Guia Definitivo para SEO Internacional: melhores práticas em 2024

Diego Ivo
Diego Ivo

Vamos falar sobre SEO internacional. Garantimos, vai muito além do hreflang e do básico 😉

O que você está prestes a ler é o SEO internacional práticas recomendadas para sites que buscam alcançar altas classificações em mecanismos de pesquisa em países estrangeiros. Abordaremos um pouco o planejamento de conteúdo, a estrutura de equipe ideal para nutrir todas as instâncias de sites com conteúdo, como o rastreamento pode se beneficiar de como o site está estruturado (a mais do que antiga subpasta, subdomínio ou questão TCLD) e o a última parte tratará de itens puramente relacionados a SEO que você deve verificar continuamente para uma estratégia de SEO global vencedora.

vamos criar um cenário onde um já estabelecido Baseado nos EUA loja de presentes online quer entrar BrasilArgentinaAlemanha França. Para tal, esta loja tem de replicar a sua prateleira digital nestes países, bem como alargar o seu blog para promover ideias de presentes e captar o interesse do público pelos seus produtos.

Dica: Confira nosso novo relatório de E-commerce no Brasil: dados, market share, crescimento e principais estatísticas, com atualizações mensais

SEO técnico para sites de segmentação internacional: Sim, você adivinhou! Hreflang, você deve verificá-los

Quando feito corretamente, a implementação de propriedade do Google hreflang tags é uma maneira segura de indicar a relação entre URLs em relação ao seu próprio idioma e onde encontrar versões. Quando feito de maneira desleixada, pode levar a uma colcha de retalhos confusa de URLs com diferentes tipos de conteúdo. Embora o uso deles não seja de forma alguma um recurso decisivo para a classificação, ele ajuda o mecanismo de pesquisa a compreender no que sua empresa é boa e sobre o que são esses produtos. Também contribui para o seu orçamento de rastreamento, uma vez que esses links são seguidos – mais um motivo para acertar.

Explicar a alguém sem conhecimento de SEO a lógica por trás de uma tag hreflang pode ser complicado. Aprendemos com anos de experiência que uma das maneiras mais eficazes é definir essas tags como um diálogo entre URLs.

Dito isso, vale lembrar uma coisa: não se esqueça de definir a versão x-default do seu site. Será a única versão que deverá ser exibida em outros países, quando sua empresa não tiver sua página em chinês, por exemplo 

O que cada URL diz sobre si mesmo em relação ao seu idioma, deve ser confirmado por seus pares.

O fato de o Google ter depreciado a segmentação internacional em seu Search Console não significa que a importância de ter essas tags verificadas tenha diminuído de alguma forma.

Hreflang

É uma boa ideia alinhar os idiomas declarados em ambas as tags para SEO internacional. Portanto, sempre que possível, tenha as duas tags apontando para o mesmo idioma.

Exemplo: vamos supor que a página inicial deste site tenha seu conteúdo em inglês. É assim que ambas as tags devem ficar:

Link Building em países estrangeiros

Antes de iniciar o seu Construção de links internacionais campanha, sugerimos que você crie links cruzados entre as diferentes versões de seus sites. Ao fazer isso, você pode aumentar a taxa de rastreamento de seus URLs internacionais mais recentes. É bastante justo dizer que parte do pagerank que você obteve para seu site original (aquele que foi ao ar antes dos outros) pode se espalhar por outros domínios, subdomínios ou subpastas, onde seus URLs internacionais estão hospedados (mais em isso depois).

Como você pode ver, a Amazon cruza seus sites internacionais na Estratégia Internacional de SEO

Link building – uma perspectiva internacional

O Link Building com certeza fará parte da sua estratégia de SEO. O conteúdo de alta qualidade em seu blog em 5 idiomas facilitará as coisas. O que é importante levar em consideração é que:

Às vezes, um link ≠ link, vá para links locais para conteúdo local

Abstenha-se de concentrar as operações de link building nas mãos de apenas um parceiro. Os links norte-americanos não ajudarão o conteúdo na Argentina a ter um desempenho melhor. Links brasileiros podem ajudar URLs de fora de Portugal a se tornarem mais relevantes, mas o mesmo não pode ser dito sobre links portugueses ajudando conteúdo brasileiro.

Don’ts

Você pode ficar tentado pelo baixo custo dos links em alguns países como o Brasil, onde blogs de nicho oferecem links por apenas 60 ou 70 dólares americanos, enquanto na Alemanha e na França esses backlinks custam a partir de 300 euros.

