Descrição de produto: 5 dicas para elaborar textos perfeitos em seu e-commerce

Conversion

Por ,
em

Fazer uma boa descrição dos produtos de sua empresa é essencial para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas online.

Uma boa descrição de produto faz grande diferença para os clientes na hora de comparar produtos similares, e pode ser o fator determinante para a decisão de compra.

Além disso, boas descrições também resultam no aumento do tráfego em seu site e na autoridade de domínio.

Elas são muito importantes nas estratégias de SEO e podem trazer ótimos resultados se feitas da maneira correta, de forma que os clientes possam encontrar seus produtos com facilidade.

É importante saber criar a melhor descrição do produto para ter sucesso e performance com suas estratégias.

E é isso que você aprenderá neste post.

Você saberá a importância de um boa descrição e como fazer ótimas descrições de produtos para seu e-commerce.

Confira!

O que é descrição do produto?

A descrição do produto nada mais é do que um texto descritivo, que contém informações referentes às características, como usar, benefícios e diferenciais dos produtos.

Ela funciona como uma apresentação do produto ao usuário e um como texto persuasivo para converter os usuários em clientes.

As descrições são a base dos conteúdos e não podem faltar em seu e-commerce.

Uma boa descrição destaca os elementos mais importantes dos produtos e diferenciais em relação a outros similares para ter vantagem sobre a concorrência, além de ensinar o usuário como funciona o produto e como utilizá-lo.

Mas, afinal, por que a descrição é tão importante assim?

Qual é a importância de uma boa descrição de produto?

A descrição dos produtos é importante devido a dois fatores essenciais: a experiência dos próprios usuários e os mecanismos de busca.

Para os mecanismos de busca

Em relação aos mecanismos de busca, uma boa descrição é essencial, e influencia diretamente no posicionamento dos produtos nos mecanismos como o Google.

Por isso, é importante que elas estejam adequadas às exigência do algoritmo do Google, por exemplo, para que os usuários encontrem seus produtos com mais facilidade.

Boas práticas de SEO são muito importantes nessa hora. Dessa forma, seu tráfego aumenta significativamente.

Se as descrições forem bem feitas, completas e utilizarem as palavras-chave adequadas, seu e-commerce alcançará grande reconhecimento e presença online.

Para os usuários

Para os usuários, a descrição é tão importante quanto para os mecanismos de busca.

Se o texto for bem feito e a linguagem utilizada adequada ao público que a lê, é possível interagir mais com o leitor e criar uma conexão mais profunda também.

Ao compartilhar informações relevantes e demonstrar que sabe exatamente quais as dúvidas do usuário, é possível gerar confiança, e isso é necessário para converter um consumidor, principalmente online.

Além de compartilhar informações relevantes, você deve fazer textos completos e originais, que contribuam para uma boa imagem da sua empresa e convencimento do usuário na decisão de compra.

Um dos grandes desafios para quem tem um e-commerce é descrever o produto o mais próximo do real possível.

Isso porque os usuários não podem interagir com eles ou testá-los, logo, eles consideram muito a descrição do produto e as fotos.

A descrição deve ser detalhada, completa e, ao mesmo tempo, gerar um desejo nos leitores, para convencê-los a comprar seu produto.

Fatores essenciais para uma boa descrição do produto

1. Palavras-chave

Todas as palavras-chave relevantes que sejam relacionadas ao produto devem estar contidas na descrição.

Dessa forma, além de posicionar nos mecanismos de busca, facilitando que os usuários encontrem seu produto, os próprios usuários, ao ler a descrição, em geral, encontram o que pode responder suas dúvidas em relação ao produto.

Caso eles não encontrem, é provável que visitem outros sites e optem por comprar naqueles que possuem informações mais completas.

2. Detalhes do produto

Os detalhes do produto envolvem muitos aspectos, que variam de produto para produto ou serviço.

O material geralmente é muito importante nos produtos e fator de grande influência para a compra, por isso, não esqueça de falar de qual material é feito o produto.

