As 54 estatísticas de SEO mais importantes para conhecer e tomar decisões

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Confira os mais importantes dados e estatísticas de SEO e a indústria de Search do mundo de 2020 e entenda a importância desta estratégia para o seu negócio.

Para desenvolver uma boa estratégia de SEO, é preciso, antes de tudo, conhecer o campo de batalha em que seu negócio vai entrar.

Além de dominar o nicho do seu negócio, também é necessário explorar o comportamento de seus usuários na internet, compreender quais são as demandas do mercado de SEO e possuir conhecimento sobre aspectos técnico do negócio.

No conteúdo de hoje, trouxemos uma lista com as mais importantes estatísticas de SEO atualizadas que vão desenhar para você um panorama geral do mercado de Search no Brasil e no mundo, desmistificando crenças comuns e expondo de maneira prática e clara como o setor funciona hoje.

Vamos lá?

Estatísticas de SEO

1. No Brasil, a confiança em resultados orgânicos é 77% maior do que em links patrocinados; (Conversion)

2. Os resultados orgânicos de primeira posição no Google contêm, em média, conteúdos de 1.890 palavras; (Backlinko)

3. 93% de todas as experiencias online começam em um mecanismo de busca; (Search Engine Journal)

4. 57% dos profissionais de marketing focados em negócios B2B afirmam que SEO gera mais leads do que qualquer outra ação de marketing!; (Hubspot)

57% dos profissionais de marketing focados em negócios B2B afirmam que SEO gera mais leads do que qualquer outra ação de marketing!

5. 81% dos usuários fazem algum tipo de pesquisa online antes de fazer uma grande compra, dentro ou fora da internet; (Breezy Hill Marketing)

6. No ano de 2019, o Google deteve 75% de todo tráfego de pesquisa global para desktop, seguido por Bing, com 9,97% e Baidu, com 9,34%; (Net Market Share)

7. Os 5 primeiros resultados orgânicos da primeira página do Google concentram, juntos, 67,6% do total de cliques daquela página; (Zero Limit Web)

8. Quanto mais backlinks uma página possui, mais tráfego ela alcança através do Google; (Ahrefs)

9. No ano de 2019, 52% de todo o tráfego online global teve origem em dispositivos móveis; (StatCounter)

10. Palavras-chave de cauda longa possuem taxas de clique de 3% a 5% maiores do que buscas genéricas; (Smart Insights)

11. As buscas por “Onde comprar” + “Perto de mim” em dispositivos móveis cresceram aproximadamente 200% nos últimos dois anos; (Google)

12. Em Nova York, 72% dos consumidores que fizeram uma busca local visitaram a loja encontrada em até 8 kms; (WordStream)

13. Atualizar e republicar posts antigos com novos conteúdo e imagens pode aumentar seu tráfego orgânico em até 106%; (Hubspot)

Atualizar e republicar posts antigos com novos conteúdo e imagens pode aumentar seu tráfego orgânico em até 106%

14. Cerca de 60% das páginas ranqueadas no TOP 10 do Google têm 3 anos de idade ou mais; (Ahrefs)

15. Posts de blog que contêm vídeos tem chances 53x maiores de ranquear na primeira página; (Convince & Convert)

16. 46% de todas as buscas feitas no Google no mundo inteiro se enquadram na categoria de “busca local”; (SEO Expert Brad)

17. 28% de todas as buscas locais resultam em uma compra; (Google)

18. O CTR orgânico das pesquisas mobile é 50% menor do que as pesquisas desktop; (SparkToro)

19. Pesquisas por voz já somam 20% do total de buscas feitas em dispositivos móveis; (Search Engine Journal)

20. Em média, conteúdos longos recebem 77,2% mais backlinks espontâneos do que conteúdos curtos; (Backlinko)

21. 50% de todas as pesquisas feitas contém 4 ou mais palavras; (WordStream)

22. Menos de 8% das pesquisas são feitas em formato de pergunta; (Moz)

23. 18% dos usuários fazem uma nova busca antes de clicares em qualquer resultado entregue para a sua primeira busca; (Moz)

24. 75% das buscas não avançam para a segunda página do Google; (Hubspot)

25. Aproximadamente 3.5 bilhões de buscas são feitas todos os dias no Google; (Ardor SEO)

26. 94% de todos os cliques da SERP são direcionados a resultados orgânicos; (Search Engine Watch)