Já mencionamos isso antes em nosso eBook sobre SEO no Brasil (baixe aqui), mas queremos repetir: em estratégias de SEO locais ou internacionais, não recomendamos nenhum dos seguintes modi operandi, quando se trata de aumentar seu portfólio de backlinks: troca de linksconvidado postagem ou o cru compra de links de blogs de nicho existentes – estes são de curta duração e, no final das contas, não é uma questão de se, mas quando o Google decidirá que já teve o suficiente e decidirá aumentar o nível:

O ChatGPT ganhou fama rapidamente, e não foi à toa. Em apenas dois meses, a plataforma de inteligência artificial já tinha alcançado mais de 100 milhões de usuários – um marco enorme que poucos outros serviços conseguiram atingir tão rápido. Isso significa que o ChatGPT expandiu sua base de usuários para esse marco muito mais rapidamente do que TikTok (9 meses), Instagram (30 meses) ou Spotify (55 meses).

Agora, a boa notícia sobre Link Building

As postagens do blog podem render bons backlinks devido ao seu conteúdo exótico, contando aos leitores sobre a cultura de países estrangeiros. O mesmo pode ser dito sobre os presentes mais populares para os feriados mencionados. Pode valer a pena resumir suas últimas postagens em comunicados de imprensa e enviando-os para seus meios de comunicação locais

Já que estamos falando de novidades, a sua empresa relatórios financeiros contêm dados que são de interesse para muitas organizações de notícias e são uma fruta fácil de colher, sempre pronta para ser colhida. 

Cuidado com press releases cansativos. Os editores de notícias são bombardeados com empresas que os procuram, ansiosas para ganhar uma menção e um link de sites de notícias de alto nível. Seu press release precisa chamar a atenção deles em uma fração de segundo – isso vai além de um título atraente, e é importante saber a diferença entre um título que atrai cliques para leitores e para editores de notícias – a diferença não poderia ser maior. 

Faça relações públicas baseadas em dados

Enquanto um título clicável para os leitores deve prometer uma experiência gratificante na forma de uma vantagem em seu campo de negócios ou uma informação enriquecedora, os títulos para editores de notícias devem ter uma expectativa de “por que seus leitores vão adorar isso” – você pode ver a diferença? Os dados falam muito para os editores a esse respeito, então relações públicas orientadas por dados é incrível para link building. Afinal, eles são mestres na arte de agrupar conjuntos de dados de forma que os leitores localizem o conteúdo que chama sua atenção, ao mesmo tempo em que fazem seus olhos brilharem.  

(URL) Considerações sobre infraestrutura

Subpasta, subdomínio ou ccTLD?

Quem nunca se deparou com essa pergunta antes? Embora não seja realmente razoável reclamar extensivamente sobre os potenciais benefícios de SEO desta ou daquela estrutura, é seguro dizer que as mesmas abordagens baseadas em domínio têm o potencial de aumentar a taxa de rastreamento do seu conteúdo e podem levar a uma distribuição mais equilibrada de autoridade em todos os URLs internacionais do seu site.

No que diz respeito ao subdomínio, tenha em conta que a gestão de vários certificados https ficará a cargo do departamento informático da sua empresa. Quanto mais subdomínios você tiver, mais essa tarefa terá que ser cuidada. Uma tarefa financeira e que consome mão de obra.

As subpastas exigirão que seu Sistema de gerenciamento de conteúdo ofereça suporte e a flexibilidade (adicione a isso a escalabilidade) necessária para fornecer conteúdo em diferentes subpastas. Vantagens das subpastas: é necessário apenas um arquivo robots-txt, os mapas do site podem ser armazenados no mesmo caminho para todas as versões de idioma. Assim como os subdomínios, as pastas podem ser adicionadas à sua conta do Google Search Console verificando a propriedade no nível do domínio – é realmente prático.

As possibilidades são vastas e alguns SEOs podem optar por baixar o ccTLD, também conhecido como domínio de nível superior do código do país caminho. Em TI, tudo é possível com tempo, recursos e planejamento necessários. Portanto, se esses aspectos forem atendidos, o gerenciamento de conteúdo por meio de sites de divisões ccTLD PODE ser tão fácil quanto qualquer uma das outras duas opções. O que é importante ter em mente é que os ccTLDs visam fornecer conteúdo para regiões geográficas e não não tem nada a dizer em que idioma o site é na verdade em. Nada estaria errado com ter um example.com.br – Brasilo domínio de nível superior do código do país é .com.br – e ter todo o seu conteúdo em francês. Do lado dos custos, você não receberá pagando o registrador de domínios por esses domínios.  

Espere, que tal usar parâmetros para versões de idiomas diferentes? 

