Como escolher as melhores palavra-chave para otimizar seu conteúdo

Felipe Santos
Felipe Santos

Palavras-chave são termos de pesquisa que as pessoas usam nos buscadores para encontrar um determinado site; a sua escolha é determinante para o sucesso em busca orgânica.

O que são palavras-chave?

Palavras-chave (ou keywords) são termos utilizados pelos usuários em mecanismo de busca para encontrar o que desejam. Ou seja, é a manifestação expressa da dúvida por meio de palavras. 

Logo, qualquer termo que já foi utilizado em um buscador é uma palavra-chave, o que as diferencia é a quantidade de vezes em que foi utilizada. 

Para o SEO, as keywords representam a oportunidade de sanar uma potencial dúvida do usuário e atraí-lo para as páginas de site ou blog. Ao criar conteúdo com foco nas palavras-chave, há a chance de aparecer nos mecanismos de busca e gerar contatos, leads e novos negócios.  

Reconhecer a importância das palavras-chave significa entender o papel crucial que elas desempenham no marketing digital. Servem não só para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca, mas também para conectar diretamente com a audiência-alvo.

A utilização estratégica destes termos no conteúdo faz com que seu material seja encontrado por quem busca informações ou produtos relacionados ao seu nicho de mercado.

É importante frisar, também, que as palavras-chave podem ser palavras únicas ou conjuntos de palavras. Além disso, elas também podem ser genéricas ou mais específicas. Por exemplo: 

  • “comprar iphone”; 
  • “como fazer um risoto?”;
  • “o que é SEO?”;
  • “batata”.

Toda keyword vem acompanhada de uma intenção de busca, que é o que o usuário deseja encontrar na resposta. Essa variável será melhor descrita mais à frente. 

Atributos de palavras-chave

Toda palavra-chave está associada a dados que trazem informações sobre sua relevância, competitividade e origem.

Esses dados nos ajudam a selecionar as palavras mais adequadas para o objetivo desejado, servindo como referência para a tomada de decisões relacionadas à produção de conteúdos.

Os principais que analisamos são:

Volume de busca

O volume de busca representa o número de vezes que a palavra-chave é pesquisada no Google e outros mecanismos de busca em um mês. Se a palavra “marketing digital” tem um volume de busca de 150 mil, isso significa que todo mês o termo é pesquisado 150 mil vezes no Google ou outro mecanismo. 

É uma métrica essencial para estimar quanto tráfego você pode obter ao posicionar para uma palavra-chave, o que vai direcionar sua estratégia e te permitir criar projeções de tráfego para justificar esforços de conteúdo.

No caso de “marketing digital”, você pode estimar um tráfego com base no volume de busca e CTR (taxa de cliques) nas primeiras posições para ver quanto tráfego você poderia obter caso consiga posicionar um artigo para essa busca no Google.

Por exemplo, vamos supor que o CTR médio das 5 primeiras posições é de 5%. 5% de 150 mil é igual a 7.500 potenciais acessos em seu site, caso consiga posicionar.

Competitividade

Além do volume de busca, precisamos considerar o quão competida é uma palavra-chave antes de tomar a decisão de selecioná-la para sua estratégia.

Palavras-chave com maiores volumes de busca costumam ser mais competitivas, com sites fortes que já produziram conteúdos completos sobre o termo e que serão difíceis de bater de frente se você está começando.

A competitividade de uma palavra-chave pode ser medida para duas estratégias: SEO e PPC.

  • Na primeira, é avaliada a autoridade dos domínios posicionados, quantos conteúdos completos já existem sobre a palavra-chave e outros fatores que influenciam na dificuldade de conseguir boas posições com a palavra;
  • A segunda é baseada em quantos lances a palavra-chave está recebendo de anunciantes, ou seja, quanto interesse há nela por parte de empresas que desejam anunciar. Quanto mais demanda, maiores os valores para mostrar seu anúncio para a palavra.

Algumas plataformas como SEMrush contam com índices de competitividade para ajudar na análise das keywords.

Custo por clique

Trata-se de uma métrica voltada para mídia paga, que estima o valor que um anunciante vai pagar por cada clique recebido da palavra-chave escolhida no Google Ads.

Um CPC de 0.38 para “comprar iphone”, por exemplo, significa que o anunciante pagará, em média, 38 centavos de dólar a cada clique recebido em seu anúncio com essa palavra.

