Estudo: brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica que em links patrocinados

Isadora Assis
Isadora Assis

Quando realizamos uma pesquisa no Google ou em outros mecanismos de busca, geralmente há dois tipos de resultados: os anúncios (também chamados de links patrocinados) e os resultados orgânicos.

Nós, da Conversion, agência líder em SEO no Brasil, realizamos um estudo para entender o comportamento do usuário em cada tipo de resultado: os orgânicos e os pagos.

O objetivo é entender em que tipos de resultados os usuários confiam mais. O estudo foi realizado pela internet, com 707 brasileiros, e sua margem de erro é de 3,7% para mais ou para menos.

A maioria é indiferente em relação a resultados orgânicos ou pagos

Ao realizar uma pesquisa no Google, você confia mais em que tipo de resultados?

Fonte: Conversion 2017

O estudo identificou que 47,4% dos entrevistados afirmam não confiar nem mais nem menos em resultados orgânicos ou pagos e que utilizam outros critérios para definir os resultados em que confiam mais. Já 33,6% afirmam confiar mais em resultados orgânicos e 19% em links patrocinados.

No recorte de confiança entre links patrocinados e busca orgânica, esta tem uma confiança 76,8% acima da outra. “É natural que as pessoas confiem mais em resultados não patrocinados, mas continua fundamental que as empresas tenham uma forte presença nos dois tipos de resultados”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion.

O estudo constatou ainda que, enquanto 38,9% dos homens afirmam confiar mais em resultados orgânicos, entre as mulheres, esse número cai para 29,6%. Por outro lado, enquanto 14,1% dos homens confiam mais em anúncios, entre as mulheres, esse número sobe para 22,6%.

Na comparação entre os gêneros, não se vê muita diferença entre os que confiam tanto em links patrocinados quanto em busca orgânica (46,9% entre os homens e 47,8% entre as mulheres).

Grupos que confiam mais em resultado orgânico do que pago

O estudo também comparou a confiança em resultados orgânicos em relação à confiança em links patrocinados. Os dados abaixo trazem o quanto, em cada grupo, é maior a confiança nos orgânicos.

Em geral, podemos entender que os mais velhos proporcionalmente confiam muito mais em busca orgânica que os mais jovens e que há uma curva de confiança proporcional, exceto por aqueles que estão na faixa de 25 a 34 anos.

Como já foi visto, os homens também possuem proporcionalmente uma confiança muito maior na buscas orgânicas do que as mulheres.

Confiança em Busca Orgânica em Relação aos Links Patrocinados Segmentada por Grupos de Usuários

Fonte: Conversion 2017

Estudo mostra a importância de Search Engine Optimization

Nosso estudo atesta a importância da busca orgânica e, para empresas que desejam atingir o consumidor de modo a influenciar suas decisões de consumo, investir em SEO é uma conseqüência natural.

Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas e estratégias para que sites fiquem melhor posicionados nos mecanismos de busca, gerem mais reputação, tráfego e conversões.

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Escrito por Isadora Assis

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.