Em SEO, palavras-chave são termos ou frases que os usuários utilizam para pesquisar conteúdos sobre um tema específico no Google.
Palavras-chave são termos digitados por usuários em mecanismos de busca, como Google e Bing, para encontrar informações sobre o que estão interessados:
Captura de tela do google, fazendo uma busca.
Qualquer termo ou conjunto de palavras utilizado nos buscadores pode ser considerado uma palavra-chave, o que as diferencia é a frequência com que são pesquisadas.
Esses termos são identificados durante o processo chamado de pesquisa de palavras-chave — etapa ainda mais crítica em estratégias de SEO para sites internacionais, no qual são selecionadas com base em três indicadores principais:
- Volume de busca: quantas pessoas pesquisam pelas palavras-chave;
- Concorrência: quantos sites estão tentando aparecer entre os resultados para esses termos;
- Intenção: o que o usuário deseja com a busca.
Por isso, as palavras-chave são fundamentais para o SEO, já que direcionam a escrita e a otimização de conteúdos, facilitando com que sejam encontrados e indexados pelos algoritmos de busca.
Por que as palavras-chave são importantes para estratégias de Marketing?
Quando bem escolhidas, as palavras-chave ajudam os algoritmos a entenderem do que a sua página se trata, conectando o que as pessoas procuram ao que a marca, empresa ou site oferecem.
Uma pesquisa recente da Conversion sobre as tendências de Marketing reforçou a importância das palavras-chave, com o dado de que 43% das empresas planejam aumentar seus investimentos na área de SEO em 2025.
E tem mais: as palavras-chave direcionam não só a estratégia de SEO, mas também campanhas pagas, reduzindo custos de aquisição e aumentando as conversões.
Por fim, elas revelam o comportamento do consumidor. Segundo dados do Think with Google, 76% das pessoas que fazem buscas locais em celulares visitam o estabelecimento dentro de um dia, e 28% dessas pesquisas resultam em uma compra.
Principais indicadores de uma pesquisa de palavras-chave
Os indicadores das palavras-chave são dados acerca da sua relevância, competitividade e origem. Os principais são:
Volume de busca
O volume de busca representa o número de vezes que a palavra-chave é pesquisada em um determinado período (geralmente os últimos 30 dias).
Se a palavra-chave “como fazer marketing digital” registra o volume de mil buscas, isso significa que todo mês o termo é pesquisado cerca de mil vezes no Google ou em outro buscador.
Ou seja, é uma métrica essencial para estimar quanto tráfego você pode obter ao posicionar para uma palavra-chave:
Captura de tela do Semrush para a palavra-chave “como fazer marketing digital”.
Concorrência
Além do volume de busca, precisamos considerar o quão concorrida é uma palavra-chave antes de tomar a decisão de selecioná-la para sua estratégia.
Isso porque palavras-chave com maiores volumes de busca costumam ser mais concorridas.
A competitividade de uma palavra-chave pode ser medida para duas estratégias: SEO e PPC (Pay-Per-Click), que é uma estratégia de anúncio online.
No caso de SEO, é avaliada a autoridade dos domínios posicionados, quantos conteúdos completos já existem sobre a palavra-chave e outros fatores que influenciam na dificuldade de conseguir boas posições no ranking.
Já em estratégias de PPC, é baseada em quantos lances a palavra-chave está recebendo de anunciantes. Quanto maior a demanda, maiores os valores para mostrar seu anúncio para a palavra.
As campanhas pagas seguem a mesma lógica de um leilão: quanto maior o lance, mais caro é para anunciar.
Para checar os índices de competitividade de cada palavra-chave, você pode usar ferramentas pagas, como Semrush e Ahrefs, que contam com funcionalidades próprias para análise de tráfego orgânico.
Se o orçamento estiver curto, é possível usar a ferramenta do Google Ads, chamada Keyword Planner, para analisar o quão concorrido um termo é em PCC. A partir disso, é só avaliar os ganhos de rankear de forma orgânica para a palavra-chave em questão.
Qual a diferença entre palavras-chave para PPC e SEO?
As palavras-chave são fundamentais tanto nas estratégias de SEO quanto de PPC (Pay-Per-Click), mas seu uso e objetivos diferem significativamente entre essas duas abordagens de marketing digital.
No contexto do SEO, as palavras-chave são integradas de forma orgânica ao conteúdo do site com o objetivo de melhorar o posicionamento nos resultados de busca de maneira sustentável.
