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Pesquisa de palavras-chave: o guia definitivo

18/06/2020
17 min de leitura

A pesquisa de palavras-chave é o coração do seu conteúdo. É por meio da correta seleção de palavras-chave que o seu conteúdo será encontrado nos mecanismos de busca e conseguirá se engajar com o seu leitor.

Neste guia, você aprenderá um passo a passo para realizar sua pesquisa de palavras-chave de forma eficiente.

Listamos as principais ferramentas para você utilizar durante esse processo e até mesmo analisar quais são as palavras-chave utilizadas por seus concorrentes.

E, por último, listamos diversas estratégias, a fim de que você melhore a posição do seu site no Google.

1. Palavras-chave: conceitos básicos

Nesta primeira seção, você aprenderá, de um modo descomplicado, sobre os conceitos básicos de uma pesquisa de palavra-chave, bem como a sua operação, tipo de navegação, desenvolvimento, aplicabilidade, volume de busca e tudo o que você precisa saber para escolher as melhores palavras-chave.

O que é uma palavra-chave?

Palavras-chave são os termos digitados pelos usuários em mecanismos de busca, como, por exemplo, o Google, com o intuito de encontrar algum tipo de informação.

Então, antes de começar a otimização de seu site, a pesquisa de palavras-chave deve ser feita e deve estar diretamente atrelada ao conteúdo pelo qual seu usuário procura.

Sendo assim, as palavras-chave são o coração de sua otimização e, dessa forma, são responsáveis por posicionar sua empresa, produto ou serviço na internet.

Persona

A pesquisa de palavra-chave tem como função possibilitar mútuas soluções, tanto para o consumidor quanto para o seu negócio, afinal, com o seu auxílio, é possível definir as palavras-chave que possuem um bom volume de buscas e que atraem um público qualificado.

Mas, para isso, é fundamental que você elabore suas personas.

Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente. A persona se baseia em características reais dos seus clientes para que você possa utilizá-la como guia durante a criação de seus conteúdos.

Agora que você já sabe o que é uma palavra-chave, chegou o momento de aprender como funciona.

O processo pode ser dividido em algumas etapas:

  1. Persona: defina sua persona;
  2. Tema: com base na persona, escolha o tema principal que será abordado, por exemplo: curso de marketing digital;
  3. Análise e seleção: estude as ideias de palavras-chave e selecione as melhores (veremos como fazer isso mais adiante).

A partir disso, será possível entender como encontrar uma palavra-chave, bem como analisar suas características e selecionar as melhores para sua estratégia de marketing digital.

Tipos de busca

O processo de análise das palavras-chave deve começar pelo entendimento da busca que está sendo realizada pela persona, pois isso irá direcionar o formato mais adequado de conteúdo.

Temos dois principais tipos de busca:

  • Informacional;
  • Transacional;

Busca informacional

Busca informacional é aquela na qual o usuário procura por uma informação sobre determinado assunto.

Por meio da pesquisa de palavra-chave, os mecanismos de busca irão trazer, como resultado, páginas que apresentam informações sobre a palavra-chave digitada, isto é, ao pesquisar o que é SEO, por exemplo, você irá se deparar com páginas que explicam detalhadamente sobre o tema.

Busca Transacional

Busca transacional é aquela em que o usuário já está decidido a realizar uma transação, ou seja, tem o intuito de fazer uma compra.

Esse tipo de busca tem esse nome pelo desejo do usuário, que, geralmente, encontra-se em uma etapa avançada (do meio para o final) no funil de vendas, de realizar uma transação, isto é, comprar um produto ou adquirir um serviço.

Por exemplo, se temos um usuário que abre a página de um site de pesquisa, como o Google, e, na barra de pesquisa, procura por comprar geladeira frost free, a tendência é que ele já esteja em busca de adquirir esse eletrodoméstico, logo, essa se configura como uma busca transacional, o que leva a um resultado que apresentará páginas de produtos relacionados à pesquisa.

Long tail, middle tail e head keyword

As palavras-chave podem ser classificadas em três grupos: long tail, middle tail, head keyword.

Long tail

Long tail, também denominada “cauda longa” em português, é uma palavra-chave composta por três ou mais palavras, formando uma frase que também pode ser encontrada nas pesquisas.

