Como escolher as melhores palavra-chave para otimizar seu conteúdo

Diego Ivo
Diego Ivo

As palavras-chaves são termos que resumem o assunto de determinado documento, facilitando a sua busca posterior. Esse conceito surgiu na arquivologia e na biblioteconomia, mas passou a ser utilizado no SEO para facilitar o acesso dos usuários a páginas online durante uma pesquisa orgânica.

As palavras-chave são termos que sintetizam o conteúdo de um documento, facilitando sua organização e a posterior busca em bibliotecas ou arquivos.

Em SEO, os mecanismos de busca permitem que os usuários utilizem essas palavras para realizar pesquisas e encontrar páginas que respondam precisamente às suas necessidades.

Qualquer termo ou conjunto de palavras já utilizado em um buscador pode ser considerado uma palavra-chave, distinguindo-se principalmente pela frequência com que são pesquisadas.

Essa frequência reflete a relevância e a demanda por determinado conteúdo, influenciando diretamente o desempenho de um site na SERP.

Por isso, as palavras-chave são a base do SEO, pois orientam a criação e a otimização de conteúdo de maneira que ele seja facilmente rastreado e indexado pelos robôs.

Por que as palavras-chave são importantes para estratégias de SEO e Marketing?

As palavras-chave são fundamentais para as estratégias de SEO e Marketing, desempenhando um papel importante na forma como as empresas conectam seus produtos e serviços ao público-alvo. Veja em mais detalhes:

Aumento de tráfego qualificado

As palavras-chave funcionam como pontes entre o que os usuários estão procurando e o conteúdo que o seu site oferece. Assim, de acordo com a frequência que são pesquisadas nos buscadores, chegamos ao conceito de “volume de busca”.

Quanto maior o volume de busca, ou seja, quanto mais pessoas estiverem buscando ativamente por determinados termos e palavras, maior a probabilidade daquela palavra-chave trazer tráfego.

Agora, para garantir tráfego qualificado nessas buscas, nós recomendamos que você identifique na estratégia do seu site as palavras-chave que seu público-alvo realmente pesquisa.

Assim, você aumenta a probabilidade de atrair visitantes que têm interesse no que o seu negócio oferece. 

Impacto no posicionamento nos mecanismos de busca

Os mecanismos de busca, como o Google, utilizam algoritmos complexos que consideram a relevância das palavras-chave presentes no seu conteúdo para determinar sua posição na SERP

Então, ao construir uma estratégia de palavras-chave relevantes, você aumenta as chances das suas páginas estarem entre os principais resultados.

Conhecer o comportamento do consumidor

A pesquisa por palavras-chave oferece insights valiosos sobre o comportamento e as preferências do seu público.

Por isso, na Conversion sempre mergulhamos no público-alvo dos nossos clientes, entendendo suas dores e quais soluções podem ser apresentadas em cada momento do funil. 

A partir do conhecimento da intenção por trás dessas buscas e das tendências, você vai conseguir ajustar suas estratégias de conteúdo e marketing para atender melhor às necessidades dos consumidores.

Uso em campanhas pagas

Além do tráfego orgânico, as palavras-chave são essenciais para o sucesso das campanhas de PPC (Pay-Per-Click) e Google Ads, que as utilizam para exibir cada anúncio de acordo com a busca do usuário.

Por isso, entender sobre palavras-chave não é só necessidade da pessoa responsável pela estratégia de SEO. A pessoa analista de mídia também se beneficia, e muito, deste conhecimento.

E, juntos, esses profissionais podem entender quais são as principais palavras-chave do seu negócio, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI) e aumentando a eficácia das campanhas pagas e do canal orgânico.

Palavras-chave dentro do SEO Semântico

Com o aumento de conteúdos na Internet, os mecanismos de busca precisaram evoluir para oferecer resultados mais precisos e alinhados às intenções dos usuários.

Inicialmente, o foco do SEO estava na repetição excessiva de palavras-chave, prática que muitos adotaram para melhorar o ranqueamento. No entanto, isso resultou em conteúdos superficiais e pouco úteis, prejudicando a experiência do usuário.

Assim, surgiu o SEO Semântico, uma abordagem que vai além da simples utilização de palavras-chave. O SEO Semântico busca entender o significado e o contexto das palavras dentro do conteúdo, permitindo que os mecanismos de busca interpretem melhor as intenções por trás das buscas dos usuários.

Ao invés de focar apenas na frequência das palavras-chave, essa estratégia considera como os termos se relacionam entre si e com o tema principal, proporcionando uma compreensão mais profunda tanto para os usuários quanto para os algoritmos de busca.

Afinal, nem todos os usuários utilizam os mesmos termos para manifestar seu problema. Ou, ainda, a mesma sequência de termos pode expressar dúvidas distintas. 

Uma pessoa que busque por “cruzeiro” pode se referir a:

  • um passeio marítimo, 
  • uma constelação, 
  • um filme, 
  • um clube de futebol,
  • uma moeda.

Então, como interpretar a intenção de busca? 

O Google olha para o contexto em que esse termo foi usado e a sua relação com outros conceitos expressos no documento.

Legenda: Relação semântica de Cruzeiro Esporte Clube.
Legenda: Relação semântica de cruzeiro marítimo.

Quais são os tipos de palavras-chave?

As palavras-chave podem ser categorizadas de diferentes formas e entender essas divisões é importante para tomar a decisão mais acertada quando for definir as keywords da sua página. 