O CPC costuma ser um ótimo indicativo do quão forte é uma palavra-chave para trazer conversões e vendas para um site. Termos com alto CPC são mais valiosos pois geram mais valor para as empresas que investem neles.

Pode ser uma boa métrica para tomar decisões mais estratégicas e selecionar palavras que vão trazer resultado para sua empresa.

Intenção de busca

A intenção de busca é o que motivou o usuário a pesquisar por aquela palavra-chave. Ele queria fazer algo? Comprar algo? Aprender?

Geralmente dividimos a intenção de busca em quatro categorias:

  • Informacional;
  • Comercial;
  • Transacional;
  • Navegacional.
Informacional

A busca informacional é quando o usuário está procurando por mais informações sobre um tópico que tem curiosidade ou precisa aprender.

Talvez você tenha chegado neste artigo por esse tipo de busca, pesquisando por “palavras-chave” no Google para obter mais informações sobre o que são, seus tipos e mais.

Elas podem ser relacionadas a vários temas, desde “como fazer um bolo?” até “o que é uma batata?”. O intuito por trás é bem claro: se informar.

Porém, nem sempre é tão claro assim, especialmente para termos mais genéricos como “batata”. O usuário pode estar procurando por receitas com batata, saber informações nutricionais, comparar batatas, algum filme com esse nome, enfim…As possibilidade são infinitas!

Para identificar a intenção mais provável, é válido pesquisar pelo termo no Google e ver os primeiros resultados, que o próprio Google já posiciona por ordem de relevância para os usuários, refletindo o que provavelmente eles estão buscando quando digita um termo desse.

Comercial

As palavras comerciais são relacionadas à compra de produtos ou serviços, mas ainda não diretas.

Buscas como “iphone ou galaxy?” ou “melhores barracas para acampar?” são consideradas comerciais por envolverem o processo de compra dos consumidores, apesar de ainda não estarem na decisão final da compra.

Elas são muito valiosas pois as marcas podem estar presentes nas etapas do meio de funil de vendas, direcionando o usuário para seus produtos com conteúdos comparativos, apresentando benefícios e diferenciais.

Transacional

Busca transacional é aquela em que o usuário já está decidido a realizar uma transação, ou seja, tem o intuito de fazer uma compra. 

Esse tipo de busca tem esse nome pelo desejo do usuário, que, geralmente, encontra-se em uma etapa avançada (do meio para o final) no funil de vendas, de realizar uma transação.

Aqui entram termos mais específicos e com intenções claras como “comprar iphone 12 mini”, “comprar colchão da ortobom”, etc.

Navegacional

São as palavras-chave nas quais o usuário já sabe o resultado no qual deseja clicar.

Como assim?

Vamos supor que você queira navegar pelo seu blog favorito de finanças mas não tem ele salvo nos favoritos. Você pesquisa então no Google por “blog X” e nem olha os outros resultados, pois já sabe qual site quer visitar.

Esse tipo de busca é chamada de navegacional e inclui principalmente termos relacionados a marcas, como “site da apple” ou “login netflix”.

Para essas palavras geralmente não vale a pena otimizar, a não ser que a sua marca seja o sujeito da busca.

  • Importante: para encontrar esses dados (volume de busca, competitividade, etc.) é preciso usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Existem ferramentas pagas mais robustas e gratuitas que podem te ajudar nessa missão. Vamos falar sobre elas nos próximos tópicos.

Qual é a importância das keywords para um negócio?

As palavras-chave formam a base da estratégia de marketing de conteúdo. São elas que nos dizem no que os usuários têm curiosidade e, além disso, como exatamente eles pesquisam por seus tópicos de interesse.

Elas trazem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, possibilitando a criação de conteúdos que atendam suas necessidades, o que gera satisfação e contribui para a fidelização de clientes.

Em PPC elas também são fundamentais. Você precisa saber como escolher palavras-chave negativas e segmentar pelas palavras com intenções por trás que vão trazer resultados para seu site.

  • Nota: palavras-chave negativas são buscas para as quais você não quer que seus anúncios apareçam e, para isso, configura elas no Google Ads, impossibilitando a ferramenta de veicular seu anúncio para as palavras selecionadas. A sua seleção é muito importante para evitar gastar recursos em palavras irrelevantes para o seu negócio.

Mas não pense que as keywords se limitam a SEO e PPC. Elas também são muito úteis para criar pautas para redes sociais, email marketing e diversos outros canais de marketing digital.