Por exemplo, se um cliente está à procura de um serviço de marketing, mas deseja ser mais específico ou encontrar uma empresa qualificada para a ação, ele pode pesquisar por agência de marketing digital no centro de sp, em vez de apenas marketing ou marketing digital.

Middle tail

Middle tail, ou seja, o meio da cauda, são as palavras-chave compostas por duas ou três palavras.

Seguindo o exemplo utilizado no tópico anterior, a pesquisa agência de marketing é uma palavra-chave middle tail.

Head keyword

Ao contrário dos tipos de palavras-chave descritos acima, a head keyword é constituída de uma palavra que abrange o assunto de forma genérica.

Sendo assim, é possível sintetizar toda a sua pesquisa a partir de uma simples palavra, como marketing, por exemplo.

Volume de busca

Para escolher a palavra-chave ideal, visando melhorar seu desempenho nas pesquisas, é fundamental que você mensure o volume de busca.

Ele é caracterizado pela média mensal da quantidade de buscas pela palavra-chave, ou seja, se o total de pesquisas por um determinado assunto for maior do que outro semelhante, a melhor alternativa tende ser utilizar o termo com maior volume de buscas.

Mesmo os termos com baixo volume de busca podem ser relevantes se gerarem uma boa taxa de conversão, ou seja, se trouxerem poucos visitantes, mas forem qualificados para realizar uma conversão.

Termos head keyword tendem a ter um volume de busca maior, porém atraem um público menos preparado para realizar a conversão em comparação aos termos long tail, que possuem um volume de busca menor, porém com público mais próximo do momento da conversão.

Aplicabilidade

Assumindo que o seu site ou blog precisa aumentar a taxa de conversão, a melhor solução está no uso de palavras-chave que aparecerão nas pesquisas pelos principais buscadores.

Portanto, há uma série de fatores, que devem ser elaborados, para que o seu conteúdo chegue ao público indicado.

1. Desenvolvimento do conteúdo

Em primeiro lugar, um bom conteúdo é composto de informações essenciais pelas quais o usuário está procurando nos motores de busca.

Então, crie um conteúdo de forma objetiva, respondendo diretamente ao que o usuário possa estar buscando em relação à palavra-chave.

O conteúdo é o principal responsável por atrair um determinado segmento, além de aumentar a relevância sobre um assunto, produto ou serviço específico.

Contudo, devemos ter em mente que não só a informação do conteúdo é importante, mas também a estrutura.

É preciso manter o texto agradável para a leitura, com uma formatação adequada, evitando a criação de parágrafos muito extensos, que podem tornar a leitura cansativa e, consequentemente, repelir muitos usuários.

2. Arquitetura da Informação

Não basta criar um ótimo conteúdo se ele não for exposto de maneira clara e objetiva, separado por tópicos e relevância, fazendo toda a diferença para a otimização da experiência do usuário.

Em sua interface, um site ou blog deve priorizar a arquitetura informacional, de modo que a busca por um tema seja mais simples e rápida.

Sendo assim, a categorização do conteúdo permite uma ampla visualização dos tópicos, fazendo com que o usuário tire suas dúvidas com mais agilidade.

Como dizia Aldous Huxley: “Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe”. Portanto, vá em busca de novas informações e ponha em prática todo o seu aprendizado.

2. Como encontrar ideias de palavras-chave

Nesta seção, você vai encontrar algumas sugestões de como encontrar palavras-chave, seja por meio de ferramentas, análise da concorrência, brainstorm com especialistas, entre outras maneiras.

Sugestões da caixa de busca do Google

Ao digitar uma busca no Google, é muito comum surgirem outras opções de termos de busca mais específicos.

Por exemplo, ao digitar escola de da…, ele pode completar com escola de dança ou escola de dança em São Paulo.

Esses termos são relevantes, pois são as palavras-chave mais utilizadas para essa busca que você acabou de digitar, logo, é um grande indicativo de que existe forte interesse de seu público-alvo para obter as respostas dessas pesquisas.

Análise de títulos de concorrentes

Uma alternativa muito útil para selecionar as melhores ideias de palavras-chave é a análise de títulos da concorrência.