Cada categoria de palavra-chave possui características únicas que atendem a diferentes objetivos e estágios do funil de conversão. A seguir, exploramos os principais tipos de palavras-chave utilizados em SEO:

Head Tail (Cauda Curta)

As palavras-chave head tail são termos genéricos compostos por uma ou duas palavras, que geralmente possuem alto volume de busca. Devido à sua natureza ampla, essas keywords são altamente competitivas e podem ser difíceis de ranquear, especialmente para sites novos ou com menor autoridade. 

Como exemplo de cauda curta, temos palavras-chave como “sapatos” e  “carros”.

Long Tail (Cauda Longa)

As palavras-chave long tail são compostas por três ou mais palavras e possuem volume de busca menor, mas maior intenção de conversão. Essas keywords são mais específicas, atendendo a consultas detalhadas dos usuários.

Por exemplo, “melhores sapatos de corrida para mulheres” e “carros elétricos com maior autonomia”.

Mid Tail (Meio Termo)

As palavras-chave mid tail são intermediárias entre as head tail e as long tail, geralmente compostas por duas a três palavras. Elas equilibram volume de busca e competitividade, oferecendo um meio-termo eficaz para diversas estratégias de SEO.

Como exemplos, temos “sapatos femininos” e “carros híbridos 2025”.

Palavras-chave negativas

As palavras-chave negativas são termos que você deseja excluir das suas campanhas e anúncios pagos. Elas ajudam a refinar o público-alvo, evitando que seu conteúdo seja exibido para buscas irrelevantes.

Por exemplo, se você vende sapatos de luxo, pode adicionar “grátis” ou “barato” como palavras-chave negativas para evitar cliques indesejados.

A principal vantagem das palavras-chave negativas é a melhora na qualidade do tráfego. Elas reduzem visitas de usuários que não estão interessados no seu produto ou serviço, aumentando a relevância das visitas e a eficiência das campanhas. 

Além disso, isso pode levar a um aumento na taxa de conversão, pois o público que chega ao site está mais qualificado e alinhado com as ofertas da empresa.

Palavras-chave locais

As palavras-chave locais são específicas para uma geolocalização determinada, ajudando negócios a alcançarem clientes em uma área geográfica específica. São essenciais para estratégias de SEO local e regionais. Como exemplos, temos “restaurante italiano em São Paulo” ou “dentista em Belo Horizonte”.

Essas palavras-chave são altamente relevantes para o público-alvo local, atendendo diretamente às necessidades de usuários em uma localização específica. Outro ponto positivo é que elas costumam ter menor competitividade, facilitando o ranqueamento para negócios que atuam em mercados geograficamente restritos.

Exemplo de SERP para buscas locais.

Palavras-chave de marca (Branded Keywords)

As palavras-chave de marca incluem o nome da sua empresa, produtos ou serviços específicos que você oferece. Elas são utilizadas para fortalecer a presença da marca e capturar tráfego diretamente relacionado ao seu negócio.

A eficácia das palavras-chave de marca está diretamente relacionada à força da marca. Empresas com menor reconhecimento podem não obter tanto tráfego com essas palavras-chave.

Exemplos: “apple”, “melhor ipad”, “comprar iphone”, “suporte apple”, “android ou ios”, “configurações mac”.

Exemplo de busca com branded keyword.

Palavras-chave sem marca (Non-branded keywords)

As palavras-chave sem marca não incluem o nome da sua empresa ou produtos específicos. Elas são mais genéricas e focam nos benefícios ou soluções que seu negócio oferece, atraindo um público mais amplo. Por exemplo: “melhores tênis para corrida” ou “smartphones com câmera de alta resolução”.

Dentro desse grupo, há subdivisões:

Palavra-chave primária

A palavra-chave primária é a principal. Ou seja, o termo-foco para o qual se deseja ranquear. Vamos manter o exemplo do tópico anterior e utilizar o termo “marketing digital” como keyword primária.

Exemplos: “marketing digital”, “seo”.

Exemplo de busca com palavra non-branded primária.

Variações

As variações são palavras que possuem o mesmo sentido de outras palavras-chave. Podem ser palavras em inglês, abreviações ou plurais, e modificam levemente a keyword principal.

Utilizá-las pode ser um bom recurso para evitar repetições.

Exemplos: “digital marketing”, “mkt digital”, “digimarketing”

Sinônimos

Na mesma linha, existem os sinônimos. São palavras-chave com o exato mesmo significado, mas descritas com outros termos. 

Elas podem complementar o texto ou substituir a keyword principal em alguns trechos.

Exemplos: “marketing online”, “marketing na web”, “webmarketing”

Texto otimizado para a palavra primária (SEO) e sinônima (Search Engine Optimization).

Palavras-chave secundárias

As palavras-chave secundárias são aquelas nas quais a keyword principal está inserida, mas são mais específicas e correspondem a dúvidas diretas. 

Normalmente, são utilizadas em conteúdos em formato de subtópicos.

Exemplos: “o que é  marketing digital”, “estratégia de marketing digital”, “agência de marketing digital”, “curso de marketing digital”, “marketing digital como funciona”.

O artigo também ranqueia para a sua palavra secundária.

Palavras-chave relacionadas

As palavras-chave relacionadas se conectam ao termo principal, mas possuem significados distintos. Podem ser utilizadas tanto como complementos em subtópicos quanto em ações de topic clusters.

Exemplos: “seo onpage”, “seo técnico”, “marketing de conteúdo”, “links patrocinados”, “redes sociais”, “email marketing”, “automação de marketing”, “análise de dados”.

Atributos de palavras-chave

Além do tipo da palavra-chave, na hora de selecionar os seus termos-foco, também é necessário avaliar os atributos dessas keywords.

Os atributos das palavras-chave são dados acerca da sua relevância, competitividade e origem. Os principais são:

  • Volume de busca;
  • Competitividade;
  • Custo por clique;
  • Intenção de busca.

