Entenda a importância do SERP para suas estratégias de SEO

Taysa Bocard
Taysa Bocard

O que é SERP?

Uma SERP (Search Engine Result Page ou Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa), é o coração das buscas online. É nesta página que todos os resultados aparecem após você digitar sua consulta por um termo de busca.

Em geral, ela exibe os resultados orgânicos classificados de acordo com a relevância definida pelo algoritmo, mas podem trazer também outras features e 

Cada link, imagem e snippet que você vê é uma parte vital desta página dinâmica. Esses componentes são cruciais para direcionar visitantes ao seu site.

Para um site alcançar melhorar a sua presença digital na web e tornar-se rastreável, ele precisa aparecer nas primeiras posições da SERP. Isso se dá através de técnicas de SEO que ajustam desde os títulos e descrições até o conteúdo interno das páginas para se destacarem nos resultados da pesquisa.

Uma SERP bem posicionada ganha mais cliques e, portanto, mais tráfego orgânico, o que é fundamental para qualquer estratégia digital. Entender como funcionam os elementos dentro de uma SERP pode significar a diferença entre ser notado ou ignorado no vasto universo da internet.

Como funciona a SERP?

As SERPs são essenciais para o SEO, uma vez que as otimizações influenciam diretamente nos resultados das SERPs. 

Para os profissionais de SEO, inclusive, “o lugar mais caro da internet é a primeira posição do Google”, frase comum de se ouvir entre pessoas da área. Por isso, entender como ela funciona é muito importante.

A criação das SERPs é influenciada por diversos fatores. Elas são derivadas dos motores de buscas e existem diversos deles além do Google que estamos acostumados. 

De toda forma, a regra é básica para todos: são necessárias regras para oferecer aos usuários os resultados mais qualificados pras suas buscas.

Falando especificamente do Google, ele possui uma série de algoritmos para organizar sua biblioteca de sites, chamada de index, e melhor exibi-la aos usuários. 

Depois de rastrear a internet, o Google qualifica e guarda informações sobre os sites e demais conteúdos da web. Quando seu index é acionado por uma busca, seus algoritmos agem para criar a SERP adequada.

Há um algoritmo, por exemplo, que leva em consideração o contexto da busca. A palavra “manga” pode ser tanto uma parte de camisas quanto a fruta, certo? 

Entendendo os variados sentidos, o Google criou o algoritmo BERT para a interpretação e trazer o melhor resultado.

Existem mais de 200 algoritmos para qualificar as SERPs do Google.

Qual é a importância da SERP para as práticas de SEO?

A SERP é o campo de batalha onde suas estratégias de SEO são testadas, determinando a visibilidade e o alcance do seu conteúdo no universo online. 

É essencial compreender sua dinâmica para otimizar as páginas no ambiente digital e captar eficientemente a atenção do público-alvo.

Estrutura Básica

Entender a estrutura básica da SERP é fundamental para aplicar as estratégias de SEO com eficiência. 

A página de resultados do mecanismo de pesquisa apresenta os sites listados de acordo com sua relevância e qualidade, baseada nos algoritmos de busca do Google.

Cada resultado contém um título, geralmente em azul, que corresponde ao nome da página web. Logo abaixo, a URL; e a meta descrição, que oferece uma breve explicação do conteúdo do site.

As palavras-chave inseridas na consulta são destacadas em negrito nos resultados, mostrando a relação direta com a busca realizada. Isso ajuda os usuários a identificar rapidamente a relevância do resultado.

O snippet básico, composto por esses três elementos, é o primeiro contato que o público-alvo terá com o site. Por isso, otimizar essa parte do SERP aumenta as chances de clique e melhora o posicionamento nos mecanismos de busca.

Personalização das Estratégias de SEO

Personalizar suas estratégias de SEO é vital para destacar seu site na SERP. Cada página deve usar palavras-chave específicas que se alinhem com o conteúdo e as consultas dos usuários.

Isso aumenta a relevância do site para buscas particulares, melhorando sua posição nos resultados orgânicos. Aproveitar os micro-momentos do usuário, oferecendo respostas precisas e rápidas, também é uma tática eficaz.

