O Search Quality Evaluator Guidelines, ou Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa, é um conjunto de orientações disponibilizadas pelo próprio Google para que avaliadores externos de qualidade possam julgar páginas da web de acordo com seus critérios.
Este extenso documento traz de modo organizado e de fácil entendimento diretivas práticas para que, não somente ferramentas externas, mas também quaisquer profissionais de search possam analisar e otimizar de maneira mais objetiva as páginas de seus sites.
A Conversion, sabendo da importância deste documento, trouxe mais uma incrível novidade para a comunidade brasileira de SEO: a tradução livre para o português do Search Quality Evaluator Guidelines.
Primeira vez em língua portuguesa
Apesar de nem todas as orientações dispostas no documento serem fatores diretos de ranqueamento, este é com certeza um dos mais ricos materiais de apoio disponíveis para profissionais de SEO do mundo inteiro.
Nele está contido, literalmente, tudo o que o Google declaradamente espera de uma página, para que ela possa ocupar posições de destaque em suas páginas de resultados.
Diante deste cenário e de uma web cada vez mais competitiva, inteligente e exigente, a ausência deste documento em língua portuguesa mostrou-se uma lacuna a ser preenchida, e pela primeira vez as Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa estão totalmente traduzidas em sua versão integral, sem quaisquer alterações ou acréscimos.
Informações práticas e atualizadas
Constantemente atualizado por seus criadores, o arquivo foi editado pela última vez em 19 de maio de 2020, e sua versão atual traz novíssimos conceitos relacionados à performance, por exemplo, como o queridinho E-A-T, ou expertise, autoridade e confiabilidade em tradução do inglês expertise, authority and trustworthiness, e muitos outros.
Com o arquivo, você será capaz não apenas de aplicar as técnicas de otimização descritas, mas de compreendê-las com autoridade máxima no assunto.
Vale dizer que nenhum direito autoral deste material pertence à Conversion, mas, sim, à Google LLC. Nós apenas compartilhamos com propósito educacional e com objetivo de melhorar a experiência de busca, criando uma web e uma comunidade de marketing no Brasil melhor para todos.
Baixe agora em PDF ou Google Drive:
- Baixe em formato PDF (7,6 MB; 193 páginas).
- Acesso em formato Google Drive (Online; 199 páginas).