Dwell Time: o que é essa métrica que você provavelmente está ignorando e que pode aumentar drasticamente seus resultados de SEO?

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O Dwell Time é, atualmente, uma das métricas mais importantes de SEO, mas, infelizmente, está sendo ignorado pela maioria das empresas.

Aplicando estratégias para melhoria do Dwell Time, podemos ver sites mais do que dobrarem seu tráfego orgânico em questão de poucos meses.

Será que é para você?

Você verá que, apesar do nome estranho à primeira vista, o Dwell Time não é tão complexo como parece: qualquer um, com este conhecimento que apresentaremos aqui e muito empenho, poderá aumentar seu Dwell Time.

Então, leia este Guia de Dwell Time, criado pela Conversion, Agência de SEO & Performance, que tem 8 anos de experiência e diversos cases de sucesso para empresas de pequeno a grande porte.

Está preparado para melhorar seu tráfego orgânico? Então, leia este artigo que foi preparado com muito carinho para você.

Índice de Conteúdo

Neste conteúdo, você encontrará os seguintes tópicos:

  1. O que é Dwell Time?
  2. Qual o impacto do Dwell Time em SEO?
  3. Como mensurar o meu Dwell Time?
  4. Dwell Time na Prática: veja resultados pós otimização
  5. Como mensurar o Dwell Time de um concorrente?
  6. Como Melhorar Seu Tempo de Permanência
  7. Utilize o Content Experience para Melhorar Seu Tempo de Permanência
  8. Conclusão

O que é Dwell Time?

Há dois conceitos de Dwell Time. O primeiro deles, mais amplamente divulgado, classifica Dwell Time como o tempo que um visitante gasta em uma página antes de retornar às SERPs (Search Engine Results Page, ou, Página de Resultados de Busca).

O segundo, que utilizaremos aqui na Conversion, pode ser entendido como o Novo Dwell Time:

O que é o Novo Dwell Time?

Dwell Time é uma importante métrica de SEO, que se refere ao Tempo de Permanência de um usuário que chegou ao seu site por meio de um clique em busca orgânica.

O Google considera como Tempo de Permanência o tempo total que um usuário ficou em seu site após chegar a ele por meio do tráfego de busca orgânica.

Não é tão claro como o Google mensura essa métrica, mas é possível que o Google esteja medindo por: bounce rate, dados do Chrome, consumo de recursos em páginas AMP e terceiros.

Porém, você deveria se preocupar menos com como o Google mede e mais com como isso pode impactar drasticamente os seus resultados orgânicos!

Afinal de contas, atualmente o Dwell Time é uma importante e indispensável métrica para desenvolver SEO dentro das melhores práticas!

Qual o impacto do Dwell Time em SEO?

Todas as estratégias e técnicas de SEO continuam fundamentais para posicionar sites nos buscadores, mas o Dwell Time está impactando muitíssimo, especialmente na briga pelas primeiras posições.

Vale dizer que o SEO On Page, o SEO Extremo e o Link Building são fundamentais para seu site ir para a primeira página.

Mas a briga pelas primeiras posições irá se dar pelo CTR de seu Snippet e, principalmente, pelo Dwell Time.

As métricas de CTR e Dwell Time são, hoje, fundamentais em SEO

A métrica de CTR é capaz de mostrar ao Google a Atenção que seu conteúdo atrai nos usuários – e com um CTR proporcionalmente maior que o do concorrente, seu site já tende a subir nas posições.

Mas atenção não é tudo, qualidade é tudo.

E o Dwell Time avalia, segundo o Google, justamente a Qualidade de sua página para os usuários.

Se os usuários entram e saem rapidamente, seu Dwell Time será baixo e, portanto, sua qualidade é inferior.

Porém, se seu site possui um alto Dwell Time, o Google entende que sua Qualidade é superior e tende a posicionar sua página no topo das buscas.

Agora que você já entendeu a importância da métrica, veja como mensurar.

Dwell Time na prática: veja resultados de Otimização de Dwell Time

Aqui na Conversion, temos desenvolvido uma metodologia chamada de Content Experience, que visa a melhoria de conteúdos com foco no usuário e em performance.

O Content Experience tem tudo a ver com conteúdo!

Em um de nossos experimentos, que representamos na imagem meramente ilustrativa a seguir, feita a partir de dados reais de Google Analytics e Search Console, veja o impacto da Melhoria de Dwell Time:

Dwell Time na Prática

Este é o exemplo perfeito do que estamos falando.

Aplicando os conceitos que estamos apresentando aqui, uma palavra-chave saiu da segunda para a primeira página!

Como mensurar o Dwell Time?

Aqui, começam os desafios em relação ao Dwell Time: apesar de parecer óbvio, não é tão simples mensurá-lo.

Temos duas métricas disponíveis no Google Analytics que mostram uma tendência do Dwell Time, e uma terceira que desenvolvemos aqui na Conversion, chamada Taxa de Retenção.

