Quando falamos de migração de sites, muitos analistas torcem o nariz com medo de perder todos os resultados de SEO obtidos ao longo do tempo.
De fato, a migração de site deve ser feita com bastante cautela, pois é um processo demorado e detalhista.
Por que fazer migração de site?
Por mais que você tenha pensado na arquitetura das URLs, criação de categorias e outros pontos importantes no momento de desenvolver um site, pode ser que em algum momento você irá precisar passar por uma migração.
Alguns dos principais motivos pelos quais precisamos fazer migração de site:
- Mudança de HTTP para HTTPs;
- Alterar nome do domínio;
- Alterar URLs;
- Alterar navegação do site;
- Migrar de servidor;
- Migrar para outro CMS;
- Redesenhar um site;
- Adicionar uma versão móvel.
O que pode acontecer se migrarmos um site da forma errada?
Independente do motivo pelo qual você irá fazer a migração do seu site, você deverá tomar alguns cuidados para não perder os resultados obtidos.
Principais fatores que devemos observar em uma migração:
- Perda de posicionamento;
- Perda de palavras-chave;
- Perda de páginas (páginas com erro 404);
- Perda de elementos como texto e imagens;
- Perda de visitas;
- Perda de relevância e autoridade;
- Perda de backlinks;
- Perda de receita.
Caso algum dos pontos citados acima ocorrer, pode significar que você deixou de fazer alguma etapa importante durante a migração de site.
Como prevenir perdas de posicionamento na migração de site?
Um dos principais pontos na hora de migrar é ter planejamento e estratégia. Começando por avisar o analista de SEO e desenvolvedor sobre a migração logo no começo do processo.
Desta forma, o analista de SEO pode começar a orientar sobre os melhores servidores e CMS’s para o cliente, bem como começar a colher todos os dados importantes do site antigo.
O analista de SEO precisa de tempo para reestruturar a arquitetura de URLs, caso a mudança do site envolva também a mudança da estrutura do site.
Boa comunicação com toda a equipe
Uma migração de site envolve desenvolvedores, analistas de SEO, redatores, analistas de mídia, etc. É importante que todas as equipes estejam alinhadas durante todo o processo de migração.
Marque reuniões periódicas para fazer uma retrospectiva de tudo que tem sido feito durante cada etapa da migração.
Planejamento de cada etapa
Quando pensamos em migrar um site, sabemos que o processo sempre será demorado. O tempo deve ser nosso aliado para garantir um planejamento de todas as pequenas etapas que devem ser executadas.
Ao pensar em uma migração de site, saiba que você não conseguirá fazer este processo de um mês para outro, pois todos os estudos, análises e também extrações de dados do site antigo, levará certo tempo.
Conversar com as equipes é a principal dica para alinhar prazos e garantir que todas as etapas sejam respeitadas.
Faça testes exaustivos no ambiente de homologação
Quando estamos passando por um processo de migração de sites, devemos ter um ambiente de homologação como garantia de que nenhum erro de navegação ou conteúdo seja apresentado ao usuário final.
É importante que os testes no ambiente de homologação ocorram diversas vezes e por pessoas diferentes da equipe. Garantindo que vários grupos de pessoas possam coletar suas percepções sobre o novo site.
Fazer migração no tempo certo
A escolha da data para a migração é um elemento muito importante. Uma migração de site feita na data errada pode afetar muito no faturamento total daquele mês, prejudicando toda a empresa.
Evite migrar seu site muito próximo de datas sazonais que sejam importantes para o seu negócio.
Dica extra: Não se esqueça de pegar o conteúdo, imagens, vídeos e linkagens internas do seu site antigo.
Algumas hospedagens de site oferecem a migração de conteúdo de forma simples e gratuita. Já em alguns casos, iremos precisar da ajuda do analista de SEO e desenvolvedor para garantir que todos os textos, imagens e outros elementos sejam transferidos corretamente para o novo site.
Não se esqueça da linkagem interna feita no site antigo! Muitas vezes este processo é esquecido e anos de trabalho e SEO e link juice podem ser jogados fora.
Como migrar um site? Ajustando os detalhes finais
Quando pensamos em planejamento para a migração, o analista de SEO pode também ajudar na escolha do servidor novo. Fazendo testes de velocidade, carregamento e usabilidade, por exemplo.
Por este e outros motivos, é importante avisar a equipe de SEO sobre a migração logo antes de fazer a contratação de um novo servidor ou domínio.
Valide a arquitetura de URLs do novo site
Pode ser que nem todas as URLs do site antigo sejam migradas para o site novo. O importante é que seja feito um redirecionamento para a página mais próxima do novo site. Desta forma, não estamos perdendo toda a autoridade que aquela página gerou ao longo dos anos.
Lembre-se também de garantir que a arquitetura de URLs tenha sentido lógico para o usuário, facilitando assim a sua navegação no novo site.
Nunca faça uma migração de site na sexta-feira ou em vésperas de feriado
Pode parecer óbvio para você, mas o principal erro durante a migração de site é fazer a virada em uma sexta-feira ou antes de um feriado.
Ao virar um site numa sexta, caso o site passe por algum problema, ou a migração dê errado de alguma forma, os analistas e desenvolvedores só poderão corrigir o problema na segunda-feira.
Provavelmente, site ficará com problema ou fora do ar o final de semana inteiro, fazendo com que você perda posicionamento e receita.
O mais indicado é que você faça a migração de site em uma segunda ou terça-feira. Garantindo assim, tempo hábil para corrigir problemas que podem surgir.
Ferramentas de SEO para migração de site
Podemos utilizar diversas ferramentas de SEO para auxiliar o processo de migração de site. Os principais são:
- Google Search Console;
- Google Analytics;
- Screaming Frog.
Além disso, é importante salvar o arquivo Sitemap.xml do site antigo para garantir que todas aquelas URLs que existiam tiveram um destino no site novo.
Utilize também o Google Sheets ou planilha do Excel para documentar todas as tags e conteúdos importantes.
Checklist de Migração de Site
Aqui na Conversion, os analistas trabalham com Checklist de Migração de Sites. Ela facilita à todos lembrar os principais pontos a serem observados em todo o processo de migração. Desde as validações do Wireframe até as correções pós-migração!
Estamos disponibilizando de forma gratuita o Checklist de Migração de Sites para garantir que o seu site passe tranquilamente por este processo, sem perdas de posicionamento ou receita.
Basta fazer uma cópia da planilha para conseguir editar e preencher todas as informações necessárias!