27. Afinidade com a marca pode aumentar de 2 a 3 vezes o CTR de um resultado orgânico; (WordStream)

28. Resultados orgânicos levam até 300% mais tráfego para sites que as mídias sociais; (IronPaper)

29. 72% dos profissionais de marketing digital apontam o marketing de conteúdo como prática de SEO mais eficiente; (Hubspot)

30. Leads cuja origem são mecanismos de busca tem uma taxa de conversão de aproximadamente 14,6%, enquanto para leads provenientes de outras origens esta taxa é de apenas 1,7%; (News Cred)

31. De 70% a 80% dos usuários tendem a ignorar os links patrocinados, optando por clicar apenas em resultados orgânicos quando fazem uma pesquisa; (IM Forza)

32. 86% dos usuários buscam pela localização de um negócio no Google Maps antes de visitá-lo; (Go Globe)

33. 57% dos usuários não recomendariam uma marca cujo site não tem um design mobile-friendly; (Safari Digital)

57% dos usuários não recomendariam uma marca cujo site não tem um design mobile-friendly;

34. Consumidores gastaram US$ 601,75 bilhões em compras online em 2019, número que representa um aumento de 14,9% com relação ao ano anterior; (Digital Commerce 360)

35. Se o carregamento de uma página sobre de 1 para 3 segundos, a raxa de rejeição mobile pode crescer até 32%; (Google)

36. 90,6% das páginas indexadas no Google não recebem tráfego nenhum; (Ahrefs)

37. Somente 5,7% das páginas indexadas ranquearam na primeira página em seu primeiro ano de existência; (Ahrefs)

38. 43,7% das páginas mais bem ranqueadas no Google tem links recíprocos; (Ahrefs)

39. Vídeos são o formato mais popular de mídia em estratégias de conteúdo, sendo mais utilizada do que blogs e infográficos; (Hubspot)

40. O Yelp aparece nos cinco primeiros resultados para 92% das pesquisas que incluem cidades e negócios; (FreshChalk)

41. 54% dos usuários de smartphone fazem pesquisas para saber o horário de funcionamento de seus estabelecimentos favoritos; (Think With Google)

42. 25% dos sites de pequenos negócios não possuem tag H1; (Fresh Chalk)

43. 58% de todas as buscas feitas no Google provem de dispositivos mobile; (hitwise)

44. 51% dos usuários de smartphone descobriram uma nova marca ou produto enquanto faziam uma pesquisa no Google; (Google)

45. 87% dos donos de smartphone utilizam um mecanismo de busca todos os dias; (Go-Globe)

46. Mais de 55% de todas as páginas indexadas no Google não possuam backlinks; (Ahrefs)

47. 21% dos usuários que fazem uma pesquisa acessam mais de um resultado; (Moz)

48. A média de taxa de rejeição para os sites ranqueados no TOP 3 primeiras posições do Google é 49%; (SEMrush)

49. O tempo médio de permanência de um usuário nos sites localizados na primeira página do Google é de 3 minutos e 10 segundos; (Searchmetrics)

50. 86% dos profissionais de tráfego utilizam links patrocinados para ajudar suas campanhas de SEO; (DataBox)

51. 36% dos profissionais de SEO julgam que o elemento mais importante para a otimização de um site é a tag título; (DataBox)

52. No mínimo 52% das URLs trocam de posição todos os dias; (Conversion, SERP Volatility)

53. Somente no Brasil, o setor de e-commerces cresceu 25% em julho; (Conversion)

54. 86% dos brasileiros fizeram alguma compra pela internet durante a pandemia; (Conversion)

Para mais dados sobre o segmento e estatísticas de SEO para e-commerce, acesse nossos estudos.

Conclusão

Os dados acima mostram com clareza o desenvolvimento do mercado digital como o conhecemos hoje.

Ao conhecê-los e analisá-los com profundida, é possível guiar com mais precisão as ações de marketing e demais estratégias focadas em vendas e captação de leads do seu negócio, principalmente as voltadas ao seu website.

Espero com isso contribuir de maneira positiva com a comunidade de SEO brasileira, bem como com a expansão de seus negócios.

Escrito por Bruna Rodrigues

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