– Duração da Sessão, disponível no Google Analytics;
– Tempo Médio na Página, disponível no Google Analytics;
Taxa de Retenção, que pode ser obtida em mapas de calor do tipo scroll (rolagem).

Para analisar o Dwell Time, o melhor é utilizar essas três principais métricas, especialmente em páginas focadas em Conteúdo.

Porém, se o seu site for um e-commerce ou de alguma forma for transacional, as duas primeiras métricas poderão ser bons indicadores.

Como mensurar o Dwell Time de um concorrente?

Quem desenvolve estratégias de SEO, sabe que mensurar o concorrente é uma das melhores formas de fazer Benchmark.

Como o Dwell Time é de difícil mensuração, ainda não há ferramentas tão confiáveis para medir o Dwell Time de um concorrente.

Para sites de e-commerce, especialmente, uma ideia é usar as métricas gratuitas de engagement do Similar Web, que, entretanto, só trarão o geral do site, e não de páginas específicas.

SimilarWeb: Engagement para Analisar Dwell Time

Como Melhorar Seu Tempo de Permanência [Dwell Time]?

Para a infelicidade de muitos tecnicistas de SEO, a melhoria do Tempo de Permanência, ou Dwell Time, estará ligada a aspectos relacionados à Experiência do Usuário.

Ao contrário de muitas escolas de SEO, que veem na melhoria da Experiência do Usuário uma forma de escapar da entrega de resultados, para nós a UX deve ser mensurada com métricas de performance.

Obviamente, é um trabalho que exige um extremo esforço e que, dada a limitação de recursos, recomendamos aplicar às páginas mais estratégicas de seu site ou e-commerce.

1. Criar conteúdos que engajam é uma ótima forma de aumentar Dwell Time

Pelo que temos analisado, empiricamente, a maioria dos conteúdos produzidos para web não está otimizada para Dwell Time.

São conteúdos interessantes mais para quem os escreve do que para quem os lê.

Criar conteúdos otimizados tanto para SEO, quanto para leitura irá aumentar a sua performance.

Iremos explicar isso um pouco melhor quando, mais adiante, falarmos de Content Experience.

2. Reduza gaps de Experiência do Usuário utilizando a Hotjar

É comum que muitos sites pareçam bonitos para quem os gerencia, mas têm sérias falhas de Experiência do Usuário.

E quando a experiência em um site afugenta o usuário, cai o seu Dwell Time.

Para resolver isso, você pode usar a versão gratuita da Hotjar, excelente ferramenta de usabilidade, para analisar mapas de calor e gravações de usuários, para tirar insights relevantes.

3. Aumente a Taxa de Retenção de suas páginas

Como dissemos, a métrica de Taxa de Retenção não existe por padrão em ferramentas de Analytics, e nós costumamos obtê-la de ferramentas de mapas de calor, como a Hotjar.

A partir do Heatmap do Tipo Scroll, criamos a seguinte Taxa de Retenção, que nos permite analisar e levantar hipóteses para melhorias de Perdas Brutas e Relativas de usuários na página.

Planilha de Taxa de Retenção para Otimizar Dwell Time

4. Por último e não menos importante, melhore o Tempo de Carregamento

O baixo Tempo de Carregamento é uma métrica que, a princípio, pode aumentar o seu Dwell Time… Afinal, aumentou o tempo de permanência, correto?

Nada mais errado!

Sites lentos, especialmente em celulares pouco poderosos e com conexões 3G (que é a realidade do brasileiro médio), simplesmente afugentam os usuários.

Para corrigir isso, você pode usar as seguintes ferramentas para melhorar seu Dwell Time:

Utilize o Content Experience para melhorar seu Tempo de Permanência

Content Experience é a mais prática e inovadora metodologia para gerir, analisar e criar conteúdos relevantes para os usuários e para os mecanismos de busca.

Aqui, na Conversion, temos desenvolvido uma ciência por trás do Content Experience, que já tem feito sites dobrarem seu tráfego orgânico em poucos meses de aplicação.

Caso você esteja precisando melhorar seu Dwell Time (provavelmente, sim!), você precisa ler AGORA MESMO este Guia Exclusivo da Conversion sobre Content Experience.

Você não irá encontrar nenhum conteúdo parecido em língua portuguesa, e mesmo lá fora não há uma metodologia igual e tão detalhada. Leia aqui.

Conclusão

Podemos concluir, sem a menor sombra de dúvida, que o SEO está cada vez mais complexo e desafiador.

Mas, como sempre visando ao desenvolvimento das melhores práticas de SEO no Brasil, a Conversion disponibiliza conteúdos de alta qualidade para ajudá-lo a melhorar seus resultados.

Destacamos neste conteúdo muitas dicas, mas destacamos a metodologia do Content Experience, como principal solução para melhorar seu Dwell Time em sites de conteúdo.

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