Embora existam muitas ferramentas que possam ajudar na seleção das palavras-chave, pesquisar sobre as estratégias dos concorrentes também garante um bom resultado.

Analise os principais títulos da sua área para se inspirar a partir da procura de dados sobre uma determinada palavra-chave.

Brainstorm

O brainstorm pode ser dividido em três etapas: chuva de ideias, seleção e definição.

Na chuva de ideias, todos da equipe podem sugerir possíveis termos que o público-alvo possa utilizar nas buscas para chegar ao seu site ou loja virtual. Anote tudo! Não é o momento de descartar nada.

Chegando na etapa de seleção, é preciso adotar alguns critérios para selecionar as ideias que são válidas, por exemplo, volume de buscas, taxa de conversão, etc.

Já na etapa de definição, é preciso definir as prioridades e, também, qual será o plano de ação para cada termo dentro da estratégia de marketing digital.

Site:

O comando site: pode ser acessado na caixa de busca do Google, digitando o seguinte exemplo: site:enderecodosite.com.br, que irá apresentar apenas resultados de um determinado domínio de sua escolha. Confira, a seguir, um exemplo:

Comando site:

Print de um exemplo do uso do comando site:

Mas, se você deseja filtrar ainda mais a sua pesquisa, é possível utilizar vários comandos por vez, que segmentam sua pesquisa para uma página específica.

Por exemplo, para filtrar sua busca, você pode utilizar o comando inurl: após o comando site:, a fim de buscar um termo específico nas URLs do site que você escolheu.

Se utilizarmos inurl:dicas, todas as URLs que possuem a palavra “dicas” serão listadas no resultado da busca.

Caso você queira procurar por uma palavra no conteúdo, utilize o comando intext:, por exemplo: intext:marketing.

Você também pode segmentar ainda mais sua busca, procurando a ocorrência de um termo no título da página. Para isso, utilize o comando intitle:, por exemplo: intitle:vendas.

Após realizar todos os filtros desejados, você poderá analisar quais palavras-chave e temas fazem sentido para ser agregados à sua estratégia de marketing digital.

Analisar H1

As heading tags são utilizadas para definir a estrutura de uma página, ou seja, são como os cabeçalhos de um documento.

Nessa hierarquia, o H1 tem a posição mais alta, representando o assunto principal da página.

Recomenda-se que uma página não tenha mais de um H1.

Como o H1 de um conteúdo determina o tópico mais importante, que contém maior destaque na página, ele é tão importante quanto o título nos resultados de pesquisa, pois ele é o mais evidente da página.

Por este motivo, é fundamental analisar as tags H1 de sites relevantes do nosso setor ou até mesmo dos nossos concorrentes, pois é uma fonte riquíssima de ideias de palavras-chave.

Analisar H2

Bem como pesquisar uma palavra-chave na tag H1 de uma página, a tag H2 também possui sua importância.

Seguindo a hierarquia dos cabeçalhos, o conteúdo presente nas tags H2 representa tópicos secundários, ou seja, permite a visualização sobre temas relacionados ao título.

Um usuário ou, até mesmo, uma empresa em busca de ideias de palavras-chave pode analisar melhor os termos quando divididos em H1 e H2, de modo que a leitura seja mais dinâmica.

Também, é possível utilizar outros níveis de tags, como H3, H4, H5 e H6, como fonte de consulta.

YouTube: temas mais buscados

A plataforma de vídeos também sugere, em suas pesquisas, os termos mais buscados, seja sobre um tutorial, documentário, videoaula ou qualquer que seja o segmento.

Dessa maneira, se você está em busca de uma palavra-chave que seja compatível com seu produto ou serviço, uma boa opção é pesquisá-la no YouTube e analisar suas possibilidades.

Einstein defendeu que “O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir”. Questione-se sempre!

3. Ferramentas

As ferramentas de otimização e pesquisa de palavra-chave são grandes facilitadoras para a busca de palavras-chave. Nesta seção, serão indicadas as mais conhecidas do mercado.

Google Keyword Planner

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner, ou KW Planner, tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de novas campanhas de pesquisa no Google Ads, mas também pode ser utilizado para as estratégias de SEO.

