Google Core Update Março 2025: Saiba o que mudou e o que fazer caso seu site seja afetado 

Maurício Schwingel
Maurício Schwingel

A nova atualização de algoritmo do Google expande as diretrizes estabelecidas nos Core Updates de novembro e dezembro, promovendo conteúdos considerados úteis e relevantes para os usuários – beneficiando sites de maior autoridade tópica.

O Core Update de Março chegou no dia 14/03/2025, aproximadamente quatro meses depois da conclusão do Core Update de Dezembro. E foi desenvolvido para expandir ainda mais as mudanças introduzidas no Core Update de Agosto de 2024. O objetivo principal é promover conteúdos que realmente agregam valor aos usuários e continuar corrigindo instabilidades que foram observadas durante as outras atualizações. 

Comunicado do Google sobre o novo core update. 

Timeline dos lançamentos de core update 

O que é um Google Core Update?

Um Google Core Update é uma atualização abrangente no algoritmo de busca do Google, projetada para melhorar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa.

Diferente de pequenas atualizações, que podem focar em ajustes específicos, um Core Update impacta significativamente a maneira como o Google avalia e classifica o conteúdo web.

Esses updates são essenciais para garantir que os usuários encontrem informações úteis, precisas e de alta qualidade nos primeiros resultados de busca.

Resultados esperados com o novo update

O foco do novo Core Update continua sendo a promoção de conteúdos úteis e relevantes. Uma ferramenta do Semrush, que monitora a tendência da SERP, costuma mostrar instabilidades durante o lançamento de novas atualizações, então é importante estar atento a isso. 

Com esses updates, é comum que alguns sites registrem queda nos seus acessos e posicionamento. O Google recomenda que os sites afetados esperem 14 dias, enquanto a nova atualização está sendo instalada.

Para identificar se seu site foi afetado pelo Core Update de Março de 2025, recomendamos o uso do Google Search Console. É importante checar se houve uma queda significativa no tráfego após o lançamento do novo update (14/03/2025) e analisar as páginas que foram mais atingidas. 

Caso seu site tenha sido muito afetado, revise seu conteúdo – dê foco aos critérios de EEAT do Google: Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade.

Importância do EEAT (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade)

O conceito de EEAT tem sido fundamental para o algoritmo do Google há alguns anos. Porém, desde a atualização de agosto (e na de novembro e dezembro, consequentemente), o Google tem deixado cada vez mais clara a importância de seguir o EEAT na criação dos conteúdos. Vamos detalhar cada um desses critérios:

  • Experiência (Experience): Crie conteúdo baseado em experiência real. O Google valoriza conteúdos escritos por quem tem vivência e conhecimento prático no assunto.
  • Expertise (Expersite): Demonstre que você é um expert no tema. Isso inclui qualificações, experiências profissionais e reconhecimento no campo.
  • Autoridade (Authorothy): Mostre que você é uma autoridade no assunto. Artigos assinados por especialistas, links de sites relevantes e uma presença forte em sua área de atuação são essenciais.
  • Confiabilidade (Trust): Garanta que seu site seja confiável. Inclua uma página de “Quem Somos”, informações de contato, e assegure-se de que seu conteúdo é preciso e bem pesquisado.

Como otimizar seu conteúdo pós Core Update de Março

Caso seu site tenha sofrido uma queda acentuada de tráfego e posicionamento na SERP, revise seu conteúdo, e o otimize para que ele esteja alinhado aos fatores de ranqueamento do Google. Para isso, existem algumas ações que podem ser tomadas.

Revise e melhore o seu conteúdo 

O primeiro passo para otimizar seus conteúdos é uma revisão completa do seu site. É importante que você garanta que ele atende às necessidades dos usuários, oferecendo respostas claras e de valor para suas perguntas. 

Elimine ou atualize todo material que pareça ter sido criado apenas para performar bem nos motores de busca, mas que não agrega valor ao usuário.