Volume de busca

O volume de busca representa o número de vezes que a palavra-chave é pesquisada em um determinado período (geralmente os últimos 30 dias). 

Se a palavra “marketing digital” tem um volume de busca de 150 mil, isso significa que todo mês o termo é pesquisado cerca de 150 mil vezes no Google ou outro mecanismo. 

Ou seja, é uma métrica essencial para estimar quanto tráfego você pode obter ao posicionar para uma palavra-chave.

No caso de “marketing digital”, você pode estimar um tráfego com base no volume de busca e CTR (taxa de cliques) nas primeiras posições para ver quanto tráfego poderia obter caso consiga posicionar um artigo para essa busca no Google.

Por exemplo, vamos supor que o CTR médio das 5 primeiras posições é de 5%. Então, 5% de 150 mil é igual a 7.500 potenciais acessos em seu site, em caso de sucesso no posicionamento.

Competitividade

Além do volume de busca, precisamos considerar o quão concorrida é uma palavra-chave antes de tomar a decisão de selecioná-la para sua estratégia. Isso porque palavras-chave com maiores volumes de busca costumam ser mais competitivas

Ou seja, sites considerados fortes já produziram conteúdos completos sobre o termo e que serão difíceis de superar caso você esteja começando.

A competitividade de uma palavra-chave pode ser medida para duas estratégias: SEO e PPC:

No caso de SEO, é avaliada a autoridade dos domínios posicionados, quantos conteúdos completos já existem sobre a palavra-chave e outros fatores que influenciam na dificuldade de conseguir boas posições com a palavra.

Já em estratégias de PPC, é baseada em quantos lances a palavra-chave está recebendo de anunciantes, ou seja, quantas campanhas têm como foco a mesma keyword. Quanto maior a demanda, maiores os valores para mostrar seu anúncio para a palavra. É a mesma lógica de um leilão. 

Algumas plataformas como Semrush, Moz e Ahrefs contam com índices de competitividade para ajudar na análise das keywords.

Custo por Clique

Trata-se de uma métrica voltada para mídia paga, que estima o valor que um anunciante vai pagar por cada clique recebido da palavra-chave escolhida no Google Ads.

Um CPC de $0.38 para “comprar iphone”, por exemplo, significa que o anunciante pagará, em média, 38 centavos de dólar a cada clique recebido em seu anúncio com essa palavra.

O CPC costuma ser um ótimo indicativo do quão forte é uma palavra-chave para trazer conversões e vendas para um site. Termos com alto CPC são mais valiosos pois geram mais retorno para as empresas que investem neles.

Pode ser uma boa métrica para tomar decisões mais estratégicas e selecionar palavras que vão trazer resultado para sua empresa.

Intenção de busca

A intenção de busca é o que motivou o usuário a pesquisar por aquela palavra-chave. Geralmente dividimos a intenção de busca em quatro categorias:

  • Informacional;
  • Comercial;
  • Transacional;
  • Navegacional.

Intenção de busca informacional

A busca informacional ocorre quando o usuário busca por mais informações sobre um tópico que tem curiosidade ou precisa aprender.

Talvez você tenha chegado neste artigo por esse tipo de busca, pesquisando por “palavras-chave” no Google para obter mais informações sobre o que são, seus tipos e mais.

Elas podem ser relacionadas a vários temas, desde “como fazer um bolo?” até “o que é inteligência artificial?”. O intuito por trás é bem claro: se informar.

No entanto, nem sempre é tão claro assim, especialmente para termos mais genéricos como “batata”. O usuário pode estar procurando por receitas com batata, saber informações nutricionais, comprar batatas, algum filme com esse nome. Enfim, as possibilidades são inúmeras!

Para identificar a intenção mais provável, é válido pesquisar pelo termo no Google e checar os primeiros resultados, que o próprio Google já posiciona por ordem de relevância para os usuários.

Intenção de busca comercial 

As palavras comerciais são relacionadas à compra de produtos ou serviços, um passo antes de realizar a compra. Um bom exemplo são as buscas comparativas.

Pesquisas como “iphone ou galaxy?” ou “melhores barracas para acampar?” são consideradas comerciais por envolverem o processo de compra dos consumidores, apesar de ainda não estarem na decisão final da compra.

Elas são muito valiosas, pois as marcas podem estar presentes nas etapas do meio de funil de vendas. E, assim, direcionando o usuário para seus produtos com conteúdos comparativos, apresentando benefícios e diferenciais.

Intenção de busca transacional

Busca transacional é aquela em que o usuário já está decidido a realizar uma transação, ou seja, tem o intuito de fazer uma compra. 

Esse tipo de busca tem esse nome pelo desejo do usuário. Geralmente, este usuário encontra-se em uma etapa avançada (do meio para o final) no funil de vendas, prestes a realizar uma transação.

Aqui entram termos mais específicos e com intenções claras como “comprar iphone 12 mini”, “comprar colchão da ortobom”, etc.

Intenção de busca navegacional

São as palavras-chave nas quais o usuário já sabe o resultado no qual deseja clicar. 

Vamos supor que você queira navegar pelo seu blog favorito de finanças, mas não tem ele salvo nos favoritos. Você pesquisa então no Google por “blog X” e nem olha os outros resultados, pois já sabe qual site quer visitar.

Esse tipo de busca é chamada de navegacional e inclui principalmente termos relacionados a marcas, como “site da apple” ou “login netflix”.

Para essas palavras geralmente não vale a pena otimizar, exceto se a sua marca seja o sujeito da busca.

Importante: para encontrar esses dados (volume de busca, competitividade, etc.) é preciso usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Existem ferramentas pagas mais robustas e gratuitas que podem te ajudar nessa missão. Vamos falar sobre elas nos próximos tópicos.