Quais são os tipos de palavras-chave?

A partir do atributo volume de busca, podemos chegar a alguns tipos principais que usamos para classificar palavras-chave: head, mid e long tail. Traduzindo, chamamos as long tails de palavras-chave de cauda longa.

As palavras-chave head, mid e long tail são classificadas da seguinte forma: quanto maior o volume de busca, mais próximas do “head” e quanto menor, mais próximas do “long”:

  • Head tail: são as com maior volume de buscas e, consequentemente, mais genéricas. Vamos pegar o exemplo de “marketing” (90,5K), uma palavra que pode ter várias intenções por trás, sem dizer muito sobre o comportamento de busca do usuário;
  • Mid tail: são as que estão no meio termo entre genéricas e específicas, como “o que é marketing?” (14,8K). Elas ainda tem um volume de busca significativo, mas já menor que as mais genéricas e com intenções mais claras;
  • Long tail: são palavras-chave mais específicas e com menor volume de busca, porém, um volume de usuários mais decididos em relação ao que desejam encontrar, o que as tornam mais valiosas do ponto de vista de vendas e geração de leads. Como exemplo podemos usar: “curso de marketing digital gratuito” (2,9K).

Note que quanto mais extensas as palavras-chave, menor o seu volume de busca costuma ser, porém, maior a sua assertividade e capacidade de conversão.

Por isso, ao pesquisar por palavras-chave visando trazer conversões ou aproveitar oportunidades não exploradas por concorrentes mais fortes, você pode filtrar por aquelas maiores, com mais palavras.

As palavras-chave de cauda longa podem ser muito úteis para negócios no começo que desejam ter resultados mais rápidos com SEO, por exemplo.

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave vão te ajudar bastante nessa tarefa, porém, se você não sabe por onde começar, elas não serão tão úteis assim, afinal, você precisa ter uma base de quais palavras deseja consultar para que a ferramenta mostre palavras relacionadas e dados sobre elas.

Felizmente existem algumas formas práticas e gratuitas de encontrar termos relevantes para o seu negócio, que depois você pode pesquisar em uma ferramenta para se aprofundar mais, listamos essas formas a seguir.

Sugestões da caixa de busca do Google

Ao digitar uma busca no Google, é muito comum surgirem outras opções de termos de busca mais específicos.

Por exemplo, ao digitar “escola de”, o Google pode completar com vários termos que estão associados e buscas que outros usuários fazem relacionados à frase digitada:

Fonte: Pesquisa do Google

Esses termos são relevantes, pois estão entre as palavras-chave mais utilizadas para essa busca que você acabou de digitar, logo, é um grande indicativo de que existe forte interesse de seu público-alvo para obter as respostas dessas pesquisas.

Análise de títulos de concorrentes

Uma alternativa muito útil para selecionar as melhores ideias de palavras-chave é a análise de títulos da concorrência.

Ao analisar os títulos de conteúdos de concorrentes você pode identificar oportunidades de palavras-chave que eles usam e que são relevantes em seu nicho.

Brainstorm

O brainstorm pode ser dividido em três etapas: chuva de ideias, seleção e definição.

Na chuva de ideias, todos da equipe podem sugerir possíveis termos que o público-alvo possa utilizar nas buscas para chegar ao seu site ou loja virtual. Anote tudo! Não é o momento de descartar nada.

Chegando na etapa de seleção, é preciso adotar alguns critérios para selecionar as ideias que são válidas, como volume de buscas e competitividade.

Já na etapa de definição, é preciso definir as prioridades e, também, qual será o plano de ação para cada termo dentro da estratégia de marketing digital.

Site

O comando “site:” pode ser acessado na caixa de busca do Google, digitando o seguinte exemplo: site:enderecodosite.com.br, que irá apresentar apenas resultados de um determinado domínio de sua escolha. Confira, a seguir, um exemplo:

Fonte: Pesquisa do Google

Mas, se você deseja filtrar ainda mais a sua pesquisa, é possível utilizar vários comandos por vez, que segmentam sua pesquisa para uma página específica.

Por exemplo, para filtrar sua busca, você pode utilizar o comando “inurl:” após o comando “site:”, a fim de buscar um termo específico nas URLs do site que você escolheu.

Se utilizarmos “inurl:dicas”, todas as URLs que possuem a palavra “dicas” serão listadas no resultado da busca.

Caso você queira procurar por uma palavra no conteúdo, utilize o comando “intext:”, por exemplo: intext:marketing.

