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O SEO On-Page consiste na otimização de páginas, tornando-as mais relevantes para que buscadores, como Google, Yahoo ou Bing, entendam por que elas devem estar mais bem ranqueadas.
Com essa prática, é possível potencializar seu tráfego, fazer sua página subir para as primeiras posições de busca e se destacar de seus concorrentes.
Portanto, se você deseja impulsionar sua página para o topo das pesquisas, é preciso adotar uma série de medidas em sua estratégia, como definição de palavras-chave, elaboração de uma meta descrição, construção de um texto dividido em heading tags, além da escolha da URL mais apropriada e otimização de imagens.
Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa para aumentar a visibilidade da sua página a partir de técnicas de SEO On-Page que iremos destacar a seguir.
Vamos em busca da primeira posição do Google?
O que é SEO On-Page
Basicamente, podemos considerar SEO On-Page um conjunto de técnicas de otimização fundamentais para alcançar novas chances de posicionar sua página de forma orgânica.
Ou seja, é possível aplicar estratégias, como títulos e subtítulos, URL amigável, otimização de imagens, entre outras, alinhadas a um conteúdo de qualidade, que podem fazer o seu site se sobressair nos principais buscadores da internet.
Para ficar ainda mais compreensível, o Google, como principal mecanismo de pesquisa atualmente, estabelece uma série de critérios para ranquear sites e páginas, ampliando a visibilidade e o tráfego para os mais otimizados, de acordo com seu potencial de relevância.
Dessa forma, se você deseja conquistar as primeiras posições de busca, é necessário encontrar as melhores possibilidades de otimização dentro de sua própria página, ajustando-as frequentemente para alcançar o seu objetivo.
Mas, antes de tudo, é muito importante que você entenda o que é SEO e todos os princípios dessa estratégia de tráfego orgânico, já que a otimização de sites passa por diversas etapas para que o resultado seja alcançado de forma rica e construtiva, ampliando sua relevância e autoridade na internet, o que deixa os mecanismos de buscas mais atentos em relação ao seu posicionamento.
A diferença entre SEO On-Page e Off-Page
Ambas as estratégias possuem o mesmo objetivo, que é atrair tráfego orgânico para o site ou à página, porém, a diferença entre SEO On-Page e off-page é destacada, principalmente, nos seus processos que seguem caminhos diferentes.
No caso do SEO On-Page, todo o processo é realizado internamente, por meio da estruturação do texto, definição de títulos, subtítulos e de outros atributos essenciais para atingir um melhor posicionamento.
De um modo geral, todos os itens importantes para SEO On-Page estão pautados na otimização do conteúdo do site.
Já o SEO off-page, como o nome já diz, realiza seu trabalho de maneira externa, logo, fora de seu domínio, como, por exemplo, por meio de Link Building, guest posts, parcerias, ações promocionais e comentários nas redes sociais ou em outras páginas relevantes, a fim de atrair mais visitantes para o seu site.
SEO On-Page
Como os itens importantes para SEO On-Page são aqueles que estão dentro de suas páginas, sites ou blogs, toda a sua estratégia deve estar relacionada à otimização do conteúdo, por meio da definição de palavras-chave, títulos, heading tags, URL adequada e atributo ALT em imagens, que serão enumerados a seguir.
Definição de palavras-chave
Utilizar uma palavra-chave, ou mais, contribui diretamente para o ranqueamento de seu conteúdo ou site nos principais mecanismos de busca, como o Google, Yahoo e Bing.
Uma vez que as palavras-chave são os termos procurados pelos usuários para retirada de dúvidas ou busca por um determinado produto ou serviço, elas possibilitam diversas soluções, tanto para o consumidor quanto para a empresa que está posicionando-as.
Por isso, o sucesso do seu conteúdo, bem como a taxa de conversão em vendas ou leads, podem ser alcançados por meio da escolha correta de palavras-chave.
Afinal, quando bem definida, uma palavra-chave é capaz de atingir milhares de usuários com apenas um clique em um buscador.
Para defini-la de maneira assertiva, é preciso, em primeiro lugar, realizar um estudo sobre um público qualificado, por meio de uma persona para o seu negócio, e, em segundo lugar, avaliar o seu volume de busca por um determinado termo.