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Escolher as palavras-chave ideais é ponto de partida para garantir que seu conteúdo seja descoberto pelo público certo. 

A seguir, conheça as melhores técnicas e métodos para identificar os termos que irão elevar a visibilidade e a relevância do seu material na web.

Entender a persona

Entender a persona significa traçar o perfil do seu cliente ideal. Você precisa saber quem são, o que precisam e como buscam informações na internet. Analise o comportamento online da sua audiência, seus interesses e os problemas que eles tentam resolver.

Isso irá te ajudar a encontrar palavras-chave relevantes que ressoem com suas necessidades. E, por consequência, impulsionam o conteúdo para as primeiras posições no Google.

Descobrir essas informações exige uma pesquisa cuidadosa, mas é fundamental para a otimização eficaz do seu SEO. Ferramentas de palavras-chave podem ser utilizadas para entender melhor quais termos sua persona está pesquisando.

Identificar esses termos-chave gera uma vantagem na hora de criar conteúdos que atendam às expectativas do seu público e melhorem seu posicionamento nos motores de busca.

Definir o objetivo da estratégia

Agora é hora de estabelecer objetivos claros para sua estratégia de palavras-chave. Isso significa escolher termos que não só atraiam visitantes, mas que também os conduzam a uma ação específica em seu site.

Seja para aumentar vendas, capturar endereços de e-mail ou elevar o reconhecimento da marca, cada objetivo requer um conjunto diferente de palavras-chave relevantes.

Criar uma lista de termos-chave que se alinhe com seus objetivos vai impulsionar sua presença online e garantir que o conteúdo ressoe com o público-alvo. Um objetivo bem definido orienta a pesquisa por palavras-chave e ajuda a priorizar quais delas merecem mais atenção na sua estratégia de SEO.

Assim, você se certifica de que está trabalhando para alcançar resultados concretos e significativos para o seu negócio na web.

Analisar a concorrência

Pesquisar e analisar concorrentes é uma etapa crucial para aprimorar sua estratégia de palavras-chave e SEO. Verifique o conteúdo dos seus competidores para descobrir quais termos eles estão usando para atrair audiências.

Analise os títulos, subtítulos e meta descriptions deles para entender melhor suas estratégias de otimização de conteúdo. Ao identificar as palavras-chave pelas quais eles têm boa classificação, você pode adaptar suas próprias estratégias para competir efetivamente pelos mesmos termos.

Fique atento também às lacunas deixadas por eles. Essas são oportunidades valiosas para você se destacar. Para isso, utilize ferramentas de análise de palavras-chave para examinar a popularidade e a competitividade dos termos usados pelos concorrentes.

Isso ajudará a posicionar seu conteúdo de maneira inteligente no mercado. Dessa forma, alinhando suas palavras-chave não só com o que é relevante para o seu nicho, mas também com o que pode garantir uma vantagem competitiva na otimização para mecanismos de busca.

Usar ferramentas práticas

As ferramentas ajudam a identificar as melhores palavras-chave para otimizar seu conteúdo e aprimorar sua estratégia de SEO.

Utilizar ferramentas é essencial para identificar as melhores palavras-chave, otimizar seu conteúdo e aprimorar sua estratégia de SEO. Essas ferramentas fornecem insights valiosos que ajudam a direcionar suas ações de maneira mais eficiente, aumentando a visibilidade e a eficácia do seu site nos motores de busca.

Uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas é o Google Keyword Planner, que permite encontrar termos relacionados ao seu negócio e verificar sua popularidade. 

Com ela, você pode descobrir quais palavras-chave estão sendo mais buscadas pelo seu público-alvo, facilitando a seleção de termos que realmente trazem relevância e potencial de tráfego para o seu conteúdo

Já para analisar a dificuldade das palavras-chave e entender quão competitivo é um termo específico, o Semrush é uma excelente opção. Essa ferramenta permite avaliar a concorrência e planejar estratégias para superar seus rivais nos resultados de busca.

Para explorar variações de palavras-chave e gerar perguntas relacionadas aos seus termos principais, o Answer The Public é uma ferramenta indispensável. Ela cria uma lista de perguntas e preposições que os usuários podem estar utilizando.

Por fim, se você está trabalhando com WordPress, plugins como Rank Math e Yoast SEO são ferramentas essenciais para implementar as palavras-chave selecionadas de maneira eficaz.

Outras ferramentas que podem ser utilizadas são:

1. Sugestões da caixa de busca do Google (Autocomplete)

Ao digitar uma busca no Google, é muito comum surgirem outras opções de termos de busca mais específicos.

Por exemplo, ao digitar “marketing de”, o Google pode completar com vários termos que estão associados e buscas que outros usuários fazem relacionados à frase digitada:

Esses termos são relevantes, pois estão entre as palavras-chave mais utilizadas para essa busca que você acabou de digitar. Logo, é um grande indicativo de que existe forte interesse de seu público-alvo para obter as respostas dessas pesquisas.

2. Brainstorm

O brainstorm pode ser dividido em três etapas: chuva de ideias, seleção e definição.

Na chuva de ideias, todos da equipe podem sugerir possíveis termos que o público-alvo possa utilizar nas buscas para chegar ao seu site ou loja virtual. Aqui, é interessante anotar tudo. Não é o momento de descartar nenhuma ideia.

Chegando na etapa de seleção, é preciso adotar alguns critérios para selecionar as ideias que são válidas. Bons exemplos são o volume de buscas e a competitividade.

Já na etapa de definição, são definidas as prioridades e, também, qual será o plano de ação para cada termo dentro da estratégia de marketing digital.