Adaptar o SEO às tendências de pesquisa e ao comportamento do público alvo pode trazer mais tráfego qualificado para sua página. 

Estratégias personalizadas exigem análise contínua e ajustes frequentes para atender às mudanças nos algoritmos de busca e preferências dos usuários.

Micro-momentos do Google

Os micro-momentos do Google emergem como uma poderosa ferramenta. São instantes decisivos em que o usuário se volta à pesquisa online para aprender algo, fazer algo, descobrir algo ou comprar algo.

Entender esses momentos e otimizar seu conteúdo para eles pode fazer sua página web disparar no ranking de resultados da pesquisa. 

Comportamentos dos usuários mudam rapidamente e os algoritmos de busca estão sempre se adaptando para capturar e interpretar essas ações.

Os micro-momentos são oportunidades valiosas para marcas se conectarem com potenciais clientes. Aplicar estratégias de otimização de mecanismo de busca tendo em mente o contexto e a intenção por trás de cada consulta por palavra-chave é crucial.

Sites bem otimizados para esses momentos específicos ganham vantagem ao oferecer exatamente o que os usuários precisam, no momento exato em que a necessidade surge. Isso eleva as chances de elevar a visibilidade nos resultados da pesquisa do Google e alcançar tráfego orgânico qualificado.

Quais são as funcionalidades que aparecem na SERP?

Como comentado acima, a SERP é única e é formada por diversos fatores de ranqueamento. 

O Google, por exemplo, tem a missão de entregar o melhor que puder para os usuários diretamente na própria SERP, reduzindo a necessidade de acessar um link, através dos rich snippets. Por isso, é muito relevante acompanharmos as atualizações do Google.

Esses recursos ricos da SERP são gerados a partir de dados estruturados do seu site, que são arquivos JSON ou HTML que o Google utiliza para interpretar mais informações sobre seu site.

Dependendo da intenção de busca identificada, diferentes features podem ser ativadas na SERP.

Com isso, diversas funcionalidades foram adicionadas ao longo das páginas de resultados para facilitar a vida do usuário e reduzir o volume de cliques:

Featured Snippets

Os trechos são diversos. Geralmente eles atendem buscas informacionais que possam começar por “o que é”. Nesse caso, o featured snippet vai oferecer um trecho que responda de antemão o que se trata.

Os featured snippets também podem ser tabelas ou listas:

Painel de conhecimento

Geralmente quando pesquisamos uma pessoa ou empresa, à direita da SERP do Google aparece um painel com principais informações. Esse é o painel de conhecimento.

Pacote de imagens

O Google Imagens é um forte aliado das buscas na internet há muito tempo. Então, algumas das queries também podem ser respondidas por imagens. Nesse caso, o Google oferece um pacote de imagens:

Principais notícias

Dentre tantos fatores que influenciam no ranqueamento no Google, temos o E-E-A-T. Esse método mensura a autoridade, relevância e confiança em determinados portais. Dentro das diretrizes do E-E-A-T, há o YMYL, que significa “you money your life”.

Isso quer dizer que o Google reconhece que determinados locais da web podem influenciar diretamente no dinheiro e na vida das pessoas, que é o caso de portais de notícias.

Como existem determinadas buscas que geram novidades e menções na mídia, as “principais notícias” direcionam os usuários para os temas e portais com autoridade suficiente para trazer informações noticiosas.

Shopping

Uma das possíveis intenções de busca são as comerciais e, pra isso, surgiu o shopping. Diretamente na SERP já é disponibilizada itens comerciais para que os usuários possam explorar:

As pessoas também perguntam

Numa linha bastante parecida com as dúvidas frequentes, há também o “People Also Ask”, que exibe perguntas e trechos que respondem a elas.

Sitelinks

Os sitelinks oferecem demais páginas relevantes dos sites já diretamente na SERP:

Pesquisas relacionadas

Como o próprio nome já indica, as pesquisas relacionadas são algumas queries que possuem proximidade com sua busca original. Geralmente, essas sugestões do Google ficam ao fim da SERP:

Avaliações

Filmes, séries, produtos, estabelecimentos e serviços são passíveis de avaliação, então nada mais justo do que já exibir a nota que o público deu.

