Guest Post: entenda o que é, por que evitar e como ele pode prejudicar seu site

Maurício Schwingel
Maurício Schwingel

Guest posts são os conteúdos publicados em um website  que foram escritos por autores convidados. 

Uma estratégia de guest posting visa desenvolver e publicar artigos em um site que não te pertence, assim como publicar conteúdos que foram desenvolvidos por outros autores também. 

Muitas vezes, isso é realizado de forma mútua

O objetivo dessa estratégia, em linhas gerais, é o aumento de visibilidade

Afinal, com essa publicação, você tem a chance de alcançar um novo público e o blog host recebe conteúdo fresco, relevante e escrito por um especialista. Todo mundo sai ganhando!

Entretanto, ao longo dos anos essa técnica se tornou polêmica por conta do uso abusivo dos guest posts por profissionais de SEO Off-Page e Link Building.

Em 2020, na sua nova Política de Spam, o próprio Google desencorajou a aplicação de guest posting como meio de conquistar backlinks.

O que o Google diz sobre guest posts?

Na documentação de Políticas de Spam do Google, o buscador se refere à técnica de guest posting da seguinte forma:

Documentação do Google sobre spam por links
Documentação do Google sobre spam por links

Ou seja, o Google não vê problema nos guest posts em si, quando eles têm o objetivo de alcançar novos públicos e entregar valor para o público do site parceiro. 

O problema, contudo, é quando eles envolvem links do tipo dofollow, que repassam autoridade. 

O porta-voz do Google, John Mueller, fez uma publicação no X (antigo Twitter) em 2020 falando do assunto:

“Essencialmente, se o link estiver dentro do guest post, ele deve ser nofollow, mesmo que seja um link ‘natural’ que você esteja adicionando lá. Nada disso é novo, e não estou ciente de nenhum plano para aumentar as revisões manuais disso. Nós pegamos a maioria deles algoritmicamente de qualquer maneira.”

Portanto, em casos de guest post, é necessário utilizar a tag nofollow nos links externos e, quando o conteúdo em questão for pago, também sinalizar corretamente através das tag rel=”sponsored”

Isso porque, do ponto de vista de John Mueller, que também falou sobre o assunto durante um Google SEO Office Hours no YouTube, publicar artigos em sites externos é como se você estivesse promovendo o seu negócio

Quais são os riscos de uma estratégia de guest post?

Como dito acima, o guest post com o objetivo único de criar links é uma prática que o Google vê como spam. Ou seja, é uma ação que pode impactar na classificação do seu site e até removê-lo da Pesquisa Google em casos mais graves.

Ao investir na estratégia, muitas empresas optam por utilizá-la demasiadamente, publicando artigos em muitos sites diferentes ou aceitando um grande número de publicações de sites variados, o que pode impactar na qualidade dos conteúdos do site e, consequentemente, no tráfego orgânico.

Outro fator que torna a estratégia perigosa é que muitas pessoas, em vez de escreverem um conteúdo do zero, reciclam um similar já postado no site, ou até mesmo preferem duplicar o conteúdo. O que, você deve saber, pode ser motivo de penalização.

Além disso, como o objetivo central de um guest post é a entrega de valor para a pessoa leitora, links deveriam ser secundários na estratégia, o que sabemos não ser o caso, pois o guest post acaba sendo uma troca de links disfarçada.

Há quase uma década, Matt Cutts, ex-Google, já gravava vídeos sobre os riscos de fazer guest post:

Como o guest post virou uma estratégia de Link Building?

A premissa para fazer guest post é muito simples e fácil. O primeiro passo é encontrar sites que publiquem conteúdos interessantes para o seu público (geralmente com um tema em comum ou relacionado) e depois prospectar o administrador do site por e-mail oferecendo um conteúdo relacionado aos temas publicados lá.

Mas não para por aí. Em caso de aceite, a ideia é desenvolver um conteúdo que, além de fazer sentido aos visitantes do site parceiro, também contenha links apontando para o seu site, os famosos backlinks.

