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Black Hat é um conjunto de técnicas consideradas inadequadas pelos mecanismos de busca. Essas ações são realizadas com o objetivo de melhorar o rankeamento de um site, no entanto, podem gerar punições e até mesmo banimento do índice dos buscadores.
Com o surgimento do Google e do PageRank, otimizações de SEO começaram a ganhar cada vez mais importância no objetivo de melhorar o posicionamento de sites nos resultados de pesquisa.
Juntamente com as técnicas de SEO, surgia o Black Hat, um conjunto de práticas realizadas a partir da exploração de brechas no algoritmo de classificação do Google, também com o intuito de promover o ranking de sites.
O que é Black Hat?
O Black Hat consiste em ações que podem ser aplicadas em um site com o objetivo de melhorar o seu rankeamento. Essas práticas são consideradas enganosas pelo Google e vão no caminho oposto às recomendações dadas pela empresa e às melhores práticas de SEO.
É importante pontuar que as técnicas de Black Hat podem ocasionar um aumento imediato de tráfego, mas não são eficientes a longo prazo. Isso porque são manipuladoras das regras dos buscadores e, portanto, podem resultar em grandes punições aos sites praticantes.
Sabemos que Google prioriza cada vez mais quem oferece conteúdos de qualidade e uma boa experiência para o usuário, e é justamente nesse caminho que as boas práticas de SEO seguem.
O Black Hat, pelo contrário, tem como único objetivo alcançar o topo dos resultados de busca, sem se importar com o custo disso.
Por que não praticar Black Hat?
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Técnicas de Black Hat não visam a experiência ao usuário
O primeiro motivo para não praticar Black Hat é que essa técnica tem como único foco os buscadores, sem levar em conta a experiência do usuário.
É comum encontrar em sites que utilizam essas técnicas conteúdos com repetições exageradas de palavras-chave e sem um raciocínio lógico, estruturados exclusivamente para o posicionamento.
Isso significa que, mesmo que eventualmente o site tenha mais tráfego, quando alguém acessá-lo e encontrar conteúdos que se assemelham a spam, provavelmente irá abandoná-lo em seguida.
Em termos técnicos, a taxa de rejeição do site tende a aumentar consideravelmente. Mas além disso, você poderá perder clientes em potencial.
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Black Hat é uma prática antiética
O segundo motivo é que as práticas de Black Hat são injustas diante dos concorrentes. É certo que quando se trata de concorrência, existe a vontade de se destacar.
No entanto, nada melhor do que vencer o seu concorrente oferecendo mais qualidade do que ele, né? E ainda fazendo tudo de forma justa, de acordo com as regras do Google.
Como o próprio buscador diz em suas Diretrizes para Webmasters, um bom parâmetro é pensar se você se sentiria à vontade em justificar suas ações para um de seus concorrentes.
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O seu site pode ser penalizado
Por fim, o terceiro motivo para não praticar Black Hat é que a cada nova atualização, o algoritmo do Google atua de forma mais eficaz em identificar práticas de manipulação.
Sites que fazem uso de técnicas de Black Hat não só são identificados, como também são punidos pelo buscador.
Ou seja, por mais que essas práticas possam até gerar resultados imediatos, em pouco tempo o site poderá ser penalizado, sofrendo consequências negativas em sua performance.
Do contrário, ao realizar otimizações de SEO, que vão de acordo com as diretrizes do Google, o seu site ganha credibilidade e garante resultados estáveis e duradouros.
Como o Google penaliza sites com práticas de Black Hat?
O Google pode penalizar um site de diferentes formas. Essas punições variam conforme a gravidade da ação praticada, ou seja, de acordo com a quantidade de irregularidades e o impacto de cada uma delas na performance do site.
Uma vez definida essa gravidade, o Google aplicará uma ação manual sobre o site.
As penalizações podem variar entre:
- Redução do Page Rank;
- Perda brusca de posicionamento e, como resultado disso, queda de tráfego orgânico;
- Dificuldade de indexar e posicionar novas páginas do site;
- Remoção completa do site do índice do Google e dos sites parceiros.
Portanto, se você está buscando construir um negócio de sucesso e que gere resultados por bastante tempo, é essencial investir em um trabalho de SEO de qualidade.