Vídeos

O Youtube é o segundo maior motor de busca que possuímos. Há determinados temas e buscas que são melhores de consultar através de vídeos. 

Entendendo isso, o Google disponibiliza vídeos diretamente na SERP e com um detalhe impressionante: ele já separa quais são os melhores momentos do vídeo para que os usuários possam se guiar conforme seus interesses:

X (antigo Twitter) 

No X são comuns os tópicos em alta. Tendo em vista que as buscas podem esbarrar nesses tópicos, o snippet do X aparece na SERP já exibindo tweets relevantes sobre o tema.

Pacotes de hotéis

Quem procura por hotéis já quer ter uma noção de localização e valores, que é exatamente o que o Google entrega com o snippet de pacotes de hotéis. Além dessas informações, o recurso ainda traz avaliações e demais informações sobre os locais.

Pacotes de vôos

A mesma lógica se aplica para os pacotes de vôos. O Google já disponibiliza as empresas disponíveis para o serviço, duração da viagem e valores — além de opções de filtro como data e escalas.

Listas de empregos

Emprego é uma coisa importante para o nosso cotidiano. Para ajudar as pessoas na missão de recolocação, o Google oferece diretamente na página de resultados vagas de emprego correlacionadas.

Nesse caso, aparecem tanto vagas de portais dedicados às vagas ou de outros sites que façam a inserção de dados estruturados de job posting

Calculadoras

Há ainda outras ferramentas relevantes que são disponibilizadas diretamente na SERP. Além do Google te informar sobre a cotação de moedas, ele ainda disponibiliza uma calculadora para realizar a conversão com a cotação atualizada.

Demais outras calculadoras também estão disponíveis, como conversão de temperatura e medição.

Anúncios do Google Ads

Os Anúncios do Google Ads ocupam posições de destaque na SERP, aparecendo no topo ou na lateral da página de resultados do mecanismo de pesquisa. 

Eles são fáceis de reconhecer por um pequeno rótulo que diz “Anúncio” e estão diretamente relacionados às palavras-chave que o usuário digita na busca.

Isso permite que qualquer empresa, independentemente do tamanho, possa competir por uma posição privilegiada na SERP. 

Como saber se um site possui algum recurso da SERP?

Para além da verificação manual, existem ferramentas que podem oferecer essa informação pra você. 

O SEMRush é um exemplo dessa ferramenta. Através do seu banco de dados sobre as SERPs e diagnóstico do seu site, a ferramenta de SEO sinaliza os recursos presentes e a visibilidade deles no Google:

Como alcançar os primeiros lugares da SERP?

Esse é o segredo que todo profissional de SEO quer saber. A regra número um é entender que o SEO e o Google estão servindo ao mesmo propósito: atender pessoas. Obviamente que existem sentidos comerciais, mas não é o que nos interessa agora.

Portanto, devemos estar com atenção em quem são as pessoas e o que elas procuram quando estão explorando as SERPs. Se é uma busca informativa, no mínimo o seu conteúdo deve ser também. Se já é uma intenção comercial, aí já é bom adicionar dados estruturados de produto e trabalhar bem as informações; e assim por diante.

Outras dicas de como conquistar o primeiro lugar já apareceram no conteúdo sobre criar blogposts que ranqueiam bem. Embora esteja falando especificamente de blog posts, as dicas são aplicáveis à páginas também. Faça uma boa leitura!

Conclusão

Conquistar uma boa posição no SERP pode transformar o desempenho do seu site. Aplique técnicas de SEO com inteligência e veja seu tráfego orgânico crescer. Lembre-se que cada elemento da SERP conta na batalha pela atenção do usuário.

Mantenha suas estratégias atualizadas e fique de olho nas mudanças do Google. Assim, você estará sempre à frente na busca pelo sucesso online

Escrito por Taysa Bocard

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