A importância do Dwell Time (Tempo de Permanência) em SEO

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O que é dwell time?

Dwell Time (Tempo de Permanência na Página) é a métrica que mede quanto tempo um visitante fica em uma página do seu site depois de clicar em um link nos resultados da pesquisa. Essa métrica ajuda o Google e outros motores de busca a avaliar a qualidade e relevância do seu conteúdo.

Se uma pessoa passa mais tempo na sua página, é um sinal de que encontrou informações úteis e interessantes, e isso pode influenciar positivamente o ranqueamento do seu site.

Uma duração de visualização longa também estimula maior engajamento e possíveis conversões, indicando que os usuários estão realmente interessados no que você oferece.

Para que seu site se destaque, é crucial entender como otimizar o dwell time. Isso envolve criar conteúdo atrativo e garantir que a experiência do usuário seja a melhor possível assim que ele chega à sua página.

Qual é a importância do dwell time para o ranqueamento de um site?

A métrica conhecida como dwell time é fundamental para quem deseja melhorar a posição do seu site nos motores de busca. 

Esse indicador reflete diretamente na percepção de qualidade e relevância do seu conteúdo aos olhos dos algoritmos, influenciando o ranqueamento e a visibilidade online do seu site.

Como o Dwell Time impacta no SEO

O dwell time sinaliza para o Google a relevância e a qualidade do conteúdo do seu site. Quando os usuários gastam mais tempo na sua página, isso indica ao mecanismo de busca que o material provavelmente atende às necessidades da pesquisa, o que pode aumentar o seu ranqueamento nos resultados.

Sites com alto tempo de permanência sugerem que o conteúdo é engajante e valioso, fazendo com que o algoritmo do Google priorize suas páginas frente a outras com menor tempo de permanência.

Melhorar o dwell time significa trabalhar na otimização da experiência do usuário e na entrega de uma página de destino atrativa, com conteúdo relevante e fácil navegação.

Isso envolve desde a velocidade de carregamento do site até a clareza das informações apresentadas. A interação prolongada do usuário com a página também contribui para um menor índice de taxa de rejeição, outro fator importante para o SEO.

A relação entre o dwell time e o CTR (taxa de cliques)

A métrica de CTR é capaz de mostrar ao Google a Atenção que seu conteúdo atrai nos usuários – e com um CTR proporcionalmente maior que o do concorrente, seu site já tende a subir nas posições.

Mas atenção não é tudo, qualidade é tudo.

E o Dwell Time avalia, segundo o Google, justamente a Qualidade de sua página para os usuários.

Se os usuários entram e saem rapidamente, seu Dwell Time será baixo e, portanto, sua qualidade é inferior.

Porém, se seu site possui um alto Dwell Time, o Google entende que sua Qualidade é superior e tende a posicionar sua página no topo das buscas.

Agora que você já entendeu a importância da métrica, veja como mensurar.

Como mensurar o dwell time?

Aqui, começam os desafios em relação ao Dwell Time: apesar de parecer óbvio, não é tão simples mensurá-lo.

Temos duas métricas disponíveis no Google Analytics que mostram uma tendência do Dwell Time, e uma terceira que desenvolvemos aqui na Conversion, chamada Taxa de Retenção.

– Duração da Sessão, disponível no Google Analytics;
– Tempo Médio na Página, disponível no Google Analytics;
Taxa de Retenção, que pode ser obtida em mapas de calor do tipo scroll (rolagem).

Para analisar o Dwell Time, o melhor é utilizar essas três principais métricas, especialmente em páginas focadas em Conteúdo.

Porém, se o seu site for um e-commerce ou de alguma forma for transacional, as duas primeiras métricas poderão ser bons indicadores.

Como mensurar o dwell time de concorrentes?

Quem desenvolve estratégias de SEO, sabe que mensurar o concorrente é uma das melhores formas de fazer Benchmark.

Como o Dwell Time é de difícil mensuração, ainda não há ferramentas tão confiáveis para medir o Dwell Time de um concorrente.

Para sites de e-commerce, especialmente, uma ideia é usar as métricas gratuitas de engagement do Similar Web, que, entretanto, só trarão o geral do site, e não de páginas específicas.

Como melhorar o dwell time?

Para a infelicidade de muitos tecnicistas de SEO, a melhoria do Tempo de Permanência, ou Dwell Time, estará ligada a aspectos relacionados à Experiência do Usuário.

Ao contrário de muitas escolas de SEO, que veem na melhoria da Experiência do Usuário uma forma de escapar da entrega de resultados, para nós a UX deve ser mensurada com métricas de performance.

Obviamente, é um trabalho que exige um extremo esforço e que, dada a limitação de recursos, recomendamos aplicar às páginas mais estratégicas de seu site ou e-commerce.

Criar conteúdos que engajam é uma ótima forma de aumentar Dwell Time

Pelo que temos analisado, empiricamente, a maioria dos conteúdos produzidos para web não está otimizada para Dwell Time.

São conteúdos interessantes mais para quem os escreve do que para quem os lê.

