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SEO
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O que é EAT que o Google tanto fala? Saiba como melhorar o SEO com ele

Giovanna Abreu

3/07/2020
9 min de leitura

Sumário

  1. O que é EAT?
  2. O que o Google fala sobre o EAT?
  3. O que é YMYL e por que eu preciso saber sobre isso?
  4. EAT: conteúdos que precisam de atenção especial
  5. Como os algoritmos do Google avaliam a qualidade das páginas?
  6. Como melhorar o EAT do seu site?
  7. Como utilizar o EAT nas estratégias de Marketing Digital?
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EAT: Expertise – Authoritativeness – Trustworthiness  — esses são os três conceitos apresentados pelo Google como fatores de avaliação da qualidade das páginas web. Entenda cada um deles e saiba como melhorar o ranqueamento do seu site.

Conquistar as primeiras posições nos buscadores do Google não é mais para iniciantes.

Com algoritmos cada vez mais apurados, o maior mecanismo de busca do mundo admite seu objetivo de tornar os resultados mais assertivos, visando conectar o usuário com as informações mais úteis e da forma mais rápida possível.

Quem já sabe o que é SEO sabe também que o Google possui diversos critérios para compreender qual página entregará o melhor resultado para determinada busca.

Por meio das diretrizes do Quality Raters Guidelines, documento completíssimo disponibilizado pelo Google em 2019, com todas as orientações para avaliadores externos, o E-A-T foi apresentado como sinônimo dos três pilares para avaliação da qualidade das páginas.

Por isso, fique pode dentro dos conceitos e descubra como melhorar o valor do seu website e definir a estratégia para conquistar as primeiras posições de busca!

O que é EAT?

Conheça agora uma das principais diretrizes do Google para tornar a sua página sinônimo de qualidade para o mecanismo de busca.

Ao considerar cada vez mais a experiência do usuário e a entrega de resultados que auxiliem as pessoas a resolver um problema ou solucionar as suas dúvidas, entenda o que significa EAT e descubra como os conceitos presentes nessa sigla podem afetar a performance do seu site.

  • Expertise.
  • Authoritativeness.
  • Trustworthiness.

Expertise (especialização)

“Você não precisar ser bom em tudo, mas você precisar ser bom em alguma coisa.”

Isso parece um discurso de quem ia mal em história, mas na verdade o que está por trás dessa sentença é a ideia de que toda marca possui um valor, uma especialidade.

Ter expertise significa ser reconhecido como bom ou melhor em uma determinada área, e, aqui, a sua expertise precisa estar onde está o propósito da sua marca.

“Não basta ser expert, você precisa saber demonstrar a sua expertise.”

É preciso entender que uma comunicação consistente é aquela que auxilia o usuário a solucionar uma dúvida ou resolver um problema.

No caso do seu site, é preciso que você entenda o seu usuário e consiga transmitir a sua expertise, por meio do conteúdo principal da sua página.

Authority (autoridade)

“Não basta ser, é preciso ser reconhecido como tal.”

Passada a primeira etapa na qual você descobriu que pode ser expert em um assunto, é preciso que as pessoas reconheçam essa referência.

De forma genérica, o valor da sua marca e a sua reputação são fatores que, juntos, contribuem para que você não seja apenas reconhecido por sua expertise, mas, sim, por sua autoridade.

Trust (confiabilidade)

“A confiança é uma construção, e você precisa dar os materiais que o usuário e o algoritmo precisam para subir esse prédio.”

Sim, nós estamos falando de conferir à sua página ou ao seu conteúdo — e, quando falamos de conteúdo, falamos no sentido amplo de tudo que está presente na sua página (texto, imagens, linkagens, anúncios, etc.) — elementos de confiança para o usuário.

O direcionamento do Google, especialmente em páginas que demandam conhecimentos mais específicos, é que exista um alicerce sólido para as informações contidas na página.

Mais do que isso, o usuário precisa se sentir seguro ao acessar seu conteúdo principal.