O problema, portanto, surgiu a partir do mundo em que os profissionais passaram a enxergar o guest post como única e exclusivamente fontes de links para os seus sites, ao invés de uma forma de oferecer conteúdos de qualidade para outros públicos.

Afinal, pode ou não pode fazer guest post?

Como tudo em SEO, depende.

Se o seu objetivo é fazer sua marca conhecida a partir da publicação em sites com públicos similares, talvez seja uma estratégia interessante.

Porém, se você quer construir links com essa técnica, lembre-se que o Google reprova essas ações e existem formas muito mais confiáveis e bem vistas pelos buscadores de construir backlinks de qualidade.

Como fazer guest posts sem gerar spam?

Bom, se você acha válido trabalhar em uma estratégia de guest posting, fiquei atento às seguintes dicas e cuidados:

  1. crie conteúdo original e relevante para os seus parceiros;
  2. escolha um tema útil e de interessante dos usuários do blog em que vai publicar;
  3. marque os links externos — de entrada para o seu site — como nofollow ou sponsored.

O que fazer no lugar de guest post? Link building white hat para SEO

Atualmente, a estratégia de link building que não gera riscos ou penalizações quando realizado da maneira correta é o Digital PR. 

A estratégia é uma junção das Relações Públicas, ou Assessoria de Imprensa, com o Digital, trazendo assim um olhar inovador para a construção de autoridade da marca na Web.

Com a junção do Digital PR e Business Intelligence, por exemplo, é possível construir uma campanha de awareness para a marca que ao mesmo tempo apoia na construção de links naturais e com contexto em sites e portais que fazem sentido à marca.

O que não fazer em link building?

Quem trabalha com SEO sabe da importância do link building e como a estratégia faz uma diferença imensa nos resultados, principalmente no curto a médio prazo. 

No entanto, existem práticas que muitos profissionais ainda investem, mas que são consideradas spam pelo Google.

Confira o que não pode fazer em link building:

  • Comprar ou vender links com fins de melhorar o posicionamento (seja permuta, pagamento, envio de produto);
  • Fazer trocas de links (“Adicione um link para mim, e eu adiciono um link para você”) ou criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados (ou seja, guest post!);
  • Utilizar programas ou serviços que criam links para o seu site;
  • Usar links de baixa qualidade para sites de diretório ou favoritos;
  • Fazer comentários em fóruns com links otimizados na postagem ou assinatura.

Saiba que existem estratégias melhores dentro do link building e que não envolvem riscos. A Conversion publicou um guia completissímo com as melhores estratégias de link building para te ajudar nisso.

Como Conquistar Backlinks de Qualidade

Já que guest posts não são recomendados, chegou a hora de aprender como adquirir bons links. Existem três grandes estratégias de link building no mercado que geram resultados comprovadamente positivos:

  • Link building com assessoria de imprensa;
  • Desenvolvimento de ativos linkáveis;
  • Oportunidade através de menções;
  • Vamos explorar essas três estratégias e suas ramificações.

Ascensão do Link Building com Assessoria de Imprensa

Em meados de 2020, John Muller, anunciou no então Twitter que links de guest posts não têm mais valor. Essa queda do guest post como estratégia de link building já era perceptível no mercado digital há alguns anos, devido à transição do consumo de conteúdo de blogs para redes sociais e o uso excessivo da estratégia, que a tornou uma fábrica de SPAM.

Observando esse movimento, a Conversion passou a defender no Brasil o Link Building 4.0, feito através de assessoria de imprensa. Os veículos de notícia são fontes seguras de informação e ótimos canais de divulgação, com boas métricas técnicas, como grande autoridade de domínio e volume de visitas mensais.

Distribuir pautas de link builders para jornalistas e editores é uma troca vantajosa, mas exige oferecer conteúdos relevantes e originais. Segundo a jornalista Jacqueline Lafloufa, histórias originais e novos dados são as principais fontes para novas matérias. No entanto, a entrega de uma informação valiosa depende mais do relacionamento com a imprensa do que do conteúdo em si.

