocidade de carregamento é rápida mesmo usando 4G/5G?
- O conteúdo da página é facilmente escaneável em telas pequenas?
Construa uma estratégia de link building
A construção de links de qualidade de sites relevantes na sua estratégia de SEO Internacional aumenta a autoridade do seu domínio nos principais buscadores.
Na Conversion, acreditamos que o Digital PR seja a melhor estratégia de link building, pois seu objetivo é aumentar a visibilidade online de uma marca através da construção de relacionamentos com jornalistas e portais.
Um bom link building não apenas eleva sua credibilidade internacional, mas também ajuda na descoberta e indexação de páginas em novos mercados. Quando realizada de maneira estratégica, essa prática reforça a confiança do público e contribui para um crescimento sustentável de visitas orgânicas.
Acompanhe os resultados
A estratégia de SEO Internacional não acaba com a publicação dos conteúdos; muito pelo contrário, é necessário monitorar o desempenho de cada versão do site para garantir que os resultados estão chegando.
Neste cenário, métricas como posição nos resultados, taxa de cliques e comportamento do usuário podem te ajudar a identificar problemas ou oportunidades. Tudo vai depender dos resultados que você espera com a estratégia.
Para acompanhar os resultados, você pode:
- Criar segmentos geográficos no Google Analytics 4 para filtrar dados por país/região;
- Utilizar relatórios personalizados com dimensões como “país” + “página de destino” para avaliar as métricas de interesse em cada página;
- Combinar dados do Google Search Console com métricas de conversão do GA4.
Assim, ao manter um ciclo contínuo de análise e otimização, você assegura que seu site se adapte às mudanças de mercado e se mantenha competitivo em diferentes países.
Aspectos técnicos do SEO Internacional
Além da estratégia, ao fazer SEO Internacional é necessário prestar atenção em alguns pontos relacionados à parte técnica do site. Isso porque, como uma nova versão do site é criada, todo cuidado é pouco:
Estrutura do site
A forma como você organiza as versões internacionais do site impacta diretamente o rastreamento. Confira as opções:
Subdomínios
No caso do uso de subdomínios, vale lembrar que a equipe de TI precisará gerenciar múltiplos certificados HTTPS. Quanto mais subdomínios forem criados, maior será a demanda por recursos técnicos e financeiros para manter tudo atualizado e seguro.
- Prós: escalabilidade, facilita a identificação da versão do site pelo usuário e a posterior análise de resultados.
- Contras: custo elevado e é mais complicado fazer a gestão da parte técnica.
Subpastas
As subpastas, por outro lado, dependem da capacidade do seu CMS de oferecer flexibilidade e escalabilidade para publicar conteúdo em diferentes idiomas. Um ponto positivo é que basta um único arquivo robots.txt para o site inteiro, além de ser possível centralizar os sitemaps em um só local.
Tanto as subpastas quanto os subdomínios podem ser adicionados ao Google Search Console como propriedades no nível de domínio, o que facilita o monitoramento.
- Prós: custo reduzido, gestão do site unificada e a autoridade das páginas contribuem para o domínio principal.
- Contras: pode ter problemas de geolocalização e há risco maior de canibalização.
ccTLDs
Outra opção é apostar em ccTLDs (Country Code Top-Level Domains), ou seja, domínios específicos para cada país (.com.br, .de, .fr, etc.).
Desde que haja recursos, planejamento adequado e uma boa gestão de conteúdo, usar um ccTLD para cada região pode ser tão eficiente quanto outras abordagens.
No entanto, é importante ressaltar que a escolha de um ccTLD reflete apenas o local geográfico para o qual o site pretende direcionar conteúdo — não há restrição quanto ao idioma a ser utilizado ali.
- Prós: tem uma forte sinalização geográfica, as páginas de cada região são independentes e é possível fazer uma otimização de SEO local completa.
- Contras: é mais caro de manter, a gestão dos domínios é fragmentada e podem existir limitações legais na criação de sites de acordo com cada país (por exemplo, pode ser necessário algum registro específico, ou leis diferentes do Brasil, como o GDPR)
Parametrização das versões
Além da estrutura, é preciso comunicar claramente ao mecanismo de busca qual versão do conteúdo deve ser exibida.