E invista na criação de novos conteúdos, abordando temas de forma mais aprofundada e trazendo soluções para os problemas e dores dos usuários. 

Utilize o Topic Cluster

Para performar bem através da construção de conteúdo relevante, é preciso que o seu site seja visto como referência dentro de um campo semântico pelo Google. Para isso, utilize a estrutura de Topic Cluster na hora de escrever os conteúdos. 

O Topic Cluster consiste na criação de um conteúdo pilar que cobre um tópico de forma abrangente. A seguir, você deve criar conteúdos de suporte (subtemas) que se conectam ao conteúdo pilar através de links internos. Isso ajuda o Google a entender que você é uma autoridade naquele campo de conhecimento específico.

Benefícios do Topic Cluster

Maior autoridade no campo semântico: Ao conectar conteúdo pilar a subtemas, você demonstra ao Google que seu site domina aquele assunto.

Melhoria na navegação do usuário: Links internos ajudam os usuários a encontrar informações relacionadas de maneira mais fácil.

Aumento no tempo de permanência no site: Usuários tendem a explorar mais páginas quando encontram links relevantes.

Como implementar o Topic Cluster

  1. Escolha do conteúdo pilar: Um artigo abrangente e profundo sobre o tema principal.
  2. Criação de conteúdos clusters: Diversos artigos que exploram tópicos mais específicos e estão diretamente relacionados ao conteúdo pilar.
  3. Estruturação de links internos: Todos os clusters devem apontar para o conteúdo pilar, e este deve apontar de volta para os clusters.

Não produza os seus conteúdos com IA

E com isso, é importante reforçar que conteúdos produzidos com Inteligência Artificial costumam afetar negativamente a performance do seu site. Um conteúdo criado por meio de automação, em quase 100% dos casos, será uma colagem de informações de várias outras páginas. 

Isso não demonstra originalidade e nem que o autor daquele conteúdo possui experiência – um dos pontos principais do EEAT – sobre o que está sendo dito. O nosso posicionamento sobre a utilização de IA para produção de conteúdo é o seguinte: 

Não use IA para criar conteúdo em 99% das vezes.

Seguir essa regra evitará ter páginas excluídas do buscador e punições, como vimos acontecer com novos clientes que investiram nesse tipo de solução. Produzir conteúdo com IA trará dois trabalhos: um para implementar e outro para remover.

Revise a sua estratégia de SEO

No SEO, é preciso focar nas ações que mais irão lhe trazer resultados, Por isso, ao revisar sua estratégia, foque nas três ações mais importantes. Isso irá fazer com que você ataque primeiro as áreas com maior chance de impacto, trazendo resultados mais rápidos e mensuráveis. 

Construa backlinks de qualidade 

Foque em backlinks de sites realmente respeitados e relevantes para o seu nicho de atuação, com uma autoridade de domínio alta. Uma ótima estratégia para isso é a utilização do Data Driven PR, para garantir que seu site seja mencionado na grande mídia ou em sites de alta autoridade perante o Google.

Quais são os próximos passos?

O Core Update de Março de 2025 reafirma o compromisso do Google com a qualidade do conteúdo. É a quinta atualização seguida com foco na produção e promoção de conteúdo útil e relevante para os usuários. 

Se o seu site foi afetado, foque em criar e otimizar conteúdos que são verdadeiramente úteis e diretos ao ponto, alinhados com os critérios de EEAT.

Continue acompanhando o tráfego do seu site, revise sua estratégia de SEO e permaneça atualizado sobre as melhores práticas de SEO para garantir que o seu site continuará performando da maneira esperada. 

Escrito por Maurício Schwingel

Escrito por Maurício Schwingel

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por Maurício Schwingel

Escrito por Maurício Schwingel

Compartilhe este conteúdo

Insira sua palavra-chave e URL para melhorar seu SEO

🔥 Não requer cadastro

Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.