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Backlinks: o que é um bom backlink, como conquistar e ferramentas

16/06/2020
12 min de leitura

Backlinks são os links externos que apontam para as páginas do seu site. Eles são importantes para aumentar a autoridade do domínio e da página, aumentando a probabilidade de ficar melhor posicionados nos mecanismos de busca.

Neste artigo, você entenderá o que é um bom backlink, como conquistar e ferramentas úteis para avaliá-lo — como parte das técnicas de SEO Off Page na estratégia de otimização.

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em aplicar diversas estratégias, visando melhorar os fatores que influenciam o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, e os backlinks são um desses fatores.

Quando tratamos, especificamente, de backlinks, estamos falando não só de quantidade, mas também de qualidade.

Ao conquistar backlinks relevantes, seu site terá maior autoridade, haverá melhora do seu posicionamento nos motores de busca e, de quebra, aumento de conversão em negócios.

Se preferir, vá diretamente para um dos tópicos:

Backlink é todo link existente em sites de terceiros e que aponta para as páginas do seu site.

Quanto mais backlinks de qualidade apontarem para o seu site, maiores serão as chances de você conquistar melhores posições nos resultados de busca.

O backlink é composto, basicamente, por duas partes:

  • Texto âncora: é a palavra que, normalmente, fica grifada em azul (na maioria dos sites) e é clicável, ou seja, é o meio pelo qual o usuário tem acesso à página de destino.
  • URL: é o endereço da página de destino e está presente na codificação HTML da página.

Além disso, existem parâmetros complementares, como “rel”, que veremos mais à frente neste guia, e, também, o parâmetro “target”, que indica se o link deve ser aberto em uma nova aba, página ou sobrescrever a página aberta.

É por meio desses links que os algoritmos de buscadores, como, por exemplo, o Google, identificam quais sites possuem maior autoridade na internet.

Em outras palavras, os backlinks são como votos de confiança dados por outros sites em relação ao seu conteúdo.

Por que backlinks são importantes para os mecanismos de busca?

Por meio dos backlinks, os algoritmos dos mecanismos de busca avaliam o quanto uma página é relevante.

Para isso, são levados em conta diversos fatores, tais como: quantidade de backlinks, qualidade e contextualidade do site de origem, texto âncora utilizado, entre outros.

Fazendo uma analogia, podemos dizer que cada backlink é uma espécie de voto de confiança. Quanto maior a autoridade do site que apontou o backlink, melhor será a qualidade do backlink.

Quanto mais votos de confiança, oriundos de sites de grande autoridade, seu site ganhar, maiores serão as chances de suas páginas conquistarem melhores posicionamentos nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Este processo de aquisição de links externos é conhecido, dentro das técnicas de SEO, como Link Building.

Fator de ranqueamento: como o Google avalia os backlinks?

Os backlinks devem ser avaliados de acordo com critérios qualitativos e quantitativos.

Qualitativo

Para que um backlink seja considerado de qualidade, ele precisa estar dentro de um contexto, ou seja, tanto o site, no qual o backlink está inserido, quanto a página de destino precisam ter um conteúdo relacionado.

Por exemplo, é totalmente contextualizado uma blogueira que aborda sobre temas de como se maquiar criar um link para um site de venda de maquiagens.

Quantitativo

Os fatores de qualidade dos backlinks são muito importantes, mas não podemos deixar de avaliar o quesito quantidade.

Além da quantidade de backlinks que o seu site pode ganhar, também é importante ter diversidade de domínio.

Ou seja, quanto mais sites diferentes apontarem para as suas páginas, melhor será a sua avaliação nesse quesito.

Para ficar mais claro, imagine o seguinte: é melhor ter sessenta pessoas falando bem de você uma única vez, ao invés de ter apenas uma pessoa falando bem de você sessenta vezes.

A diversidade é mais efetiva para avaliar a autoridade de uma pessoa (e também a de um site).

Existem alguns tipos de backlinks, mas daremos destaque a três deles: sponsored, nofollow e dofollow.

Nofollow

Já o atributo nofollow é utilizado quando um link externo é citado em seu conteúdo, mas você não quer que o Google o associe a seu site nem rastreie a página vinculada de destino.

Abaixo temos um exemplo:

<a href=”https://www.sitedesconhecido.com/pagina-ruim” rel=”nofollow”>não endosso este site</a>

Dofollow

Quando o link externo citado é de qualidade e este foi inserido de forma orgânica, ou seja, sendo realmente um voto de confiança para a página de destino, o link não precisa de nenhuma tratativa especial.

