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EAT: Expertise – Authoritativeness – Trustworthiness — esses são os três conceitos apresentados pelo Google como fatores de avaliação da qualidade das páginas web. Entenda cada um deles e saiba como melhorar o ranqueamento do seu site.
Conquistar as primeiras posições nos buscadores do Google não é mais para iniciantes.
Com algoritmos cada vez mais apurados, o maior mecanismo de busca do mundo admite seu objetivo de tornar os resultados mais assertivos, visando conectar o usuário com as informações mais úteis e da forma mais rápida possível.
Quem já sabe o que é SEO sabe também que o Google possui diversos critérios para compreender qual página entregará o melhor resultado para determinada busca.
Por meio das diretrizes do Quality Raters Guidelines, documento completíssimo disponibilizado pelo Google em 2019, com todas as orientações para avaliadores externos, o E-A-T foi apresentado como sinônimo dos três pilares para avaliação da qualidade das páginas.
Por isso, fique pode dentro dos conceitos e descubra como melhorar o valor do seu website e definir a estratégia para conquistar as primeiras posições de busca!
O que é EAT?
Conheça agora uma das principais diretrizes do Google para tornar a sua página sinônimo de qualidade para o mecanismo de busca.
Ao considerar cada vez mais a experiência do usuário e a entrega de resultados que auxiliem as pessoas a resolver um problema ou solucionar as suas dúvidas, entenda o que significa EAT e descubra como os conceitos presentes nessa sigla podem afetar a performance do seu site.
- Expertise.
- Authoritativeness.
- Trustworthiness.
Expertise (especialização)
“Você não precisar ser bom em tudo, mas você precisar ser bom em alguma coisa.”
Isso parece um discurso de quem ia mal em história, mas na verdade o que está por trás dessa sentença é a ideia de que toda marca possui um valor, uma especialidade.
Ter expertise significa ser reconhecido como bom ou melhor em uma determinada área, e, aqui, a sua expertise precisa estar onde está o propósito da sua marca.
“Não basta ser expert, você precisa saber demonstrar a sua expertise.”
É preciso entender que uma comunicação consistente é aquela que auxilia o usuário a solucionar uma dúvida ou resolver um problema.
No caso do seu site, é preciso que você entenda o seu usuário e consiga transmitir a sua expertise, por meio do conteúdo principal da sua página.
Authority (autoridade)
“Não basta ser, é preciso ser reconhecido como tal.”
Passada a primeira etapa na qual você descobriu que pode ser expert em um assunto, é preciso que as pessoas reconheçam essa referência.
De forma genérica, o valor da sua marca e a sua reputação são fatores que, juntos, contribuem para que você não seja apenas reconhecido por sua expertise, mas, sim, por sua autoridade.
Trust (confiabilidade)
“A confiança é uma construção, e você precisa dar os materiais que o usuário e o algoritmo precisam para subir esse prédio.”
Sim, nós estamos falando de conferir à sua página ou ao seu conteúdo — e, quando falamos de conteúdo, falamos no sentido amplo de tudo que está presente na sua página (texto, imagens, linkagens, anúncios, etc.) — elementos de confiança para o usuário.
O direcionamento do Google, especialmente em páginas que demandam conhecimentos mais específicos, é que exista um alicerce sólido para as informações contidas na página.
Mais do que isso, o usuário precisa se sentir seguro ao acessar seu conteúdo principal.
Por exemplo, em uma página de produto, dentro de um e-commerce, o usuário precisa confiar na sua estrutura de segurança para a compra, além da procedência dos produtos.
Ocorre que o próprio algoritmo foi encontrando formas de avaliar a confiança que pode ser empenhada em uma página, atribuindo maior qualidade ao site e aumentando as chances de bons posicionamentos.
O que o Google fala sobre o EAT?
Em 2019, o buscador apresentou o Search Quality Evaluator Guidelines, um documento completo para avaliadores externos, com diretrizes de qualidade sobre conteúdo web.
Com isso, é possível entender quais são os critérios mais relevantes para que o algoritmo compreenda o conteúdo de maior qualidade e, assim, entregue o melhor resultado para os usuários.
A Conversion traduziu o documento, para que a comunidade brasileira tivesse maior acessibilidade ao documento — originalmente, apenas disponível em língua inglesa. Confira o guia completo em português!
Mas o que há de tão importante nessas diretrizes?
No Search Quality Evaluator Guidelines, o Google apresenta dois conceitos imprescindíveis para quem deseja montar estratégias de SEO em 2020:
o EAT e o YMYL.
O que é YMYL e por que eu preciso saber sobre isso?
Em suas diretrizes, o Google deixou muito claro que, para o algoritmo, é importante entender o propósito da página.
Por exemplo, se você possui uma página de conteúdo informacional sobre marketing digital e todo o seu domínio é desenvolvido para compartilhar informações educacionais relacionadas ao tema, podemos identificar o propósito do seu site.
Com uma avaliação página por página, o algoritmo busca identificar, com os critérios do EAT, o propósito das páginas e entender que existem conteúdos que são mais sensíveis para o usuário.
Aparentemente, ao considerar a responsabilidade pelas entregas que oferece aos usuários como um buscador, o Google entendeu que determinados tópicos poderiam interferir na saúde – financeira, física e mental – do usuário.
Assim, criou o conceito de YMYL.
Your money, your life (YMYL) é uma forma de designar as páginas que possuem capacidade de afetar o usuário em suas decisões no dia a dia, dada a relevância do conteúdo principal das páginas.
Todas as páginas estão submetidas à avaliação desses critérios. Contudo, o Google esclarece que páginas com conteúdos relacionados a finanças, notícias de grande impacto, direitos civis e saúde devem ter mais elementos que confiram segurança às informações prestadas.
Você se lembra do critério de trustworthiness do EAT?
Então, para os conteúdos impactados também pelo YMYL, é ainda mais importante garantir que o seu website tenha elementos capazes de gerar confiança para o usuário.
EAT: conteúdos que precisam de atenção especial
Alguns tópicos possuem maior destaque por conta da aplicação dos valores do YMYL.
Se o foco do seu conteúdo está em um dos seguintes temas, saiba que precisa se preocupar ainda mais com o ajuste conforme o EAT.
✔ Conteúdos sobre saúde (nutrição, medicina, psicologia, etc.).
✔ Notícias jornalísticas.
✔ Informativos sobre finanças, legislação e impostos.
✔ Páginas que compartilhem dicas sobre temas sensíveis (educação, criação dos filhos, etc.).
✔ Conteúdos de hobbies que exigem expertise.
Basicamente, para os temas listados acima, é preciso informar ao algoritmo que você possui expertise para a produção dos conteúdos com esse propósito.
Boas práticas de E-A-T para conteúdo Y-M-Y-L
Confira os seguintes exemplos.
- Conteúdo médico: assinatura com CRM e currículo de formação do médico responsável por divulgar um conteúdo, listar as referências científicas – como estudos e pesquisas – que foram utilizadas como material de apoio e os selos. Se o autor for bem-referenciado, também poderá ajudar na autoridade do conteúdo.
- Conteúdo jornalístico: adequação aos protocolos e às práticas reconhecidos pela categoria. Premiações e profissionais considerados referência também são bons indicativos para confiança e expertise. Além disso, sempre que houver referências técnicas e/ou científicas, é importante enfatizar na página.
Como os algoritmos do Google avaliam a qualidade das páginas?
Não há um esclarecimento sobre como exatamente o algoritmo funciona. Contudo, sabemos de um ponto muito importante: o que o algoritmo está avaliando.
Conheça agora a classificação apresentada para considerar um conteúdo de alta qualidade ou de baixa qualidade. Ah, e só para esclarecer: quando falamos em conteúdo, não nos referimos apenas ao texto.
Conteúdo: entenda o que é avaliado pelo Google
Na avaliação da qualidade das páginas, o conteúdo é considerado de forma ampla, não apenas a parte textual.
Para facilitar, confira a seguir os aspectos avaliados como partes do conteúdo:
- Conteúdo principal: o texto, as imagens e outros elementos relacionados ao propósito da página.
- Conteúdo complementar: tudo que apoia o conteúdo principal, sejam outras linkagens ou referências que auxiliem o usuário.
- Anúncios: o espaço da página voltado à publicidade também é considerado uma parte do conteúdo e passa pela avaliação de qualidade, como os outros elementos acima.
IMPORTANTE: Embora o conteúdo dos anúncios possa não ser de autoria do seu website, o Google entende que, por ser parte do conteúdo da sua página, o anúncio é de responsabilidade do seu domínio.
Por isso, se não estiver dentro dos critérios de EAT, irá trazer consequências na performance da sua página, e não necessariamente prejudicar o anunciante.
Classificação das páginas conforme a qualidade
Agora, sim! Veja a classificação conforme os critérios de avaliação de qualidade do mecanismo de busca.