A ferramenta atua na escolha da palavra-chave em cada grupo de anúncio, o que permite avaliar o comportamento dos usuários em cada keyword.

plano-de-palavras-chave

Por meio do Google Keyword Planner, podemos ver informações sobre o volume de busca, CPC (custo por clique) médio, entre outras informações que podem auxiliar a escolha da palavra-chave. Esta ferramenta, além disso, sugere novas opções de termos a serem trabalhados.

Keyword Tool

keyword-tool

A ferramenta Keyword Tool (keywordtool.io) disponibiliza a lista completa de termos relacionados aos seus produtos e serviços, de acordo com as sugestões de pesquisa dos buscadores.

Ou seja, você pode encontrar sugestões do autocompletar do Google, Bing, YouTube, entre outros buscadores.

Esta ferramenta realiza a geração de, aproximadamente, 750 sugestões por palavra-chave pesquisada, em mais de 80 idiomas.

SEMrush

semrush

Uma das ferramentas mais úteis para o rastreamento de palavras-chave é o SEMrush.

Por meio da análise de um domínio, é possível identificar quais são as palavras-chave que o site posiciona nos resultados orgânicos, para quais termos existem anúncios e, além disso, é possível identificar diversos concorrentes, tanto nos resultados orgânicos quanto nos pagos.

Answer The Public

answer-the-public

Por meio de uma rápida busca sobre um determinado termo, você recebe as principais pesquisas de palavras-chave no Answer The Public.

Um site gratuito, que permite ao usuário acessar as keywords mais buscadas em relação ao assunto escolhido, sendo divididas por perguntas: o quê, como e onde; ou preposições: ou, com e para.

A ferramenta utiliza o Google Suggest para gerar seus relatórios, ou seja, as sugestões de pesquisa do Google.

O Answer The Public apresenta as principais perguntas feitas pelos usuários, sendo uma fonte riquíssima para ser trabalhada em seu website.

Ubersuggest

ubersuggest

A ferramenta Ubersuggest permite consultar, de forma rápida, o volume de busca de uma determinada palavra-chave, além de disponibilizar outras variações da palavra-chave, facilitando bastante a expansão da lista de palavras-chave.

Também, é possível ter acesso ao CPC médio e a dois indicadores de dificuldade, sendo para os resultados orgânicos e para os resultados pagos.

Google Search Console

google-search-console

O Google Search Console, ou GSC para os mais práticos, é uma ferramenta que ajuda no controle da “saúde” do seu site por meio de uma central disponibilizada pelo Google, o que permite corrigir problemas e manter o tráfego saudável para seu site.

Dentre os recursos disponíveis na ferramenta, é possível analisar o desempenho do site nas buscas, onde temos o acesso aos termos que melhor performam, sua taxa de impressão, cliques e CTR (click-through rate), possibilitando, assim, a otimização dos termos com maior potencial para o site.

WordCounter

wordcounter

Outra forma de identificar oportunidades de palavras-chave é analisando conteúdos da concorrência e verificando a densidade de determinadas palavras-chave.

Um grande indicativo, dentro das estratégias de SEO, é observar as palavras-chave mais repetidas dentro do conteúdo.

Para facilitar essa análise da densidade de palavras-chave, o WordCounter pode ser um ótimo aliado.

Além da densidade, essa ferramenta também analisa a quantidade de parágrafos, número de frases, tempo de leitura e tempo de leitura em voz alta.

Mesmo com a facilidade que as plataformas oferecem, lembre-se de que a melhor ferramenta é o cérebro. Não confie cegamente nas ferramentas!

4. Como medir a concorrência de palavras-chave

Para cada termo digitado nos buscadores, encontraremos diferentes sites disputando as primeiras posições.

Entender quais são esses concorrentes das buscas pode nos auxiliar a definir, dentro da estratégia de marketing digital, quais serão as palavras-chave priorizadas.

A seguir, veremos algumas formas de analisar a concorrência nos resultados de pesquisa.

Instale o MozBar

Enquanto você navega pela internet, a extensão MozBar do Google Chrome e Mozilla Firefox pode exibir diversos dados de SEO sobre os sites.

