Guest post, ou post de autor convidado, é uma estratégia que consiste em publicar conteúdos em sites externos ou estes sites publicarem artigos no seu.
Muito debatido na comunidade, o guest post é uma das práticas mais antigas e provavelmente uma das mais conhecidas por profissionais de SEO do mundo inteiro.
Aprovada por muitos e desaprovada por outros tantos, ele dá o que falar quando se torna assunto na comunidade. Por isso, o artigo de hoje tem o objetivo de trazer os motivos para evitar a estratégia e compartilhar às boas práticas do Google. Continue lendo para saber mais!
O que é guest post?
Guest post significa, em português, artigo de convidado. A prática consiste em publicar um conteúdo em um site externo para aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca através de link building.
Em outras palavras, a estratégia de guest post visa desenvolver e publicar artigos em um site do qual não te pertence, assim como publicar conteúdos que foram desenvolvidos por outros autores também. Muitas vezes, é realizado de forma mútua.
Como as pessoas fazem guest post?
A premissa para fazer guest post é muito simples e fácil. O primeiro passo é encontrar sites que publiquem conteúdos interessantes para o seu público, e depois prospectar o administrador do site por e-mail oferecendo um conteúdo relacionado aos temas publicados lá.
Mas não para por aí. Em caso de aceite, a ideia é desenvolver um conteúdo que, além de fazer sentido aos visitantes do site parceiro, também contenha links apontando para o seu site. Os famosos backlinks!
O problema, portanto, surgiu a partir do mundo em que os profissionais passaram a enxergar o guest post como única e exclusivamente fontes de links para os seus sites, ao invés de uma forma de oferecer conteúdos de qualidade para outros públicos.
Com isso, o guest post com o objetivo de criar links entrou a lista das práticas consideradas spam pelo Google, conforme descrito nos Fundamentos da Pesquisa Google.
Por que investir em guest post pode ser prejudicial para o seu site?
Como eu disse acima, o guest post com o objetivo de criar links é uma prática que o Google vê como spam, ou seja, é uma ação que pode impactar na classificação do seu site e até removê-lo da Pesquisa Google em casos mais graves.
Ao investir na estratégia, muitas empresas optam por utilizá-la demasiadamente, publicando artigos em muitos sites diferentes ou aceitando um grande número de publicações de sites variados, o que pode impactar na qualidade dos conteúdos do site e, consequentemente, no tráfego orgânico.
Outro fator que torna a estratégia perigosa é que muias pessoas ao invés de escreverem um conteúdo do zero reciclam um similiar já postado no site, ou até mesmo preferem duplicar o conteúdo. O que, você deve saber, pode ser motivo de penalização.
Além disso, como o objetivo central de um guest post é a entrega de valor para a pessoa leitora, links deveriam ser secundários na estratégia; o que sabemos não ser o caso, pois o guest post acaba sendo uma troca de links disfarçada.
O que o Google diz sobre guest post?
O Google não vê problema em guest post desde que seu objetivo seja alcançar novos públicos e a entrega de valor para o público do site parceiro. No entanto, a partir do momento que envolvem links dofollow, aqueles que transferem autoridade, a prática se torna um problema aos olhos do Google.
Conforme o tweet de John Mueller, porta-voz da Pesquisa Google, em casos de guest post é necessário utilizar a tag nofollow nos links externos e, quando o conteúdo em questão foi pago, também sinalizar corretamente através das tags previstas pelo Google.
Isso porque, do ponto de vista de John Mueller, que falou sobre o assunto durante um Google SEO Office Hours no YouTube, publicar artigos em sites externos é como se você estivesse promovendo o seu negócio. Assim, os links existentes no conteúdo devem estar devidamente com as tags nofollow ou indicando publicidade paga, como acontece em alguns casos.
Quais os riscos da estratégia de guest post?
O maior risco da estratégia de guest post é o Google aplicar uma penalização no seu site caso identificado o guest post. Isso significa que, além de afetar a reputação do site, pode impactar nos posicionamentos das suas palavras-chave, por exemplo.
Há quase uma década, Matt Cutts, ex-Google, já gravava vídeos sobre os riscos de fazer guest post:
Como Matt Cutts explica, há também riscos em aceitar guest posts de outros sites que posseum como objetivo principal a construção de links, já que essa transferência de autoridade entre os links podem impactar negativamente a imagem do seu site.
Como o link building pode ser a melhor forma de estratégia para o seu site?
Atualmente, a estratégia de link building que não gera riscos ou penalizações quando realizado da maneira correta é o Digital PR. A estratégia é uma junção das Relações Públicos, ou Assessoria de Imprensa, com o Digital, trazendo assim um olhar inovador para a construção de autoridade da marca na Web.
Com a junção do Digital PR e Business Intelligence, por exemplo, é possível construir uma campanha de awareness para a marca que ao mesmo tempo apoia na construção de links naturais e com contexto em sites e portais que fazem sentido à marca.
O que não fazer em link building?
Quem trabalha com SEO sabe da importância do link building e como a estratégia faz uma diferença imensa nos resultados, principalmente no curto a médio prazo. No entanto, existem práticas que muitos profissionais ainda investem, mas que são considerados spam pelo Google.
Confira o que não pode fazer em link building:
- Comprar ou vender links com fins de melhorar o posicionamento (seja permuta, pagamento, envio de produto);
- Fazer trocas de links (“Adicione um link para mim, e eu adiciono um link para você”) ou criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados (ou seja, guest post!);
- Utilizar programas ou serviços que criam links para o seu site;
- Usar links de baixa qualidade para sites de diretório ou favoritos;
- Fazer comentários em fóruns com links otimizados na postagem ou assinatura.
Saiba que existem estratégias melhores dentro do link building e que não envolvem riscos. A Conversion publicou um guia completissímo com as melhores estratégias de link building para te ajudar nisso.
Afinal, pode ou não fazer guest post?
Como tudo em SEO, depende!
O seu objetivo é fazer sua marca conhecida a partir da publicação em sites com públicos similares? Se sim, talvez seja uma parceria interessante de firmar. Apenas lembre-se da importância de sinalizar os links corretamente para que não tenha problemas futuros.
Além disso, siga essas boas práticas, tanto para publicar quanto receber guest posts:
- Delegue a escrita para autores especialistas no assunto
- Tenha como objetivo principal a entrega de valor para o usuário
- Adicione links somente se necessário, e sempre respeitando as tags
- Links devem ser secundários e utilizados somente se fizerem sentido ao contexto do artigo
No entanto, se você quer mesmo é construir links a partir de guest posts, saiba que é arriscado. O menor problema que pode acontecer é o Googlebot simplesmente desconsiderar aquele link por entender que trata-se de guest post com esse objetivo, como John Mueller afirma no tweet abaixo:
Conclusão
O guest post é, ainda hoje, uma prática utilizada por muitos profissionais de SEO, independente dos riscos envolvidos. No entanto, há uma década o Google vem trazendo que este não é o caminho para construir links, e que a prática pode levar a penalizações.
Inclusive, em um podcast recente, John Mueller disse acreditar que, com o tempo, os links percam um pouco da importância entre os fatores de ranqueamento por conta do spam e esquema de links (troca, compra, guest post, etc). Para quem quiser aprofundar mais no assunto direto da fonte, Matt Cutts possui um artigo dedicado à sua época no Google respodendendo dúvidas sobre guest post.
Sendo assim, usar ou não a estratégia fica a critério de cada profissional e empresa, mas vale avisar que hoje, no mercado, há formas melhores e que não envolvem riscos quando o assunto são links. Lembre-se que conteúdos de qualidade e úteis têm sido o lema do Google!