A title tag é o primeiro elemento de SEO On Page que o usuário vê sobre o seu site e aparece na SERP do Google em azul.
Escrever uma tag title ou meta description pode ser uma das tarefas mais fáceis para alguns analistas de SEO com mais anos de experiência.
Porém, para quem está começando no mundo de SEO e precisa posicionar seu site nas primeiras posições do Google, a criação de uma title amigável pode se tornar um verdadeiro pesadelo.
Hoje vamos falar sobre sua criação e as boas práticas recomendadas pelo Google, para que você consiga automatizar seu tempo na hora de criar titles chamativas que vão atrair os cliques dos seus usuários!
O que é Title Tag?
É uma tag HTML inserida dentro de uma página e que aparece em destaque nos resultados de busca da SERP.
As tag titles fazem parte das estratégias de SEO On Page que ajudam a posicionar melhor o seu site de acordo com a intenção de busca do usuário!
Onde a title tag aparece?
A tag title é o elemento que aparece na cor azul nos resultados de busca da SERP, dando um maior destaque na hora da leitura do usuário.
Podemos encontrar as title tags de duas formas diferentes: uma antes de acessar o site, na SERP dos buscadores.
E outra na aba aberta do site, uma vez que o usuário já clicou no resultado da SERP. Uma title bem escrita pode facilitar a identificação de uma página no meio de várias abas abertas pelo usuário.
Qual a diferença entre a tag H1 e tag title?
Um erro comum é pensar que a tag title é a mesma coisa que tag H1, uma vez que muitas vezes traduzimos a tag H1 como tag de título de página.
Exemplo de Tag H1:
Realmente, a tag H1 é designada para indicar ao leitor e ao buscador qual o título (tema) de uma página.
Já a tag title é responsável por contar um breve resumo do conteúdo que o usuário lerá na página caso opte por clicar nela!
A tag h1 aparece ao usuário quando ele clica e navega por uma página do site, já a tag title aparece no resultado da SERP, antes do usuário visitar o site.
Analistas de SEO podem escolher diferenciar a tag h1 da tag title, ou então podem decidir por deixá-las iguais.
Tal ação não causa nenhum prejuízo ao leitor ou aos robôs buscadores, desde que contenha as boas práticas indicadas pelo Google!
Qual a importância da title tag?
A tag title é um dos elementos mais importantes do SEO On Page pois é o primeiro contato que um usuário tem com um novo site!
Por isso, é primordial que as titles sejam bem escritas e chamem a atenção do usuário para uma ação.
As titles devem ser criadas pensando em corresponder também com a intenção de busca do usuário.
Devendo ter cuidado para identificar quando é o momento de criar uma title mais informativa (conteúdos de blog) ou mais transacional (páginas de produto), por exemplo.
Qual a estrutura de uma title?
Existem algumas estruturas de titles que funcionam bem para diversos tipos de sites. É muito importante fazer testes de performance (impressões e cliques) para entender quais titles funcionam melhor do que outras.
O primeiro passo para criar boas titles é identificar quem é o seu público e como ele gosta que a comunicação seja feita.
Por exemplo, se estamos falando com um público direcionado e que já conhece nosso produto, podemos ser mais diretos e falar de benefícios e funcionalidades.
Já se estamos falando com um público mais leigo, precisamos falar mais sobre o nosso serviço, com linguagem mais clara e acessível.
Para identificar o seu público você pode olhar os dados de acesso ao Google Analytics ou fazer um benchmark utilizando a aba anônima de pesquisa do Google.
Desta forma você irá pesquisar como a sua concorrência fala com o seu público e poderá ter insights sobre a estrutura e também palavras gatilho.
O que uma tag title precisa ter?
- Palavra-chave o mais a esquerda possível;
- Respeitar a quantidade mínima (35) e máxima (65) de caracteres, contando espaços e símbolos;
- Ter um complemento do que o usuário encontra-lá na página;
- Adicionar o nome da marca (opcional).
Lembre-se: ao escrever uma tag title, as vezes as fórmulas utilizadas em outros sites podem não funcionar para o seu nicho, sendo necessário aplicar experimentos de performance.
Qual o tamanho ideal de uma title tag?
Como falamos acima, o limite de caracteres é muito importante na hora da construção de uma boa title.
Devemos sempre nos atentar para não ultrapassar o limite de 65 caracteres e também não deixar a tag muito simples, com menos de 35 caracteres!
O que acontece quando ultrapassamos o limite de caracteres de uma title?
Normalmente, ao escrevermos uma tag title nos deparamos com a maior dificuldade, que é não ultrapassar o limite de caracteres de 65 contanto com espaços e símbolos. Caso este limite seja ultrapassado, corremos o risco de não conseguir apresentar toda a informação necessária ao usuário no resultado da SERP, ficando com os famosos “três pontinhos”:
Ultrapassar o limite de caracteres é prejudicial à leitura do usuário, uma vez que ele não terá toda a informação necessária para saber exatamente o que irá encontrar ao clicar no seu site, correndo o risco de ele preferir clicar em um site concorrente, que apresentou uma title melhor escrita.
Como confirmar o limite de caracteres de uma title?
Caso você utilize plataformas como o WordPress e tenha o Yoast instalado, você poderá verificar a quantidade de caracteres de cada publicação através da sinalização de cores apresentada logo ao final da página que esta sendo editada.
Com o Yoast, também é possível pré-visualizar a title nos resultados da SERP em dispositivos móveis e em computadores.
Caso sua tag title esteja acima da quantidade de caracteres indicada, você verá uma barra na cor vermelha, logo abaixo do campo “Título SEO”:
SERP Simulator
Outra ferramenta bastante útil para simular um resultado da SERP é o SERP Simulator. Ele é um site gratuito que te mostrará a quantidade de caracteres de uma title, description e simulará o resultado aparecendo na SERP do Google!
Criando Titles em uma Planilha do Google ou Excel
Também é possível criar titles e verificar o tamanho de caracteres através de uma simples fórmula do Google Planilhas ou Excel.
Basta escrever sua title na célula A2 e adicionar a fórmula =NÚM.CARACT(A2) em outra célula, obtendo assim a quantidade de caracteres contando com espaços e símbolos!
Dicas para escrever boas titles
- Crie títulos sempre com até 55 caracteres;
- Utilize a palavra-chave principal para a página;
- Faça titles únicas para cada página;
- Descreva o conteúdo da página brevemente;
- Fale sempre a verdade;
- Utilize palavras gatilho como: Bônus, Guia Completo, Imperdível, Como, Onde, etc;
- Adicione o nome da empresa sempre que puder;
- Não escreva títulos click-bait;
- Pesquise como a concorrência escreve seus títulos;
- Fale diretamente com seu público;
- Resolva as dores do seu cliente;
- Faça testes A/B para identificar qual title funciona melhor;
- Crie uma fórmula que funciona para o seu nicho;
- Seja conciso e informativo.
Quer mais dicas para escrever titles incríveis?
Disponibilizamos gratuitamente um vídeo contando mais sobre a criação de titles amigáveis que chamam a atenção e clique dos usuários.
No vídeo falamos mais sobre a escolha de palavras-chave corretas de acordo com o objetivo da página e muitos outros gatilhos que farão seu usuário preferir o seu site nos resultados de busca!