E-commerce no Brasil: conheça os principais dados, o market share, o crescimento e as principais estatísticas, com atualização mensal!

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Nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil! Seu objetivo é entregar uma visão mais clara e abrangente de desempenho dos e-commerces no Brasil. Confira os principais destaques e análises do mês.

Temu registra queda de 56% e sai do Top 3 no ranking dos e-commerces brasileiros

O e-commerce brasileiro observou, em setembro, uma diminuição de 8% nas visitas mensais, resultando em uma redução no tráfego online. Os setores com maior retração anual incluem Itens Automotivos (-20,5%), Educação, Livros & Papelaria (-20,3%) e Ferramentas & Acessórios (-19,2%).

Apesar dessa retração mensal, houve um crescimento de 2% em comparação ao ano anterior, impulsionado principalmente pelos segmentos de Importados (+33,7%) e Presentes & Flores (+26,1%). 

O período também foi marcado por um recorde histórico na participação das buscas orgânicas, que alcançaram 29,5% do tráfego total. Esse é o maior índice desde o começo da medição. 

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Apesar de mecanismos de busca serem a fonte de tráfego mais importante, deve haver um complemento entre orgânico e pago

A participação em nosso relatório e rankings é feita a partir do volume estimado de audiência dos sites, conforme metodologia que apresentamos. A audiência, por sua vez, é composta de canais de tráfego que enviam visitantes para cada e-commerce. A principal forma de entrada é o chamado “tráfego direto”, que acontece quando o consumidor digita o endereço da loja diretamente no navegador.

Logo em seguida, o tráfego de busca orgânica (29,5%) e busca paga (19,6%) vêm respectivamente na segunda e terceira posição — inclusive com impacto direto em estratégias de SEO Internacional, especialmente para marcas que operam em múltiplos mercados. Podemos dizer que as buscas são o mais importante canal para o e-commerce, porque elas revelam a intenção do consumidor e canalizam a demanda para as lojas virtuais. Inclusive, nas próprias lojas virtuais, o buscador é fundamental.

E, acima de tudo, o importante é proporcionar uma excelente experiência do usuário, fazendo com que o seu visitante queira gastar tempo navegando em seu site, garantindo uma probabilidade maior de retorno. Este é, aliás, o princípio do SEO Experience, a nova geração de otimização de sites.

Além de tráfego e boa experiência, é importante ter um mix de produtos robusto em seu nicho, precificação competitiva, frete rápido e ser uma marca amada pelos consumidores. Fácil?

Certamente não, mas a oportunidade está aberta a todos!

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Quer a sua marca lembrada e no topo dos mecanismos de busca? Entre em contato com a Conversion e converse com um dos nossos consultores.

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Murillo
1 ano atrás

Excelente artigo, eu trabalho com busca orgânica e tenho percebido que a qualidade dos leads de maneira geral tem sido melhor do que na busca paga, isso realmente reforça a importância do SEO e posicionamento no Google, seja e-commerce ou site institucional.

Reinaldo
Reply to  Murillo
11 meses atrás

Muito bem informado, esse artigo ajuda e muito os profissionais de ecommerce no Brasil, que possamos vender mais e mais e se adequar a esse mercado Brasileiro.

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