A partir disso, você poderá trabalhar com dois tipos de palavras-chave: head tail e long tail.
Com a head tail, também chamada de head keyword (“cabeça da cauda”, em tradução livre), é possível implementar seu uso a partir de uma ou duas palavras, de modo mais amplo, como, por exemplo, sintetizando toda a sua pesquisa com somente “Marketing Digital”.
Bem genérico, não é mesmo? E, inclusive, de difícil ranqueamento.
No caso da long tail, ou “cauda longa”, a estratégia é diferente.
Para tornar sua busca mais segmentada, são utilizadas frases mais específicas sobre um determinado produto ou serviço, sendo compostas por duas ou mais palavras de maneira mais descritiva.
Por exemplo, na pesquisa por “Marketing Digital”, mencionada anteriormente, seria mais interessante utilizar as palavras-chave “agência de Marketing Digital em São Paulo”, ou até mesmo “estratégias de Marketing Digital para Instagram”.
Percebeu a diferença?
Em seguida, você irá definir os títulos e subtítulos de seu conteúdo, que também estão entre as principais estratégias de SEO On-Page, das quais falaremos nos próximos tópicos.
Título e subtítulos
A fim de melhorar a experiência do usuário na página, estabelecer a melhor divisão do conteúdo é fundamental.
Com o auxílio de títulos e subtítulos, que otimizam a visualização do texto como um todo, além de não cansar a leitura do usuário, é possível construir um blog post ou uma página de relevância.
Além de utilizar um título para sua página, é preciso também torná-lo interessante ou instigante para que o usuário o escolha.
Ou seja, por meio de palavras de sucesso, também denominadas modifiers, como “guia”, “mais prático”, “completo” e “melhor”, como exemplo o seguinte título: “SEO On-Page: o tutorial completo”.
No entanto, chamar a atenção do usuário não significa prometer milagres, lembre-se disso!
Ainda assim, sobre os subtítulos, também é preciso usá-los com sabedoria, visto que eles serão responsáveis pela divisão e otimização de seu conteúdo, demarcando assuntos importantes dentro do texto, a fim de facilitar a leitura do usuário e satisfazê-lo.
Meta descrição
A meta descrição, ou meta description em inglês, é o resumo de seu texto, que aparece abaixo do título nos mecanismos de busca.
Sendo essencial para uma melhor performance no ranqueamento, a estratégia é capaz de ampliar a taxa de cliques na página ou site.
Algumas plataformas facilitam muito a sua otimização, um ótimo exemplo é quando vamos aplicar estratégias de SEO On-Page no WordPress.
É possível otimizar a meta description por meio da ferramenta Yoast, que disponibiliza um limite de até 160 caracteres para a descrição de seu conteúdo.
Seja claro e objetivo, afinal, muitos leitores só entram em uma página após lerem o seu resumo, mesmo após a visualização do título.
Portanto, essa é a segunda chance de conquistar mais visitantes!
Heading tags
As heading tags são responsáveis pela estrutura informacional do texto, tornando mais simplificada a leitura feita pelo usuário, bem como a divisão de pontos importantes no conteúdo.
A partir delas, é possível estabelecer uma escaneabilidade no texto, fazendo com que a compreensão sobre o assunto seja mais fluida, por meio de uma hierarquia.
Por exemplo, ao falar sobre técnicas para a melhora do tráfego orgânico, podemos implementar as seguintes heading tags:
- H1: Melhorando seu tráfego orgânico: um guia prático;
- H2: Estratégias de SEO mais utilizadas;
- H3: Palavras-chave, títulos e subtítulos, conteúdo de qualidade, URL amigável, entre outros;
- H4: Palavras-chave: head tail e long tail.
URL amigável
Utilizar uma URL amigável é uma boa estratégia para que os usuários possam memorizá-la, facilitando, inclusive, seu posicionamento nos mecanismos de busca.
A seguir, há como exemplos, respectivamente, uma URL não amigável e uma URL amigável:
- nomedaempresa.com.br/?dg=235&p=65
- nomedaempresa.com.br/nomedoproduto
Certamente, a escolha mais sensata a se fazer é a segunda opção, que é a URL amigável.
Dessa forma, é possível tornar a memorização de suas URLs mais simples, ampliando o tráfego de um site ou página.