Durante o acesso em diversos sites, a extensão observa como os concorrentes trabalham suas estratégias de otimização.

Com isso, alguns procedimentos podem ser implementados em seu site, melhorando o tempo de carregamento da página, aumentando a quantidade de links internos e externos, melhorando títulos e muito mais.

SERP

Uma forma eficiente de analisar a concorrência é estudando a SERP (Search Engine Result Page), “página de resultados do mecanismo de busca”, em tradução livre para o português.

Como ela sempre lista as principais respostas às buscas, é possível checar as posições dos concorrentes a partir de uma determinada palavra-chave e entender se o termo é uma oportunidade a ser trabalhada.

Separar por volume

Uma forma de identificar melhor o nível de concorrência é separar a análise de palavras-chave por volume de busca.

Uma técnica de priorização é começar pelos termos de baixo volume, pois tende a existir menos concorrência.

Conforme seu site ganhar mais relevância dentro do algoritmo, você poderá buscar termos com volume e concorrência maiores.

Autoridade

Por meio do MozBar, ferramenta já mencionada neste artigo, podemos analisar o domain authority (DA) “autoridade do domínio” e o page authority (PA) “autoridade da página”, que são métricas que informam o nível de autoridade de um domínio e página, fazendo com que saibamos o nível da concorrência nesse quesito.

Com base nessa informação, você pode buscar palavras-chave com concorrentes que possuem menor DA e PA, ou buscar aumentar o seu DA e PA por meio da aquisição de backlinks de sites com grande autoridade.

Buscas pela marca do seu concorrente

Uma forma de entender como o seu concorrente é visto pelos clientes é por meio de buscas pela marca, ou seja, buscas de termos que são compostos por uma palavra-chave em conjunto com a marca do seu concorrente.

Uma ferramenta, já citada neste artigo, que facilita a busca desses termos é o SEMrush. Durante a análise de um domínio, a ferramenta disponibiliza um estudo de termos com base na marca.

SimilarWeb

Com a ferramenta SimilarWeb, podemos analisar o desempenho de nossos concorrentes, identificando as principais palavras-chave, origens de tráfego, total de visitas, entre outras informações.

Dessa forma, tendo um direcionamento sobre quais estratégias estão gerando melhores resultados e, consequentemente, possibilitando um direcionamento acerca dos termos que serão priorizados.

Métricas de comportamento

Não basta selecionar uma boa palavra-chave e conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, é preciso que a visita realizada seja de qualidade.

A seguir, serão listadas as principais métricas de comportamento que precisam ser avaliadas.

Páginas por visita

Esta métrica diz respeito ao total de páginas que um usuário visita quando acessa o seu site.

Se você é um portal de conteúdo, quanto mais artigos o usuário visitar em um mesmo acesso, significa que ele gostou do seu conteúdo.

Duração média da sessão

Também, é importante verificar qual é o tempo médio que o usuário passa em seu site.

Tempos muito baixos podem indicar que o seu conteúdo não está sendo consumido de forma satisfatória.

Taxa de rejeição (bounce rate)

A taxa de rejeição indica que o usuário que acessou seu site não visitou outras páginas, ou seja, saiu de seu site pela mesma página que entrou.

Não existe uma taxa de rejeição ideal, pois, para cada tipo de site, existe um percentual.

Contudo, você pode sempre buscar reduzir essa taxa de rejeição.

Lembre-se: o seu maior concorrente é você mesmo. Por isso, entenda os competidores, mas concentre-se em melhorar 1% a cada dia. Fazendo isso, em 3 meses, você melhorará 100%.

5. Como escolher suas palavras-chave

Até aqui, você já aprendeu diversas formas de encontrar as melhores palavras-chave para suas estratégias de marketing digital, porém, para que você obtenha resultados de forma mais ágil, vamos elencar algumas técnicas para priorização de palavras-chave.

CTR por posição

Quanto mais alta for a sua posição nos resultados de pesquisa do Google, maior será o seu CTR, ou seja, maior será a quantidade de cliques que o seu resultado receberá e, consequentemente, maior será a sua audiência.

Portanto, dentro de suas estratégias, priorize para melhorar sempre o seu posicionamento, o que irá aprimorar seu CTR.