3. Comando “site:”

O comando “site:” pode ser acessado na caixa de busca do Google, digitando o seguinte exemplo: site:enderecodosite.com.br, que apresentará apenas resultados de um determinado domínio de sua escolha. Confira, a seguir, um exemplo:

Se você deseja filtrar ainda mais a sua pesquisa, é possível utilizar vários comandos por vez, que segmentam sua pesquisa para uma página específica. Por exemplo, para filtrar sua busca, você pode utilizar o comando “inurl:” após o comando “site:”, a fim de buscar um termo específico nas URLs do site que você escolheu.

Se utilizarmos “inurl:dicas”, todas as URLs que possuem a palavra “dicas” serão listadas no resultado da busca.

Caso você queira procurar por uma palavra no conteúdo, utilize o comando “intext:”, por exemplo: intext:marketing.

Você também pode segmentar ainda mais sua busca, procurando a ocorrência de um termo no título da página. Para isso, utilize o comando “intitle”:, por exemplo: intitle:vendas.

Após realizar todos os filtros desejados, você poderá analisar quais palavras-chave e temas fazem sentido para serem agregados à sua estratégia.

4. Analisar H1

As heading tags são utilizadas para definir a estrutura de uma página, ou seja, são os cabeçalhos da página. Nessa hierarquia, o H1 tem a posição mais alta, representando o assunto principal da página. Recomenda-se que uma página não tenha mais de um H1.

Por este motivo, é fundamental analisar as tags H1 de sites relevantes do nosso setor ou até mesmo dos nossos concorrentes, pois é uma fonte riquíssima de ideias de palavras-chave.

5. Analisar H2

Bem como pesquisar uma palavra-chave na tag H1 de uma página, a tag H2 também possui sua importância. Seguindo a hierarquia dos cabeçalhos, o conteúdo presente nas tags H2 representa tópicos secundários, ou seja, permite a visualização sobre temas relacionados ao título.

Um usuário ou, até mesmo uma empresa em busca de ideias de palavras-chave pode analisar melhor os termos quando divididos em H1 e H2. Isso torna a leitura mais dinâmica.

Também é possível utilizar outros níveis de tags, como H3, H4, H5 e H6, como fonte de consulta.

6. Temas mais buscados no YouTube

A plataforma de vídeos também sugere, em suas pesquisas, os termos mais buscados, seja sobre um tutorial, documentário, vídeo aula, entre outros formatos de conteúdo.

Dessa maneira, se você está em busca de uma palavra-chave que seja compatível com seu produto ou serviço, uma boa opção é pesquisá-la no YouTube e analisar suas possibilidades.

Após encontrar termos relevantes, é importante consolidar todos em uma planilha com dados sobre seu volume de busca, competitividade, intenção e custo por clique. Todos esses dados em um só lugar já com uma seleção feita serão muito úteis para analisar as palavras e tomar decisões mais estratégicas a partir delas.

Como analisar e escolher as melhores palavras-chave?

Selecionar as palavras-chave corretas é um passo fundamental para o sucesso das suas estratégias de SEO e marketing digital.

Afinal, uma escolha bem informada não só aumenta a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, mas também atrai um público mais qualificado, alinhado com os objetivos do seu negócio. Confira os principais aspectos a serem considerados:

Jornada de compra

Compreender a jornada de compra do seu cliente é essencial para identificar as palavras-chave que melhor se alinham com cada etapa desse processo. A jornada de compra geralmente se divide em três fases: descoberta, consideração e decisão.

Ao escolher as palavras-chave, é importante ter ciência de que termos topo de funil vão atrair visitantes que ainda não estão prontos para comprar o seu produto ou serviço, ou seja, termos informacionais serão os mais apropriados para esse objetivo.

  • Descoberta: nesta fase, os usuários procuram informações gerais sobre um problema ou necessidade. Palavras-chave informativas e educativas são ideais nesse estágio, pois ajudam a atrair visitantes que ainda estão explorando soluções;
  • Consideração: aqui, os usuários começam a comparar diferentes opções e soluções, tornando-se importantes palavras-chave que destacam as características e benefícios dos seus produtos ou serviço;
  • Decisão: por fim, as palavras-chave transacionais são cruciais, pois indicam uma intenção clara de compra ou contratação.

Ao mapear as palavras-chave para cada etapa da jornada de compra, você consegue criar conteúdos direcionados que atendem às necessidades específicas dos usuários em cada estágio.

Palavras-chave com alto potencial

Identificar palavras-chave com alto potencial é vital para maximizar o impacto das suas estratégias de SEO. Essas palavras são aquelas que possuem um equilíbrio ideal entre volume de busca e competitividade, oferecendo uma oportunidade significativa para melhorar o ranqueamento e atrair tráfego qualificado.

Neste cenário, ferramentas como SEMrush, Ahrefs e Google Keyword Planner são indispensáveis para analisar o volume de buscas, a dificuldade de ranqueamento e o potencial de conversão das palavras-chave.

Além do volume e da competitividade, é importante considerar a relevância das palavras-chave para o seu público-alvo e para os seus objetivos de negócio.

Palavras-chave de acordo com sua margem de lucro

Durante a sua priorização de palavras-chave, caso pretenda trabalhar nas últimas etapas da jornada de compra, é muito importante levar em consideração o real potencial em geração de receita para sua empresa.

Para implementar essa estratégia, é essencial realizar uma análise detalhada do valor de cada palavra-chave em relação ao custo de aquisição de clientes e à margem de lucro dos seus produtos ou serviços.

CTR por posição

Quanto mais alta for a sua posição nos resultados de pesquisa do Google, maior será o seu CTR (taxa de cliques). Ou seja, maior será a quantidade de cliques que o seu resultado receberá e, consequentemente, maior será a sua audiência.