Por exemplo, em uma página de produto, dentro de um e-commerce, o usuário precisa confiar na sua estrutura de segurança para a compra, além da procedência dos produtos.

Ocorre que o próprio algoritmo foi encontrando formas de avaliar a confiança que pode ser empenhada em uma página, atribuindo maior qualidade ao site e aumentando as chances de bons posicionamentos.

O que o Google fala sobre o EAT?

Em 2019, o buscador apresentou o Search Quality Evaluator Guidelines, um documento completo para avaliadores externos, com diretrizes de qualidade sobre conteúdo web.

Com isso, é possível entender quais são os critérios mais relevantes para que o algoritmo compreenda o conteúdo de maior qualidade e, assim, entregue o melhor resultado para os usuários.

A Conversion traduziu o documento, para que a comunidade brasileira tivesse maior acessibilidade ao documento —  originalmente, apenas disponível em língua inglesa. Confira o guia completo em português!

Mas o que há de tão importante nessas diretrizes?

No Search Quality Evaluator Guidelines, o Google apresenta dois conceitos imprescindíveis para quem deseja montar estratégias de SEO em 2020:

o EAT e o YMYL.

O que é YMYL e por que eu preciso saber sobre isso?

Em suas diretrizes, o Google deixou muito claro que, para o algoritmo, é importante entender o propósito da página.

Por exemplo, se você possui uma página de conteúdo informacional sobre marketing digital e todo o seu domínio é desenvolvido para compartilhar informações educacionais relacionadas ao tema, podemos identificar o propósito do seu site.

Com uma avaliação página por página, o algoritmo busca identificar, com os critérios do EAT, o propósito das páginas e entender que existem conteúdos que são mais sensíveis para o usuário.

Aparentemente, ao considerar a responsabilidade pelas entregas que oferece aos usuários como um buscador, o Google entendeu que determinados tópicos poderiam interferir na saúde – financeira, física e mental – do usuário.

Assim, criou o conceito de YMYL.

Your money, your life (YMYL) é uma forma de designar as páginas que possuem capacidade de afetar o usuário em suas decisões no dia a dia, dada a relevância do conteúdo principal das páginas.

Todas as páginas estão submetidas à avaliação desses critérios. Contudo, o Google esclarece que páginas com conteúdos relacionados a finanças, notícias de grande impacto, direitos civis e saúde devem ter mais elementos que confiram segurança às informações prestadas.

Você se lembra do critério de trustworthiness do EAT?

Então, para os conteúdos impactados também pelo YMYL, é ainda mais importante garantir que o seu website tenha elementos capazes de gerar confiança para o usuário.

EAT: conteúdos que precisam de atenção especial

Alguns tópicos possuem maior destaque por conta da aplicação dos valores do YMYL.

Se o foco do seu conteúdo está em um dos seguintes temas, saiba que precisa se preocupar ainda mais com o ajuste conforme o EAT.

✔  Conteúdos sobre saúde (nutrição, medicina, psicologia, etc.).

✔  Notícias jornalísticas.

✔ Informativos sobre finanças, legislação e impostos.

✔ Páginas que compartilhem dicas sobre temas sensíveis (educação, criação dos filhos, etc.).

✔ Conteúdos de hobbies que exigem expertise.

Basicamente, para os temas listados acima, é preciso informar ao algoritmo que você possui expertise para a produção dos conteúdos com esse propósito.

Boas práticas de E-A-T para conteúdo Y-M-Y-L

Confira os seguintes exemplos.

  1. Conteúdo médico: assinatura com CRM e currículo de formação do médico responsável por divulgar um conteúdo, listar as referências científicas – como estudos e pesquisas – que foram utilizadas como material de apoio e os selos. Se o autor for bem-referenciado, também poderá ajudar na autoridade do conteúdo.
  2. Conteúdo jornalístico: adequação aos protocolos e às práticas reconhecidos pela categoria. Premiações e profissionais considerados referência também são bons indicativos para confiança e expertise. Além disso, sempre que houver referências técnicas e/ou científicas, é importante enfatizar na página.

Como os algoritmos do Google avaliam a qualidade das páginas?