Práticas comuns de Black Hat
Com o objetivo de auxiliar sites que desejam melhorar o posicionamento nos resultados de busca, o Google conta com as Diretrizes para Webmasters, um guia com dicas de otimizações que ajudam o mecanismo de busca a encontrar, indexar e classificar páginas.
No entanto, além de instruções para uma boa estratégia de SEO, o Google também pontua diversas ações que não devem ser feitas.
São justamente essas as práticas mais comuns de Black Hat e que veremos em detalhes.
Keyword Stuffing
Quando os buscadores surgiram, uma das práticas que fazia com que sites estivessem bem posicionados era a quantidade de vezes em que a palavra-chave aparecia na página.
Por isso, era comum encontrar textos com repetição excessiva de um mesmo termo, o que tornava o conteúdo de baixa qualidade e não oferecia uma boa experiência aos usuários.
Com as atualizações do Google, essa prática logo foi considerada prejudicial, entrando para a lista de técnicas de Black Hat.
Vale ressaltar que, em otimizações de SEO, é interessante que o conteúdo contenha uma boa densidade de palavras-chave. No entanto, é importante que esses termos apareçam de forma natural, sem abusar na quantidade e priorizando a qualidade do texto.
Conteúdo Duplicado
Quando se trata de conteúdo, uma das práticas mais comuns é copiar o texto de sites bem posicionados nos resultados de busca e publicar como se fosse seu.
No entanto, essa ação é facilmente percebida pelo Google. Quando o buscador identifica um conteúdo duplicado, tende a priorizar o ranqueamento do original — aquele que foi publicado há mais tempo.
Conteúdo Oculto
Outra prática comum de Black Hat é ter um conteúdo que o usuário não consiga visualizar.
Essa técnica costuma ser utilizada quando um site inclui palavras de forma indiscriminada na página com o objetivo de melhorar o rankeamento da página.
Para que o usuário não perceba, essa parte do conteúdo é ocultada. No entanto, os buscadores ainda conseguem fazer a leitura.
Alguns sites escondem o texto colocando nele a mesma cor do background da página ou, ainda, usando fonte tamanho zero.
Links Ocultos
Seguindo a mesma lógica do conteúdo, alguns sites também ocultam links.
Sabemos que os links possuem grande potencial de melhorar o rankeamento nos resultados de busca. E é justamente por isso que alguns sites incluem diversos links nas suas páginas.
No entanto, como mencionamos anteriormente, para não atrapalhar a experiência do usuário, esses links são ocultados.
Cloaking
Praticar cloaking significa ter duas versões de uma mesma página. Uma delas para exibir aos buscadores e a outra para mostrar aos usuários.
A versão que será apresentada aos mecanismos de busca é repleta de otimizações em excesso, com o objetivo de melhorar o rankeamento.
Já a página exibida aos usuários é comum e possui um conteúdo amigável, mas que não necessariamente será o suficiente para posicionar.
Doorway Pages
Doorway é uma técnica de criação de páginas com o único objetivo de posicionar nos resultados de busca.
Essas páginas costumam ter um conteúdo curto, que não vai muito além das palavras-chave para as quais deseja-se rankear.
Geralmente essa técnica é utilizada quando um site não oferece uma boa qualidade. Por isso, criam-se essas páginas com o intuito de posicionar para termos estratégicos.
Quando o usuário tenta acessá-las, ele é redirecionado para o site em questão. Por esse comportamento, essas páginas também são chamadas de “portas de entrada”.
Compra de Links
Comprar ou vender links também é considerado uma prática de Black Hat, já que essa ação tem como objetivo manipular o algoritmo para melhorar o rankeamento de páginas.
Geralmente os buscadores identificam essa prática devido a existência de picos de novos links, que acontecem quando a compra é feita.
No entanto, vale pontuar que caso os links pagos tenham o atributo rel=“nofollow” eles não são considerados inadequados.
Isso porque essa marcação no link significa que o site não deseja transferir autoridade para a página linkada. Portanto, sinaliza para o buscador que não há intenção de manipular os resultados.
Link Farms
Praticar Link Farm significa criar uma série de domínios com o objetivo de gerar links em massa para um site.
O objetivo de quem utiliza essa técnica também é melhorar o rankeamento para as palavras-chave que receberão links. No entanto, vale ressaltar que quando se trata de links, existe uma diferença importante entre quantidade e qualidade.
Ou seja, de nada adianta ter inúmeros domínios apontando para o seu site se eles não são relevantes.