Criar conteúdos otimizados tanto para SEO, quanto para leitura irá aumentar a sua performance.

Iremos explicar isso um pouco melhor quando, mais adiante, falarmos de Content Experience.

Reduza gaps de Experiência do Usuário utilizando a Hotjar

É comum que muitos sites pareçam bonitos para quem os gerencia, mas têm sérias falhas de Experiência do Usuário.

E quando a experiência em um site afugenta o usuário, cai o seu Dwell Time.

Para resolver isso, você pode usar a versão gratuita da Hotjar, excelente ferramenta de usabilidade, para analisar mapas de calor e gravações de usuários, para tirar insights relevantes.

Aumente a Taxa de Retenção de suas páginas

Como dissemos, a métrica de Taxa de Retenção não existe por padrão em ferramentas de Analytics, e nós costumamos obtê-la de ferramentas de mapas de calor, como a Hotjar.

A partir do Heatmap do Tipo Scroll, criamos a seguinte Taxa de Retenção, que nos permite analisar e levantar hipóteses para melhorias de Perdas Brutas e Relativas de usuários na página.

Melhore o Tempo de Carregamento

O baixo Tempo de Carregamento é uma métrica que, a princípio, pode aumentar o seu Dwell Time… Afinal, aumentou o tempo de permanência, correto?

Nada mais errado!

Sites lentos, especialmente em celulares pouco poderosos e com conexões 3G (que é a realidade do brasileiro médio), simplesmente afugentam os usuários.

Para corrigir isso, você pode usar as seguintes ferramentas para melhorar seu Dwell Time:

Utilize o Content Experience para melhorar seu Tempo de Permanência

Content Experience é a mais prática e inovadora metodologia para gerir, analisar e criar conteúdos relevantes para os usuários e para os mecanismos de busca.

Aqui, na Conversion, temos desenvolvido uma ciência por trás do Content Experience, que já tem feito sites dobrarem seu tráfego orgânico em poucos meses de aplicação.

Caso você esteja precisando melhorar seu Dwell Time (provavelmente, sim!), você precisa ler AGORA MESMO este Guia Exclusivo da Conversion sobre Content Experience.

Você não irá encontrar nenhum conteúdo parecido em língua portuguesa, e mesmo lá fora não há uma metodologia igual e tão detalhada. Leia aqui.

Dicas prática para aumentar o Dwell Time

A seguir, veja algumas maneiras eficazes de otimizar o tempo de permanência dos usuários em seu site:

  • Produza conteúdo de alta qualidade: Crie textos, vídeos e imagens interessantes que respondam às dúvidas e necessidades do público-alvo.
  • Aposte na relevância: Certifique-se de que cada página ofereça informações úteis e pertinentes às palavras-chave pelas quais os visitantes chegaram ao seu site.
  • Melhore a estrutura do site: Facilite a navegação com um design limpo e uma arquitetura de informação intuitiva, permitindo que os usuários encontrem rapidamente o que procuram.
  • Otimize a velocidade da página: Reduza o tempo de carregamento por meio da compressão de imagens e da minimização de códigos CSS e JavaScript.
  • Incentive a interação: Incorpore chamados para ação (CTAs) que convidem os usuários a interagir com o conteúdo, seja comentando ou compartilhando nas redes sociais.
  • Utilize links internos: Encoraje os visitantes a explorar outras páginas relevantes do seu site através de links bem posicionados no texto.
  • Atualize regularmente: Mantenha as informações frescas e atuais para encorajar os visitantes a voltarem regularmente ao seu site.
  • Adapte-se aos dispositivos móveis: Garanta que seu site esteja otimizado para celulares e tablets, proporcionando uma boa experiência para quem acessa em diferentes dispositivos.
  • Analise os dados: Use ferramentas como Google Analytics para monitorar o Dwell Time e entender como as mudanças no site afetam esse indicador.
  • Teste diferentes abordagens: Realize testes A/B para descobrir quais alterações geram melhores resultados em termos de engajamento e tempo na página.

Quais os efeitos da otimização do tempo de permanência?

Aqui na Conversion, temos desenvolvido uma metodologia chamada de Content Experience, que visa a melhoria de conteúdos com foco no usuário e em performance.

O Content Experience tem tudo a ver com conteúdo!

Em um de nossos experimentos, que representamos na imagem meramente ilustrativa a seguir, feita a partir de dados reais de Google Analytics e Search Console, veja o impacto da Melhoria de Dwell Time:

Este é o exemplo perfeito do que estamos falando.

Aplicando os conceitos que estamos apresentando aqui, uma palavra-chave saiu da segunda para a primeira página!

Conclusão

Podemos concluir, sem a menor sombra de dúvida, que o SEO está cada vez mais complexo e desafiador.

Mas, como sempre visando ao desenvolvimento das melhores práticas de SEO no Brasil, a Conversion disponibiliza conteúdos de alta qualidade para ajudá-lo a melhorar seus resultados.

Destacamos neste conteúdo muitas dicas, mas destacamos a metodologia do Content Experience, como principal solução para melhorar seu Dwell Time em sites de conteúdo.

Escrito por Conversion

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