Análise Competitiva de SEO: como vencer concorrentes na busca orgânica através de uma estratégia data-driven?

Diego Ivo
Diego Ivo

Análise competitiva é um método através do qual você analisa seus concorrentes em busca de oportunidades de melhoria; neste artigo, explicamos como aplicar em SEO para otimizar uma palavra-chave.

Imagem ilustrativa de SEO (Search Engine Optimization), com lupa

Recentemente, publiquei um artigo bastante completo sobre análise competitiva e expliquei como aplicar essa importante ferramenta para entender os movimentos do concorrente. Se naquele artigo falei de uma forma mais macro, agora vou falar de forma bem mais específica sobre como fazer análise competitiva em SEO para otimizar uma única palavra-chave.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o SEO pode simplesmente ser aplicado a um site, como se ele fosse um ativo finito, como se fosse um “nitro” que se aplicasse.

Na verdade, SEO não é algo absoluto mas, sim, relativo aos seus concorrentes: você faz SEO para estar melhor que seus concorrentes — afinal, só existe uma única primeira posição no Google.

Então, para alcançar o topo das buscas (ou mesmo manter a sua primeira posição), é fundamental analisar seus competidores e entender como estar melhor que eles.

O Google costuma reservar a primeira posição ao resultado que é o melhor, mais profundo, ou ao que é diferente de tudo, que proporciona a melhor experiência para o usuário de acordo com a sua intenção de busca.

Por isso, hoje em dia falamos principalmente na ideia de SEO Experience, que é o futuro da otimização de sites focada, acima de tudo, na experiência do usuário. E é claro que a engenharia das buscas continua importante, mas em vez de pensar primeiro no SEO técnico, é preciso olhar antes para a experiência do usuário e aí, sim, traduzir em otimizações mais técnicas.

Como fazer análise competitiva em SEO?

Imagine que seu site concorra pela palavra-chave vinho, que tem em média 95.000 buscas por mês e é o principal termo do segmento.

SERP do Google

Como você pode observar, grandes sites brigam por essa posição e só um deles estará na primeira posição.

Para entender quais são os fatores que melhor estão influenciando aquele ranking, nós vamos analisar cada um desses resultados. Eu sugiro escolher de 5 a 10 itens para ter uma boa amostragem… Uma ideia bem bacana é colocar à prova os mesmos fatores que analisamos no maior estudo de SEO do mercado brasileiro.

Eu recomendo também que você esteja bastante familiarizado com o SEO Experience e com o E-A-T, que é a abreviação de Expertise – Authority – Trustworthiness.

Aqui, iremos analisar 12 fatores através das seguintes ferramentas:

Ferramentas

  1. Ahrefs (conta paga): aqui, nos interessam principalmente os dados de autoridade e o relatório de Keyword Explorer, que é um dos meus favoritos.
  2. SimilarWeb (dados da versão gratuita): a título de referência, analisaremos as métricas de comportamento do usuário do site como um todo, para ter uma base comparativa e analisar a tendência.
  3. Share of Search (através de nossa planilha gratuita): neste artigo explicamos o que é esse importante conceito e como gerar esse dado extremamente relevante.
  4. Moz (conta paga): acho que a ferramenta do Moz está bastante defasada, mas ainda gosto bastante do On-Page Grader, que traz uma nota de otimização técnica e que, embora sempre seja melhor uma análise individual, acho que ajuda a economizar bastante tempo quando precisamos escalar o trabalho.
  5. Word Counter: uma ferramenta gratuita para contar o número de palavras e algumas informações relacionadas.