Neste ponto, a boa prática é utilizar atributos como hreflang, que você verá mais detalhes abaixo. Mas indo além, definir parâmetros específicos para cada conjunto de URLs ajuda a manter a organização interna e as URLs amigáveis. Por exemplo:
- Página em Português do Brasil:
<link rel=”alternate” hreflang=”pt-BR” href=”https://site.com/pt-br/conteudo” />
- Página em Inglês dos Estados Unidos:
<link rel=”alternate” hreflang=”en-US” href=”https://site.com/en-us/conteudo” />
- Página em Espanhol da Espanha
<link rel=”alternate” hreflang=”es-ES” href=”https://site.com/es-es/conteudo” />
Com a parametrização das versões, você e sua equipe poderão aplicar configurações personalizadas para redirecionar o público para a versão certa do site, levando em conta fatores como idioma do navegador, IP de origem ou até preferências linguísticas selecionadas manualmente pelo usuário.
Rastreamento e análise
Depois de definir a estrutura e a parametrização, recomendamos que você coloque uma etapa para monitorar como o site se comporta em cada mercado no seu checklist de SEO Internacional.
Como primeiro passo, você deve configurar corretamente ferramentas de análise, como o Google Analytics 4, para mensurar o desempenho de cada seção do site nas diferentes localidades e idiomas:
- Subdomínios: será preciso configurar propriedades separadas no GA4 para cada subdomínio;
- Subpastas: você pode criar várias visualizações dentro de uma mesma propriedade no GA4. Basta filtrar as URLs com base em “página de destino” e “contém” para cada idioma, mantendo tudo em uma única interface.
- ccTLD: ao trabalhar com vários domínios distintos, a configuração de rastreamento no GA deve ser feita manualmente ou por meio do painel de administração. Este conteúdo do Google pode te ajudar nisso.
- Parâmetros: exigem configuração manual no GA4 para capturar dados. Além disso, parâmetros não são 100% rastreados, o que pode gerar lacunas nos relatórios.
O que levar em consideração para ter um site internacional
Investir em SEO Internacional requer planejamento estratégico para garantir que o site seja relevante, acessível e eficaz em diferentes mercados. Abaixo, os principais pontos a serem considerados:
1. Não esqueça do hreflang
Nossa principal recomendação para você que deseja construir uma estratégia de SEO Internacional é especificar o atributo hreflang.
Isso porque o uso correto do atributo hreflang é fundamental para indicar aos mecanismos de busca qual versão de conteúdo deve ser exibida para cada idioma ou região específica.
Imagine a situação: o seu site tem versões em português, inglês e espanhol. Quando o usuário fizer uma busca e abrir uma página do seu site, é este atributo que vai identificar qual idioma apresentar ao usuário, baseado na sua localização.
Outro ponto que vale destacar é que o atributo hreflang reduz problemas de duplicação e redirecionamentos incorretos numa estratégia de SEO Internacional. Não se esqueça dele!
2. A sazonalidade é diferente em cada país ou região
Nem todas as datas comemorativas são celebradas mundialmente na mesma época.
No Brasil, Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, o Dia das Mães acontece no segundo domingo de maio, mas na Argentina é no terceiro domingo de outubro, e na França pode cair no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho.
Um bom exemplo é o Dia das Mães que aconteceu na Alemanha, em 2022. A data comemorativa caiu no dia 8 de maio, e a palavra-chave mais pesquisada por quem desejava homenagear suas mães era “Blumen”, que significa “Flores” em alemão:
Neste ponto, ferramentas como Google Trends e SEMrush ajudam a identificar termos-chave locais e tendências de mercado, permitindo adaptar o conteúdo de forma precisa.
3. Preste atenção na cultura
Cada região do mundo tem particularidades que vão além de datas comemorativas, abrangendo aspectos como danças, gastronomia, moda e paisagens.
Essa riqueza cultural desperta a curiosidade de muitos viajantes em potencial, que buscam referências sobre hábitos e tradições antes de partir rumo a um novo destino.
Para marcas que desejam se conectar com essas pessoas, contar com uma presença digital adaptada à realidade de cada país é crucial.
Uma boa prática para ressaltar esses traços culturais é contar com uma equipe de autores locais, sendo cada um responsável por produzir conteúdo em sua língua nativa.
4. Escreva conteúdo localizado
Quando o volume de publicações cresce, pode ser tentador recorrer a ferramentas de tradução automática para agilizar processos.