E, se o usuário utiliza o WordPress, é ainda mais fácil criar URLs amigáveis, já que a plataforma oferece esse recurso.
Atributo ALT em imagens
Para tornar seu conteúdo mais explícito, é possível utilizar imagens e gráficos para ilustrar o assunto, ou até mesmo oferecer um tutorial sobre o tema.
No entanto, para posicioná-lo nos primeiros resultados de busca, é necessário incluir o atributo ALT em imagens, ou seja, um texto alternativo para descrever o que a imagem representa.
Nessa descrição, é recomendável que você utilize as palavras-chave.
Outro local para utilizar a palavra-chave é no nome do arquivo de imagem.
No caso de utilizar duas ou mais imagens na página, é possível variar as palavras-chave com pequenas mudanças ou sinônimos para obter um melhor nível de ranqueamento nos mecanismos de busca e, também, para possibilitar que o arquivo se sobressaia nas pesquisas de imagens do Google, por exemplo.
Off-Page
O SEO off-page é uma estratégia baseada no direcionamento de links para seu site através de páginas de terceiros espalhadas pela internet, desde que sejam relevantes.
Isso significa que os links em sites de terceiros devem possuir uma relação com o conteúdo exposto, de modo que o usuário tenha acesso a uma informação complementar sobre o assunto.
Essa ação, portanto, permite que o tráfego de sua página aumente a partir de técnicas de Link Building, guest post, ações promocionais, parcerias e comentários em outras páginas e redes sociais.
Link Building
Por meio da implementação de Link Building, é possível que a autoridade da sua empresa, produto ou serviço aumente, uma vez que outras páginas relevantes também estão falando dele.
Porém, é fundamental que o direcionamento para o seu site seja feito apenas em sites de qualidade e de modo confiável, pois, ao contrário, seu desempenho nos resultados dos buscadores será menor.
Guest Post
Em especial, para estratégias de SEO para e-commerce, os guests posts podem ser úteis para aumentar o tráfego da página de um produto ou serviço, já que se trata de um conteúdo realizado por um especialista no assunto que será publicado em algum portal ou blog especializado na área, o que pode aumentar sua autoridade.
Sendo assim, quando um especialista em anúncios do Facebook é convidado para escrever um artigo em um site de uma agência de Marketing Digital, por exemplo, é possível ampliar a autoridade de seus serviços.
Normalmente, nesses guest posts, é possível mencionar páginas de referência e, com isso, colaborar para a estratégia de Link Building.
Redes Sociais
Nas redes sociais, é possível estabelecer parcerias e ações promocionais sobre um determinado produto ou serviço de sua marca, além de realizar sua divulgação de forma simples, a partir de interações, já que esses canais possuem um alto desempenho no aumento do tráfego dos sites.
A importância do SEO On-Page para o tráfego orgânico
No Marketing Digital, o SEO On-Page é como o destaque de sua página na internet, visto que, se não for trabalhado de maneira correta, o seu site será invisível. Logo, sem visibilidade, não será possível gerar leads ou vendas para a sua empresa.
E você não quer resultados negativos, não é mesmo?
Por isso, até mesmo para se destacar da concorrência, investir em estratégias de SEO On-Page no seu tráfego orgânico é fundamental, uma vez que, com ele, seus consumidores e potenciais clientes poderão encontrá-lo mais facilmente.
Além disso, é válido destacar que, como toda estratégia de SEO, esse é um trabalho constante, que deve continuar mesmo após conquistar os primeiros resultados de pesquisa nos buscadores.
Com ferramentas de SEO On-Page checker é possível analisar todos os erros que estão impossibilitando seu site ou página de ser ranqueado no Google, além de permitir a correção de sua implementação, aumentando a quantidade de tráfego.
Checklist para melhorar o SEO On-Page do seu site
Para otimizar sua página ou site, é preciso realizar o que chamamos de SEO On-Page checklist, que consiste em uma análise com uma série de etapas a serem avaliadas para trabalhar o SEO de forma adequada.
A seguir, você encontrará um passo a passo completo para melhorar sua estratégia, por meio da verificação de:
- Robots.txt;
- Sitemap XML;
- Página de Erro 404;
- Tag Canonical;
- Tempo de carregamento;
- Heading tags;
- Títulos e descrições;
- Páginas indexadas;
- Usabilidade;
- Google Search Console e Bing Webmaster Tools;
- Rich Snippet e Metadados;
- Google Meu Negócio;
- Busca interna.