Você também pode segmentar ainda mais sua busca, procurando a ocorrência de um termo no título da página. Para isso, utilize o comando “intitle”:, por exemplo: intitle:vendas.

Após realizar todos os filtros desejados, você poderá analisar quais palavras-chave e temas fazem sentido para serem agregados à sua estratégia.

Analisar H1

As heading tags são utilizadas para definir a estrutura de uma página, ou seja, são como os cabeçalhos de um documento.

Nessa hierarquia, o H1 tem a posição mais alta, representando o assunto principal da página. Recomenda-se que uma página não tenha mais de um H1.

Como o H1 de um conteúdo determina o tópico mais importante, que contém maior destaque na página, ele é tão importante quanto o título nos resultados de pesquisa, pois ele é o mais evidente da página.

Por este motivo, é fundamental analisar as tags H1 de sites relevantes do nosso setor ou até mesmo dos nossos concorrentes, pois é uma fonte riquíssima de ideias de palavras-chave.

Analisar H2

Bem como pesquisar uma palavra-chave na tag H1 de uma página, a tag H2 também possui sua importância.

Seguindo a hierarquia dos cabeçalhos, o conteúdo presente nas tags H2 representa tópicos secundários, ou seja, permite a visualização sobre temas relacionados ao título.

Um usuário ou, até mesmo, uma empresa em busca de ideias de palavras-chave pode analisar melhor os termos quando divididos em H1 e H2, de modo que a leitura seja mais dinâmica.

Também é possível utilizar outros níveis de tags, como H3, H4, H5 e H6, como fonte de consulta.

YouTube: temas mais buscados

A plataforma de vídeos também sugere, em suas pesquisas, os termos mais buscados, seja sobre um tutorial, documentário, vídeo aula, entre outros formatos de conteúdo.

Dessa maneira, se você está em busca de uma palavra-chave que seja compatível com seu produto ou serviço, uma boa opção é pesquisá-la no YouTube e analisar suas possibilidades.

Após encontrar termos relevantes, é importante consolidar todos em uma planilha com dados sobre seu volume de busca, competitividade, intenção e custo por clique. 

Todos esses dados em um só lugar já com uma seleção feita serão muito úteis para analisar as palavras e tomar decisões mais estratégicas a partir delas.

O que fazer antes de pesquisar palavras-chave?

Escolher as palavras-chave ideais é um passo crucial para garantir que seu conteúdo seja descoberto pelo público certo. A seguir, mergulhe nas técnicas e métodos para identificar os termos que irão elevar a visibilidade e a relevância do seu material na web.

Entender a persona

Entender a persona significa traçar o perfil do seu cliente ideal. Você precisa saber quem são, o que precisam e como buscam informações na internet. Analise o comportamento online da sua audiência, seus interesses e os problemas que eles tentam resolver.

Isso te ajuda a encontrar palavras-chave relevantes que ressoem com suas necessidades e impulsionem o conteúdo para as primeiras posições no Google.

Descobrir essas informações exige uma pesquisa cuidadosa, mas é fundamental para a otimização eficaz do seu SEO. Ferramentas de palavras-chave podem ser utilizadas para entender melhor quais termos sua persona está pesquisando.

Identificar esses termos-chave gera uma vantagem na hora de criar conteúdos que atendam às expectativas do seu público e melhorem seu posicionamento nos motores de busca.

Definir o objetivo da estratégia

Agora é hora de estabelecer objetivos claros para sua estratégia de palavras-chave. Isso significa escolher termos que não só atraiam visitantes, mas que também os conduzam a uma ação específica em seu site.

Seja para aumentar vendas, capturar endereços de e-mail ou elevar o reconhecimento da marca, cada objetivo requer um conjunto diferente de palavras-chave relevantes.

Criar uma lista de termos-chave que se alinhe com seus objetivos vai impulsionar sua presença online e garantir que o conteúdo ressoe com o público-alvo. Um objetivo bem definido orienta a pesquisa por palavras-chave e ajuda a priorizar quais delas merecem mais atenção na sua estratégia de SEO.

Assim, você se certifica de que está trabalhando para alcançar resultados concretos e significativos para o seu negócio na web.

Pesquisar concorrentes

Pesquisar concorrentes é uma etapa crucial para aprimorar sua estratégia de palavras-chave e SEO. Verifique o conteúdo dos seus competidores para descobrir quais termos eles estão usando para atrair audiências.

