Usando tag heading (H1, H2, H3, H4, etc) em SEO

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Tag heading (h1,h2, etc) em SEOO SEO excelente, como já falamos muitas vezes, é feito quando um site é ótimo para as pessoas e ao mesmo tempo é ótimo para os robôs dos buscadores. Alcançar esse ponto de equilíbrio é o que distingue quem faz bem SEO de quem apenas repete algumas técnicas.

Vamos falar sobre um dos pontos que facilitam a leitura tanto das pessoas quanto dos robôs: a tag heading ou os títulos e subtítulos do conteúdo de uma página.

Heading e a experiência de navegação e leitura

O Google privilegia cada vez mais a experiência de navegação do usuário, porque isso é garantia de que a pessoa vai continuar usando o Google e possivelmente vai usar cada vez mais produtos da empresa.

Um dos elementos básicos da experiência de navegação é a organização da página do site. Uma página bem organizada, dividida em partes usando título e subtítulo torna a leitura mais agradável para qualquer pessoa que vai acessá-la.

Ao organizar bem o conteúdo de uma página, você estará já concluindo uma parte importante do trabalho de SEO.

Destacando o que importa na página

Toda página tem um objetivo, como divulgar um conteúdo, obter dados cadastrais, vender um produto, etc. É fundamental então destacar o que há de mais importante nas páginas, que pode ser resumido em palavras-chave e utilizá-las de modo natural na página, sem ficar repetindo a mesma palavra-chave várias vezes, o que seria prática não recomendada de keyword stuffing.

Você pode fazer as seguintes perguntas:

1 – Qual é a ideia principal dessa página?

2 – Quais elementos forma essa ideia principal?

3 – Esses elementos podem ser divididos em outros elementos para facilitar o entendimento das pessoas?

4 – Em qual ordem vou apresentar esses elementos para o meu visitante?

 

Usando H1, H2, H3, etc corretamente em SEO

Ao responder as quatro perguntas anteriores corretamente você obtém um texto organizado e os itens que serão utilizados no cabeçalho/título do conteúdo e nas partes da página. Então você usa

1 – H1 com a palavra-chave da ideia principal

2 – H2 com as palavras-chave dos elementos da ideia principal

3 – H3 para dividir os elementos ainda mais e facilitado o entendimento e visualização das pessoas e dos robôs.

4 – Cria uma estrutura da informação coerente

Vamos a um exemplo de página otimizada de venda de iPhone 4S:

<h1> iPhone 4S 8GB Branco Desbloqueado TIM</h1>

 

<h2>Vantagens iPhone 4S sobre outros celulares e smartphones</h2>

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<h3>Aplicativos para iPhone 4S</h3>

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<h3>Câmera de 5MP</h3>

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<h2>As novidades do sistema operacional iOS 5</h2>

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A tag heading é divida em H1, H2, H3, H4, H5, H6, sendo H1 o mais importante e H6 menos importante, porém mais relevante que um simples parágrafo do texto. A hierarquia da tag heading (cabeçalho) é semelhante a divisão feita em manuais e trabalhos acadêmicos, então você pode pensar na equivalência:

1. – H1

1.1 – H2

1.2 – H2

1.2.1 – H3

1.2.2 – H3

1.3 – H2

Esclarecendo dúvidas sobre h1, h2 e heading

O uso de H1 na imagem do logo e outra imagem não acrescenta valor para SEO, uma vez que H1 se refere a texto. Para imagem tem as tags <title> e <alt> que não são utilizadas corretamente por muitas pessoas. Leia o post de Otimização de Imagens.

A ordem de H1 até H6 não pode ser misturada é o que algumas pessoas falam, porém desde que haja uma coerência interna isso não vai atrapalhar a semântica web da página. É necessário a página só tenha um H1, mas os outros podem ser repetidos, mas desde que não pule de H2 para H6 e volta H4, criando algo confuso.

Você pode utilizar H2 ou H3 para elementos fixos da sua página como menu ou o footer, desde que esteja coerente com as palavras próximas.

Em resumo com a boa organização da sua página os leitores e os robôs interpretam mais facilmente as informações mais importantes da página, o que contribui muito para alcançar as primeiras posições nos buscadores.

Até a próxima!

 

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