Porém, é fundamental entender que criar conteúdo localizado vai além de simplesmente traduzir um texto de um idioma para outro: envolve adaptar expressões, referências culturais e até mesmo formatos de data e moeda.
Traduzir conteúdo literalmente não basta — é necessário ajustar expressões, formatos de data, moedas e até referências visuais para evitar mal-entendidos ou barreiras culturais.
Conforme já declarado por Matt Cutts, do Google, textos traduzidos de forma mecânica não oferecem a mesma qualidade de um conteúdo original. Além disso, com atualização voltada para conteúdos úteis, esse cuidado se torna ainda mais relevante.
O ideal é desenvolver novos artigos ou investir em revisores e tradutores especializados, garantindo que seu conteúdo mantenha consistência, relevância e um toque humano que faz toda a diferença para o usuário final.
O que não fazer na sua estratégia de SEO Internacional
Uma estratégia de SEO Internacional mal planejada pode comprometer sua autoridade, desperdiçar recursos e até danificar sua reputação. Por isso, nós não recomendamos:
Nunca compre links
Você pode se sentir atraído pelo baixo custo de aquisição de links em determinados países, como o Brasil, onde blogs de nicho cobram cerca de 60 ou 70 dólares por backlink, enquanto na Alemanha e na França esses valores partem de 300 euros.
No entanto, embora a diferença de preço pareça vantajosa, é importante considerar a qualidade e a segurança a longo prazo antes de investir em backlinks.
Conforme a Conversion destacou no eBook sobre SEO no Brasil, e vale reforçar neste artigo: em estratégias de SEO locais ou internacionais, não é recomendado práticas como troca de links, publicação de guest posts em larga escala ou compra direta de backlinks de blogs de nicho pré-existentes.
Essas táticas podem até trazer ganhos imediatos, mas são de curta duração e podem gerar penalizações sérias ao site, já que se tratam de black hat.
Um exemplo de crescimento exponencial no universo digital é o ChatGPT, que não precisou investir em técnicas arriscadas para ter resultados de tráfego orgânico.
Em apenas dois meses, a ferramenta de inteligência artificial ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários, atingindo esse número ainda mais rapidamente que o TikTok (9 meses), o Instagram (30 meses) ou o Spotify (55 meses).
Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o conteúdo sobre link building internacional.
Traduzir ou produzir conteúdo com inteligência artificial
Simplesmente traduzir conteúdo ou depender exclusivamente de ferramentas de IA para criar textos em outros idiomas é um erro grave e que pode comprometer a sua estratégia.
O motivo é simples: pode levar a falta de contexto cultural que resultem em expressões desconexas, termos inadequados e até mensagens ofensivas.
Além disso, os buscadores priorizam conteúdo que reflete a intenção de busca local. Um texto traduzido ao pé da letra pode ignorar variações regionais de palavras-chave, como “celular” no Brasil e “móvil” na Espanha.
Ignorar a implementação do hreflang
Como já reforçamos neste artigo, o atributo hreflang é muito importante numa estratégia de SEO Internacional, e a sua ausência pode confundir os mecanismos de busca.
Sem essa diretiva, o Google e outros buscadores podem exibir a versão errada do seu conteúdo para usuários de diferentes países, estragando a experiência de quem entra no seu site.
Supor que todo mundo usa o Google
Assumir que o Google domina todos os mercados é um equívoco. Na China, por exemplo, o Baidu lidera como mecanismo de busca mais utilizado, e o Bing vem em segundo lugar.
Até mesmo no Brasil existem pessoas que usam outros mecanismos de busca, como Bing, Yahoo e DuckDuckGo, e que devem ser consideradas dependendo da estratégia e do público-alvo que você deseja alcançar.
Porta de entrada para o crescimento da sua marca
Não é sobre traduzir textos ou replicar estratégias. SEO Internacional é sobre adaptação radical. Imagine abrir uma loja em Tóquio, mas escondê-la num beco sem placa. É isso que acontece quando você expande sem pensar em como seu público local realmente busca soluções.
Ao alinhar estratégias de palavras-chave com as necessidades e costumes locais, você pode construir mais autoridade para o seu site, atrair novos públicos e fortalecer a imagem da marca em múltiplos mercados.Assim, investir em SEO Internacional é um passo estratégico para empresas que buscam crescimento global, pois permite ganhar visibilidade onde realmente importa: no topo dos resultados de pesquisa de usuários de diferentes partes do mundo.