Metodologia da Pesquisa:

A Pesquisa Inteligência Artificial 2025 foi realizada com 400 consumidores brasileiros conectados à internet, através de questionário online.


A margem de erro é de 5%, com um nível de confiança de 95%.

Highlights da Pesquisa

%
0

dos brasileiros conhecem ferramentas de IA generativa

%
0

reconhecem ganhos
de produtividade
com uso da IA

%
0

da população já
utiliza ferramentas
de IA diariamente

%
0

já utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial

%
0

se preocupam com
a privacidade ao usar ferramentas de IA

%
0

acreditam que precisarão aprender a usar IAs para se manterem competitivos no mercado de trabalho

Assuntos abordados no estudo:

Criamos este estudo para entender
como a Inteligência Artificial está realmente mudando a forma como os brasileiros se informam, trabalham e tomam decisões.


Os dados revelam não só uma mudança
de comportamento, mas o início de uma nova era.

Diego Ivo , fundador e CEO da Conversion

A pesquisa mostra que a IA já está ajudando a moldar o comportamento do brasileiro — não só em como busca informações, mas também como decide e se relaciona com marcas.

Bruno Peres , coordenador Acadêmico na ESPM

A Inteligência Artificial está transformando o comportamento digital no Brasil em 2025. Esta transformação ultrapassa a adoção tecnológica e se consolida como fenômeno, com a IA generativa se integrando ao cotidiano dos brasileiros em grande velocidade.


Nossa pesquisa com 400 consumidores brasileiros revela que 98% dos brasileiros conhecem ferramentas de IA generativa e 93,8% já as utilizaram.


O ChatGPT domina o mercado,
sendo mencionado por 64,3% como a primeira marca associada à Inteligência Artificial. O dado reforça o protagonismo da OpenAI nesse mercado.