Portanto, dentro de suas estratégias, priorize para melhorar sempre o seu posicionamento, o que irá aprimorar seu CTR.

Por isso, monitorar o CTR por posição permite identificar quais páginas estão performando bem e quais precisam de melhorias. Ferramentas como Google Search Console oferecem relatórios detalhados sobre o CTR das suas palavras-chave.

Com base nesses dados, você pode otimizar seus títulos, meta descriptions e conteúdo para melhorar a atratividade e a relevância das suas páginas, aumentando os seus resultados de SEO.

Estimativa de tráfego

A estimativa de tráfego é uma etapa essencial na análise de palavras-chave, pois permite prever o impacto potencial de cada termo na geração de visitantes para o seu site.

Segundo um estudo da Advanced Web Ranking, ficar em primeiro lugar no Google pode gerar uma taxa de cliques de cerca de 35%. Isso significa que se o seu site ficar em primeiro lugar para uma palavra-chave que possui um volume de busca mensal de 100, você receberá cerca de 35 visitas no mês.

Porém, nós sugerimos que você seja mais pé no chão e utilize os seguintes dados como benchmark:

PosiçãoCTR (Click Through Rate) esperado
110%
29%
38%
47%
56%
65%
74%
83%
92%
101%

Realizando esse tipo de estimativa, você poderá traçar suas metas de crescimento. E também definir qual será o plano de ação necessário para atingi-las.

Segmentando palavras-chave

Após selecionar as palavras-chave, recomendamos segmentá-las em alguns grupos de controle para que sua estratégia tenha foco:

TOP 10 palavras-chave prioritárias

Selecione as 10 palavras-chave mais importantes para o seu negócio e trabalhe constantemente para alcançar o topo das buscas. 

Provavelmente, estas serão as palavras-chave mais concorridas da sua seleção. Por isso, é preciso considerar o resultado a longo prazo.

TOP 20 palavras-chave prioritárias

Crie um grupo de 20 palavras-chave secundárias dentro da sua estratégia. Estes serão os termos com os quais você deseja obter resultados a médio prazo. Serão termos com uma menor concorrência em relação ao seu TOP 10.

TOP 50 palavras-chave prioritárias

O terceiro grupo de palavras-chave deve ter 50 palavras-chave, nas quais você identificou menor dificuldade de posicionamento, sendo, provavelmente, termos long tail. O resultado aqui será considerado a curto prazo.

Onde as palavras-chave aparecem?

A escolha acertada das palavras-chave é o coração do SEO, pois são elas que guiam tanto criadores de conteúdo quanto usuários em meio ao vasto universo online. Por isso, é muito importante saber onde elas aparecem para além do corpo do texto. 

Meta Descriptions

As meta descrições são pequenas linhas de texto que aparecem abaixo do título nos resultados de uma pesquisa. Elas resumem o conteúdo da página e têm como objetivo atrair a atenção do leitor e incentivá-lo a clicar no link.

Para serem eficazes, essas descrições precisam conter palavras-chave relevantes que o seu público-alvo usa para buscar informações. Isso ajuda a melhorar o posicionamento da sua página nos motores de busca, pois o Google e outros buscadores consideram a relevância e a clareza das meta descriptions ao ranquear sites.

Title Tag (Título SEO)

Enquanto as meta descrições são essenciais para oferecer um resumo do conteúdo, o título SEO tem um papel ainda mais crítico. Ele é o primeiro contato que o usuário tem com a página nos resultados de busca e pode determinar se alguém clica ou não no seu link.

Escolher um título SEO eficaz não é apenas uma questão de inserir palavras-chave; é necessário criar um equilíbrio entre relevância, atração e precisão. Um bom título deve refletir o conteúdo da página e incluir termos chave estrategicamente selecionados.

Isso melhora o posicionamento nos mecanismos de busca e aumenta a probabilidade de atrair a audiência-alvo. Pense no título SEO como o grande letreiro de uma loja: ele precisa ser chamativo, informativo e, acima de tudo, sincero sobre o que os visitantes encontrarão ao entrar.

A otimização desse elemento é fundamental na estratégia de SEO e deve ser cuidadosamente planejada para garantir que as palavras-chave relevantes estejam presentes. Tudo isso sem prejudicar a legibilidade e a atração do possível visitante.

Heading Tags

As heading tags são mais um importante elemento de SEO. Elas se encontram dentro da página, sendo representadas por Heading 1 (H1), Heading 2 (H2), Heading 3 (H3) e assim sucessivamente.  

Escolher as palavras-chave certas para sua tag de título pode melhorar significativamente o desempenho do seu site nos motores de busca e atrair mais visitantes. Inclua termos relevantes e diretos, alinhando-se sempre com o conteúdo da página para que a experiência do usuário seja consistente desde a pesquisa até o clique.

Corpo do texto

O corpo do texto é o conteúdo principal de uma página web. É o local onde os criadores de conteúdo têm a oportunidade de detalhar, explicar e explorar o tópico em questão de maneira completa e aprofundada. 

A escolha e o uso adequado de palavras-chave no corpo do texto são cruciais para a estratégia de SEO. Isso ocorre porque as key-words ajudam os motores de busca a entender o tema e a relevância do conteúdo.

Para otimizar o corpo do texto, é importante distribuir as palavras-chave de forma natural e coerente, evitando o “keyword stuffing” (excesso de palavras-chave). 

A nossa dica é usar variações das palavras-chave e termos relacionados para enriquecer o conteúdo e melhorar sua legibilidade. 

