• Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco
  • Imprensa
  • Academy
  • Contato
logo
lupa
  • Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Blog
  • Empresa
    • Quem somos
    • Trabalhe conosco
    • Imprensa
    • icone conversion academyAcademy
  • Contato
SEO
Voltar

Consultoria SEO: entenda como ela funciona e se está no momento de contratar uma

Conversion

4/05/2019
4 min de leitura

O funcionamento de uma consultoria de SEO é uma das dúvidas mais comuns em marketing digital, especialmente por gestores que vêm a necessidade de potencializar seu canal orgânico e, consequentemente, a sua transformação digital.

De fato, é fundamental ter um esforço bem direcionado para a busca orgânica, porque ela está cada vez mais importante, possui maior confiança do consumidor e responde por mais de 1/3 do tráfego de sites brasileiros.

Além disso, uma boa Consultoria SEO evita punições pelo Google, que ficaram mais frequentes com as atualizações de algoritmo.

Quer saber como funciona uma consultoria de SEO? Então leia este artigo feito especialmente para você.

O que é uma Consultoria em SEO?

A Consultoria em SEO é o termo pelo qual, geralmente, o mercado se refere à prestação de serviços de otimização de sites para mecanismos de busca (SEO).

Apesar de o termo Consultoria se referir a uma atividade meramente consultiva, isto é, sem “mão na massa”, muitos prestadores de serviços irão tanto auditar, quanto planejar e executar.

Uma dor muito grande do mercado é a ausência de execução das estratégias propostas, afinal de contas não é toda a empresa detém todas as competências necessárias para executar SEO – mas em nem todos os casos é assim, como você verá.

Como é feita uma consultoria de SEO?

O escopo de uma consultoria irá variar conforme diversos fatores, que vão desde o momento da conta, o orçamento e as priorizações.

Aqui na Conversion, nossos serviços de SEO incluem toda a auditoria, planejamento e execução, contemplando as seguintes frentes, que acreditamos ser o ideal para uma consultoria completa:

  • Análise de Mercado e Concorrentes
  • Análise e Auditoria Técnica
  • Análise de Performance
  • Planejamento Estratégico
  • Implementação de Melhorias Técnicas
  • Criação de Conteúdo
  • Link Building
  • Gestão de Performance & Business Intelligence
  • User Experience

Além disso, não necessariamente todas as etapas serão realizadas a todo o momento; acreditamos que se obtêm mais resultados priorizando as ações que serão mais eficientes.

Agora que já entendeu o que ela faz, entenda se realmente você precisa de uma consultoria.

Sua empresa realmente precisa de uma consultoria de SEO?

Pelas nossas experiências, nem todas as empresas que acreditam precisar de uma consultoria de SEO, de fato, precisam.

Apesar de o SEO gerar um tráfego não-pago extremamente qualificado, ele é resultado de uma série de ações focadas na experiência do usuário e nos mecanismos de busca.

Essas ações envolvem investimentos signifcativos, e por isso o SEO pode ser limitante para micro e pequenas empresas, especialmente se terceirizado.

(Se este for o seu caso, recomendamos que você mesmo comece seu SEO; inclusive, disponibilizamos este curso gratuito de SEO.)

Por outro lado, médias e grandes empresas obtêm muitos resultados com SEO, tanto de tráfego quanto de autoridade para a marca.

Entenda o papel da busca orgânica no seu funil de vendas

Para contratar uma consultoria de SEO, é importante que as empresas saibam exatamente qual o papel do tráfego orgânico em sua estratégia ou realizem um benchmark para identificar como os seus concorrentes têm agido.

Este ponto é muito importante porque o funil de vendas digitais está cada vez mais complexo e é importante conhecer o papel de cada mídia dentro dele.

Em alguns casos, a busca orgânica será a mídia de conversão; em outros, irá gerar awareness e consideração. Por isso, é importante ter um planejamento com funil de vendas.

É com este planejamento macro do marketing digital que cada um dos canais, inclusive o orgânico, irão entregar melhor performance.

Como escolher a sua consultoria de SEO?

A partir do momento em que você, como gestor de marketing, já entendeu que o tráfego orgânico é fundamental para seu negócio, chega o momento de escolher uma consultoria de SEO.

Mas como fazer?

