• Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de SEO
    • Implementação de SEO
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Estudos e Guias
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco
  • Imprensa
  • Curso de SEO
  • Academy
  • Contato
logo
lupa
  • Serviços
      • Soluções
      • SEO 360º
      • E-commerce SEO
      • Implementação de SEO
      • Business Intelligence
      • SEO Off-Page
      • Link Building 4.0
      • Data Driven PR
      • Enterprise
      • Squad de SEO
  • Cases
  • Estudos e Guias
  • Blog
  • Empresa
    • Quem somos
    • Trabalhe conosco
    • Imprensa
    • icone conversion academyCurso de SEO
    • icone conversion academyAcademy
Agendar Reunião
lupa seta
Estudos
Voltar

Após crescimento vertiginoso, nos últimos 2 dias Clubhouse desacelera mas ainda rivaliza com TikTok

Diego Ivo

11/02/2021
3 min de leitura

Análise é feita utilizando metodologia Share of Search, que calcula a participação de termos de busca em um mercado; segundo estudos, é uma das melhores métricas preditivas

Clubhouse App

Na última semana, uma febre assombrou os usuários de iPhone e ela atende pelo nome de Clubhouse. Durante alguns dias, o interesse pelo novo aplicativo cresceu tanto que chegou a ultrapassar as bucas por TikTok, mas o crescimento estancou.

Comparando fevereiro com setembro, o aplicativo cresceu 100 vezes o seu volume de pesquisa nos mecanismos de busca. Em poucos dias, o Clubhouse tornou-se mais buscado que TikTok, que é considerado o aplicativo de rede social que mais cresce em todo o mundo.

Com Share of Search de 42% nesta quinta-feira, o Clubhouse apresenta uma tendência de declínio, o que não deixa de ser esperado após o grande furor. Vale dizer que não é pouco ultrapassar o TikTok.

Porém, o aplicativo tem desafios e eles também aparecem nas intenções de busca: um dos termos mais buscados é android, já que o aplicativo ainda está disponível apenas para iOS. O market share de Android pode chegar a até 86,3% segundo dados da StatCount.

Porém, quando fazemos um retrato macro o Facebook é, disparadamente, a rede social mais buscada pelos brasileiros, alcançando um share of search de incríveis 47,8%.

Como funciona a metodologia Share of Search e por que usá-la para analisar o comportamento do consumidor?

A participação das buscas ou Share of Search é calculada dividindo o volume de buscas por um determinado termo pelo total analisado; estudiosos, como Les Binet, defendem a metodologia.

A disrupção causada pela tecnologia aumenta a velocidade dos acontecimentos e, da noite para o dia, literalmente tudo pode mudar. Para entender o comportamento do consumidor, nesse contexto, metodologias de pesquisa antigas não funcionam mais.

Para isso, foi criada a métrica chamada Share of Search, que já vem sendo utilizada pela Conversion nos últimos 5 anos e que, em 2020, ganhou um importante estudo realizado por Les Binet, que defendeu o indicador como a melhor métrica preditiva para market share. Ele analisou diversos segmentos e comprovou a forte co-relação.

A grande vantagem do Share of Search, além de ser a métrica com melhor co-relação com market share, é a velocidade com que pode ser calculada e também o menor custo. É possível medir a participação das buscas com bastante agilidade, o que melhora o entendimento do comportamento do consumidor e a tomada de decisões.

“O Share of Search é a melhor métrica competitiva para analisar mercado e comportamento do consumidor”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion. “No futuro todos os departamentos de marketing irão usar o dado”, prevê o executivo.

Compartilhe nas redes:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp
Escrito por

Diego Ivo

CEO

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

Mecanismos de busca são a mídia mais confiável, aponta estudo

1 ano de pandemia: e-commerce no Brasil cresce 40% e registra 1,66 bilhão de acessos

Black Friday 2021 no Brasil: 72% dos consumidores pretendem comprar online e deve crescer 14,7%; veja pesquisa

A Retomada do Turismo: 92% dos brasileiros pretendem viajar após a vacinação e fim da pandemia

"A inovação distingue um líder de um seguidor"

Steve Jobs
logo

Faça sua marca ser mais buscada

Serviços
  • SEO
  • E-commerce SEO
  • Squad
  • Link Building 4.0
  • Business Intelligence
  • Tecnologia
Institucional
  • Serviços
    seta
      • Soluções
      • SEO 360º
      • E-commerce SEO
      • Implementação de SEO
      • Business Intelligence
      • Seo On Page
      • Link Building 4.0
      • Data Driven PR
      • Enterprise
      • Squad de SEO
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Imprensa
  • Empresa
    seta
    • icone seoQuem somos
    • icone jornalTrabalhe conosco
    • icone performanceImprensa
  • Fale Conosco

Plataformas Homologadas

Certificações

totemAv. Paulista 171, 4º andar - CEP 01311-000 - Bela Vista São Paulo SP
telefone(11) 4858-0444
email[email protected]
instagram linkedin facebook
© 2011-2022 Conversion. Todos os direitos reservados. · Política de Privacidade · Política de Cookies ·

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configuraçoes.

Conversion
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Os Cookies Estritamente necessários devem estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.