Dessa forma, fica similar ao exemplo abaixo, configurando-se como um atributo dofollow:

<a href=”https://www.example.com/pagina-legal”>Excelente conteúdo aqui</a>

Sponsored

Os links sponsored são utilizados quando alguém paga para criar um link externo para determinado conteúdo, ou seja, eles são uma publicidade.

Essa informação vai na codificação HTML, dentro de um dos parâmetros da tag que cria o link. Veja o exemplo:

<a href=”https://www.example.com/promocao” rel=”sponsored”>Promoção</a>

Quais são as métricas utilizadas

Para analisar os fatores que levam ao aumento da relevância de um domínio ou página, bem como ao estabelecimento de autoridade, podemos utilizar duas métricas: Domain Authority (DA) e Page Authority (PA).

Domain Authority e Page Authority

Muito conhecidas na área de SEO pelas siglas DA e PA, elas correspondem a Domain Authority e Page Authority, respectivamente.

Estas métricas são fornecidas pela empresa Moz, por meio da ferramenta Link Explorer, sobre a qual falaremos mais adiante neste guia.

No caso da métrica DA, ou “autoridade do domínio”, é possível avaliar o valor da autoridade de um site, uma vez que quanto maior for ela, mais credibilidade passará para o site por meio dos backlinks que forem criados.

Já a métrica PA, também conhecida como “autoridade da página”, indica o valor da autoridade de uma página específica em um domínio, e isso também irá influenciar a credibilidade que os links existentes nessa página passarão para a página de destino dos backlinks criados.

Ambas as métricas são influenciadas pela quantidade e qualidade de backlinks que recebem, ou seja, quanto mais backlinks de qualidade um domínio receber (vale ressaltar que isso valerá para todas as páginas do domínio que receberem um link), maior será o Domain Authority.

Já para melhorar o Page Authority, uma página específica precisa receber mais backlinks de qualidade apontando especificamente para ela.

É necessário ficar atento ao seguinte: algumas características da página em que o backlink for inserido podem reduzir a autoridade que será transmitida para a página de destino.

De acordo com um estudo realizado pela empresa Moz, que analisou diversas características dos backlinks, podemos constatar que a posição, o contexto e diversas outras características podem afetar a qualidade desses links.

Veja, a seguir, pontos importantes que podem afetar a qualidade de seus backlinks.

Link Juice

Para compreender melhor esse ponto, precisamos entender o conceito de link juice.

Imagine que cada página possui uma quantidade de autoridade finita, e conforme ela vai inserindo mais links em sua página, maior será a divisão dessa autoridade entre elas.

Ou seja, se a página incluir apenas um link em seu conteúdo, este receberá 100% da autoridade que pode ser transferida; contudo, se existirem dois links, cada página de destino receberá 50% da autoridade, e assim sucessivamente, conforme a quantidade de links aumentar.

Logo, ganhar um backlink de uma página que já possui muitos links inseridos faz com que a qualidade do backlink seja inferior, mesmo se deparando com uma nota alta ao analisar o Domain Authority e o Page Authority.Backlinks e Link Juice

Autoridade

Cada domínio e página possui um nível de autoridade.

Quanto maior esses níveis, maior será a transferência de autoridade de seus backlinks.

Em resumo, backlinks originados em sites com maior DA e PA transmitem maior autoridade para o site de destino do backlink.

Contexto do link

Nessa mesma análise de DA e PA, é importante verificar se existe contexto para receber um backlink de determinado site.

Como já explicamos anteriormente, a qualidade do backlink importa muito, e um dos fatores para essa qualidade é o contexto.

Mesmo que uma página possua um alto PA e DA, se esse site não tiver relação com a página de destino do backlink, não haverá contexto, e, consequentemente, será um backlink de baixa qualidade.

Utilizando novamente o nosso exemplo da blogueira que fala sobre maquiagem, se ela criar um backlink apontando para um site de venda de pneus, não existirá contexto, e, consequentemente, o backlink será considerado de baixíssima qualidade, independentemente do DA e PA do site da blogueira.

Então, no momento em que for analisar a qualidade de um backlink, lembre-se de que, além do Domain Authority e o do Page Authority, é primordial analisar o contexto.

Outro fator que pode influenciar a autoridade que um link gera é a sua posição na página.

Links que estão em áreas pouco privilegiadas do site, como o rodapé, acabam tendo menos autoridade do que um link inserido no meio do conteúdo principal.

O conteúdo principal é o real motivo para o usuário acessar a página.

Portanto, se o autor do conteúdo inseriu um link nessa área, é porque ele é realmente relevante.

Existem diversas maneiras para conquistar backlinks de qualidade, e a criatividade será a sua maior aliada.

A seguir, listamos algumas estratégias básicas para conquistar seus primeiros backlinks.