Não há um esclarecimento sobre como exatamente o algoritmo funciona. Contudo, sabemos de um ponto muito importante: o que o algoritmo está avaliando.

Conheça agora a classificação apresentada para considerar um conteúdo de alta qualidade ou de baixa qualidade. Ah, e só para esclarecer: quando falamos em conteúdo, não nos referimos apenas ao texto.

Conteúdo: entenda o que é avaliado pelo Google

Na avaliação da qualidade das páginas, o conteúdo é considerado de forma ampla, não apenas a parte textual.

Para facilitar, confira a seguir os aspectos avaliados como partes do conteúdo:

  • Conteúdo principal: o texto, as imagens e outros elementos relacionados ao propósito da página.
  • Conteúdo complementar: tudo que apoia o conteúdo principal, sejam outras linkagens ou referências que auxiliem o usuário.
  • Anúncios: o espaço da página voltado à publicidade também é considerado uma parte do conteúdo e passa pela avaliação de qualidade, como os outros elementos acima.

IMPORTANTE: Embora o conteúdo dos anúncios possa não ser de autoria do seu website, o Google entende que, por ser parte do conteúdo da sua página, o anúncio é de responsabilidade do seu domínio.

Por isso, se não estiver dentro dos critérios de EAT, irá trazer consequências na performance da sua página, e não necessariamente prejudicar o anunciante.

Classificação das páginas conforme a qualidade

Agora, sim! Veja a classificação conforme os critérios de avaliação de qualidade do mecanismo de busca.

Infográfico: páginas de alta qualidade vs. baixa qualidade

Como melhorar o EAT do seu site?

Para melhorar o ranqueamento das suas páginas, confira quais são as indicações do Google sobre autoridade, especialidade e confiança (EAT).

1. Promova a confiança do usuário

  • Tenha uma Política de Privacidade de Dados clara para a compreensão do usuário.
  • No caso de venda de produtos ou serviços, deixe clara todas as especificações e alertas sobre o que está sendo adquirido pelo consumidor.
  • Deixe a Política de Trocas ou Cancelamentos de forma clara e acessível.
  • Tenha canais de SAC e Dúvidas Frequentes com fácil acesso aos usuários.
  • Informe o endereço de local físico que esteja vinculado ao website, se houver.
  • Disponibilize avaliações e/ou interações no site.
  • Tenha uma página de “Quem somos”, enfatizando o propósito do negócio e quem está por trás dele.
  • Declare a sua especialização e comprove a sua boa reputação, através de selos e/ou premiações.
  • Sempre que possível, divulgue informações sobre as pessoas que trabalham para que o negócio dê certo, trazendo um olhar mais humanizado.

2. Mostre sinais de autoridade

  • Um conteúdo constantemente compartilhado nas mais diversas plataformas de redes sociais pode ajudar no reconhecimento da autoridade do seu domínio.
  • Reforce a sua marca: ter palavras-chave (termos de busca) relacionados com a sua marca é um ótimo indicativo de autoridade.
  • Ser referenciado, por meio de links, por páginas com boas autoridades de domínio.
  • Ter a sua marca referenciada, mesmo que sem linkagem, pode ser um sinal de autoridade para o algoritmo.

3. Seja um expert

  • Construa um planejamento que informe para o algoritmo e para o usuário que você possui um propósito nos seus conteúdos.
  • Busque referências e garanta que o seu conteúdo seja fundamentado em outros autores com expertise no mesmo tópico.
  • Tenha diversos conteúdos de qualidade relacionados ao assunto que você quer ser especialista.

Como utilizar o EAT nas estratégias de Marketing Digital?

São muitas as atualizações do algoritmo do Google para se ter em mente. Percebemos que a tendência tem sido a implementação de critérios que prezem pela experiência do usuário. E, com o E-A-T, não poderia ser diferente.

Pensando nisso, confira os pontos para melhorar o EAT com sua estratégia de Marketing Digital.

Palavras-chave

Não deixe de conhecer o interesse do seu usuário. Um termo de busca revela sempre um problema ou uma curiosidade – e, portanto, o interesse por uma solução.