Como melhorar o EAT do seu site?
Para melhorar o ranqueamento das suas páginas, confira quais são as indicações do Google sobre autoridade, especialidade e confiança (EAT).
1. Promova a confiança do usuário
- Tenha uma Política de Privacidade de Dados clara para a compreensão do usuário.
- No caso de venda de produtos ou serviços, deixe clara todas as especificações e alertas sobre o que está sendo adquirido pelo consumidor.
- Deixe a Política de Trocas ou Cancelamentos de forma clara e acessível.
- Tenha canais de SAC e Dúvidas Frequentes com fácil acesso aos usuários.
- Informe o endereço de local físico que esteja vinculado ao website, se houver.
- Disponibilize avaliações e/ou interações no site.
- Tenha uma página de “Quem somos”, enfatizando o propósito do negócio e quem está por trás dele.
- Declare a sua especialização e comprove a sua boa reputação, através de selos e/ou premiações.
- Sempre que possível, divulgue informações sobre as pessoas que trabalham para que o negócio dê certo, trazendo um olhar mais humanizado.
2. Mostre sinais de autoridade
- Um conteúdo constantemente compartilhado nas mais diversas plataformas de redes sociais pode ajudar no reconhecimento da autoridade do seu domínio.
- Reforce a sua marca: ter palavras-chave (termos de busca) relacionados com a sua marca é um ótimo indicativo de autoridade.
- Ser referenciado, por meio de links, por páginas com boas autoridades de domínio.
- Ter a sua marca referenciada, mesmo que sem linkagem, pode ser um sinal de autoridade para o algoritmo.
3. Seja um expert
- Construa um planejamento que informe para o algoritmo e para o usuário que você possui um propósito nos seus conteúdos.
- Busque referências e garanta que o seu conteúdo seja fundamentado em outros autores com expertise no mesmo tópico.
- Tenha diversos conteúdos de qualidade relacionados ao assunto que você quer ser especialista.
Como utilizar o EAT nas estratégias de Marketing Digital?
São muitas as atualizações do algoritmo do Google para se ter em mente. Percebemos que a tendência tem sido a implementação de critérios que prezem pela experiência do usuário. E, com o E-A-T, não poderia ser diferente.
Pensando nisso, confira os pontos para melhorar o EAT com sua estratégia de Marketing Digital.
Palavras-chave
Não deixe de conhecer o interesse do seu usuário. Um termo de busca revela sempre um problema ou uma curiosidade – e, portanto, o interesse por uma solução.