Spam em comentários
Os comentários automáticos em fóruns e blogs são outro tipo de prática de Black Hat que tem como objetivo gerar uma grande quantidade de backlinks.
Nessa técnica, que já foi muito praticada, são utilizados scripts para fazer postagens em massa com links para um determinado site.
Palavras-chave Não Relacionadas
Nessa prática de Black Hat, um site utiliza em seu conteúdo diversas palavras-chave que não estão relacionadas com o seu campo semântico.
O intuito é posicionar a página para termos relevantes, mesmo que eles não tenham relação nenhuma com o conteúdo oferecido pelo site.
Abuso da Marcação de Dados Estruturados
A marcação de Rich Snippets é uma técnica bastante utilizada em SEO para otimizar uma página para os resultados de pesquisa.
Uma das formas mais comuns de aplicar os dados estruturados é a avaliação dos usuários — as estrelinhas que aparecem nas buscas do Google.
No entanto, algumas pessoas manipulam esses dados, fazendo a marcação de avaliações falsas ou conteúdo não relacionado com o foco de uma página.
Pensando em garantir uma boa experiência para o usuário, o Google possui uma lista com diretrizes de dados estruturados.
SEO Negativo
Por fim, o SEO negativo acontece quando o Black Hat é colocado em prática com a intenção de prejudicar outros sites para se beneficiar da perda de performance deles.
Dessa forma, mesmo que um site atue apenas com otimizações de qualidade, caso ele seja vítima do SEO negativo, poderá sofrer com perda de tráfego e posicionamento.
Por isso, é importante estar atento aos links que apontam para o seu site. Caso suspeite de algum, é possível fazer a rejeição de backlinks.
Vale pontuar que o próprio mecanismo de busca deixa claro que podem existir outras técnicas enganosas além destas listadas que também estão passíveis a punição.
Sendo assim, é fundamental seguir os princípios básicos das diretrizes do Google para evitar penalizações.
Como saber se o meu site foi punido?
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Fique atento aos sinais de punição
Se alguma técnica reprovada pelo Google foi aplicada no seu site e ele for punido, será fácil identificar os sinais.
Isso porque, como falamos, as práticas de Black Hat podem até gerar um sucesso imediato com aumento de tráfego, no entanto, quando o site é punido, a perda de acessos é evidente.
Portanto, a queda expressiva no tráfego orgânico e a perda significativa de posicionamento para diversas palavra-chave são indicadores de uma possível punição.
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Verifique se as páginas do seu site estão indexando
Você também pode conferir se as páginas do seu site ainda estão sendo indexadas no Google fazendo a seguinte pesquisa:
site:dominio.com.br
Se nenhum resultado for encontrado, provavelmente o buscador aplicou a punição e não está mais considerando as páginas do site.
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Confira se o site foi notificado pelo Google Search Console
Outra maneira de saber se houve a penalização é acessando o Google Search Console para checar se há algum aviso informando a penalidade.
Esses avisos podem ser encontrados em “Ações Manuais”, dentro da ferramenta.
Fui punido, e agora?
Caso o seu site tenha sofrido uma punição, o primeiro passo a ser seguido é fazer uma análise para identificar quais foram as ações que levaram a essa penalização.
Feito isso, o segundo passo é corrigir de forma definitiva todos esses problemas em todas as páginas que ele estiver ocorrendo. Dessa forma, eliminam-se as chances de uma nova sanção.
Uma vez que estiver tudo certo, você poderá fazer um pedido de reconsideração ao Google, descrevendo as correções. O buscador vai reavaliar o site em um período que pode chegar até duas semanas.
Diferença entre White, Grey e Black Hat
Como vimos até agora, Black Hat consiste em um conjunto de ações que burlam as regras do Google e que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site.
Além dessa técnica, existem outros dois tipos de prática: o White Hat e o Grey Hat.
White Hat
O White Hat é a estratégia oposta a do Black Hat, ou seja, são as otimizações de SEO que seguem as diretrizes do Google.
Essas ações são feitas de acordo com boas práticas que elevam o rankeamento de um site e que possibilitam a construção de um legado de longo prazo.
Vale ressaltar que o White Hat prioriza a entrega de conteúdos de qualidade e a melhoria da experiência do usuário no site.
Grey Hat
O Grey Hat, por sua vez, representa uma mistura de ambas as técnicas vistas acima.