Verificar o Robots.txt
O Robots.txt é um arquivo, como um bloco de notas, que aponta os robôs dos mecanismos de busca e a autorização de acesso das páginas.
Sendo assim, é necessário validar a existência desse arquivo e, caso não o tenha, deve-se criar, apontando a URL para o Sitemap XML, sobre o qual abordaremos a seguir.
Sitemap XML
O Sitemap XML é um mapa do seu site responsável por fornecer informações aos robôs sobre as páginas que você deseja indexar.
Logo, é preciso configurá-lo para leitura no Google Search Console.
Página de Erro 404
Quando uma página não existe ou foi removida do site, o visitante recebe a notificação de Erro 404.
É importante analisar os erros 404 do seu site para saber se nenhuma página ou arquivo importante foi excluído equivocadamente.
Tag Canonical
A Tag Canonical é responsável por indicar aos robôs o conteúdo oficial para ser ranqueado nos mecanismos de busca.
Portanto, nesta etapa, é preciso conferir se as estruturas da página estão com a canonical adequada, como:
- Home;
- Categoria/subcategoria;
- Produto/serviço;
- Home blog (se houver);
- Post (se houver).
Tempo de carregamento
O tempo de carregamento de um site ou página, segundo o Google, deve ser de 0,5 a 2 segundos, para manter o usuário.
Nesta etapa, portanto, é preciso validar algumas seções de cada tipo de página.
Veja os principais tópicos que você deve analisar nas ferramentas a seguir.
Page Speed
- Resultado do teste para mobile:

- Resultado do teste para desktop:

WebPagetest
- First byte time;
- Keep-alive enabled;
- Compress transfer (GZIP);
- Compress image/JPEG progressivo;
- Cache static content.
Heading tags
Com um plug-in, como o Web Developer Toolbar, é possível identificar as heading tags de um site, por meio de um relatório que identifica erros que merecem a sua atenção.
Essas tags precisam respeitar a sua hierarquia para o correto entendimento do Googlebot.
Dessa forma, é preciso validar cada tipo de página:
- Home;
- Categoria/subcategoria;
- Produto/serviço;
- Home blog (se houver);
- Post (se houver).
Títulos e descrições
Neste passo, é preciso acessar o Google Search Console e validar se existem erros nos títulos e descrições dos conteúdos, com a finalidade de corrigir os mais graves e, também, as duplicatas, como em páginas de produtos e serviços e, principalmente, na home.
Páginas indexadas
Aqui, deve-se analisar o total de páginas indexadas, a fim de compará-las com a concorrência.
A partir disso, o desenvolvedor irá enumerar uma série de oportunidades para páginas indexadas, o que irá ocasionar o aumento do tráfego.
Usabilidade
Na usabilidade, é preciso realizar o processo de conversão e analisar as etapas necessárias para fazer a conclusão a partir da home.
É muito importante ficar atento à boa experiência do usuário ao utilizar o seu site conforme a atualização Google Page Experience.
Google Search Console e Bing Webmaster Tools
A partir disso, é necessário analisar o site em ambas as ferramentas, nos determinados pontos a seguir:
- Sitemap XML;
- Robots.txt;
- Verificar se há ações manuais;
- Em sites.com, deve-se analisar se está configurado no Brasil;
- Realizar simulação de leitura no Googlebot para garantir que não há problema de cloaking;
- Validar se existem erros de rastreamento que precisam ser ajustados.
Rich Snippet e Metadados
Neste passo, o desenvolvedor é responsável por verificar se existe algum Rich Snippet ou Metadado que deve ser implementado no site.
Isso ajuda o crawler a compreender melhor os tipos de informação disponíveis nas páginas.
Conclusão
Contar com uma estratégia de SEO On-Page significa aumentar a visibilidade do seu site ou página a partir de um conjunto de técnicas e de uma constante atualização, para que a sua empresa se destaque em meio à concorrência nos primeiros resultados de busca.
Porém, é preciso garantir que o seu site esteja preparado antes de começar a gerar links de autoridade, visto que, para alcançar resultados positivos, existe uma série de ações de SEO que otimizam seu site, produto ou serviço.