Por outro lado, nas campanhas de PPC, as palavras-chave são utilizadas para direcionar anúncios pagos que aparecem nos mecanismos de busca e em outras plataformas online.
Custo por Clique
Trata-se de uma métrica voltada para mídia paga, que estima o valor que um anunciante vai pagar por cada clique recebido da palavra-chave escolhida no Google Ads.
Um CPC de $0.38 para “comprar iphone”, por exemplo, significa que o anunciante pagará, em média, 38 centavos de dólar a cada clique recebido em seu anúncio com essa palavra.
O CPC costuma ser um ótimo indicativo do quão forte é uma palavra-chave para trazer conversões e vendas para um site. Termos com alto CPC são mais valiosos, pois geram mais retorno para as empresas que investem neles.
Pode ser uma boa métrica para tomar decisões mais estratégicas e selecionar palavras que vão trazer resultado para sua empresa.
Intenção de busca
A intenção de busca é o que motivou o usuário a pesquisar por aquela palavra-chave. Dividimos em quatro categorias:
- Informacional;
- Comercial;
- Transacional;
- Navegacional.
Intenção de busca informacional
A intenção de busca informacional acontece quando o usuário está buscando respostas, explicações ou orientações sobre um tema.
Talvez você tenha chegado neste artigo por esse tipo de pesquisa, usando termos como “palavras-chave” no Google para obter mais informações sobre o que são, seus tipos e mais.
Este tipo de intenção pode ser relacionada a vários temas, desde “como fazer um bolo?” até “o que é inteligência artificial?”. O intuito por trás é bem claro: se informar:
Captura de tela da SERP do google, mostrando uma pesquisa.
Além disso, usuários com essa intenção ainda não estão prontos para comprar ou contratar: querem apenas entender melhor um assunto, resolver uma dúvida ou explorar possibilidades.
Intenção de busca comercial
As palavras-chave comerciais estão associadas à fase de consideração na jornada do consumidor, onde há interesse em produtos ou serviços, mas ainda não há decisão final. Um bom exemplo são as buscas comparativas.
Pesquisas como “iphone ou galaxy?” ou “melhores barracas para acampar?” são consideradas comerciais por envolverem o processo de compra dos consumidores, apesar de ainda não estarem prontos para converter.
Exemplo de SERP para busca.
Intenção de busca transacional
Busca transacional é aquela em que o usuário já está pronto para concluir uma ação específica, como adquirir um produto ou contratar um serviço. Aqui entram termos mais específicos e com intenções claras como “comprar iphone 12 mini” e “comprar colchão da ortobom”:
Exemplo de busca.
Geralmente, este usuário encontra-se em uma etapa avançada (do meio para o final) no funil de vendas, prestes a realizar uma transação.
Intenção de busca navegacional
São as palavras-chave nas quais o usuário já sabe o resultado no qual deseja clicar.
Vamos supor que você queira navegar pelo seu blog favorito de finanças, mas não tem ele salvo nos favoritos. Você pesquisa então no Google por “blog X” e nem olha os outros resultados, pois já sabe qual site quer visitar.
Esse tipo de busca é chamada de navegacional e inclui principalmente termos relacionados a marcas, como “site da apple” ou “login netflix”.
Quais são os tipos de palavras-chave?
As palavras-chave podem ser categorizadas de diferentes formas. A seguir, exploramos os principais tipos utilizados em SEO:
Head Tail (Cauda Curta)
São termos curtos e genéricos, com uma ou duas palavras. Por terem alto volume de busca, são palavras-chave competitivas e podem ser difíceis de rankear, especialmente para sites novos ou com menor autoridade.
Como exemplo de cauda curta, temos termos como “celulares” e “carros”. Se você fizer agora essa busca no Google, vai se deparar com resultados de grandes empresas.
Long Tail (Cauda Longa)
As palavras-chave de cauda longa, por outro lado, possuem três ou mais termos. Apesar do volume de busca menor, são menos concorridas e direcionam tráfego qualificado, já que refletem intenções de compra.
Por exemplo, “melhores sapatos de corrida para mulheres” e “carros elétricos com maior autonomia”.
Mid Tail (Meio Termo)
As palavras-chave de mid tail funcionam como um equilíbrio entre as anteriores. São termos um pouco mais concorridos e com um volume de busca relevante, mas que ainda assim são possíveis de rankear para sites sem muita autoridade.