Comece trazendo para a primeira página do Google termos que estão na segunda página e, posteriormente, trazendo termos que estão entre o 5º e 10º lugar para o TOP 5 dos resultados de busca, até o ponto em que você sempre estará trabalhando para manter a 1ª posição.

Estimativa de tráfego

Sabendo que cada posição, nos resultados de pesquisa, possui um CTR, podemos calcular uma estimativa de tráfego, ou seja, quantas visitas vamos receber após conquistar uma determinada posição nos resultados orgânicos.

Segundo a ferramenta Advanced Web Ranking, que gera um estudo de CTR global, ficar em primeiro lugar no Google pode gerar uma taxa de cliques de cerca de 35%, ou seja, se o seu site ficar em primeiro lugar para uma palavra-chave que possui um volume de busca mensal de 100, você receberá cerca de 35 visitas no mês.

Porém, nós sugerimos que você seja mais conservador e siga da seguinte forma:

Posição CTR (Click Through Rate) esperado
1 10%
2 9%
3 8%
4 7%
5 6%
6 5%
7 4%
8 3%
9 2%
10 1%

Realizando esse tipo de estimativa, você poderá traçar suas metas de crescimento e qual será o plano de ação necessário para atingi-las.

Defina a página de destino e tenha certeza do melhor conteúdo

Uma página de destino, basicamente, é a página pela qual os usuários entram no seu site, direcionados após clicar em seu anúncio ou resultado nas buscas do Google.

Sabendo disso, você deve oferecer o conteúdo ideal para o visitante que está entrando na página, resolvendo o problema que o usuário buscou sanar por meio da consulta realizada no mecanismo de busca.

Segmentando palavras-chave

Após selecionar as palavras-chave, recomendamos segmentá-las em alguns grupos de controle para que sua estratégia tenha foco.

TOP 10 palavras-chave prioritárias

Selecione as 10 palavras-chave mais importantes para o seu negócio e trabalhe constantemente para alcançar o topo das buscas.

Provavelmente, estas serão as palavras-chave mais concorridas da sua seleção, por isso, considere o resultado a longo prazo.

TOP 20 palavras-chave prioritárias

Crie um grupo de 20 palavras-chave secundárias dentro da sua estratégia, ou seja, termos com os quais você deseja obter resultados a médio prazo.

Serão termos com uma menor concorrência em relação ao seu TOP 10.

TOP 50 palavras-chave prioritárias

O terceiro grupo de palavras-chave deve ter 50 palavras-chave, nas quais você identificou menor dificuldade de posicionamento, sendo, provavelmente, termos long tail.

O resultado aqui será considerado a curto prazo.

Funil de vendas

Podemos dividir a jornada do consumidor em 3 grandes etapas de um funil de vendas: topo, meio e fundo. O topo do funil representa a descoberta; o meio do funil, a identificação de opções; e o fundo do funil, a análise de opções.

Ao escolher as palavras-chave, é importante ter ciência de que termos topo de funil vão atrair visitantes que ainda não estão prontos para comprar o seu produto ou serviço, ou seja, termos informacionais serão os mais apropriados para esse objetivo.

Conforme chegamos mais próximos do fundo do funil, termos transacionais ou que quebram objeções no processo de venda serão mais úteis.

Principais erros ao escolher palavras-chave

Tão importante quanto saber a forma correta de escolher suas palavras-chave é saber o que não fazer. Por este motivo, listamos a seguir os principais erros ao escolher uma palavra-chave.

Trabalhar apenas palavras-chave head keyword ou irrelevantes

Pode ser atrativo querer trabalhar apenas com palavras-chave com alto volume de buscas, porém como já aprendemos neste guia, esses termos são genéricos e irão trazer muitos visitantes ao seu site que não estão totalmente alinhados com a sua persona.

Sendo assim fique atento para não trabalhar apenas com foco nas head keywords ou palavras-chave irrelevantes apenas por conta do seu alto volume de buscas.

Trabalhar apenas palavras-chave muito específicas

Embora palavras-chave muito específicas possam ser mais fáceis de posicionar nas buscas do Google, é importante lembrar que elas também possuem menor volume de buscas mensais, desta forma limitando o público que você pode atingir.