Pesquisa SEMRush – “Marketing Digital”
Conheça o seu usuário e trabalhe o campo semântico, para que o seu conteúdo possa auxiliá-lo, e não cansá-lo com keyword stuffing (prática sujeita a punições por tentar driblar o algoritmo).
Curadoria do conteúdo
Não deixe de fazer um planejamento de pauta e estruturar a sua produção de conteúdo com base em pesquisas fundamentadas. O seu usuário vai dar valor se você souber responder aos seus questionamentos sem que ele precise perguntar, utilizando referências claras e fontes confiáveis.

Imagem: Conteúdo com referências – O que é SEO? (Conversion)
Linkagem Interna
Além de fazer parte das boas práticas de SEO, a Linkagem Interna é uma estratégia que auxilia o usuário na navegação do conteúdo. Insira links no conteúdo como apoio para materiais que complementem o tema apresentado. Saiba como os links internos aumentam a credibilidade do seu blog.
Guest Posts
Os autores também possuem reconhecimento de autoridade e expertise, que gera confiabilidade para o documento. Assim, se você possui um site sobre saúde, convidar um autor com autoridade em medicina, que receba várias menções e para quem seja atribuído reconhecimento na área, pode ser uma forma de atrelar o valor desta fonte ao seu conteúdo e, portanto, à sua página.
Site seguro
Uma das formas de inserir o EAT na sua estratégia de Marketing Digital é considerar que o seu site precisa ser seguro para o usuário e não apresentar erros. Especialmente para um e-commerce, além de certificações de segurança de transações bancárias, o ideal é compartilhar informações sobre um endereço físico e os dados da empresa, para que o consumidor possa entrar em contato, caso sinta necessidade.
Por exemplo, deixe claro os contatos da seu domínio e um endereço físico de referência.

Imagem: Footer Conversion (Home)
Provas sociais
Outro aspecto que melhora a confiança em sua página é a inclusão de provas sociais. É importante abrir um campo de avaliação e comentários, para que os usuários saibam que outros consumidores já conhecem o seu produto ou serviço. Também é um bom termômetro para entender os pontos de melhora da sua marca e considerar em sua estratégia de Marketing Digital.
Home

Imagem: Conversion (Home)
A homepage é a sua página principal. O usuário deve encontrar as principais informações sobre o propósito da sua marca, conseguir localizar o responsável pelo conteúdo. Por isso, colocar um espaço de “Quem Somos” é muito importante. As suas páginas de produto/posts devem refletir as boas práticas da sua homepage.
Considerações finais
O E-A-T se tornou um fator muito importante para se considerar na sua estratégia de SEO. Agora, se o seu conteúdo é diretamente ligado aos tópicos considerados em Y-M-Y-L, saiba que será imprescindível atentar-se a todos os pontos abordados.
Na dúvida de como aplicar as boas práticas de SEO, levando em consideração as diretrizes do EAT, aposte sempre na solução que mais se adequar à experiência do usuário.
Ah, e as novidades não param por aí! É importante já ficar por dentro da próxima atualização: o Google Page Experience. Ela começará a valer a partir de 2021, e a boa notícia é que o foco continua sendo em Usabilidade e Experiência do Usuário, mas agora com métricas específicas para cada novo critério apresentado. Vale a pena conferir!
Como já sabemos, o sucesso de uma estratégia, como quase tudo na vida, depende de um bom planejamento. Então, fique por dentro das atualizações do mecanismo de busca e comece a preparar o seu website para conquistar os melhores resultados.
Boa sorte!