Troca de Links: o que é e por que é prejudicial para o SEO de seu site

Conversion

Por ,
em

Se você já está inserido há algum tempo no mercado de SEO, muito provavelmente já ouviu falar em troca de links.

Talvez já tenha até recebido uma proposta. Mas você sabe exatamente o que é essa prática e o que ela pode acarretar?

De todos os fatores que influenciam beneficamente o ranqueamento de um site, temos Link Building, isoladamente, como o fator de maior peso.

E mesmo após todas as significativas mudanças que ocorreram em Search nos últimos anos, Link Building continua extremamente importante — muito embora tenha se tornado um processo mais sofisticado e complexo.

É uma tendência natural nos adaptarmos às transformações conforme os recursos que possuímos.

Por isso, ao mesmo tempo em que fazer Link Building tornava-se mais difícil, estratégias de black hat para ganho de backlinks começaram a pipocar entre webmasters do mundo todo.

Uma delas é a troca de links.

Falaremos hoje sobre o que significa esse esquema e como a adoção dessa estratégia pode prejudicar o posicionamento do seu site.

Tópicos deste artigo:

  1. O que é troca de links e por que ela é perigosa?
  2. Como conseguir links sem black hat?
  3. Não tenho estrutura para fazer link building: o que fazer?

O que é troca de links e por que ela é perigosa?

A troca de links é uma negociação em que duas empresas inserem, mutuamente, links uma para a outra em seus sites. É uma técnica de Black Hat SEO que gera punições.

Caso a linkagem de ambos os sites ocorra de forma natural e isso esteja claro, tanto para o usuário quanto para o robô, será tão benéfica quanto qualquer outro link conquistado de forma orgânica. Esse caso é o mais raro, mas pode ser comum, por exemplo, em empresas de um mesmo grupo empresarial.

Entretanto, uma vez que esses links foram previamente negociados, inseridos de maneira artificial e forçada e a tentativa de manipulação do algoritmo foi identificada, o esquema é uma bomba-relógio passível de punição.

Por mais que o objetivo seja transmitir autoridade de um domínio para o outro, o Google proíbe terminantemente essa prática, de acordo com o que consta em suas diretrizes:

“Veja alguns exemplos de esquemas de links que podem prejudicar a classificação do site nos resultados da pesquisa:

(…) Fazer muitas trocas de links (“Adicione um link para mim, e eu adiciono um link para você”) ou criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados.”

Fonte: Google

Vale lembrar que uma punição vinda do Google pode variar desde uma brusca queda de posicionamento até a completa exclusão deste site do buscador.

O perigo da troca de links e suas consequências: exemplo

Há pouco tempo recebemos o seguinte e-mail propondo uma troca de links:

Troca de Links

Ao buscar mais informações sobre a empresa que fazia a proposta, analisamos o site na ferramenta SEMRush e nos deparamos com uma informação alarmante.

Primeiramente, esse domínio teve um crescimento vertiginoso.

No mesmo período de tempo em que fazia propostas de trocas de links, o site em questão perdia, da noite para o dia, 36% de seus acessos.

Uma estratégia de SEO que cresce muito rápido, também pode cair muito rápido!

Agora que já temos dimensão do problema que esse esquema pode causar, fica a pergunta:

Como conseguir links sem black hat?

Segundo levantamento interno da Conversion, links qualificados correspondem a cerca de 30% do impacto de performance nos resultados de busca orgânica.

Essa relação de resultado x dificuldade faz do Link Building a grande oportunidade e o grande calcanhar de Aquiles do SEO, deixando o setor pouco convidativo para negócios com pouca infraestrutura.

Há dois modelos comprovadamente eficazes de se conquistar links de forma lícita:

As duas técnicas diferem entre si quanto à estrutura necessária para suas execuções.

A primeira, focada em conteúdo, exige poucos recursos e pode se adequar melhor ao tamanho de pequenas empresas ou agências.

Essa estratégia pode se aliar a outras frentes que, quando bem implementadas, têm resultados bastante significativos para SEO, como CTR e Dwell Time. Mas falaremos disso em breve.

Já as estratégias de Link Building baseadas em Assessoria Digital requerem mais pessoas, tempo, competência e recursos, porém podem gerar resultados mais expressivos e escaláveis.

Vale lembrar que fazer link building com assessoria de imprensa digital não é utilizar disparadores automáticos de release.

Essa prática, aliás, é considerada manipulação de algoritmo e também é proibida pelo Google.

Não tenho estrutura para conseguir links: o que fazer?

Uma vez que os backlinks influenciam até 30% da performance orgânica de um site, é preciso não esquecer quais aspectos correspondem aos 70% restantes.

Se você não tem budget para investir em Link Building da maneira correta, não se desespere.

Qualidade de conteúdo e experiência de usuário (UX) são dois fatores de ranqueamento que ganharam grande destaque nos últimos anos e, não por acaso, constam hoje como dois dos mais importantes na avaliação dos buscadores.

Mas o mais importante é não olhar para cada um desses fatores de maneira individual, mas vê-los como parte de um grande conjunto de otimizações onde todas têm um único objetivo: dar ao usuário o que ele procura.

Crie estratégias de SEO integradas à experiência do usuário e foque em melhorar a retenção

Mas e se, além de ser a resposta perfeita ao que seu potencial cliente buscou, você ainda oferecer a ele aquilo que ele ainda nem se deu conta de que precisa?

Estar um passo à frente dos seus concorrentes também significa estar um passo à frente do seu potencial cliente ou leitor.

Isso significa ser capaz de entretê-lo o maior tempo possível, oferecendo sempre conteúdos que continuam interessantes e retê-lo ao máximo dentro de seu site, seja ele um portal de conteúdo ou um e-commerce.

Foi pensando nisso que criamos um método de acompanhamento de taxa de retenção, a métrica utilizada para entender o comportamento do usuário dentro de uma página específica.

Com um simples mapa de calor de scroll, você consegue ver o quanto sua página é capaz de sustentar o interesse de um visitante que chegou ao seu site através do Google.

Taxa de Retenção

Com o estudo de cases recentes aqui da Conversion, pudemos comprovar que quanto maior a taxa de retenção, maior é a probabilidade de conseguir melhores posicionamentos.

Baixe gratuitamente nossa planilha de Taxa de Retenção

Para entender mais sobre como casar estratégias vencedoras na ausência de um Link Building de qualidade, sugerimos que leiam mais sobre Content Experience, CTR e Dwell Time.

Conclusão

O aumento de propostas de troca de links, como a que mostramos acima, demonstra o quanto Link Building é significativo para uma estratégia de SEO sólida, mas investir em práticas ilegais é um castelo de areia que pode desmoronar a qualquer momento.

Quedas inesperadas, punições e perda de clientes e receita são algumas das consequências.

É importante sabermos que, quando falamos em otimizações, mais importante do que fazer em grande quantidade, é fazer com qualidade.

SEO não é uma corrida de 100 metros rasos, mas sim uma maratona. Ganha aquele que for constante e tiver paciência para chegar mais longe.

Em outras palavras, o vencedor não é aquele que faz tudo o que lhe for possível, mas aquele que faz o essencial com mais inteligência, estratégia e melhor.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento