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Os Google Web Stories são um formato de story para a plataforma do buscador, que gera alto volume de cliques contando histórias rápidas e interessantes.
O formato Stories espalhou-se por toda a web com uma rapidez impressionante, e promete gerar uma grande quantidade de visualizações para os sites que aproveitarem essa novidade. E a tendência tornou-se tão forte que até mesmo o Google, o maior buscador do mundo, resolveu adotá-la e trazê-la para o seu ecossistema, criando assim os Google Web Stories.
Em nosso conteúdo de hoje, tenha acesso a um pequeno guia fundamental sobre esta novíssima maneira de distribuir seu conteúdo de maneira orgânica através de canais como o Google Discover, saiba como criá-los e veja quais são as melhores práticas de SEO para Web Stories recomendadas pelo próprio Google.
Vamos lá?
O que são os Google Web Stories?
Incorporados há poucos meses pelo Google, os Web Stories, também chamados de AMP Stories, são cards em formato de stories, como os do Instagram, cujo objetivo é melhorar a experiência do usuário ao consumir conteúdos na web — principalmente através de dispositivos móveis.
O gênero, criado pelo Snapchat em 2011, explodiu na internet em 2016, quando o Instagram passou a utilizá-lo em sua página inicial.
Depois disso, outras redes sociais seguiram a tendência: Facebook, WhatsApp, Twitter e até mesmo o corporativo LinkedIn já aderiram à funcionalidade.
O formato, portanto, já é bastante familiar a usuários em todo o mundo, além de ser amplamente utilizado e incentivado, agora até mesmo pelo maior buscador do mundo.
A popularidade dos Stories garante ao novo recurso do Google um potencial enorme que pode ser largamente explorado por marcas produtoras de conteúdo.
Segundo relatório do próprio buscador, a adesão foi enorme: cerca de 100.000 novos stories são publicados diariamente e mais de 6.500 domínios utilizaram os Web Stories desde seu lançamento.
Apesar deste ser um formato mais voltado à experiência mobile, ele também é compatível com a visualização em desktop e hoje é exibido em três canais: na busca convencional, no Google Imagens e no Google Discover, onde possuem destaque.
Falarei, abaixo, um pouco mais sobre como os principais locais de exibição dos Web Stories.
Google Discover
Conhecido como “a pesquisa-sem-pesquisa”, o Google Discover é a timeline de conteúdos visível na home do aplicativo Google em dispositivos móveis.
Esta é, hoje, a maneira mais personalizada possível de entrega e consumo de conteúdos disponibilizada pelo Google.
Isso porque é o algoritmo quem define, a partir de uma análise de interesses e através de uma junção hiper eficiente de machine learning e inteligência artificial, quais conteúdos serão oferecidos ao usuário assim que o Discover for acessado.
Em outras palavras, o usuário tem acesso a conteúdos de seu interesse sem precisar fazer, efetivamente, uma busca.
Entre os conteúdos entregues estão previsão do tempo local, placares esportivos, conteúdos informacionais, notícias, atualizações econômicas e etc. Grosso modo, tudo o que for do interesse daquele usuário.
É neste espaço que os Web Stories possuem mais destaque, fazendo parte da gama de conteúdos entregues de maneira específica a cada usuário.
Para as marcas produtoras de conteúdo, tanto o Discover quanto os Stories são canais com potencial de engajamento latente.
No Discovery, os Web Stories podem aparecer tanto em um carrossel quanto como um card único.
Os Web Stories no Google Discover estão disponíveis apenas para EUA, Índia e Brasil.
Pesquisa convencional do Google
Os AMP Stories também podem aparecer de duas maneiras nas pesquisas convencionais do Google:
1. Em visualização em grade nos resultados mobile;
2. Em resultado único na SERP;
A visualização de resultado único está disponível para todos os países que podem acessar a pesquisa do Google, mas a visualização em grade por enquanto só é exibida para usuários nos EUA.
Quando um produtor de conteúdo específico é buscado, a exibição em grade mostrará apenas conteúdos produzidos por ele.
Google Imagens
Os Web Stories também estão disponíveis na pesquisa por Imagens, que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais recursos e incentivo por parte do buscador.
Na SERP de imagens do Google, os Web Stories são resultados que possuem um ícone específico no canto inferior direito que os indica, como a primeira imagem no exemplo abaixo.
Por que utilizar o Google Web Stories?
Como falamos há alguns linhas, o formato de Stories já é um velho conhecido do público na internet e, portanto, traz consigo ótimas oportunidades de engajamento e conquista de tráfego.
