Core Web Vitals, SEO para Notícias e IA Generativa. Saiba quais foram as atualizações de Julho comunicadas pelo Google!

Lucas Ximenes
Lucas Ximenes

No Google Search News de Julho, John Muller, o principal porta-voz sobre assuntos de SEO da empresa, compartilhou as principais atualizações recentes no funcionamento do mecanismo de pesquisa e nas ferramentas Google Search Console e Search Labs. 

O comunicado oficial informou sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa para fornecer contexto às buscas, além de como o Google Search Console Insights poderá oferecer suporte a usuários sem o Google Analytics e a substituição do FID para o INP no Core Web Vitals. 

Generative AI

Recentemente foi lançado o Search Labs, onde usuários podem se inscrever para experimentar os novos produtos e ideias que estão sendo exploradas pelo Google. 

O Search Labs está inicialmente disponível nos Estados Unidos para computador e Google App (Android e iOS). Ele inclui como um de seus recursos a Search Generative Experience (SGE), que utiliza IA Generativa para ajudar seus usuários a encontrar e entender rapidamente as informações.

Assim, ao realizar uma pesquisa é possível ter acesso às principais informações a serem consideradas na pesquisa, com links para se aprofundar nelas. O contexto será transferido de pergunta para pergunta, para que a busca possa continuar com mais naturalidade. Além disso, também será possível encontrar pontos de partida para procurar o conteúdo desejado, ampliando diferentes perspectivas. 

Search Console 

Foi lançada uma atualização para o teste de Rich Results, que permite a edição de código. Isso torna a tentativa de correções em sua marcação mais rápida e fácil.

Além disso,  agora o Google Search Console Insights também oferece suporte aos usuários sem o Google Analytics, o que facilita na hora de verificar como o site está se saindo nos resultados de buscas. 

Vale ressaltar ainda que o relatório de indexação de vídeo foi atualizado para incluir informações mais detalhadas sobre problemas de indexação de vídeo que podem ser resolvidos. 

Também foi anunciada a descontinuação do chamado ‘endpoint de ping para sitemaps’. O Google Sitemaps foi uma ferramenta que evoluiu para o Search Console e que ainda é possível encontrar suporte pela plataforma. 

Na visão do Google, os dados recebidos não eram úteis para os webmasters e a decisão foi de desligá-la no final do ano. Mesmo com essa mudança, não é necessário realizar nenhuma alteração e ainda é possível enviar os arquivos de sitemap por meio do Search Console e do robots.txt. 

Core Web Vitals 

O Core Web Vitals é utilizado no sistema de classificação de conteúdo. No entanto, um fator abordado foi sua queda de compatibilidade com dispositivos móveis. 

Mas, como a maioria dos sites são compatíveis com esses dispositivos, o relatório de usabilidade em dispositivos móveis e a ferramenta de teste de compatibilidade no Search Console com sua API serão removidas no final do ano. 

Além disso, o Interaction to Next Paint (INP) se tornará parte do Core Web Vitals. Ele substituirá o First Input Delay (FID) em março de 2024. O FID – interatividade da página – mede quanto tempo demora para um site responder ao usuário, abrangendo pressionamentos de teclas, toques e cliques em botões, links e vídeos ou áudios na página do site.

News for News 

No ano passado, foram criadas orientações e práticas recomendadas para e-commerce. 

Nessa nova atualização, o Search Console fornece aos proprietários de sites de notícias informações sobre como o Google pode rastrear, indexar e mostrar uma página na SERP.

And more 

O relatório de Spam também foi atualizado, juntamente com as políticas de spam nos fundamentos de pesquisa. 

Por fim, foi alterada a forma do domínio de nível superior. Agora ele é chamado de domínio de nível superior de código de país genérico. Essa atualização passa a tratar os nomes de domínio .ai como um gTLD, semelhante a .com e .org. 

Dessa forma, a Pesquisa do Google não considerará domínios .ai geoespecíficos para Anguilla. 

É importante salientar que, escolher o domínio correto seja ele ccTLD – específico do país – ou o gTLD – genérico – faz total diferença para alcançar o público exato. Os ccTLD podem ser uma boa alternativa para empresas que visam principalmente clientes em um país específico. Já o gTLD pode ser uma boa escolha para atingir um público geral maior. 

Quais são os principais impactos dessas atualizações?

A maioria dessas mudanças deixará o Google mais preciso. Com a implementação de Inteligência Artificial Generativa, por exemplo, será possível que o sistema de buscas retorne conteúdos mais assertivos aos usuários, porém que pode gerar impactos negativos aos SEOs. 

Além disso, através do Search Labs é possível experimentar as novas ideias em estágio inicial e compartilhar as impressões diretamente com as equipes responsáveis por elas. Dessa forma, haverá outras maneiras de interagir com pesquisa e explorar as informações. 

Escrito por Lucas Ximenes

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