Conversion lança SERP Volatility, primeiro índice no Brasil a medir impacto de atualizações do Google

Índice gratuito traz dados para profissionais de marketing, jornalistas e entusiastas de tecnologia

Nesta segunda-feira (11/05), a Conversion, agência de marketing digital líder em SEO no Brasil, comunica o lançamento oficial da versão 0.1 beta do SERP Volatility (https://www.conversion.com.br/volatility/), um índice pioneiro para profissionais de marketing digital.

O nome é composto pela sigla SERP (Search Engine Results Page), que são os resultados de páginas de busca do Google, e Volatility, que em tradução livre significa volatilidade, e representa a flutuação de posições de uma página nos resultados de busca.

Embora índices semelhantes existissem mundo a fora, nenhum deles trazia os dados do Brasil. “Identificamos uma grande necessidade entre os profissionais de marketing digital no Brasil e criamos o SERP Volatility”, afirma Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.

Índice vai medir impacto das mais de 600 atualizações do Google

Como é de conhecimento público, o Google realiza mais de 600 atualizações de seu algoritmo todos anos, sendo que algumas delas mudam drasticamente o posicionamento de sites na web.

Para se ter ideia, todos os dias o Google muda a posição de cerca de 50% de todas as páginas, segundo apuração da SERP Volatility.

“O Google está constantemente atualizando os resultados e testando qual o melhor página para o usuário”, comenta Ivo. “Isso ocorre todos os dias”

Durante última atualização de algoritmo, taxa de mudança cresceu 50,7%

Antes do SERP Volatility, profissionais de marketing precisavam consultar ferramentas no exterior que não traduziam a verdadeira realidade do Google no Brasil.

Quando o Google realiza atualizações mais importantes, chamada de “core update”, o índice de mudanças costuma ser muito mais alto. “Quando há grandes atualizações, a volatilidade de posições chega a aumentar na ordem de mais de 50%”, analisa Ivo.

Foi exatamente o que ocorreu na última semana, com a mais recente atualização do Google, batizada de May 2020 Update.

No último dia 6, o SERP Volatility viu o seu índice subir de 215 para 324 pontos, registrando um aumento de 50,7%. No dia seguinte, o índice retornou à normalidade, mas para muitos sites o estrago foi feito.

Como funciona o SERP Volatility?

O SERP Volatility é muito simples e traz dois tipos de índices, que são complementares. Diariamente, são analisados cerca de 100 mil resultados de busca com dados de busca no Google Brasil.

A partir desse dado, o SERP Volatility traz dois tipos de dados, que representam Volatilidade Real e outro que traz a Volatilidade Simples.

A Volatilidade Real  é um índice que começa em zero e não tem teto, trazendo o volume quantitativo de mudanças; é considerado o índice mais importante para analisar o impacto de atualizações.

Volatilidade Real

Já a Volatilidade Simples, por sua vez, vai de 0 a 100 e traz as posições que passaram a ter resultados diferentes do dia anterior. Ela traduz as mudanças usuais do Google.

Volatilidade Simples

Muitas mudanças virão

Esta é a primeira versão do SERP Volatility, que está em versão de testes e irá receber muitas melhorias, bem como ajustes nos próximos meses.

“Nós queremos desenvolver o marketing digital no Brasil e, para isso, é indispensável ter dados que representem a realidade brasileira”, afirma o CEO da Conversion.

Foto de Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

guest

2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Aiume Diniz
Aiume Diniz
11 meses atrás

Olá.
A plataforma Conversion Volatility continua funcionando no ano de 2024?

Diego Ivo
Admin
Reply to  Aiume Diniz
10 meses atrás

Não. Ela foi descontinuada…

Foto de Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

Compartilhe este conteúdo

Curso de SEO

Gratuito e com certificado. Mais de 13.620 pessoas já participaram.
Preencha o formulário e assista agora!

Estamos processando sua inscrição. Aguarde...

Seus dados de acesso à sua Jornada no curso serão enviados no e-mail cadastrado.
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.