Após crescimento vertiginoso, nos últimos 2 dias Clubhouse desacelera mas ainda rivaliza com TikTok

Diego Ivo
Diego Ivo

Análise é feita utilizando metodologia Share of Search, que calcula a participação de termos de busca em um mercado; segundo estudos, é uma das melhores métricas preditivas

Clubhouse App

Na última semana, uma febre assombrou os usuários de iPhone e ela atende pelo nome de Clubhouse. Durante alguns dias, o interesse pelo novo aplicativo cresceu tanto que chegou a ultrapassar as bucas por TikTok, mas o crescimento estancou.

Comparando fevereiro com setembro, o aplicativo cresceu 100 vezes o seu volume de pesquisa nos mecanismos de busca. Em poucos dias, o Clubhouse tornou-se mais buscado que TikTok, que é considerado o aplicativo de rede social que mais cresce em todo o mundo.

Com Share of Search de 42% nesta quinta-feira, o Clubhouse apresenta uma tendência de declínio, o que não deixa de ser esperado após o grande furor. Vale dizer que não é pouco ultrapassar o TikTok.

Porém, o aplicativo tem desafios e eles também aparecem nas intenções de busca: um dos termos mais buscados é android, já que o aplicativo ainda está disponível apenas para iOS. O market share de Android pode chegar a até 86,3% segundo dados da StatCount.

Porém, quando fazemos um retrato macro o Facebook é, disparadamente, a rede social mais buscada pelos brasileiros, alcançando um share of search de incríveis 47,8%.

Como funciona a metodologia Share of Search e por que usá-la para analisar o comportamento do consumidor?

A participação das buscas ou Share of Search é calculada dividindo o volume de buscas por um determinado termo pelo total analisado; estudiosos, como Les Binet, defendem a metodologia.

A disrupção causada pela tecnologia aumenta a velocidade dos acontecimentos e, da noite para o dia, literalmente tudo pode mudar. Para entender o comportamento do consumidor, nesse contexto, metodologias de pesquisa antigas não funcionam mais.

Para isso, foi criada a métrica chamada Share of Search, que já vem sendo utilizada pela Conversion nos últimos 5 anos e que, em 2020, ganhou um importante estudo realizado por Les Binet, que defendeu o indicador como a melhor métrica preditiva para market share. Ele analisou diversos segmentos e comprovou a forte co-relação.

A grande vantagem do Share of Search, além de ser a métrica com melhor co-relação com market share, é a velocidade com que pode ser calculada e também o menor custo. É possível medir a participação das buscas com bastante agilidade, o que melhora o entendimento do comportamento do consumidor e a tomada de decisões.

“O Share of Search é a melhor métrica competitiva para analisar mercado e comportamento do consumidor”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion. “No futuro todos os departamentos de marketing irão usar o dado”, prevê o executivo.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.