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ROI e ROAS: o que são e como calcular essas métricas; mensure em nossa calculadora gratuita

Diego Ivo

9/01/2022
3 min de leitura

ROI é a métrica de retorno sobre onvestimento; é comumente confundida com ROAS, que mensura o retorno sobre investimento em propaganda

Existe uma máxima que diz que o que não é mensurável não é gerenciável. O marketing sempre teve dificuldade em justificar seus investimentos, mas com a chegada do digital, a transparência sobre os números ficaram muito mais claros e, os principais indicadores, mensuráveis. ROI e ROAS são uma das principais métricas e não podem faltar em nenhum negócio!

Cada vez mais, o termo ROI está popular: fala-se dele em anúncios pagos, assim como em Search Engine Optimization. O objetivo desta métrica é muito simples: calcular a relação entre investimento e retorno. Entretanto, ROI é muito confundido com ROAS; a única diferença, entretanto, é que a mensuração do ROI exclui o custo dos resultados e é apresentado em percentual, enquanto o ROAS é apresentado numericamente e não exclui o custo.

Ambas as fórmulas serão apresentadas, mas antes, aproveite e use a nossa calculadora online de ROI e ROAS, que certamente poderá facilitar seu trabalho!


O que é ROI e como calcular?

ROI (Return On Investment ou, em português, Retorno Sobre Investimento) é uma métrica de origem financeira, que está cada vez mais presente no marketing, especialmente no digital. Seu principal objetivo é mensurar o retorno de um investimento.

Esses investimentos podem ser das mais diversas ordens, desde um novo produto a uma campanha de marketing. Vamos nos concentrar no último caso, porque tem sido o uso mais comum.

Por exemplo, se uma empresa investir R$100.000,00 (cem mil reais) em uma campanha de marketing e, com ela, gerar R$1.000.000 (um milhão de reais) em vendas, ela terá um ROI de 900%. Isso porque, após descontar os custos da receita, a relação dela em relação ao custo será de 9x.

Não entendeu, ainda? Calma, com a fórmula ficará bem mais fácil.

Fórmula do ROI

A fórmula de ROI (Retorno Sobre Investimento) é bem simples, basta subtrair das vendas o custo, e dividir pelo custo. Acompanhe a seguir.

ROI = ( Receita – Custo) / Custo

Exemplo: o ROI de uma empresa que investiu R$80 mil em uma campanha de marketing e obteve R$120 mil de receita será de 50%. Acompanhe a aplicação da fórmula:

ROI = ( Receita – Custo) / Custo

ROI = ( 120.000 – 80.000 ) / 80.000

ROI = 40.000 / 80.000

ROI = 0,5 [* 100]

ROI = 50%

Devo incluir custo de produto e outros no cálculo de ROI?

Sim e não. O cálculo de outros custos poderá ser bastante útil para a área financeira, que irá analisar o resultado da empresa. Entretanto, para os times de marketing isso não é o mais comum. Geralmente, os times de marketing trabalham com uma meta de ROI que cubra outros custos.

O que é ROAS e como calcular?

ROAS (Returno On Advertising Spend) basicamente significa o retorno sobre gastos publicitários e é uma métrica irmã do ROI. Muitas vezes, quando as pessoas falam ROI estão se referindo na verdade a ROAS, que é uma versão simplificada do ROI.

O ROAS busca de maneira extremamente objetiva medir qual o múltiplo entre gastos de publicidade ou marketing e a receita gerada. Geralmente, as áreas de marketing ou as agências digitais têm “metas” baseadas nessa relação, que podem ser sobre a receita final ou mesmo sobre a receita do Google Analytics.

A nossa recomendação é que tudo seja mensurado pelo Google Analytics, pois é uma métrica muito mais rápida. Geralmente, entre a receita do GA e o faturado real existe uma “quebra” na ordem de 30-40%, que obviamente deve ser considerada na composição do ROAS.

Fórmula do ROAS

A fórmula de ROAS (retorno sobre investimentos publicitários) é bem simples e mais objetiva que o ROI, pois não considerada os custos, basta dividir a receita pelo custo. O número geralmente é apresentado pelo seu múltiplo (por exemplo, ROAS de 10), mas tam bém pode ser apresentado em percentual (ROAS de 1.000%).

Acompanhe a seguir.

ROAS = Receita / Custo

Exemplo: o ROAS de uma empresa investiu R$250 mil em uma campanha de marketing e obteve R$1.250.000 de receita será de 5. Acompanhe a aplicação da fórmula:

ROAS = Receita / Custo

ROAS = 1.250.000 / 250.000

ROAS = 5

Conclusão

Como exposto, costuma haver uma confusão entre os nomes ROI e ROAS. Geralmente, quando a pessoa fala de ROI ela espera um resultado de ROAS, por isso em reuniões e conversas vale sempre ter claro o que a métrica significa, para que a compreensão seja homogênea.

Em marketing, a nossa recomendação é o uso da métrica de ROAS (ainda que ela informalmente venha a ser chamada de ROI), porque é mais simples e também é a mais utilizada no mercado.

Esperamos que tenha gostado e que a nossa calculadora tenha sido útil!

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Escrito por

Diego Ivo

CEO

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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