Conteúdo de qualidade

Para conquistar backlinks de qualidade, o grande segredo é criar conteúdos que sejam interessantes, bem-escritos, atrativos e que sua audiência tenha interesse genuíno por compartilhá-los em outros sites.

Podem ser desde a produção de um ótimo artigo até vídeos interessantes, pesquisas de mercado, infográficos e tudo mais que sua audiência possa achar relevante e que merece ser compartilhado.

Por isso, é muito importante entender o que seu público gosta e produzir o conteúdo com maestria.

Estratégias para conseguir backlinks

Esse processo de construção de backlinks é denominado, em SEO, como Link Building.

Basicamente, são ações que visam incentivar o compartilhamento de conteúdo de qualidade e que auxiliam na construção de links externos.

A seguir, evidenciamos algumas boas práticas de Link Building.

Guest post

Se você está procurando por um aliado, nas estratégias de SEO, para os seus primeiros backlinks, saiba que o guest post pode auxiliá-lo a potencializar o ganho de links externos para o seu site.

Guest post, ou guest posting, é a estratégia que consiste em encontrar sites que aceitam colaborações de terceiros, ou seja, você tem a possibilidade de contribuir com um artigo para ser publicado nesses canais.

Como já informamos neste guia, você deve procurar por sites que apresentem um mesmo contexto que o seu, a fim de que a sua contribuição seja legítima.

Ao produzir o material a ser publicado, procure inserir o link que deseja da forma mais útil possível, afinal, o intuito é realmente colaborar, apontando um link funcional.

Essa é forma para aplicar a estratégia de guest post corretamente.

Assessoria de imprensa digital

Uma estratégia para obter backlinks de qualidade é a produção de releases de notícias.

Basicamente, você deve criar um release sobre algum dado do seu mercado, falar sobre os resultados de alguma pesquisa que tenha sido produzida por sua empresa ou, até mesmo, encontrar um assunto em alta e produzir um material de cunho jornalístico.

Em seguida, um profissional de assessoria de imprensa digital deve entrar em contato com portais de notícias, sites especializados e influenciadores do setor para realizar a divulgação do material.

Esse material pode ser publicado na íntegra ou receber complementações de acordo com o canal que realizará a publicação.

Tudo isso é alinhado com sua assessoria de imprensa digital.

Por padrão, esses releases não são nem devem ser distribuídos com links, porém, em muitos casos, devido à sua grande utilidade e valor gerado, os canais que fazem a distribuição acabam inserindo links de referência na publicação.

Desse modo, gerando backlinks de qualidade e contribuindo para a estratégia de Link Building como um todo.

Ativos linkáveis: infográficos e pesquisas de mercado

Infográficos são artes que facilitam a leitura de números e informações, normalmente oriundos de uma pesquisa de mercado ou levantamento de dados.

Por meio de um trabalho visual, as informações são traduzidas em imagens de fácil leitura e entendimento para o público em geral.

Quando esse tipo de infográfico é criado e é relevante para algum setor, a tendência é que ele seja compartilhado e referenciado por diversos sites, ou seja, recebe os créditos da fonte por meio de um backlink.

Uma das formas de estimular o seu compartilhamento é a divulgação por meio de sua rede de contatos ou por meio de uma abordagem direta de sites especializados do seu nicho, informando que o material pode ser compartilhado, além de utilizar estratégias de divulgação em redes sociais.

Para maximizar o potencial de compartilhamento do seu infográfico, lembre-se de utilizar fontes confiáveis para coleta dos dados, selecione temas que são de interesse para uma grande audiência e produza artes visualmente agradáveis e que facilitem o entendimento da informação que o infográfico deseja transmitir.

Uma dica extra: utilize a rede social Pinterest para divulgar seu infográfico, pois, lá, existem milhares de pessoas procurando por esse tipo de informação.

Para avaliar o desempenho de seus backlinks, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a entender seu perfil de backlinks, ou seja, analisar a quantidade, site de origem, texto âncora e muito mais.

Abaixo, listamos algumas ferramentas conhecidas no mercado.

Ahrefs

Ferramentas Backlinks: AhrefsSendo uma das ferramentas mais utilizadas entre os profissionais de SEO, a Ahrefs analisa todos os atributos de seus links externos.

Com esta ferramenta, é possível obter informações sobre a quantidade de backlinks que seu site possui, o total de domínios que referenciam seu site, além de gráficos que mostram o histórico de aquisição de backlinks e uma análise sobre quais textos âncora estão sendo mais utilizados na geração desses backlinks.

Majestic

Ferramentas Backlinks: MajesticA Majestic, antigamente conhecida como Majestic SEO, é uma alternativa muito eficiente à Ahrefs.