Lembre-se de montar uma lista com palavras-chave long tail, middle tail e head tail, conforme já explicado neste guia.

Smart work, not hard. Lembre-se disso!

6. Estratégias avançadas para alcançar o topo das buscas

Para obter sucesso e avançar nas posições do Google, é preciso pôr em prática algumas estratégias de SEO. A seguir, você conhecerá algumas delas.

Concentrar os esforços em palavras-chave com maior volume

Após ter aplicado as técnicas básicas de SEO, você deve concentrar os seus esforços em palavras-chave com maior volume de busca.

Esses termos são os que irão gerar um maior número de visitas em seu site ou loja virtual e, consequentemente, maiores oportunidades de negócio.

Outro efeito positivo de concentrar os esforços em palavras-chave com maior volume é que elas são mais concorridas e, ao conquistar um bom posicionamento para elas, significa que o seu site possui maior autoridade no assunto.

Termos long tail derivados dessas palavras-chave, inclusive, terão maior facilidade de posicionamento.

Otimize palavras-chave na segunda página

Após ter selecionado as palavras-chave com maior volume de busca, dê atenção especial para aquelas que, atualmente, estão na segunda página de resultados do Google.

O simples fato de você conquistar uma posição no TOP 10 do Google já fará muita diferença no total de acessos.

De acordo com o que você já aprendeu neste artigo, cada posição possui um CTR e, estando na segunda página de resultados, o CTR é baixíssimo.

Escolha palavras-chave de acordo com sua margem de lucro

Durante a sua priorização de palavras-chave, é muito importante levar em consideração o real potencial em geração de receita para sua empresa.

Uma forma de escolher as palavras-chave corretas é verificando quais termos atraem clientes que compram os produtos com maior margem de lucro.

Abrangência

Quanto mais termos conquistar bons posicionamentos, melhor será para a autoridade do seu domínio, o que irá gerar maior presença de marca nas buscas.

Sempre esteja em busca de aumentar a sua lista de palavras-chave e esteja focado para ter um bom posicionamento ao maior número possível delas.

Long tail

Seguindo a estratégia de abrangência, você pode explorar os termos long tail que são mais específicos e segmentados.

Valer-se das vantagens de uma long tail significa ampliar suas oportunidades, uma vez que os termos, nessa categoria, são cada vez mais diretos e pontuais.

Se esses termos representarem seus produtos ou serviços com maior margem de lucro, será a combinação perfeita.

Posicionamento de sua marca

Pensando na valorização de sua empresa, é muito importante que a sua marca seja associada ao seu produto ou serviço.

Isso faz com que a encontrabilidade na internet fique muito mais fácil, afinal, seus potenciais clientes estarão digitando o nome do produto com sua marca.

Isso é um grande sinal para os algoritmos de que você é uma autoridade em seu segmento.

A seguir, há alguns exemplos de marcas que conseguiram atingir essa meta com excelência:

  • Dell

Exemplos de busca: Notebooks Dell, Servidores Dell.

  • HP

Exemplos de busca: HP Impressora, Cartucho HP.

  • Samsung

Exemplos de busca: Celular Samsung, TV Samsung.

Conclusão

Ao seguir as orientações deste guia, o seu processo de pesquisa de palavras-chave será muito mais assertivo, atraindo as pessoas certas no momento certo para consumir o conteúdo disponível em seu site.

Além disso, a pesquisa de palavras-chave é uma excelente forma de gerar insights para deixar o seu conteúdo mais completo e relevante. Se você está em busca de melhorar a performance do seu site, não deixe de ficar por dentro das boas práticas de SEO e confira as novidades com as atualizações do algoritmo do Google. Fique por dentro!

Escrito por

Lucas Ivo

Head de SEO

Lucas Ivo é sócio, head de SEO e consultor de projetos especiais de SEO na Conversion. Com mais de 5 anos de experiência em SEO, participou de grandes cases de SEO como Growth Supplements, ViajaNet, iFood, ShopFácil.com, Gran Cursos, Whirlpool e Estadão. Também participou ativamente de grandes inovações no produto de SEO, sempre com foco em gerar resultado para o cliente.

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"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

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