Na hora de comprar uma bolsa, por exemplo, o consumidor quer saber se o produto é de couro sintético ou natural.

Se for um serviço, certifique-se de descrever detalhadamente todas as opções que estão incluídas no mesmo.

Além disso, as dimensões do produto são muito importantes para que o usuário tenha noção do tamanho do mesmo e, caso seja uma peça de roupa, por exemplo, se ela servirá ou não.

Quando o consumidor compra um objeto de decoração, por exemplo, ele quer saber quais são as medidas para ver se ele se encaixa em seus móveis.

3. Formatação

A formatação é importante para a experiência do usuário. Muitas vezes queremos ver as informações do produto rápido, pois estamos comparando entre várias opções.

Para facilitar isso, é importante que você deixe em destaque (com negrito) as palavras mais importantes e relevantes aos usuários, que contenham os diferenciais de seus produtos e características que o consumidor procura.

Além de destacar, faça subtítulos para facilitar a leitura e deixá-la mais atrativa ao leitor.

Os tópicos também são importantes para destacar as características mais relevantes e facilitar a leitura do usuário.

5 dicas para fazer a melhor descrição do produto

1. Faça pesquisas de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é essencial para uma descrição completa e relevante.

Há várias ferramentas que você pode utilizar para encontrar as palavras-chave com maior volume de buscas e relacionadas ao que as pessoas pesquisam sobre seu produto.

Algumas delas, como Ubersuggest, são gratuitas e têm grande precisão, e mostram o volume de busca para as palavras, o que facilita a escolha das principais para seus conteúdos.

As palavras-chave corretas são essenciais para um estratégia de sucesso com SEO e bons resultados com seus negócios.

2. Pense em sua persona

A persona de sua marca deve servir como guia para toda a produção de conteúdo. Um conteúdo bem feito é aquele que desperta o interesse do público e cativa o mesmo.

Para saber como fazer uma descrição persuasiva, que seja cativante, você deve adaptar seus textos para a linguagem de sua persona.

O tipo de abordagem, as palavras e as características em destaque que você utilizar devem ser voltados ao contexto de sua persona, para que sua descrição seja eficiente.

3. Siga a identidade da marca

Ter uma identidade de marca é necessário para qualquer empresa. Ela que define como sua marca se apresentará para o mercado e qual a “personalidade” dela.

As descrições também devem ser adequadas à identidade de sua marca.

Por isso, procure sempre manter o mesmo campo semântico em suas descrições e o tom, dessa forma, os usuários conseguem se identificar com seus conteúdos e manter o relacionamento com sua marca.

4. Invista no storytelling

O storytelling consiste em contar histórias para contextualizar seus produtos e atribuir emoções e sensações a eles.

Ao aplicar essa técnica em seus textos, eles ficam mais persuasivos e podem trazer ótimos resultados.

Para ter eficiência nessa técnica, você deve entender a realidade de seus clientes e tentar representá-la da melhor maneira, apresentando também os benefícios de seu produto e, com ele, pode resolver as dores da persona.

5. Escute o que seus clientes têm a dizer

Os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, são muito importantes para que sua empresa saiba atender seus clientes com mais eficiência.

Você pode utilizá-los para otimizar suas descrições também, deixando-as mais completas.

Por exemplo, quando um cliente diz “estava em dúvida se comprava o celular ou não, pois não sabia se a câmera tirava boas fotos noturnas”, você pode inserir em sua descrição do celular que o mesmo é ótimo para fotos noturnas.

Claro, lembre de ser honesto e insira características que realmente descrevem seus produtos.

Com essas dicas, você consegue estruturar e criar ótimas descrições para seus produtos e, consequentemente, ter melhores resultados com seu e-commerce.

É importante lembrar que, além da descrição, há vários outros fatores que influenciam diretamente nas conversões.

Para saber mais, aprenda como tirar as melhores fotos para e-commerce e aumentar suas conversões.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento