Atualização Google Hummingbird vai impactar 90% das buscas

Conversion
Conversion
Google Humminbird

O Google, em clima de comemoração de seus quinze anos, anunciou nesta semana uma grande mudança em seu algoritmo de busca, apelidada de Google Hummingbird. Esse update promete impactar cerca 90% das pesquisas no buscador e torna-se, portanto, a mudança mais radical desde o Caffeine, lançado em meados de 2010, mais de três anos atrás. As declarações são de Amit Singhal, vice-presidente senior da companhia de Mountain View.

Na contramão de todas as suas recentes mudanças nos últimos anos, como a função de auto-completar a busca, que reduziu proporcionalmente a variedade de termos de busca, o Hummingbird permitirá buscas extremamente pessoais. O objetivo é que em vez de fazer buscas, os usuários possam fazer perguntas ao Google, como por exemplo: “quais são os museus mais interessantes da França?”.

“Você não deve perder tempo buscando”

O VP senior do Google deu uma declaração que repercutiu em toda a imprensa, pelo seu teor provocativo. “Você não deveria perder seu tempo buscando, você deve usar seu tempo vivendo”, disse Singhal. O anúncio chegou alguns meses após o Facebook implementar um algoritmo de busca semelhante nos Estados Unidos, o Graph Search.

Com as novas mudanças, o Google pretende tornar ainda mais comum a busca por voz em seu site, assim como nos celulares com o sistema operacional Android, de propriedade da empresa. “O Google prepara-se para as mudanças do comportamento do usuário e quer competir com o Siri da Apple, que ainda não é tão popular no Brasil quanto nos EUA ou Europa”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion, empresa especialista em otimização de sites para buscadores.

Impacto em mecanismos de busca

Como as mudanças que devem acontecer nos próximos tempos no buscador podem impactar cerca de 90% das buscas, sites que dependem de uma grande quantidade de tráfego do buscador estão atentos à mudança. Porém, segundo Ivo, “as mudanças no Google devem ser vistas com cautela, desde que os sites estejam utilizando táticas éticas para a sua otimização e estejam focadas em entregar bom conteúdo e boa experiência para seu visitante”.

Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

Escrito por Conversion

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.