Features do Semrush: conheça as principais para SEO

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Ferramenta permite execução de múltiplas atividades de marketing

No ambiente do marketing digital é muito importante contar com ferramentas de apoio para executar e acelerar tarefas. O Semrush é uma das mais populares quando o assunto é SEO

Seja por seu dinamismo, que permite realizar múltiplas ações relacionadas à análise, ao planejamento e à execução ou pelo volume dos dados varridos e disponibilizados, o software ocupa uma posição de destaque no mercado. Não à toa, possui uma média de 4.5 em uma escala de 5 estrelas na G2, plataforma de distribuição de softwares. 

De acordo com o site da própria plataforma, 30% das companhias listadas na Fortune 500 a utilizam. Além disso, são mais de 10 milhões de usuários cadastrados e 21 prêmios como o melhor software de SEO. 

Mas, afinal, o que faz com que o Semrush tenha tanto sucesso? Neste artigo, você saberá quais são as suas principais funcionalidades. 

O que é Semrush?

Semrush é uma plataforma online que auxilia usuários e empresas em tarefas relacionadas ao marketing digital. Isso inclui atividades de SEO, mídia paga, marketing de conteúdo, mídias sociais e pesquisa. 

Seu modelo de negócio é o SaaS (Software as a Service), oferecendo ao consumidor assinaturas para utilização. 

Há um uma iniciativa que permite seu uso gratuito por sete dias. A partir daí, planos e preços variam entre Pro ( 119,95), Guru (229,95) e Business (449,95), sendo que é possível contratar features específicas por montantes adicionais (todos os valores disponibilizados estão em dólar).

Sua ferramenta mais conhecida é a de palavras-chave, que avalia continuamente um banco de dados de mais de 24 bilhões de keywords, 43 trilhões de backlinks e 808 milhões de domínios. 

Quais são as principais features do Semrush?

A Semrush é uma ferramenta versátil. Autointitulada como plataforma all-in-one, traz agilidade e eficiência a uma série de atividades de marketing. 

Para exemplificar a utilização, a seguir, serão avaliadas as informações disponibilizadas na data de 26 de maio de 2023 acerca do domínio principal da Folha de São Paulo

Ferramentas de SEO

Utilizada essencialmente em SEO, a maior parte das features são voltadas à otimização. Para tal, são divididas cinco categorias: pesquisa competitiva, pesquisa de palavras-chave, construção de links e on-page & tech SEO. A seguir, conheça suas nomenclaturas e funções.

Pesquisa competitiva

Na etapa da atração, as métricas definidas como conversão são relacionadas a tráfego ou visitantes. 

  • Visão geral do domínio: informações gerais sobre um domínio ou página, como authority score, tráfego orgânico, tráfego pago e gráficos de crescimento de métricas.
  • Traffic Analytics: informações específicas sobre tráfego, como visitas únicas, média de duração de visitas, taxa de rejeição e fontes de tráfego.
  • Pesquisa orgânica: avaliação de performance das palavras-chave, com quantidade total entre os 100 primeiros resultados orgânicos e para keywords específicas, incluindo perdidas e adquiridas.
  • Lacunas nas palavras-chave: identificação de palavras-chave comuns e exclusivas em relação aos sites concorrentes.
  • Lacunas nos backlinks: identificação de oportunidades de backlinks em domínios-alvo para aquisição de referências.

Pesquisa de palavras-chave

  • Visão geral de palavras-chave: informações gerais sobre a palavra-chave escolhida, incluindo volume mensal, dificuldade de ranqueamento, intenção de busca e ideias de termos relacionados.
  • Keyword Magic Tool: filtragem para identificação de oportunidades de palavras-chave.
  • Keyword Manager: agrupamento de palavras-chave em grupos para monitoramento.
  • Monitoramento de Posição: monitoramento de palavras-chave escolhidas em relação ao domínio selecionado.
  • Organic Traffic Insights: combinação de dados exportados a partir do Google Analytics, Google Search Console e do próprio Semrush.

Construção de links

  • Análise de backlinks: análise geral de backlinks, quantidade total, perdidos e adquiridos, texto-âncora, domínios de referência e domínios de saída.
  • Backlink audit: auditoria geral de backlinks, pontuação de toxicidade e orientações para remoção de backlinks.
  • Link Building Tool: identificação de oportunidades de backlinks por palavras-chave, monitoramento de domínios e acompanhamento de solicitação de inserção de links.
  • Análise em lote: agregação de múltiplos domínios para avaliação geral de backlinks.

On Page & Tech SEO

  • Auditoria do site: auditoria geral da saúde do site, pontos para atenção como erros, advertências, avisos, links internos e desempenho.
  • Listing Management: ferramenta de SEO local para distribuição de dados para diretórios de alta autoridade.
  • On Page SEO Checker: identificação de necessidade e oportunidades de ajustes em páginas individuais.
  • Log File Analyzer: simulação de varredura de buscadores e apresentação de relatório de rastreamento.

Conteúdo

  • Topic Research: identificação de termos relacionados ao termo escolhido.
  • SEO Content Template: geração automática de briefings para criação de conteúdo.
  • SEO Writing Assistant: assistente para otimização de conteúdo.
  • Content Audit: auditoria completa de conteúdo, incluindo compartilhamentos sociais, tamanho do texto, autores e backlinks.

Outras ferramentas:

  • eview Management: monitoramento de avaliações em plataformas como Google e Facebook.
  • PPC Keyword Tool: criação de listas de palavras-chave para anúncios.
  • Histórico de anúncios: análise de desempenho de palavras-chave utilizadas em anúncios.
  • Social Poster: agendamento de postagens e ideias de conteúdo para redes sociais.
  • Social Tracker: monitoramento de publicações em redes sociais.
  • Social Analytics: monitoramento de desempenho em redes sociais. 

Se você deseja contar com uma agência de SEO para potencializar os seus resultados de negócio, entre em contato com a Conversion.

Escrito por Lucas Amaral

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