Analise os títulos, subtítulos e meta descriptions deles para entender melhor suas estratégias de otimização de conteúdo. Ao identificar as palavras-chave pelas quais eles têm boa classificação, você pode adaptar suas próprias estratégias para competir efetivamente pelos mesmos termos.

Fique atento também às lacunas deixadas por eles. Essas são oportunidades valiosas para você se destacar. Use ferramentas de análise de palavras-chave para examinar a popularidade e a competitividade dos termos usados pelos concorrentes.

Isso ajudará a posicionar seu conteúdo de maneira inteligente no mercado, alinhando suas palavras-chave não só com o que é relevante para o seu nicho, mas também com o que pode garantir uma vantagem competitiva na otimização para mecanismos de busca.

Usar ferramentas práticas

As ferramentas ajudam a identificar as melhores palavras-chave para otimizar seu conteúdo e aprimorar sua estratégia de SEO.

  • Identifique palavras-chave relevantes com o Google Keyword Planner. Essa ferramenta permite encontrar termos relacionados ao seu negócio e verificar sua popularidade;
  • Analise a dificuldade das palavras-chave utilizando o SEMrush. Com essa ferramenta, você pode avaliar quão competitivo é um termo e planejar como superar seus rivais;
  • Use o Moz Keyword Explorer para descobrir novas ideias de palavras-chave. Ele também oferece análises sobre o potencial de cada termo escolhido;
  • Acesse o Ubersuggest para obter sugestões de long tail keywords, que são menos competitivas e mais específicas, aumentando as chances de atrair tráfego qualificado;
  • Explore variações de palavras-chave com o Answer The Public. Esse recurso gera perguntas e preposições relacionadas às suas palavras-chave principais, auxiliando na criação de conteúdo direcionado;
  • Monitore seu desempenho no ranking do Google usando a Ahrefs. Isso te ajuda a entender se suas escolhas estão gerando os resultados esperados em relação ao posicionamento nos motores de busca;
  • Implemente as palavras-chave selecionadas no Yoast SEO se estiver trabalhando com WordPress. Este plugin facilita a otimização do seu conteúdo para buscadores da web.

Como analisar e escolher as melhores palavras-chave?

Até aqui, você já aprendeu diversas formas de encontrar as melhores palavras-chave para suas estratégias de marketing digital, porém, para que você obtenha resultados de forma mais ágil, vamos elencar algumas técnicas para análise e priorização de palavras-chave.

Jornada de compra

Antes de tudo você precisa considerar o objetivo do seu negócio ao fazer uma pesquisa de palavras-chave e qual tipo de conteúdo pretende produzir: um conteúdo mais voltado para vendas ou para etapas menos avançadas do funil de vendas?

Podemos dividir a jornada do consumidor em 3 grandes etapas de um funil de vendas: topo, meio e fundo. O topo do funil representa a descoberta; o meio do funil, a identificação de opções; e o fundo do funil, a análise de opções.

Ao escolher as palavras-chave, é importante ter ciência de que termos topo de funil vão atrair visitantes que ainda não estão prontos para comprar o seu produto ou serviço, ou seja, termos informacionais serão os mais apropriados para esse objetivo.

Conforme chegamos mais próximos do fundo do funil, termos transacionais ou que quebram objeções no processo de venda serão mais úteis.

Você precisa definir bem para qual etapa é cada palavra-chave, e escolher de acordo com os objetivos de médio/longo prazo do negócio. Palavras informacionais, por exemplo, costumam funcionar bem nas primeiras etapas da jornada de compra, com blogs que servem de porta de entrada para novos consumidores.

Palavras-chave com alto potencial de posicionamento

É possível dizer que na maioria dos casos, escolher pela palavra-chave com maior volume de busca não é o melhor caminho a seguir. 

Se você pretende escrever um conteúdo informacional sobre marketing, por exemplo, considere priorizar as keywords long tail com menor nível de competitividade, o que vai te trazer mais chances de conseguir ranquear no Google.

Mas cuidado para não ser muito específico. Algumas palavras-chave long tail não posicionam em resultados de busca sozinhas. Isso significa que o mesmo conteúdo que aborda um tema mais genérico como “o que é marketing digital” pode aparecer para buscas mais específicas como “como fazer marketing digital”, sem a necessidade de outro conteúdo.

Nesses casos, a SERP (página de resultados de busca) não “exige” conteúdos diferentes para a palavra-chave mais específica, o que significa que suas chances de posicionar para elas são muito baixas.

