Link building é o trabalho de conseguir links para determinado site ou página, com o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca.
Uma vez que um dos principais critérios dos mecanismos de busca para um site estar bem posicionado são os links que ele recebe, fazer um bom link building é crucial numa estratégia de SEO.
Fala-se muito que nos últimos tempos o Google tem reduzido a ênfase nos links para o posicionamento de um site.
Na verdade, segundo exaustivas análises da Conversion, o que o Google tem feito é melhorado a sua maneira de avaliar a qualidade de um link.
Por que link building é tão importante
O Google avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe. Podemos dizer que bons links são o motor do SEO. Links são fundamentais porque, na Internet, a relação entre sites se dá com links de uma página para outra, de um site para outro.
Desta maneira, quando uma página tem um link ela diz que a outra é confiável. Links funcionam como “votos” de páginas que elegem outras páginas, outros conteúdos: fazer um link é como dizer seus visitantes que eles devem ler a outra página.
Como o Google avalia os links
Para avaliar o link de uma página à outra, o Google leva diversos fatores em conta, mas os principais são:
- a) o contexto em que o link aparece;
- b) o texto que aparece no link e
- c) se o link é dofollow ou nofollow.
Se, por exemplo, algum site muito relevante no setor de educação linkar outra página com a âncora “curso de inglês”, é meio caminho andado para que a página linkada fique bem posicionada para a palavra-chave em questão. Mas se este mesmo link tiver a tag rel=“nofollow” não fará a mínima diferença no algoritmo do Google, embora possa trazer a visita de pessoas que visualizavam aquela página, o que não deixa de ser importante.
Links de qualidade
Há diversas maneiras de se conseguir links, mas é preciso tomar muito cuidado porque links ruins, irrelevantes, podem, em vez de fazer um site ficar bem posicionado, causar o efeito contrário e acontecer mesmo de ele ser banido do Google.
Bons links são aqueles links “naturais”, relevantes tanto para quem linka quanto para quem é linkado. Além disso, vale acrescentar que os melhores links são os mais difíceis de conseguir.
Tenha sempre um bom conteúdo
Para fazer link building, antes de tudo procure publicar bom conteúdo em seu site ou blog, porque esta é a melhor maneira de ser linkado (aliás, sem bom conteúdo seu site nunca ficará bem posicionado no Google).
Quando um artigo relevante é publicado, outros sites e blogs tendem a querer dar sua opinião e, com isso, fazem referência à sua página com um link.
Quando seu produto é relevante, blogs especializados poderão fazer o review, falar de seu produto e recomendá-lo com um link a outros usuários.
Prospecção ativa de links
É possível, também, fazer prospecção ativa de links. Isso se assemelha à assessoria de imprensa, que produz releases e vive caçando sites, blogs e páginas que poderiam criar links para seu site.
Quando se faz link building, não há uma receita de bolo e o principal segredo é conseguir sempre links bons e relevantes, conseguir os links que seus concorrentes já possuem (ou equivalentes) e, principalmente, links que seus concorrentes jamais poderiam conseguir.
O Revolucionário Link Building com a Assessoria de Imprensa Digital
O serviço de assessoria sempre esteve relacionado em gerar exposição nos veículos de imprensa, sejam os grandes ou os especializados. Hoje, ele é um grande aliado também ao SEO.
A Conversion inovou ao compor seus serviços de SEO com o serviço de assessoria de imprensa digital, oferecendo aos seus clientes o trabalho de construção de relevância, mas também de gestão da autoridade com a assessoria.
Como funciona a Assessoria de Imprensa Digital
Há quase 3 anos, aqui na Conversion, incorporamos uma assessoria de imprensa e hoje contamos com dezenas de jornalistas. Eles trabalham tanto na produção da informação do conteúdo, assim como no contato e relacionamento com as redações.
Os veículos de imprensa, cada vez mais, precisam de informações relevantes que são a base de matérias, que geram muitos cliques para o portal. Geralmente, uma matéria muito acessada traz uma novidade e também números que endossam o conteúdo.
“Um acontecimento é um fato, um dado é uma notícia”, costumava dizer um de nossos jornalistas.
Por isso, precisamos, antes de pensar na distribuição da informação, ter dados relevantes. O trabalho de Business Intelligence poderá fortemente contribuir na apuração e produção das informações, que devem preferencialmente contar com a supervisão de um jornalista.

Fonte: Jacqueline Lafloufa
O estudo acima, realizado por Jacqueline Lafloufa, é um bom exemplo de produção de informação relevante e atesta claramente que os jornalistas gostam de dados e histórias originais para produzir uma matéria.
Para entregar informações valiosas para um jornalista é preciso conhecê-lo.
Um jornalista pensa de modo muito diferente de um profissional de SEO ou de marketing. Jornalistas vivem de contar grandes histórias, mas, assim como todas as outras profissões, o trabalho é guiado pelas métricas.
Uma boa história, além de ter um tema atual, atraente e com uma pitada de futurismo, precisa de dados e de “personagens”. Este profissionais são narradores aparentemente imparciais, mas é pela voz de seus entrevistados que eles compõem a sua narrativa.
E para tanto, eles precisam se manter informados. É aí que entram as assessorias de imprensa, que são responsáveis por conectar jornalistas e marcas.
Distribuir a informação e manter forte relacionamento com jornalistas

Fonte: Jacqueline Lafloufa
Após uma boa história e um bom dados, precisamos fazer com que eles cheguem aos ouvidos dos jornalistas. Mas isso não é fácil.
51% dos jornalistas odeiam receber ligações, segundo Lafloufa, o que só consideram pior do que receber mensagens no WhatsApp (57%). A forma preferida, por outro lado, é o e-mail, segundo 80% deles.
Depois do e-mail, outra fonte preferida por 49% são os canais de sala de imprensa ou blog das empresas.
Isso tudo, entretanto, não quer dizer que sejam os meios mais eficientes. Então, como cada jornalista é um mundo, a assessoria precisa conhecê-lo e fazer a boa história que tem, chegar até eles.
Não basta aparecer, tem de conseguir o link
Para 99,9% das assessorias de imprensa aparecer num grande portal já é motivo de comemoração. Mas para SEO, é preciso conquistar o link, pois é ele que fará a diferença.
Há algumas linhas que afirmam que a menção à marca já será importante em SEO, mas a realidade é que os links continuam como um importante fator de rankeamento.
O desafio que temos aqui é que nem todos os jornalistas gostam de linkar as marcas por considerarem isso publicidade. Muitos jornalistas não irão linkar. Alguns irão.
Por isso, é tão importante acompanhar o jornalista que se interessou por uma história ou um dado até a publicação, até que se conquiste o link também.
É deste modo, portanto, que há uma revolução na forma de fazer link building. Esqueça as velhas formas, dê boas-vindas à assessoria de imprensa digital.