Entenda as métricas de Page Authority e Domain Authority, uma das mais importantes em SEO

Diego Ivo
Diego Ivo

Page Authority é a autoridade que uma página possui dentro do algoritmo do Google. Se você quer saber como melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca, saiba já como entender e avaliar o page authority das suas páginas.

Com a ajudinha de ferramentas de SEO, como Moz e Ahrefs, você vai descobrir como anda a autoridade das suas páginas e, a partir disso, poderá definir estratégias para melhorar o seu ranqueamento.

Saiba agora o que é page authority e como o conceito se relaciona com domain authority e fatores de ranqueamento.

O que é Page Authority?

Podemos dizer que, em SEO, com indicações cada vez mais claras do Google, como no Search Quality Evaluator Guidelines, o conteúdo deve ser uma das suas principais prioridades na otimização de páginas para performance orgânica.

Com a experiência do usuário cada vez mais mensurável para o robô, também por meio das métricas de comportamento, além das boas práticas de SEO técnico, é preciso entregar valor em suas páginas para que seu conteúdo seja relevante.

Como? É bom dar uma conferida nas diretrizes sobre o EAT e entender quais são os fatores que podem melhorar (ou piorar, e muito!) o ranqueamento da sua página.

Considerando todas as atualizações do Google sobre fatores de raqueamento, agora vamos olhar para os conceitos que podem te ajudar a visualizar o resultado de todos os seus esforços de estratégias SEO.

  • PAGE AUTHORITY

O Page Authority é um conceito que determina a avaliação de uma página específica.

  • DOMAIN AUTHORITY

Domain Authority é a avaliação de um domínio como um todo.

Mas qual a relação entre Domain Authority e Page Authority?

 Se você está curioso para saber qual a relação entre o Domain Authority (DA) e o Page Authority, já adiantamos que é possível um domínio de baixa autoridade ter uma ou outra página com uma relativamente alta autoridade.

Ainda assim, é pouco provável que um domínio com alta autoridade tenha poucas páginas com boa autoridade.

O QUE DETERMINA A PAGE AUTHORITY?

Vejamos o que, em linhas gerais, pode ser levado em conta para determinar a autoridade de uma página:

  • Domain Authority do site em que é publicado (porque ele é transferido para o Page Authority);
  • Número de links que aquela página recebeu;
  • Qualidade dos links que aquela página recebeu;
  • Número de menções sociais que a página recebeu;
  • Freqüência de menção da página através de links ao longo do tempo.

Falando sobre a quantidade e qualidade dos links, como fatores que podem determinar um alta ou baixa autoridade de página, saiba mais sobre backlinks e não deixe de incluir esses pontos na sua estratégia para melhorar o ranqueamento das suas páginas.

Domain Authority x Page Authority

Em um artigo no passado falei sobre a Autoridade de Domínio (ou Domain Authority), demonstrando porque é interessante para o Google que sites tenham boa autoridade e sua importância.

A tese básica é que o Google irá confiar mais em conteúdo de sites que tenham autoridade e reputação, o que “facilitará” o bom ranqueamento de conteúdo principalmente quando os algoritmos do Google não têm muitos elementos para analisar a qualidade da página.

Isso ocorre quando, por exemplo, se publica uma notícia: o algoritmo do Google não tem dados suficientes para saber com precisão a relevância daquela página, portanto prefere entregar o conteúdo de uma página com autoridade, ainda que menos relevante.

Conteúdo novo x Conteúdo perene

Enquanto o Domain Authority é crucial para sites de notícias e blogs que lidam com conteúdo novo e efêmero, o Page Authority é fundamental para a otimização de páginas cujo conteúdo, ao contrário de ser efêmero, é digamos assim “perene”. Poderíamos utilizar o termo “conteúdo antigo”, mas isso tem a conotação de que o conteúdo com o passar do tempo tornou-se inútil.

É importante ter Page Authority naquelas páginas que queremos estar sempre bem posicionados. Para isso, antes de tudo, é indiscutivelmente necessário ter um bom conteúdo.

O melhor conteúdo sobre aquela palavra-chave, sobre aquele tema. Do contrário, você irá perseguir os moinhos de vento como um Dom Quixote.

Alertamos: não se faz SEO sem bom conteúdo, e isso não é lorota.

É importante não deixar de considerar uma boa estratégia de SEO para conteúdo se você deseja melhorar o ranqueamento das suas páginas e ter um PA (Page Authority) cada vez mais alto.

Muito além do Page Authority ou PageRank

O Google trabalha para que cada vez menos as métricas de Page Authority e Domain Authority sejam determinantes para o posicionamento de um site, o que é bom.

Isso porque muitas pessoas os utilizavam para manipular os resultados e aparecer em mais destaque. Por conta disso, os resultados vão aparecer no Google por um cálculo (o qual o Google não revela) de Domain Authority, PageAuthority e, principalmente, relevância daquele conteúdo.

A principal medida tomada nos últimos 2 anos foi reduzir o peso de links desimportantes e existentes só para a manipulação de resultados, ao mesmo tempo em que seu algoritmo é capaz de analisar o contexto semântico dos conteúdos e dos links.

Podemos encontrar inúmeros sites muito bem posicionados e que têm baixa autoridade (em termos de métrica), mas que têm uma relevância altíssima para o usuário.

Por isso, a minha recomendação é que primeiramente seu site tenha páginas realmente relevantes e domine um assunto, ou seja, tenha um propósito, e depois passe a se preocupar efetivamente com o link building.

Pensando um pouco mais objetivamente, mas é claro que isso varia de caso para caso, os primeiros 6 meses de um projeto de SEO devem estar 95% focados no conteúdo, na relevância da página e na usabilidade, para o site seja efetivamente bom.

Passada essa etapa, para os termos que não tiverem boas posições, pode-se iniciar um trabalho de melhoria de conteúdo e/ou link building, que recomendo a sua leitura para entender exatamente o que se pode e não se pode fazer e pensar estrategicamente os links que darão autoridade às suas páginas.

Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, consulte nosso Fórum de SEO, onde todos os membros da comunidade do #OpenSEO poderão ajuda-lo.

Até o próximo artigo e bons estudos ?

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>