Como exemplos, temos “sapatos sociais femininos” e “carros híbridos 2025”.
Palavras-chave negativas
As palavras-chave negativas são termos excluídos de campanhas para evitar audiência irrelevante. Vamos ao exemplo: se você tem uma loja de roupas de grife, pode bloquear termos como “usado” e ” barato”, justamente para evitar cliques de usuários com pouca probabilidade de comprar na loja.
O benefício de negativar palavras-chave é melhorar a qualidade do tráfego pago. Isso pode aumentar a taxa de conversão, pois o público que chega ao site está mais qualificado e alinhado com as ofertas da empresa.
Palavras-chave locais
As palavras-chave locais são específicas para uma determinada localização. Por exemplo, buscas que envolvem termos como “próximos de mim” ou endereços. Elas são essenciais para estratégias de SEO local.
Outro ponto positivo é que elas costumam ter menor competitividade, facilitando o ranqueamento para negócios que atuam em mercados geograficamente restritos:
Exemplo de SERP para buscas locais.
Palavras-chave de marca (Branded Keywords)
As palavras-chave de marca incluem o nome da sua empresa, produtos ou serviços específicos que você oferece. Elas são utilizadas para fortalecer a presença do negócio e capturar tráfego diretamente relacionado ao seu negócio.
A eficácia dessas palavras-chave está diretamente relacionada à força da marca. Empresas com menor reconhecimento podem não obter tanto tráfego com essas palavras-chave.
Exemplos: “apple”, “melhor ipad”, “comprar iphone”, “suporte apple”, “android ou ios”, “configurações mac”.
Exemplo de busca com branded keyword.
Palavras-chave sem marca (Non-branded keywords)
As palavras-chave sem marca não incluem o nome da sua empresa ou produtos específicos. Elas são mais genéricas e focam nos benefícios ou soluções que seu negócio oferece, atraindo um público mais amplo. Por exemplo: “melhores tênis para corrida” ou “smartphones com câmera de alta resolução”.
Dentro desse grupo, há subdivisões:
Palavra-chave primária
A palavra-chave primária é a principal. Ou seja, o termo-foco para o qual se deseja ranquear. Vamos manter o exemplo do tópico anterior e utilizar o termo “marketing digital” como keyword primária.
Exemplos: “marketing digital”, “seo”.
Exemplo de busca com palavra non-branded primária.
Variações
As variações são palavras que possuem o mesmo sentido de outras palavras-chave. Podem ser palavras em inglês, abreviações ou plurais, e modificam levemente a keyword principal.
Utilizá-las pode ser um bom recurso para evitar repetições.
Exemplos: “digital marketing”, “mkt digital”, “digimarketing”.
Sinônimos
Na mesma linha, existem os sinônimos. São palavras-chave com o mesmo significado, mas descritas com outros termos.
Elas podem complementar o texto ou substituir a keyword principal em alguns trechos.
Exemplos: “marketing online”, “marketing na web”, “webmarketing”.
Texto otimizado para a palavra primária (SEO) e sinônima (Search Engine Optimization).
Palavras-chave secundárias
As palavras-chave secundárias são aquelas nas quais a keyword principal está inserida, mas são mais específicas e correspondem a dúvidas diretas.
Normalmente, são utilizadas em conteúdos em formato de subtópicos.
Exemplos: “o que é marketing digital”, “estratégia de marketing digital”, “agência de marketing digital”, “curso de marketing digital”, “marketing digital como funciona”.
O artigo também ranqueia para a sua palavra secundária.
Palavras-chave relacionadas
As palavras-chave relacionadas se conectam ao termo principal, mas possuem significados distintos. Podem ser utilizadas tanto como complementos em subtópicos quanto em ações de topic clusters.
Exemplos: “seo onpage”, “seo técnico”, “marketing de conteúdo”, “links patrocinados”, “redes sociais”, “email marketing”, “automação de marketing”, “análise de dados”.
Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?
Escolher as palavras-chave certas é essencial para que seu conteúdo seja encontrado pelo público que importa.
Conheça a persona e o público-alvo
Entender a persona significa traçar o perfil do seu cliente ideal. Você precisa saber quem são, o que precisam e como buscam informações na internet.
Para isso, a nossa dica é analisar o comportamento online da sua audiência, seus interesses e os problemas que eles tentam resolver. Ferramentas de SEO podem te ajudar a descobrir quais termos eles pesquisam.