Por isso, ao escolher palavras-chave long tail para criar conteúdos únicos, faça uma pesquisa e analise cautelosamente os resultados da sua busca, procurando entender se uma página apenas dedicada a essa keyword poderia aparecer nos resultados de busca ou se seria necessário um conteúdo mais completo com palavras head/mid tail.

Palavras-chave de acordo com sua margem de lucro

Durante a sua priorização de palavras-chave, caso pretenda trabalhar nas últimas etapas da jornada de compra, com palavras comerciais e transacionais, é muito importante levar em consideração o real potencial em geração de receita para sua empresa.

Uma forma de escolher as palavras-chave corretas é verificando quais termos atraem clientes que compram os produtos com maior margem de lucro.

CTR por posição

Quanto mais alta for a sua posição nos resultados de pesquisa do Google, maior será o seu CTR (taxa de cliques), ou seja, maior será a quantidade de cliques que o seu resultado receberá e, consequentemente, maior será a sua audiência.

Portanto, dentro de suas estratégias, priorize para melhorar sempre o seu posicionamento, o que irá aprimorar seu CTR.

Comece trazendo para a primeira página do Google termos que estão na segunda página e, posteriormente, trazendo termos que estão entre o 5º e 10º lugar para o TOP 5 dos resultados de busca, até o ponto em que você sempre estará trabalhando para manter a 1ª posição.

Estimativa de tráfego

Sabendo que cada posição, nos resultados de pesquisa, possui um CTR, podemos calcular uma estimativa de tráfego, ou seja, quantas visitas vamos receber após conquistar uma determinada posição nos resultados orgânicos.

Segundo a ferramenta Advanced Web Ranking, que gera um estudo de CTR global, ficar em primeiro lugar no Google pode gerar uma taxa de cliques de cerca de 35%, ou seja, se o seu site ficar em primeiro lugar para uma palavra-chave que possui um volume de busca mensal de 100, você receberá cerca de 35 visitas no mês.

Porém, nós sugerimos que você seja mais pé no chão e siga da seguinte forma:

PosiçãoCTR (Click Through Rate) esperado
110%
29%
38%
47%
56%
65%
74%
83%
92%
101%

Realizando esse tipo de estimativa, você poderá traçar suas metas de crescimento e qual será o plano de ação necessário para atingi-las.

Segmentando palavras-chave

Após selecionar as palavras-chave, recomendamos segmentá-las em alguns grupos de controle para que sua estratégia tenha foco.

TOP 10 palavras-chave prioritárias

Selecione as 10 palavras-chave mais importantes para o seu negócio e trabalhe constantemente para alcançar o topo das buscas. Provavelmente, estas serão as palavras-chave mais concorridas da sua seleção, por isso, considere o resultado a longo prazo.

TOP 20 palavras-chave prioritárias

Crie um grupo de 20 palavras-chave secundárias dentro da sua estratégia, ou seja, termos com os quais você deseja obter resultados a médio prazo. Serão termos com uma menor concorrência em relação ao seu TOP 10.

TOP 50 palavras-chave prioritárias

O terceiro grupo de palavras-chave deve ter 50 palavras-chave, nas quais você identificou menor dificuldade de posicionamento, sendo, provavelmente, termos long tail. O resultado aqui será considerado a curto prazo.

Onde as palavras-chave aparecem?

A escolha acertada das palavras-chave é o coração do SEO, pois são elas que guiam tanto criadores de conteúdo quanto usuários em meio ao vasto universo online. Por isso, é muito importante saber onde elas aparecem para além do corpo do texto. 

Meta Descriptions

As descrições meta são pequenas linhas de texto que aparecem abaixo do título nos resultados de uma pesquisa. Elas resumem o conteúdo da página e têm como objetivo atrair a atenção do leitor e incentivá-lo a clicar no link.

Para serem eficazes, essas descrições precisam conter palavras-chave relevantes que o seu público-alvo usa para buscar informações. Isso ajuda a melhorar o posicionamento da sua página nos motores de busca, pois o Google e outros buscadores consideram a relevância e a clareza das meta descriptions ao ranquear sites.

SEO Title

Enquanto as meta descrições são essenciais para oferecer um resumo do conteúdo, o título SEO tem um papel ainda mais crítico. Ele é o primeiro contato que o usuário tem com a página nos resultados de busca e pode determinar se alguém clica ou não no seu link.