Aqui, vale a citação de Kotler, o pai do marketing moderno:

“As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas.” (Philip Kotler, guru do marketing)

Pensando nisso, você pode considerar três aspectos principais:

3 pontos principais para avaliar em uma consultoria de SEO

1. Experiência, Estrutura e Cases da Agência: se você busca os melhores profissionais de SEO, precisa mapear as maiores agências de SEO, verificar as marcas que ela atende, o seu tamanho (agências maiores costumam ser validadas por outros clientes) e, claro, os cases de sucesso dela.

2. Execução: pelo nosso entendimento, a execução é determinante para o sucesso de SEO, assim como a estratégia; acreditamos que a melhor execução vai contar com profissionais especializados em cada uma das frentes: planejamento, outros em parte técnica, outros em conteúdo e outros em link building.

2. Custo x Benefício: diante de todas as frentes que envolvem o SEO, você precisará avaliar o custo x benefício. Naturalmente, uma agência que ofereça toda a estrutura necessária para a execução, também poderá ter um custo mais alto, assim como maior valor agregado.

Qual o escopo ideal de um Projeto de SEO?

O escopo para SEO, assim como o investimento de um projeto de SEO, são dúvidas extremamente comuns.

Porém, não há um custo específico e padronizado para serviços de SEO, isso porque os esforços de SEO irão variar de mercado para mercado, de estratégia para estratégia, de budget para budget.

Nesse sentido, o melhor caminho é partir de um budget, entender o escopo que pode ser entregue, e o quanto ele é suficiente para atingir os seus objetivos.

Para você ter uma ideia, os custos de um projeto irão variar, basicamente, conforme as seguintes variáveis:

  • Quantidade de conteúdos produzidos
  • Esforços de Link Building
  • Horas técnicas de profissionais envolvidos

Conclusão

Como você pôde ver, no mercado não há um padrão de escopo de consultoria de SEO, mas de modo geral são contempladas as seguintes competências:

  • Análise de Mercado e Concorrentes
  • Análise e Auditoria Técnica
  • Análise de Performance
  • Planejamento Estratégico
  • Implementação de Melhorias Técnicas
  • Criação de Conteúdo
  • Link Building
  • Gestão de Performance & Business Intelligence

Para escolher o melhor parceiro e melhor escopo para o seu negócio, avalie o parceiro que será responsável pela entrega, seu budget e, das competências acima, quais irão mais agregar para o seu negócio.

Compartilhe nas redes:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp
Escrito por

Conversion

Curadoria de Conteúdo

Com um time de especialistas em Marketing Digital, está no DNA da Conversion compartilhar conhecimento com o mercado. Marcando quase dez anos de experiência como agência de performance & SEO, a Conversion reúne uma equipe de profissionais que trazem atualizações sobre o que há de mais novo – e relevante – no mundo do Marketing Digital.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

Mecanismos de busca são a mídia mais confiável, aponta estudo

Troca de Links: entenda de uma vez por todas por que é prejudicial para o SEO de seu site

Content Experience: a ciência por trás de escrever conteúdos persuasivos que são lidos 10x mais e alcançam o topo dos buscadores

Google afirma não utilizar taxa de rejeição como fator de ranqueamento, mas é preciso ponderar

"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

Albert Einstein
logo

Faça sua marca ser mais buscada

Serviços
  • SEO
  • E-commerce SEO
  • Squad
  • Link Building 4.0
  • Business Intelligence
  • Tecnologia
Institucional
  • Serviços
    seta
    • icone seoSEO 360º
    • icone jornalLink Building 4.0
    • icone performanceE-commerce SEO
    • icone businessBusiness Intelligence
    • icone alvoSquad de Performance
    • icone computadorTecnologia
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Imprensa
  • Empresa
    seta
    • icone seoQuem somos
    • icone jornalTrabalhe conosco
    • icone performanceImprensa
  • Fale Conosco

Plataformas Homologadas

Certificações

totemAv. Paulista 171, 4º andar - CEP 01311-000 - Bela Vista São Paulo SP
telefone(11) 4858-0444
email[email protected]
instagram linkedin facebook
© 2011-2020 Conversion. Todos os direitos reservados. · Política de Privacidade ·

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configuraçoes.

Conversion
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Os Cookies Estritamente necessários devem estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.