Palavras-chave

Pesquisa SEMRush – “Marketing Digital”

Conheça o seu usuário e trabalhe o campo semântico, para que o seu conteúdo possa auxiliá-lo, e não cansá-lo com keyword stuffing (prática sujeita a punições por tentar driblar o algoritmo).

Curadoria do conteúdo

Não deixe de fazer um planejamento de pauta e estruturar a sua produção de conteúdo com base em pesquisas fundamentadas. O seu usuário vai dar valor se você souber responder aos seus questionamentos sem que ele precise perguntar, utilizando referências claras e fontes confiáveis.

O que é SEO? - Tela do conteúdo

Imagem: Conteúdo com referências – O que é SEO? (Conversion)

Linkagem Interna

Além de fazer parte das boas práticas de SEO, a Linkagem Interna é uma estratégia que auxilia o usuário na navegação do conteúdo. Insira links no conteúdo como apoio para materiais que complementem o tema apresentado. Saiba como os links internos aumentam a credibilidade do seu blog.

Guest Posts

Os autores também possuem reconhecimento de autoridade e expertise, que gera confiabilidade para o documento. Assim, se você possui um site sobre saúde, convidar um autor com autoridade em medicina, que receba várias menções e para quem seja atribuído reconhecimento na área, pode ser uma forma de atrelar o valor desta fonte ao seu conteúdo e, portanto, à sua página.

Site seguro

Uma das formas de inserir o EAT na sua estratégia de Marketing Digital é considerar que o seu site precisa ser seguro para o usuário e não apresentar erros. Especialmente para um e-commerce, além de certificações de segurança de transações bancárias, o ideal é compartilhar informações sobre um endereço físico e os dados da empresa, para que o consumidor possa entrar em contato, caso sinta necessidade.

Por exemplo, deixe claro os contatos da seu domínio e um endereço físico de referência.

Rodapé (Footer) do site da Conversion

Imagem: Footer Conversion (Home)

Provas sociais

Outro aspecto que melhora a confiança em sua página é a inclusão de provas sociais. É importante abrir um campo de avaliação e comentários, para que os usuários saibam que outros consumidores já conhecem o seu produto ou serviço. Também é um bom termômetro para entender os pontos de melhora da sua marca e considerar em sua estratégia de Marketing Digital.

Home

Home do Site da Conversion

Imagem: Conversion (Home)

A homepage é a sua página principal. O usuário deve encontrar as principais informações sobre o propósito da sua marca, conseguir localizar o responsável pelo conteúdo. Por isso, colocar um espaço de “Quem Somos” é muito importante. As suas páginas de produto/posts devem refletir as boas práticas da sua homepage.

Considerações finais

O E-A-T se tornou um fator muito importante para se considerar na sua estratégia de SEO. Agora, se o seu conteúdo é diretamente ligado aos tópicos considerados em Y-M-Y-L, saiba que será imprescindível atentar-se a todos os pontos abordados.

Na dúvida de como aplicar as boas práticas de SEO, levando em consideração as diretrizes do EAT, aposte sempre na solução que mais se adequar à experiência do usuário.

Ah, e as novidades não param por aí! É importante já ficar por dentro da próxima atualização: o Google Page Experience. Ela começará a valer a partir de 2021, e a boa notícia é que o foco continua sendo em Usabilidade e Experiência do Usuário, mas agora com métricas específicas para cada novo critério apresentado. Vale a pena conferir!

Como já sabemos, o sucesso de uma estratégia, como quase tudo na vida, depende de um bom planejamento. Então, fique por dentro das atualizações do mecanismo de busca e comece a preparar o seu website para conquistar os melhores resultados.

Boa sorte!

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Escrito por

Giovanna Abreu

Head de SEO

Head de SEO da Conversion com mais de 8 anos de experiência no canal orgânico. Participação em diversos projetos de e-commerce e institucionais, como: Marisa, Walmart e Itaú. Foco em gestão de projetos e pessoas!

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