Defina o objetivo da estratégia
Palavras-chave devem alinhar-se a metas específicas, como gerar vendas, capturar leads ou aumentar autoridade do site. Então, tenha isso em mente enquanto estiver fazendo a sua pesquisa.
Um objetivo bem definido orienta a pesquisa por palavras-chave e ajuda a priorizar quais delas merecem mais atenção na sua estratégia de SEO.
Assim, você se certifica de que está trabalhando para alcançar resultados concretos e significativos para o seu negócio online — o que deve ser o objetivo principal da sua estratégia, concorda?
Faça análise de concorrência
Se você quer aprimorar a sua estratégia de palavras-chave e SEO, a dica de ouro é estudar a sua concorrência; mas não para copiar, e sim identificar gaps, quais termos eles estão usando para atrair audiências e como o seu conteúdo pode ser melhor.
Essa é a hora de analisar os títulos, subtítulos e a meta descriptions deles. Ao identificar as palavras-chave pelas quais a concorrência tem boa classificação, você pode adaptar suas próprias estratégias para conseguir competir pelos mesmos termos.
Como escolher as melhores palavras-chave?
A escolha estratégica de palavras-chave aumenta a visibilidade do seu site e atrai um público alinhado com seus objetivos. Veja como otimizar essa seleção:
Funil de conteúdo
Entender o funil de conteúdo — dividido em TOPO (TOFU), MEIO (MOFU) e FUNDO (BOFU) — é fundamental para escolher palavras-chave de acordo com às necessidades do cliente em cada etapa.
Enquanto o TOPO utiliza palavras-chave amplas e informacionais, que refletem a conscientização do problema, as etapas do MEIO e do FUNDO têm menor volume de busca, mas maior intenção comercial, direcionando usuários prontos para comparar soluções ou finalizar uma compra:
Ao mapear as palavras-chave para cada etapa do funil, você consegue criar conteúdos direcionados que atendem às necessidades específicas dos usuários em cada estágio.
Palavras-chave com alto potencial
Priorize termos com equilíbrio entre volume de busca e baixa concorrência. Ferramentas como SEMrush, Ahrefs e Google Keyword Planner revelam dados essenciais como:
- Volume de busca: quantas vezes o termo é pesquisado por mês.
- Dificuldade de ranqueamento: é uma métrica que estima o quão concorrido será para rankear um termo;
- Relevância: alinhamento com o seu nicho e objetivos do negócio. Pense aqui nas oportunidades que determinada palavra-chave pode trazer à empresa.
CTR por posição
Quanto mais alta for a sua posição nos resultados de pesquisa do Google, maior será a sua taxa de cliques (CTR), um cálculo que divide os cliques recebidos num período pelas impressões.
Ou seja, maior será a quantidade de cliques que o seu resultado receberá e, consequentemente, maior será a sua audiência.
Portanto, dentro de suas estratégias, sempre priorize melhorar o seu posicionamento.
Segundo um estudo da Advanced Web Ranking, ficar em primeiro lugar no Google pode gerar uma taxa de cliques de cerca de 35%.
Porém, nós sugerimos que você seja mais pé no chão e utilize os seguintes dados como benchmark:
Posição | CTR (Click Through Rate) esperado |
1 | 10% |
2 | 9% |
3 | 8% |
4 | 7% |
5 | 6% |
6 | 5% |
7 | 4% |
8 | 3% |
9 | 2% |
10 | 1% |
Segmentando palavras-chave
Após selecionar as palavras-chave, recomendamos segmentá-las em alguns grupos de controle para que sua estratégia tenha foco:
TOP 10 palavras-chave prioritárias
Selecione as 10 palavras-chave mais importantes para o seu negócio e trabalhe constantemente para alcançar o topo das buscas.
Provavelmente, estas serão as palavras-chave mais concorridas da sua seleção. Por isso, é preciso considerar o resultado a longo prazo.
TOP 20 palavras-chave prioritárias
Crie um grupo de 20 palavras-chave secundárias dentro da sua estratégia. Estes serão os termos com os quais você deseja obter resultados a médio prazo. Serão termos com uma menor concorrência em relação ao seu TOP 10.
TOP 50 palavras-chave prioritárias
O terceiro grupo de palavras-chave deve ter 50 palavras-chave, nas quais você identificou menor dificuldade de posicionamento, sendo, provavelmente, termos long tail. O resultado aqui será considerado a curto prazo.