Alt text

O texto alternativo, ou alt text, é uma breve descrição inserida no código HTML de uma imagem em uma página web. É crucial tanto para a acessibilidade quanto para a otimização para motores de busca. 

Para pessoas com deficiências visuais que utilizam leitores de tela, o alt text fornece uma descrição do que a imagem representa. Já no SEO, o alt text permite que os mecanismos de busca compreendam o conteúdo das imagens, ajudando a melhorar o ranqueamento da página nos resultados de busca de imagens.

Sabe o melhor? Você pode usar o gerador gratuito de alt text da Conversion para criar textos alternativos relevantes.

Qual é a relação entre palavras-chave e conteúdo?

Palavras-chave conectam seu conteúdo aos interesses do seu público, como pontes que levam as pessoas ao que elas procuram. Elas indicam os termos buscados que auxiliarão a descobrir interesses e dúvidas do público-alvo.

Escolher as palavras-chave certas significa entender profundamente os desejos e as necessidades de quem vai ler ou assistir o que você produziu.

Quando a pesquisa é realizada da maneira certa, seu texto se transforma em resposta para as perguntas que a audiência faz nos mecanismos de busca. Assim, atraindo visitantes qualificados e aumentando as chances de conversão.

Um conteúdo otimizado com termos relevantes torna-se um ímã para usuários interessados. E isso é essencial para que a sua empresa tenha sucesso online.

Integrar essas palavras-chave no seu material não é só jogar um monte de termos no texto. Exige a habilidade de criar um conteúdo natural e valioso, que capture tanto a atenção dos leitores quanto dos algoritmos de busca.

O uso inteligente desses termos melhora o posicionamento nos resultados de pesquisa, o que implica mais visibilidade para sua marca ou mensagem. Com ferramentas de SEO e estratégias bem definidas, você descobre quais são as palavras perfeitas para representar seu conteúdo e satisfazer as buscas do seu nicho específico.

Pillar pages e topic clusters

Uma das mais conhecidas ações de uso de palavras-chave é conhecida como topic clusters. Nela, um grupo particular de keywords é selecionado como o principal.

A partir disso, são criados blog posts otimizados para cada uma, e vários outros textos relacionados com links que apontam para a página-satélite (ou pillar page).

Para exemplificar, vamos pensar em uma instituição financeira que oferece múltiplos serviços. Durante a pesquisa, são identificadas algumas keywords principais:

  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Empréstimo consignado
  • Seguro de vida
  • Financiamento de veículo
  • Conta digital
  • Investimentos em renda fixa
  • Consultoria financeira

A seguir, são criadas páginas-pilares completas para cada um dos termos. Esses satélites são as páginas mais valiosas dentro da estratégia de blog e, por isso, devem responder a todas as dúvidas do usuário sobre o tema.

Por esse motivo, a criação desse modelo de página geralmente exige um esforço maior das equipes de marketing. 

Além do texto no qual devem ser incluídas as palavras-chave secundárias, relacionadas, sinônimos e variações, podem ser adicionados outros elementos: por exemplo, infográficos, imagens, tabelas, dados de pesquisas, entrevistas com especialistas, entre muitas outras opções.

Na sequência, são criados muitos outros textos relacionados ao tema principal, os chamados topic clusters. Todos eles devem ter links que apontam para a página-satélite. 

Vamos pegar como exemplo o pilar “consultoria financeira”. Alguns bons títulos para blog posts de suporte seriam: 

  • O que faz um consultor financeiro?
  • Como planejar a sua aposentadoria?
  • Como começar a investir em ações?
  • Meu nome está sujo. E agora?
  • O guia completo da educação financeira para crianças
  • Planejamento de finanças para casais: saiba como fazer
  • Como economizar dinheiro para realizar sonhos?
  • Férias para autônomos: como economizar para viajar

Perceba que, embora o termo não apareça no título, a intenção por trás de cada um dos textos leva a soluções relacionadas ao produto. 

Assim, quando o usuário buscar no Google por palavras como “planejar a aposentadoria”, “nome sujo” ou “férias para autônomos”, ele pode chegar a uma das suas páginas e iniciar a jornada de compra.

Esse tipo de organização em topic clusters agrada os algoritmos dos buscadores, E, dessa forma, pode potencializar a sua estratégia de SEO.

Palavras-chave para anúncios pagos

Anúncios pagos usam palavras-chave para direcionar o conteúdo certo para as pessoas certas. Quando você cria um anúncio, seleciona termos específicos que desencadeiam a exibição do seu anúncio quando alguém pesquisa por esses termos no Google.

Essas palavras-chave são guias para levarem os usuários até o seu produto ou serviço.

Escolher termos relevantes aumenta a chance de atrair visitantes interessados e prontos para comprar. Cada clique em um anúncio é uma oportunidade de negócio, e as palavras-chave certas tornam esses cliques mais prováveis.

Na prática, a otimização de conteúdo começa com uma pesquisa de palavras-chave no Google, analisando quais termos são mais pesquisados e têm maior potencial de conversão. Isso garante que o marketing digital da sua empresa seja eficaz, alcançando resultados significativos na presença online.

Palavras-chave para redes sociais

Palavras-chave nas redes sociais são essenciais para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Elas ajudam a conectar suas postagens com o público que busca por tópicos específicos em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter.

Ao incluir termos relevantes no texto, nas hashtags e na descrição das imagens, você cria uma ponte entre o seu conteúdo e sua audiência-alvo. Isso faz com que seja mais fácil ser encontrado nas buscas internas dessas redes.

Implementar uma estratégia de palavras-chave eficaz aumenta suas chances de engajamento e compartilhamento. As redes sociais funcionam como mecanismos de busca onde os usuários procuram informações e soluções.