Nesta ferramenta, também conseguimos analisar a quantidade de backlinks, domínios, taxa de aquisição e, também, textos âncora.

Um dado interessante é que a ferramenta disponibiliza informações sobre o tamanho de sua base de dados e ela já ultrapassa a incrível marca de mais de 1 trilhão de URLs únicos encontrados.

Moz Link Explorer

Ferramentas Backlinks: Moz Link ExplorerDenominada, anteriormente, Open Site Explorer ou com a sigla OSE, a Moz Link Explorer também entra na lista das ferramentas favoritas dos profissionais de SEO para a análise de backlinks.

Além de trazer todos os dados de forma similar às ferramentas Ahrefs e Majestic, a Moz Link Explorer é a responsável por fornecer as informações sobre Domain Authority e Page Authority, dados que já mencionamos anteriormente aqui neste guia.

Como essas métricas são geradas por esta ferramenta, conseguimos analisar rapidamente como está a distribuição dos domínios que apontam backlinks para seu site, categorizados por Domain Authority.

SEOprofiler

A SEOprofiler é uma alternativa excelente, quando comparada às versões gratuitas de outras ferramentas de análise de backlinks.

Ferramentas Backlinks: SEO ProfilerPor meio dela, é possível coletar várias informações sobre o seu perfil de backlinks, de forma similar às citadas anteriormente, e, ainda, existem outras funções, como, por exemplo, o acompanhamento de rankings.

Contudo, para obter acesso, é necessário assinar a ferramenta.

SEOquake (para Google Chrome e Mozilla Firefox)

Ferramentas Backlinks: SEO QuakeA SEOquake funciona como uma extensão gratuita para os usuários do Mozilla Firefox e do Google Chrome.

Permite a análise de métricas essenciais para uma estratégia de SEO, bem como o uso da ferramenta para comparar domínios, geração de relatórios completos para Link Building e backlinks e avaliação das SERPs.

Além disso, nesta extensão, é possível conferir parâmetros para os resultados de pesquisa, acompanhar os erros de sua página na web, analisar suas estatísticas para mídias sociais, determinar a densidade de palavras-chave e verificar a compatibilidade com a rede móvel.

Para saber quais backlinks seus concorrentes utilizam e os veículos utilizados em empresas de um mesmo segmento, é possível checar os links externos da concorrência.

Algumas ferramentas, como a SEMrush, a Moz Link Explorer e a Ahrefs, disponibilizam ações que facilitam a análise.

SEMrush

Ferramentas Backlinks: SEMrushPor meio do verificador de backlinks da SEMrush, o usuário pode identificar os links externos dos concorrentes, além dos backlinks que estão sendo direcionados para as suas páginas, a fim de auxiliar em termos competitivos de posicionamento.

Na ferramenta, é possível verificar links de um domínio específico, analisar textos âncora dos backlinks, visualizar URLs e links de sites de concorrentes, etc.

Moz Link Explorer

Como mencionado anteriormente, a antiga Open Site Explorer, atual Moz Link Explorer, fornece informações sobre sites de concorrentes a partir do URL, domínio ou subdomínio escolhido.

Na ferramenta, é possível verificar a quantidade de links e a taxa de autoridade do domínio, já que, quanto mais alta ela for, mais relevante será para o Google.

Ainda assim, o usuário pode checar diversos backlinks e as estratégias de Link Building de seu concorrente, com dados de PA, DA e, até mesmo, páginas com spam do site para a verificação.

Ahrefs

Na plataforma Ahrefs, é possível verificar informações valiosas sobre seus concorrentes, como, por exemplo, os veículos selecionados para as estratégias de Link Building.

Com essa ferramenta, é possível, também, analisar e desvendar quais são as ações de aumento de backlinks que estão sendo realizadas pela concorrência.

Conclusão

Agora que você já sabe da importância dos backlinks e como conquistá-los, inclua, em seu planejamento de marketing digital, estratégias que vão fazer o seu site ganhar backlinks de qualidade e em boa quantidade.

Ao realizar isso de forma constante, a autoridade de seu site aumentará.

Desse modo, você conquistará melhores posicionamentos nos resultados dos mecanismos de busca e, consequentemente, mais visibilidade para o seu negócio.

Escrito por

Lucas Ivo

Head de SEO

Lucas Ivo é sócio, head de SEO e consultor de projetos especiais de SEO na Conversion. Com mais de 5 anos de experiência em SEO, participou de grandes cases de SEO como Growth Supplements, ViajaNet, iFood, ShopFácil.com, Gran Cursos, Whirlpool e Estadão. Também participou ativamente de grandes inovações no produto de SEO, sempre com foco em gerar resultado para o cliente.

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