Melhores ferramentas para pesquisa de palavras-chave
As ferramentas certas vão te ajudar a fazer a pesquisa de palavras-chave, otimizar seu conteúdo e aprimorar a estratégia de SEO. Afinal, elas fornecem insights valiosos que direcionam suas ações de maneira mais eficiente.
Uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas é o Google Keyword Planner, que permite encontrar termos relacionados ao seu negócio e verificar sua popularidade.
Já para analisar a dificuldade das palavras-chave e entender quão competitivo é um termo específico, o Semrush é uma excelente opção. Ela permite avaliar a concorrência e planejar estratégias para superar seus concorrentes nos resultados de busca.
Para explorar variações de palavras-chave e gerar perguntas relacionadas aos seus termos principais, recomendamos o Answer The Public.
Por fim, se você está trabalhando com WordPress, plugins como Rank Math e Yoast SEO te ajudarão a implementar as palavras-chave selecionadas no conteúdo.
Outras ferramentas que podem ser utilizadas são:
1. Sugestões da caixa de busca do Google (Autocomplete)
Ao digitar uma busca no Google, é muito comum surgirem outras opções de termos de busca mais específicos.
Por exemplo, ao digitar “marketing de”, o Google pode completar com vários termos que estão associados e buscas que outros usuários fazem relacionados à frase digitada:
Esses termos são relevantes, pois estão entre as palavras-chave mais utilizadas para essa busca que você acabou de digitar. Logo, é um grande indicativo de que existe forte interesse de seu público-alvo para obter as respostas dessas pesquisas.
2. Brainstorm
O brainstorm pode ser dividido em três etapas: chuva de ideias, seleção e definição.
Na chuva de ideias, todos da equipe podem sugerir possíveis termos que o público-alvo possa utilizar nas buscas para chegar ao seu site ou loja virtual. Aqui, é interessante anotar tudo. Não é o momento de descartar nenhuma ideia.
Chegando na etapa de seleção, é preciso adotar alguns critérios para selecionar as ideias que são válidas. Bons exemplos são o volume de buscas e a competitividade.
Já na etapa de definição, são definidas as prioridades e o plano de ação para cada termo dentro da estratégia de marketing digital.
3. Comando “site:”
O comando “site:” pode ser acessado na caixa de busca do Google, digitando o seguinte exemplo: site:enderecodosite.com.br, que apresentará apenas resultados de um determinado domínio de sua escolha. Confira um exemplo:
Se você deseja filtrar ainda mais a sua pesquisa, é possível utilizar vários comandos por vez, que segmentam os resultados para uma página específica.
Por exemplo, para filtrar sua busca, você pode utilizar o comando “inurl:” após o comando “site:”, a fim de encontrar um termo específico nas URLs do site que você escolheu.
Se utilizarmos “inurl:dicas”, todas as URLs que possuem a palavra “dicas” serão listadas no resultado da busca. Caso você queira procurar por uma palavra no conteúdo, utilize o comando “intext:”, por exemplo: intext:marketing.
Você também pode segmentar ainda mais sua busca, procurando a ocorrência de um termo no título da página. Para isso, utilize o comando “intitle”:, por exemplo: intitle:vendas.
Após realizar todos os filtros desejados, você poderá analisar quais palavras-chave e temas fazem sentido para serem agregados à sua estratégia. E se quiser conhecer mais comandos, a Conversion tem um conteúdo completo sobre os operadores de pesquisa do Google.
4. Analisar heading tags
As heading tags (H1, H2, H3, H4) organizam visualmente o conteúdo de uma página, indicando aos usuários e mecanismos de busca a hierarquia das informações. Elas funcionam como um “esqueleto” do seu conteúdo.
Nessa hierarquia, o H1 tem a posição mais alta, representando o assunto principal da página. Recomenda-se que uma página não tenha mais de um H1.
Seguindo a hierarquia, o conteúdo presente nas tags H2 representa tópicos secundários, e permite a visualização sobre temas relacionados ao título.
Também é possível utilizar outros níveis de tags, como H3, H4, H5 e H6, como fonte de consulta.
5. Temas mais buscados no YouTube
A plataforma de vídeos também sugere, em suas pesquisas, os termos mais buscados, seja sobre um tutorial, documentário, vídeo aula, entre outros formatos de conteúdo.
