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Nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil! Seu objetivo é entregar uma visão mais clara e abrangente de desempenho dos e-commerces no Brasil. Confira os principais destaques e análises do mês.

E-commerce brasileiro registra 33,9 bilhões de acessos em 12 meses
O e-commerce brasileiro registrou 33,9 bilhões de acessos nos últimos 12 meses. Em novembro, o setor apresentou queda de 1,3% em relação a outubro, impulsionada pela redução de 4,8% no tráfego web, enquanto os acessos via aplicativos cresceram 10,6%.
Mercado Livre consolida posição enquanto Shopee avança em apps
O Mercado Livre mantém a liderança do e-commerce brasileiro com 15,3% de participação de mercado. A Shopee ocupa a segunda posição com 11,6%, seguida pela Amazon Brasil com 10,4%. A Shein detém 4,4% de share. As 10 maiores lojas concentram 57,5% da audiência total do setor.
A concentração de mercado nas principais plataformas reflete a consolidação do setor. O Mercado Livre se beneficia de sua ampla base de produtos e infraestrutura logística estabelecida. A Shopee tem focado em estratégias de preços e promoções frequentes.
A migração para aplicativos favorece plataformas com estratégias mobile-first. A Shopee representa 39,2% do tráfego de aplicativos no setor de marketplace, demonstrando força neste canal específico.
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Apesar de mecanismos de busca serem a fonte de tráfego mais importante, deve haver um complemento entre orgânico e pago

A participação em nosso relatório e rankings é feita a partir do volume estimado de audiência dos sites, conforme metodologia que apresentamos. A audiência, por sua vez, é composta de canais de tráfego que enviam visitantes para cada e-commerce. A principal forma de entrada é o chamado “tráfego direto”, que acontece quando o consumidor digita o endereço da loja diretamente no navegador.
Logo em seguida, o tráfego de busca orgânica (25,7%) e busca paga (23,2%) vêm respectivamente na segunda e terceira posição — inclusive com impacto direto em estratégias de SEO Internacional, especialmente para marcas que operam em múltiplos mercados. Podemos dizer que as buscas são o mais importante canal para o e-commerce, porque elas revelam a intenção do consumidor e canalizam a demanda para as lojas virtuais. Inclusive, nas próprias lojas virtuais, o buscador é fundamental.
E, acima de tudo, o importante é proporcionar uma excelente experiência do usuário, fazendo com que o seu visitante queira gastar tempo navegando em seu site, garantindo uma probabilidade maior de retorno. Este é, aliás, o princípio do SEO Experience, a nova geração de otimização de sites.
Além de tráfego e boa experiência, é importante ter um mix de produtos robusto em seu nicho, precificação competitiva, frete rápido e ser uma marca amada pelos consumidores. Fácil?
Certamente não, mas a oportunidade está aberta a todos!
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Excelente artigo, eu trabalho com busca orgânica e tenho percebido que a qualidade dos leads de maneira geral tem sido melhor do que na busca paga, isso realmente reforça a importância do SEO e posicionamento no Google, seja e-commerce ou site institucional.
Muito bem informado, esse artigo ajuda e muito os profissionais de ecommerce no Brasil, que possamos vender mais e mais e se adequar a esse mercado Brasileiro.