Métricas consideradas na análise:

  1. URL: não costumo me preocupar muito com a URL, mas sempre tenho ela na planilha para facilitar a manipulação de dados;
  2. Title: é o elemento mais importante da página, porque é o título e o que vai atrair o clique do usuário;
  3. Produtos: como estamos lidando com e-commerce, a oferta de produtos é um dos elementos principais da expertise do E-A-T;
  4. On-Page: é a nota técnica de 0 a 100 gerada pelo Moz.
  5. Share of Search: é a métrica que mede o reconhecimento de marca e indica uma probabilidade de cliques e de maior CTR;
  6. Backlinks: é o número total de links de outros domínios apontando para essa página;
  7. Referring Domains: é o número diferente de domínios linkando a página;
  8. Page Authority (PA): é a autoridade de página, uma nota que vai de 0 a 100
  9. Domain Authority (DA): é a autoridade de domínio, uma nota que também vai de 0 a 100;
  10. Traffic Ahrefs: trata-se apenas de uma estimativa de tráfego daquela página, disponibilizada pelo Ahrefs;
  11. Dur. Sessão (Site Total): esta métrica virá da versão gratuita da SimilarWeb e nos indica qual o engajamento do site;
  12. Word Counter: é a contagem de palavras que aquela página tem, de modo que você pode fazer isso simplesmente selecionando todo o conteúdo e colando nesta ferramenta gratuita.

Planilha de análise

Nós agora iremos tabular os dados em uma planilha, na qual os resultados estão classificados de acordo com a posição no Google e iremos utilizar uma formatação condicional para conseguirmos visualizar da melhor forma quais são as métricas mais fortes.

Tabela de análise competitiva

Pense em hipóteses

O SEO não é tão exato quanto se pode pensar, porque ele é resultado do comportamento e da experiência do usuário.

Ao analisar os dados de resultados de SEO, você precisa levantar hipóteses sobre o que pode estar acontecendo.

Analisando a tabela acima, precisamos procurar quais são os indicadores mais verdes e que mais estão próximos do topo.

Repare que, nesta análise, os fatores de autoridade não parecem estar pesando tanto, mas que o On-Page se destaca e também a Duração da Sessão.

Ao que tudo indica, a experiência em si na página parece ser muito, muito forte.

Analise o seu site em comparação aos 3 primeiros resultados

Na tabela abaixo, comparo os principais indicadores dos 3 sites no Top 3 com o meu site (trata-se apenas de um exemplo, já que a Conversion não atende nenhum player deste segmento).

Análise por indicadores

Fazendo a comparação do “Meu Site” com a média do Top 3, consigo entender onde meu site está mais forte ou mais fraco.

A partir desta análise, por exemplo, levanto a hipótese de que duas coisas podem ser melhoradas:

  • Autoridade de Página: ou seja, devo construir estratégias para conquista de links para esta página.
  • Produtos: o cliente precisaria aumentar a oferta de produtos, o que nem sempre é possível.
  • Word Counter: o site claramente tem um conteúdo muito curto, mesmo sendo e-commerce.

Uma reflexão sobre o tamanho de conteúdo

Ao realizar essas análises, costumo constatar que muitos sites pecam pelo tamanho do conteúdo. Quando analisamos os dados de mercado, pelo menos no e-commerce, os 10 primeiros resultados costumam ter em média 1.507 palavras-chave.

Dados de quantidade de palavras em conteúdos por posição

Eu gosto bastante deste tipo de dado, pois ele indica o nível de especialidade que o usuário espera de sua página, porém nada pode ser mais mecânico do que ter um número “x” de palavras para cumprir tabela.

A especialista em SEO Aline Rossi recentemente publicou um ótimo artigo chamado Quão longo deve ser o meu conteúdo?, que é um ótimo contraponto a análise puramente de dados de SEO, que também é extremamente importante.

Otimize sempre para melhorar a experiência do usuário

A briga pelo tráfego orgânico do Google está cada vez mais acirrada, de modo que os cliques se concentram de forma crescente em torno do Top 3, como a estimativa que fizemos abaixo:

Estimativa de CTR por posição na primeira página do Google

Em muitas páginas de resultado, entretanto, chegam a ser praticamente nulos os cliques fora das 3 primeiras posições.

Com o avanço da inteligência artificial, o Google consegue efetivamente priorizar os resultados que proporcionam a melhor experiência do usuário e então para estar no topo é preciso ser o melhor resultado.

Prepare-se agora para o futuro do SEO em que só valerá o Top 3 do Google.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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