Escolher um título SEO eficaz não é apenas uma questão de inserir palavras-chave; é necessário criar um equilíbrio entre relevância, atração e precisão. Um bom título deve refletir o conteúdo da página e incluir termos chave estrategicamente selecionados.

Isso melhora o posicionamento nos motores de busca e aumenta a probabilidade de atrair a audiência-alvo. Pense no título SEO como o grande letreiro de uma loja: ele precisa ser chamativo, informativo e, acima de tudo, sincero sobre o que os visitantes encontrarão ao entrar.

A otimização desse elemento é fundamental na estratégia de SEO e deve ser cuidadosamente planejada para garantir que as palavras-chave relevantes estejam presentes sem prejudicar a legibilidade e a atração do possível visitante.

Title Tags

As tags de título são mais um importante elemento de SEO. Elas se encontram dentro da página, sendo representadas por Heading 1 (H1), Heading 2 (H2), Heading 3 (H3) e assim sucessivamente.  

Escolher as palavras-chave certas para sua tag de título pode melhorar significativamente o desempenho do seu site nos motores de busca e atrair mais visitantes. Inclua termos relevantes e diretos, alinhando-se sempre com o conteúdo da página para que a experiência do usuário seja consistente desde a pesquisa até o clique.

A relação entre palavras-chave e conteúdo

Palavras-chave conectam seu conteúdo aos interesses do seu público, como pontes que levam as pessoas ao que elas procuram. Escolher as palavras-chave certas significa entender profundamente os desejos e as necessidades de quem vai ler ou assistir o que você produziu.

Seu texto ou vídeo se transforma em resposta para as perguntas que a audiência-alvo faz nos motores de busca, atraindo visitantes qualificados e aumentando as chances de conversão.

Um conteúdo otimizado com termos relevantes torna-se um imã para usuários interessados, e isso é meio caminho andado para o sucesso online.

Integrar essas palavras-chave no seu material não é só jogar um monte de termos no texto. Exige a habilidade de criar um conteúdo natural e valioso, que capture tanto a atenção dos leitores quanto dos algoritmos de busca.

O uso inteligente desses termos melhora o posicionamento nos resultados de pesquisa, o que implica mais visibilidade para sua marca ou mensagem. Com ferramentas de SEO e estratégias bem definidas, você descobre quais são as palavras perfeitas para representar seu conteúdo e satisfazer as buscas do seu nicho específico.

Como as palavras-chave funcionam para anúncios pagos

Anúncios pagos usam palavras-chave para direcionar o conteúdo certo para as pessoas certas. Quando você cria um anúncio, seleciona termos específicos que desencadeiam a exibição do seu anúncio quando alguém pesquisa por esses termos no Google.

Essas palavras-chave são como faróis que guiam os usuários até o seu produto ou serviço.

Escolher termos relevantes aumenta a chance de atrair visitantes interessados e prontos para comprar. Cada clique em um anúncio é uma oportunidade de negócio, e as palavras-chave certas tornam esses cliques mais prováveis.

Na prática, a otimização de conteúdo começa com uma pesquisa de palavras-chave no Google, analisando quais termos são mais pesquisados e têm maior potencial de conversão. Isso garante que o marketing digital da sua empresa seja eficaz, alcançando resultados significativos na presença online.

Como as palavras-chave funcionam nas redes sociais

Palavras-chave nas redes sociais são essenciais para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Elas ajudam a conectar suas postagens com o público que busca por tópicos específicos em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter.

Ao incluir termos relevantes no texto, nas hashtags e na descrição das imagens, você cria uma ponte entre o seu conteúdo e sua audiência-alvo. Isso faz com que seja mais fácil ser encontrado nas buscas internas dessas redes.

Implementar uma estratégia de palavras-chave eficaz aumenta suas chances de engajamento e compartilhamento. As redes sociais funcionam como mecanismos de busca onde os usuários procuram informações e soluções.

Ao otimizar suas postagens com palavras-chave certeiras, você não apenas melhora a presença online, mas também atrai seguidores mais qualificados para o seu perfil. Essa prática é um componente crucial no marketing de conteúdo que visa construir uma base sólida para a próxima etapa: os anúncios pagos.

Quais são as principais ferramentas de palavras-chave?

As ferramentas de otimização e pesquisa de palavras-chave são grandes facilitadoras para sua busca. Nesta seção, separei algumas das mais conhecidas e úteis do mercado.