Certamente muitos de vocês estão perguntando isso. Bem, isso pode ser feito. De uma perspectiva de SEO, é menos fácil de gerenciar. Exige uma estrutura de mapa do site completamente diferente, boa sorte para que as migalhas de pão funcionem corretamente e os parâmetros não são realmente amigáveis. Com o Google retirando o recurso de exclusão/inclusão de parâmetros de URL, você terá que esperar pela boa vontade do mecanismo de pesquisa em indexar esses URLs.

As soluções alternativas provavelmente exigiriam a configuração de URLs amigáveis ​​para SEO com canônicos apontando das versões de parâmetro para a árvore “otimizada”.

Vimos isso funcionar, mas uma vez configuradas, essas estruturas exigem um nível de conhecimento de ciência de foguetes para serem convertidas em um tipo de site mais moderno e menos propenso a travar e queimar. Em outras palavras, este é um Solução de SEO para Síndrome de Estocolmo.

Rastreamento e análise

Agora que você tem seu site bem estruturado, autores no lugar, o gerente de conteúdo global está dando o pontapé inicial, os SEOs estão colocando toneladas de medidas de otimização onpage e offpage e tudo o que você precisa fazer agora é conquistar o mundo, certo? Bem, tipo isso. Com que facilidade você conseguiu medir o sucesso do seu site? Como está o rastreamento, como os usuários estão se comportando em seu site? Vamos dar uma olhada em como configurar o Google Analytics para uma variedade de páginas da web em diferentes idiomas.

Subdomínios e subpastas

Segmentar sua propriedade GA em diferentes visualizações, no caso de subpastas, e propriedades para subdomínios estão entre as soluções mais populares ao usar o mesmo domínio.

No caso de subpastas, a criação de várias visualizações economizará muito tempo filtrando URLs por “página de destino” e “contém”. Ele também fornece ao usuário uma visão geral de todo o cenário de conteúdo na mesma interface GA.

Os subdomínios sendo a outra opção de escolha para muitos profissionais de GA exigem a configuração de várias propriedades. Nesse caso, alternar entre propriedades é algo com o qual você terá que lidar.

Falaremos sobre ccTLD daqui a pouco, mas tanto os ccTLDs quanto os subdomínios podem ser visualizados com a implantação de duas tags GA: uma para a propriedade e uma global. Embora facilite a análise, pode incorrer em um aumento na velocidade de carregamento devido à presença de vários scripts. 

ccTLD

Para rastrear efetivamente os usuários em vários domínios, você terá que configurar isso por meio do painel de administração ou manualmente. Instruções completas sobre como fazer isso podem ser encontradas plítica de privacidade .

parâmetros

A criação de visualizações para suas URLs por parâmetros exigirá um conhecimento avançado em GA, além da implantação de JS personalizado. Adicione a isso que os parâmetros são sensíveis ao rastreamento e podem não ser coletados todas as vezes, resultando em perda de dados.  

Dica: Confira nosso Guia de Testes de SEO – Como realizar experimentos científicos que geram mais tráfego e vendas

Conteúdo (👑) a nível internacional

A equipe editorial

Em um mundo ideal, você teria recursos e mão de obra para gerenciar uma redação semelhante ao NYT, mas, convenhamos, não é o caso.

A equipe de conteúdo de uma empresa nos países que estabelecemos acima seria composta por um Global Content Manager, cuja responsabilidade seria a configuração das plataformas lógicas e o desenvolvimento de um roteiro de conteúdo, onde os assuntos da lista branca e negra são definidos. Também caberia a este Global Content Manager, juntamente com o departamento de SEO, definir uma estratégia de palavras-chave (que pode ser baseada em margens) e estabelecer um mecanismo de controle para garantir a entrega de conteúdo no prazo.

A partir daí, é importante definir a frequência com que sua empresa deseja enviar conteúdo.

Então, agora que você tem o Gerente de Conteúdo Global, faça com que essa pessoa contrate o restante dos autores – nada supera os autores locais, pessoas que vivem nos países cujo público você deseja alcançar.

Férias são sempre legais 

Um plano de conteúdo de SEO internacional para esse setor em particular apresenta alguns desafios peculiares. Embora ambos os feriados, Dia dos Pais e Dia das Mães, sejam internacionalmente conhecidos e comemorados em muitos países, as datas variam, sendo em um dia fixo do mês em alguns países e em outro dia estabelecido em outros. Em algumas nações, esta data é comemorada em um determinado fim de semana de um determinado mês.

Para ilustrar, vamos dar uma olhada nas datas em que o dia dos pais é comemorado nesses países:

Nos EUA, Argentina e França, o terceiro domingo de junho marca esta data, enquanto no Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto. Na Alemanha, no entanto, este dia cai no mesmo dia da Ascensão, também conhecida como Quinta-feira Santa, um feriado cristão.