Ao otimizar suas postagens com palavras-chave certeiras, você não apenas melhora a presença online, mas também atrai seguidores mais qualificados para o seu perfil. Essa prática é um componente crucial no marketing de conteúdo que visa construir uma base sólida para a próxima etapa: os anúncios pagos.

Qual a diferença entre palavras-chave para PPC e SEO?

As palavras-chave são fundamentais tanto nas estratégias de SEO quanto de PPC (Pay-Per-Click), mas seu uso e objetivos diferem significativamente entre essas duas abordagens de marketing digital.

No contexto do SEO, as palavras-chave são integradas de forma orgânica ao conteúdo do site com o objetivo de melhorar o posicionamento nos resultados de busca de maneira sustentável.

Por isso, a seleção de palavras-chave para SEO foca em termos que possuem um equilíbrio entre volume de buscas e competitividade, além de serem altamente relevantes para o público-alvo.

Por outro lado, nas campanhas de PPC, as palavras-chave são utilizadas para direcionar anúncios pagos que aparecem nos mecanismos de busca e em outras plataformas online.

Assim, a escolha de palavras-chave para PPC é mais orientada para maximizar a eficiência do investimento, focando em termos que geram uma alta taxa de conversão e estão diretamente relacionados aos produtos e serviços da empresa.

Diferentemente do SEO, que busca uma otimização a longo prazo, o PPC proporciona resultados imediatos, permitindo ajustes rápidos com base no desempenho dos anúncios.

Quais são as principais ferramentas de palavras-chave?

As ferramentas de otimização e pesquisa de palavras-chave são grandes facilitadoras para sua busca. Conheça as ferramentas mais conhecidas e úteis do mercado:

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de novas campanhas de pesquisa no Google Ads, mas também pode ser utilizado para as estratégias de SEO. Além disso, é uma ferramenta gratuita.

A ferramenta atua na escolha da palavra-chave em cada grupo de anúncio, permitindo avaliar o comportamento dos usuários em cada keyword.

Por meio do Google Keyword Planner, podemos ver informações sobre o volume de busca, CPC (custo por clique) médio, entre outras informações que podem auxiliar na escolha da palavra-chave. Esta ferramenta, além disso, sugere novas opções de termos a serem trabalhados.

Keyword Tool

A ferramenta Keyword Tool disponibiliza a lista completa de termos relacionados aos seus produtos e serviços. Sempre de acordo com as sugestões de pesquisa dos buscadores.

Ou seja, você pode encontrar sugestões do autocompletar do Google, Bing, YouTube, entre outros buscadores.

Esta ferramenta realiza a geração de, aproximadamente, 750 sugestões por palavra-chave pesquisadas em mais de 80 idiomas.

Semrush

Uma das ferramentas mais completa para o rastreamento de palavras-chave é o Semrush. É paga, mas possui a opção de conta gratuita com alguns limites.

Com a ferramenta, é possível identificar quais são as palavras-chave que o site posiciona nos resultados orgânicos. Além de entender para quais termos existem anúncios e, ainda, identificar diversos concorrentes, tanto nos resultados orgânicos quanto nos pagos.

Answer The Public

Por meio de uma rápida busca sobre um determinado termo, você recebe as principais pesquisas de palavras-chave no Answer The Public.

O site é gratuito, e permite ao usuário acessar as keywords mais buscadas em relação ao assunto escolhido. Elas são divididas por perguntas: o quê, como e onde; e preposições: ou, com e para.

A ferramenta utiliza o Google Suggest para gerar seus relatórios. Ou seja, as sugestões de pesquisa do Google.

O Answer The Public apresenta as principais perguntas feitas pelos usuários, sendo uma fonte riquíssima para ser trabalhada em seu website.

Ubersuggest

A ferramenta Ubersuggest permite consultar o volume de busca de uma determinada palavra-chave. Além disso, disponibiliza outras variações da palavra-chave, facilitando bastante a expansão da lista de palavras-chave.

Também é possível ter acesso ao CPC médio e a dois indicadores de dificuldade. Esses indicadores são divididos entre resultados orgânicos e os resultados pagos.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta que ajuda no controle da “saúde” do seu site por meio de uma central disponibilizada pelo Google. Isso permite corrigir problemas e manter o tráfego saudável para seu site.

Dentre os recursos disponíveis na ferramenta, é possível analisar o desempenho do site nas buscas, onde temos acesso aos termos que melhor performam. Também é possível analisar a sua taxa de impressão, cliques e CTR, possibilitando a otimização dos termos com maior potencial para o site.

WordCounter

Outra forma de identificar oportunidades de palavras-chave é analisando conteúdos da concorrência e verificando a densidade de determinadas palavras-chave.

Um grande indicativo, dentro das estratégias de SEO, é observar as palavras-chave mais repetidas dentro do conteúdo. Para facilitar essa análise da densidade de palavras-chave, o WordCounter pode ser um ótimo aliado.

Além da densidade, essa ferramenta também analisa a quantidade de parágrafos, número de frases, tempo de leitura e tempo de leitura em voz alta.

Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é um diferencial

Durante o texto, trouxemos a importância do uso estratégico das palavras-chave dentro do universo do marketing digital. Além de trazer mais visibilidade para o seu site, este pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de uma campanha. 

O SEO é a melhor forma de fazer com que a sua marca seja vista por mais pessoas sem precisar investir nas plataformas de anúncio, que estão cada vez mais caras. Por isso, uma boa pesquisa de palavras-chave é essencial

Ao seguir as orientações deste guia da Conversion, o seu processo de pesquisa de palavras-chave será muito mais assertivo. Com isso, o seu site vai atrair as pessoas certas no momento certo para consumir o conteúdo disponível em seu site.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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