O meio favorito dos jornalistas brasileiros para receber pautas é o e-mail (80%), alertando sobre a importância da abordagem na hora de estabelecer comunicação. Portanto, é importante que esse trabalho seja feito por um profissional de assessoria de imprensa.

Data-Driven PR

Empresas que desejam ser referências em seus nichos podem gerar publicidade espontânea, conquistar links de qualidade e aumentar a confiabilidade do seu produto ao serem fontes de importantes índices de mercado. Gerar pesquisas, estudos e dados voltados ao interesse geral da indústria e da imprensa, e transformá-los em pautas relevantes, ultrapassa os limites da assessoria de imprensa e se aproxima das relações públicas (PR).

A Conversion desenvolveu o conceito de Data-Driven PR, unindo os times de assessoria de imprensa e Business Intelligence para desenvolver dados inéditos. A chave deste trabalho é construir relacionamentos com canais de comunicação estabelecidos com fontes, que são uma das maiores fontes de informações para jornalistas.

Construa Ativos Linkáveis

Marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes ou audiência através da criação e publicação de conteúdo relevante em diversos formatos. O conteúdo é crucial para o SEO do seu site, e desenvolver bons conteúdos é um desafio. Investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo não só melhora a performance do site na SERP, como aumenta a probabilidade de que os conteúdos se tornem ativos linkáveis.

Ativos linkáveis são conteúdos ricos desenvolvidos para se tornarem citações e receberem links organicamente. Um exemplo popular é o conteúdo épico, um guia definitivo sobre determinado assunto que é constantemente citado por outros conteúdos.

Exemplos de ativos linkáveis incluem infográficos, páginas de conteúdo especial, estudos, pesquisas e notícias. Construir um ativo linkável em formato de pesquisa pode ser o primeiro passo para implementar uma estratégia de Data-Driven PR.

Identifique Oportunidades: Menções e Links Quebrados

Além de criar e distribuir conteúdo relevante, existem maneiras menos trabalhosas de conquistar links. A solicitação de hiperlinks em menções é uma delas. Monitorar as menções ao nome da sua marca ou negócio pode render backlinks de qualidade através de simples contatos com os donos dos sites que mencionaram a marca.

Ferramentas como SEMRush, Ahrefs ou Google Alertas podem ajudar a monitorar essas menções. Outra maneira é identificar links quebrados em seu site, causados por páginas que saíram do ar ou tiveram URLs alteradas. Entrar em contato com os administradores dos sites onde esses links estão pode resolver o problema e restaurar o valor desses backlinks.

Essas estratégias, quando bem executadas, podem resultar em backlinks de alta qualidade que melhoram a autoridade e a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.

Conclusão

O guest post é, ainda hoje, uma prática utilizada por muitos profissionais de SEO, independente dos riscos envolvidos. No entanto, há uma década o Google vem trazendo que este não é o caminho para construir links, e que a prática pode levar a penalizações.

Inclusive, em um podcast recente, John Mueller disse acreditar que, com o tempo, os links percam um pouco da importância entre os fatores de ranqueamento por conta do spam e esquema de links (troca, compra, guest post, etc). Para quem quiser aprofundar mais no assunto direto da fonte, Matt Cutts possui um artigo dedicado à sua época no Google respodendendo dúvidas sobre guest post.

Sendo assim, usar ou não a estratégia fica a critério de cada profissional e empresa, mas vale avisar que hoje, no mercado, há formas melhores e que não envolvem riscos quando o assunto são links. Lembre-se que conteúdos de qualidade e úteis têm sido o lema do Google!

Escrito por Maurício Schwingel

Escrito por Maurício Schwingel

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Campos Andrade
Campos Andrade
2 meses atrás

Parabéns por esclarecer dúvidas de forma clara.

Escrito por Maurício Schwingel

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