Dessa maneira, se você está em busca de uma palavra-chave que seja compatível com seu produto ou serviço, uma boa opção é pesquisá-la no YouTube e analisar suas possibilidades.
Como usar as palavras-chave
As palavras-chave orientam os usuários e mecanismos de busca até seu conteúdo. Mas usá-las corretamente vai muito além de simplesmente repeti-las. Confira as boas práticas para aproveitar todo o potencial delas:
Evite o excesso de palavras-chave
Repetir palavras-chave à exaustão não só irrita o leitor como também é penalizado pelo Google. Essa prática se chama keyword stuffing e pode gerar problemas para o seu site.
Veja um exemplo prático:
- Ruim: “Compre tênis corrida barato. Nossos tênis corrida barato são os melhores tênis corrida barato do mercado.”
- Bom: “Encontre tênis de corrida com preço acessível, ideais para quem busca conforto e durabilidade sem gastar muito.”
Posicione as palavras-chave em lugares estratégicas
Além de usar as palavras-chave no decorrer do conteúdo, há alguns elementos com “peso” extra para os algoritmos, como:
- Títulos (Title Tag);
- Meta Description;
- Headings Tags;
- Alt tags.
Priorize a naturalidade
As palavras-chave devem fluir com o texto, sem forçar ou excessos.
Para isso, a nossa dica é: escreva para o usuário primeiro, depois ajuste para o SEO. Ler em voz alta pode ajudar a identificar frases ou parágrafos que não soam naturais também.
Use variações ou sinônimos
Os mecanismos de busca valorizam a relevância semântica (ou SEO semântico, como preferir chamar).
Além de evitar a repetição, sinônimos e termos relacionados ajudam a cobrir diferentes nuances de busca. Por exemplo, um artigo sobre “marketing digital” pode incluir expressões como:
- Variações: “estratégias de marketing online”, “como divulgar na internet”, “ferramentas para marketing digital”.
- Sinônimos: “publicidade digital”, “promoção online”.
Isso não só amplia o alcance do conteúdo, como também responde a intenções de busca distintas.
Relação das palavras-chave e conteúdo
Palavras-chave conectam seu conteúdo aos interesses do seu público, como pontes que levam as pessoas ao que elas procuram. Elas indicam os termos buscados que auxiliarão a descobrir interesses e dúvidas do público-alvo.
Escolher as palavras-chave certas significa entender profundamente os desejos e as necessidades de quem vai ler ou assistir o que você produziu.
Quando a pesquisa é realizada da maneira certa, seu texto se transforma em resposta para as perguntas que a audiência faz nos mecanismos de busca. Assim, atraindo visitantes qualificados e aumentando as chances de conversão.
Uma das mais conhecidas ações de uso de palavras-chave é conhecida como topic clusters. Vale a pena ler mais sobre a estratégia!
Relação das palavras-chave em anúncios pagos
Anúncios pagos usam palavras-chave para direcionar o conteúdo certo para as pessoas certas. Quando você cria uma campanha, seleciona termos específicos que desencadeiam a exibição do seu conteúdo quando alguém pesquisa por esses termos no Google.
Essas palavras-chave são guias para levarem os usuários até o seu produto ou serviço.
Na prática, a otimização de conteúdo começa com uma pesquisa de palavras-chave no Google, analisando quais termos são mais pesquisados e têm maior potencial de conversão.
Isso garante que o marketing digital da sua empresa seja eficaz, alcançando resultados significativos na presença online.
Relação das palavras-chave em redes sociais
Palavras-chave nas redes sociais aumentam a visibilidade do seu conteúdo. Elas ajudam a conectar suas postagens com o público que busca por tópicos específicos em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter.
Ao incluir termos relevantes no texto, nas hashtags e na descrição das imagens, você cria uma ponte entre o seu conteúdo e sua audiência-alvo.
Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é um diferencial
Durante o texto, trouxemos a importância do uso estratégico das palavras-chave dentro do universo do marketing digital. Além de trazer mais visibilidade para o seu site, este pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de uma campanha.
O SEO é a melhor forma de fazer com que a sua marca seja vista por mais pessoas sem precisar investir nas plataformas de anúncio, que estão cada vez mais caras. Por isso, uma boa pesquisa de palavras-chave é essencial.
Ao seguir as orientações deste guia da Conversion, o seu processo de pesquisa de palavras-chave será muito mais assertivo. Com isso, o seu site vai atrair as pessoas certas no momento certo para consumir o conteúdo disponível em seu site.