Navegar pelos stories publicados por perfis seguidos em uma rede social já tornou-se um comportamento sinônimo de passatempo para muitos usuários.
O resultado disso é o imenso número de pessoas que utilizam os Stories do Instagram todos os dias: de acordo com estatísticas do Hootsuite, os acessos chegam a meio bilhão diariamente.
Como fonte de tráfego, o benefício é indiscutível.
O Google Discover é conhecido por ser um canal que proporciona um aumento expressivo no CTR dos sites que aparecem por lá como publicações convencionais, como mostra este estudo de caso.
Da mesma forma, o formato visual dos Web Stories promovem um consumo rápido do conteúdo, facilita a compreensão e gera mais dinamismo interação com o público.
Os novos Web Stories ainda são uma oportunidade diferenciada de impulsionar conteúdos em outras frentes, como blog, social e outros canais de distribuição de conteúdo que uma marca pode usar.
Mas é preciso estar atento: uma das principais características do Google Discover é o curto período de tempo em que um conteúdo é entregue para os usuários.
De modo geral, a média é que o Discover proporcione um pico de acessos de aproximadamente três dias, portanto os Web Stories devem ser utilizados estrategicamente: por não ser um conteúdo perene, é preciso estar preparado para aproveitar cada oportunidade.
Como ativar os Web Stories?
Agora que você já sabe o que são e como os Web Stories podem impulsionar o ganho de tráfego do seu site, chegou a hora de saber como, enfim, utilizá-los.
Para disponibilizar o seu conteúdo neste formato é preciso ativá-lo e torná-lo visível para o algoritmo, assim como fazemos com quaisquer outros conteúdos.
Para isso é necessário criar a sua sequência de stories de acordo com uma série de boas práticas estipuladas pelo Google para uma melhor distribuição.
O processo de publicação de Web Stories foi resumido pelo Google em 5 passos relativamente simples:
- Criação;
- Verificação se a Web Storie é uma AMP válida;
- Verificação de metadados;
- Verificação de indexação;
- Seguir as políticas de conteúdo.
A primeira etapa é, portanto, a criação.
O próprio Google disponibiliza, no site oficial dos Web Stories, uma grande lista de ferramentas disponíveis para o desenvolvimento do seu conteúdo sem que seja necessário programá-lo.
Para acessar a lista, clique aqui.
Após criado o seu Web Storie, é preciso verificar se ele é uma AMP válida.
Isso pode ser feito através da ferramenta de teste de AMP e Web Stories do Google ou da ferrmaneta de Inspeção de URL do Google Search Console.
Verificada a sua AMP, chegou a hora da terceira etapa: verificar os seus metadados, um ponto importantíssimo para os seus Web Stories.
Para ter acesso à lista completa de dados estruturados para Web Stories, acesse esta documentação.
Os metadados mais importantes, no entanto, são quatro:
publisher-logo-src, referente ao logo da marca;
poster-portrait-src, referente à imagem destacada no Storie;
title, referente ao título principal do conteúdo e
publisher, referente ao nome do publicador.
Agora finalmente chegamos à quarta e última etapa: verificar se os seus Web Stories estão devidamente indexados pelo algoritmo do Google.
Para isso, é preciso utilizar novamente a ferramenta de Inspeção de URL do Google Search Console.
Para que o seu conteúdo seja indexado mais rapidamente, crie uma URL para ele e a adicione ao seu arquivo sitemap.xml.
Outro ponto fundamental é o de que todos os Web Stories devem ser canônicos. Verifique manualmente se todas as suas páginas possuem o atributo rel=“canonical”.
Para não criar empecilhos para a indexação, também lembre-se de verificar se a visualização do seu Web Storie não está bloqueado para o Googlebot no seu arquivo robots.txt.
Para mais informações, acesse a documentação completa sobre ativação de Web Stories na Central de Pesquisa do Google.
Plugin para WordPress
No mundo, mais de 455 milhões de sites utilizam a plataforma do WordPress (nós da Conversion, inclusive!). Para facilitar a criação de story nessa plataforma, o Google criou um plugin para ser uma verdadeira mão na roda.
O Plugin Web Stories para WordPress é gratuito, de código-aberto, permitindo que você crie facilmente conteúdos visuais com animações envolventes e interações clicáveis, para melhorar a experiência do usuário e gerar mais engajamento na sua audiência.
Dicas e macetes para criar bons Web Stories
Você já sabe quais são os aspectos técnicos mais importantes para que os seus Web Stories possam ser visualizados pelos seus usuários, mas quando falamos de conteúdo… afinal, quais são as melhores práticas para conquistar a atenção do seu público neste formato tão novo?