Um exemplo prático são os sites que atuam de acordo com estratégias de White Hat mas que, em momentos específicos, aplicam uma ou outra técnica de Black Hat.
Ou seja, não é considerado totalmente bom, como o White Hat, e nem totalmente ruim, como o Black Hat.
No entanto, não é recomendável praticar o Grey Hat. Isso porque, mesmo que em menor frequência e quantidade, essa estratégia também atua em brechas dos algoritmos.
Técnicas alternativas ao Black Hat que podem ajudar o seu site
Até agora vimos tudo sobre Black Hat e o que não fazer no seu site.
Mas não acaba aí!
Se você está se perguntando como otimizar o seu site para construir um legado de sucesso, separamos quatro boas práticas de SEO para você começar a utilizar hoje!
Se quiser conhecer mais estratégias, você pode conferir os nosso artigos completos com tudo sobre SEO para e-commerce e SEO On Page.
Pesquisa de palavras-chave
A escolha das palavras-chave que vão ser trabalhadas em uma página é uma etapa muito importante, já que atua diretamente no rankeamento do conteúdo nos resultados de busca.
Por isso, é essencial fazer uma análise do campo semântico do site para identificar quais são os termos mais importantes e qual o volume de busca deles.
No entanto, além da palavra-chave principal, é preciso escolher também termos secundários para incluir no conteúdo.
As palavras secundárias fazem parte do campo semântico da palavra principal e costumam ser mais longas e com um volume de busca menor.
Por exemplo, se a palavra-chave principal for “Jornada do Cliente”, alguns exemplos de secundárias são “etapas da jornada do cliente” e “mapa da jornada do cliente”.
Ao trabalhar esses termos dentro da sua página, você estará otimizando-a também para esses resultados de pesquisa, atingindo um número maior de usuários.
Title Otimizada
Otimizar a Title é uma das estratégias de SEO mais importantes. Isso porque, além de ser o primeiro contato que o usuário tem com a página, as Titles são consideradas um fator de ranqueamento pelo Google.
Por isso, separamos algumas dicas para você fazer as otimizações de Title no seu site.
- Inclua a palavra-chave principal da página na Title. O interessante é que ela esteja o mais à esquerda possível, já que assim o usuário conseguirá identificar o assunto da sua página logo no início do título.
- Estruture Titles cativantes, que sejam capazes de atrair o usuário a clicar na sua página. Aqui, vale mencionar os principais tópicos do conteúdo.
- Tenha atenção com o tamanho da Title. O ideal é que ela tenha em torno de 60 caracteres para que não fique cortada nos resultados de pesquisa.
Meta Description Otimizada
A meta description fica localizada logo abaixo da Title nos resultados de pesquisa e é o resumo do texto encontrado na página.
Apesar de não ser considerada um fator de ranqueamento, a otimização das meta descrições é uma estratégia que pode ajudar nos resultados.
Isso porque elas são uma oportunidade de mostrar aos usuários que o seu conteúdo é relevante e, assim, convencê-los a acessarem a página.
Em termos de resultados, com uma boa otimização de meta description o seu site será capaz de aumentar as taxas de clique.
URL Amigável
Você provavelmente já deve ter acessado algum site em que a URL da página era mais ou menos assim:
- dominio.com.br/?XDE%30aAnJFHaF&p=834
Essa é uma URL poluída e nada atrativa, já que, olhando para ela, você não consegue nem imaginar qual o conteúdo da página.
Ao contrário disso, uma URL amigável é aquela que possui um texto curto e simples, geralmente apenas com a palavra-chave principal da página, como por exemplo:
- dominio.com.br/marketing-digital
Fica fácil perceber que a URL amigável deixa claro o conteúdo da página e permite que os usuários a memorizem, facilitando o retorno deles à página.
Conclusão
De acordo com o que vimos, podemos concluir que Black Hat é uma prática antiética que busca ganhar vantagem por meio de manipulações do algoritmo.
Embora o Black Hat possa gerar aumento de tráfego orgânico de forma imediata, a punição pode causar prejuízos devastadores na performance do site.
Sendo assim, todo o ganho rápido será perdido e o site terá caminhado para trás.
Por isso, se você deseja que o seu negócio cresça e tenha um sucesso duradouro, invista em otimizações de SEO de qualidade.
Quer fazer sua marca ser mais buscada? Dê um Conversion nela.
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