Google Keyword Planner

Fonte: Google Ads

O Google Keyword Planner, ou KW Planner, tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de novas campanhas de pesquisa no Google Ads, mas também pode ser utilizado para as estratégias de SEO.

A ferramenta atua na escolha da palavra-chave em cada grupo de anúncio, o que permite avaliar o comportamento dos usuários em cada keyword.

Fonte: Google Ads

Por meio do Google Keyword Planner, podemos ver informações sobre o volume de busca, CPC (custo por clique) médio, entre outras informações que podem auxiliar na escolha da palavra-chave. Esta ferramenta, além disso, sugere novas opções de termos a serem trabalhados.

Keyword Tool

Fonte: Keyword Tool

A ferramenta Keyword Tool (keywordtool.io) disponibiliza a lista completa de termos relacionados aos seus produtos e serviços, de acordo com as sugestões de pesquisa dos buscadores.

Ou seja, você pode encontrar sugestões do autocompletar do Google, Bing, YouTube, entre outros buscadores.

Esta ferramenta realiza a geração de, aproximadamente, 750 sugestões por palavra-chave pesquisada, em mais de 80 idiomas.

SEMrush

Fonte: SEMRush

Uma das ferramentas mais úteis para o rastreamento de palavras-chave é o SEMrush.

Por meio da análise de um domínio, é possível identificar quais são as palavras-chave que o site posiciona nos resultados orgânicos, para quais termos existem anúncios e, além disso, identificar diversos concorrentes, tanto nos resultados orgânicos quanto nos pagos.

Answer The Public

Fonte: Answer The Public

Por meio de uma rápida busca sobre um determinado termo, você recebe as principais pesquisas de palavras-chave no Answer The Public.

Um site gratuito, que permite ao usuário acessar as keywords mais buscadas em relação ao assunto escolhido, sendo divididas por perguntas: o quê, como e onde; ou preposições: ou, com e para.

A ferramenta utiliza o Google Suggest para gerar seus relatórios, ou seja, as sugestões de pesquisa do Google.

O Answer The Public apresenta as principais perguntas feitas pelos usuários, sendo uma fonte riquíssima para ser trabalhada em seu website.

Ubersuggest

Fonte: Ubersuggest

A ferramenta Ubersuggest permite consultar, de forma rápida, o volume de busca de uma determinada palavra-chave, além de disponibilizar outras variações da palavra-chave, facilitando bastante a expansão da lista de palavras-chave.

Também é possível ter acesso ao CPC médio e a dois indicadores de dificuldade, para os resultados orgânicos e para os resultados pagos.

Google Search Console

Fonte: Google Search Console

O Google Search Console, ou GSC para os mais próximos, é uma ferramenta que ajuda no controle da “saúde” do seu site por meio de uma central disponibilizada pelo Google, o que permite corrigir problemas e manter o tráfego saudável para seu site.

Dentre os recursos disponíveis na ferramenta, é possível analisar o desempenho do site nas buscas, onde temos o acesso aos termos que melhor performam, sua taxa de impressão, cliques e CTR (click-through rate), possibilitando, assim, a otimização dos termos com maior potencial para o site.

WordCounter

Fonte: WordCounter

Outra forma de identificar oportunidades de palavras-chave é analisando conteúdos da concorrência e verificando a densidade de determinadas palavras-chave.

Um grande indicativo, dentro das estratégias de SEO, é observar as palavras-chave mais repetidas dentro do conteúdo.

Para facilitar essa análise da densidade de palavras-chave, o WordCounter pode ser um ótimo aliado.

Além da densidade, essa ferramenta também analisa a quantidade de parágrafos, número de frases, tempo de leitura e tempo de leitura em voz alta.

Mesmo com a facilidade que as plataformas oferecem, lembre-se de que a melhor ferramenta é o cérebro. Não confie cegamente nas ferramentas!

Conclusão

Ao seguir as orientações deste guia, o seu processo de pesquisa de palavras-chave será muito mais assertivo, atraindo as pessoas certas no momento certo para consumir o conteúdo disponível em seu site. 

Além disso, a pesquisa de palavras-chave é uma excelente forma de gerar insights para deixar o seu conteúdo mais completo e relevante. 

Se você está em busca de melhorar a performance do seu site, não deixe de ficar por dentro das boas práticas de SEO e confira as novidades com as atualizações do algoritmo do Google!

Escrito por Felipe Santos

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