Não convencido? Experimente erguer um copo para homenagear o Dia das Mães no segundo domingo de maio, que é quando americanos, brasileiros e alemães comemoram esta data. Na Argentina, o dia de comemorar é o terceiro domingo de outubro – quase seis meses depois. O último domingo de maio ou o primeiro domingo de junho marcam este feriado na França. Você já deve ter entendido a essência.

Sendo uma loja de presentes, estas férias são daquelas a que tem de estar atento. É quando o volume de buscas por Flores dispara, certo?

Na Alemanha, o Dia das Mães de 2022 caiu em 8 de maio (a palavra-chave é “Blumen”, que significa flores em alemão):

Sugerimos deixar os conteúdos específicos das festas de fim de ano nas mãos dos gestores de conteúdo do país onde está localizada a sede da empresa (neste caso, nos EUA) e definir uma linguagem comum na qual autores de outros países apresentem suas O inglês, por ser bem conhecido, serve muito bem a esse propósito. A partir daí, cabe aos autores locais traduzir os posts para sua língua nativa.

Resumindo, não há nada de errado em localizar sua postagem de blog de alta qualidade sobre quais flores comprar para sua mãe (falaremos sobre automatizar a produção de conteúdo mais adiante), mas lembre-se de que as datas de publicação variam, de acordo com o país.

Cultura – outro sucesso 

Do ponto de vista do leitor, culturas estrangeiras são um ótimo assunto. Muitas pessoas têm planos de visitar outros países e essa inspiração vem dos hábitos culturais desses lugares. As danças, a gastronomia, a moda e a paisagem são o que impulsionam a maioria dos turistas a seguir viagem pelo globo.

Ter presença digital em outros países facilita a tarefa de desenhar particularidades dessas culturas e pode ajudar seu blog no enriquecimento cultural, agregando conhecimento e despertando curiosidade em seus leitores.

Para obter o máximo dos aspectos culturais do conteúdo, seria uma boa abordagem ter autores locais, cada um produzindo uma postagem por semana, se sua estratégia de conteúdo exigir a publicação diária de novos conteúdos. A saída gerada por cada gerenciador de conteúdo (autor) seria uma peça em sua língua nativa e a mesma traduzida para o inglês. Seus colegas em outros países localizariam esse post.

Para conseguir um plano de conteúdo tão rico, é importante pensar em…

Localização de conteúdo

Publicar cinco postagens por dia de trabalho não é pouca coisa, e pode-se sentir tentado a usar soluções de tradução baseadas na web para contornar o trabalho de traduzir manualmente os artigos – sugerimos que não faça isso. Conforme declarado por Matt Cutts há muitos anos, o conteúdo traduzido por máquina não é igual ao conteúdo original aos oalhos dos mecanismos de pesquisa. Adicione isso à atualização de conteúdo útil lançada recentemente e tire suas próprias conclusões.

Pesquisa de palavras-chave de SEO internacional

Há uma série de fatores a serem considerados ao fazer pesquisa de palavras-chave de SEO internacional, incluindo o país ou região que você está segmentando, o idioma do seu site e o tipo de palavras-chave que você está segmentando. Depois de identificar os países ou regiões que deseja segmentar, você pode começar a pesquisar as melhores palavras-chave para segmentar.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para pesquisa de palavras-chave de SEO internacional, incluindo o planejador de palavras-chave do Google AdWords, o planejador de palavras-chave do Bing Ads e o spyFu. Outra grande ideia é ter um suporte local para características culturais particulares.

Depois de identificar as palavras-chave que deseja segmentar, você pode começar a otimizar seu site para essas palavras-chave.

Conclusão

Queremos agradecer pelo seu tempo lendo este novo guia internacional de SEO. As dicas e sugestões que reunimos neste documento são resultado de mais de uma década de suporte a clientes internacionais com departamentos internos de SEO em sua abordagem aos mercados estrangeiros. No entanto, é apenas um vislumbre do conhecimento que podemos oferecer a você. Acabamos de revelar a ponta do iceberg.

Nossos especialistas técnicos em SEO testaram exaustivamente todas as técnicas, enquanto nossos gerentes de conteúdo contam com anos de experiência em agências e clientes. As oportunidades são enormes e o mercado em muitos países pode ser visto como um grande oceano azul.

Parece um convite? Isso é! Com os parceiros certos, a energia necessária para colocar os pés com sucesso nos países que sua organização está almejando pode ser otimizada, deixando seus departamentos comerciais e seus SEOs planejando o roteiro com tranquilidade.

Caso sua empresa esteja planejando expandir seus negócios além de seus mercados locais, teremos o maior prazer em ajudá-lo nesta emocionante jornada.

Entre em contato conosco hoje!

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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