Assim como criar qualquer conteúdo para a web, este processo requer uma atenção especial a aspectos como interesse, narrativa, design, experiência de navegação, SEO e etc.
O tipo de formato utilizado nos seus Stories também dirá muito sobre sua receptividade diante do público.
Os Web Stories do Google não integram somente imagens, mas outros formatos visuais como vídeos, animações, elementos dinâmicos e altamente visuais de diversas naturezas.
Segundo o Google, os vídeos são o formato que mais geram engajamento, portanto a recomendação do buscador é que, quando possível, eles sejam priorizados na exibição principal.
Textos e imagens devem ser utilizados de maneira complementar, a não ser que estes façam as vezes de legendas, facilitando a acessibilidade do conteúdo, extremamente priorizada pelo algoritmo.
Abaixo, listarei alguns elementos que devem estar presentes no seu conteúdo para que o seu conteúdo se destaque como Web Storie.
Narrativa
Uma dica de ouro é interligar todos os cards dentro em um arco narrativo de modo que se complementem, ou seja, que façam o usuário passar por eles e chegar até o final com o mesmo interesse do início.
Para isso sua história precisa de uma perspectiva e de um determinado suspense entre elas; algo que suscite no usuário a vontade de passar para o próximo card para que a narrativa se complete.
Design
Para que o seus stories possuam um formato agradável de ser lido, é preciso se atentar a alguns pontos importantes de seu design.
O primeiro deles é reduzir ao máximo o número de caracteres do seu título para que ele não ocupe muito espaço da imagem ou vídeo inicial.
Em contrapartida, cuide para as imagens não bloqueiem o texto e o tornem ilegível.
As animações são um recurso interessante na hora de chamar a atenção, mas devem ser utilizadas com moderação: um conteúdo extremamente animado pode ser visualmente cansativo e espantar a atenção do usuário.
Outras dicas básicas são:
- Utilize imagens e vídeos em alta resolução;
- Evite imagens com bordas;
- Utilize vídeos curtos;
- Utilize uma versão reduzida e clean do seu logotipo, para que não chame a atenção;
- Desenvolva calls-to-action específicos para o formato de Web Stories.
SEO para Web Stories
E, como não poderia faltar, também existem as melhores práticas de SEO para Web Stories!
Aqui, no entanto, é importante salientar: as diretrizes de SEO para páginas da web também se aplicam aos Web Stories, uma vez que este não deixa de ser também uma página da web.
De acordo com a documentação oficial de SEO avançado para AMP Stories, as recomendações são:
- Desenvolva conteúdo de alta qualidade: útil, interessante e bem estruturado.
- Utilize títulos curtos: os títulos precisam ter, necessariamente, menos de 90 caracteres, mas a recomendação do buscador é que se use menos de 70.
- Inclua textos alternativo nas imagens: prática básica de SEO para Imagens.
- Inclua legenda nos vídeos: nem todos os usuários conseguem ouvir áudios em todos os locais, portanto incluir a legenda pode tornar seu Web Storie mais acessível, inclusive para usuários com deficiência visual.
- Otimize Stories que contenham somente vídeo: é recomendado o uso de HTML semântico na criação dos seus Web Stories.
- Permita a visualização desktop: para que seus usuários possam assistir aos seus Stories de seus computadores, adicione a compatibilidade com exibição em modo paisagem.
- Inclua imagens do tamanho correto: as imagens vinculadas ao atributo poster-portrait-src devem ter pelo menos 640 x 853 px (e proporção de 3:4).
- Inclua logotipo do tamanho correto: o logo vinculado ao atributo publisher-logo-src deve ser quadrado e ter pelo menos 96 x 96 px.
- Inclua metatag OpenGraph: para melhorar a detecção do seu Storie, utilize a metatag og:image.
Para mais detalhes, acesse a documentação na íntegra.
Para se inspirar em belos exemplos, navegue por uma grande coleção de Web Stories selecionados exclusivamente pelo Google para exemplificar o bom uso dessa ferramenta.
Conclusão
Os Web Stories representam, hoje, uma das mais inovadoras maneiras de distribuir conteúdo ao seu público alvo de maneira orgânica.
Além da entrega personalizada garantida pelo Google Discover, os Web Stories contam com diferenciais que podem potencializar amplamente o seu ganho de tráfego na web: dinamismo, engajamento e a possibilidade de fidelizar um leitor por meio de um conteúdo interessante e esteticamente agradável.
Se a sua marca produz conteúdo na web, seja em blogs ou redes sociais, descubra hoje mesmo tudo o que este recurso pode fazer pela sua estratégia de SEO e destrave o quanto antes o seu potencial de busca orgânica!