Pesquisa Dia das Mães: dados e expectativas para e-commerce e lojas físicas

Caroline Raiser
Caroline Raiser

Entrevistamos 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para o Dia das Mães 2023, que ocorre no segundo domingo de maio (14/05); este ano intenção de compra deve crescer 3,8% em relação ao último ano

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal. É muito cultural para o brasileiro homenagear a mãe nesta data e essa tendência de presentear na ocasião cresce a cada ano, principalmente após a crise causada pela pandemia do Coronavírus. De acordo com a pesquisa realizada pela Conversion, 94% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes para o Dia das Mães. Isso mostra um crescimento de 3,8% na intenção de compras em comparação com 2022.

Gráfico em barras onde se lê: 86% pretendo comprar, 8% já comprei e 6% não pretendo comprar

Dentre as categorias listadas como opções de presente para as mães neste ano, as cinco preferidas foram: cosméticos (46,3%), moda e acessórios (44,1%), calçados (28,7%), celulares (25,5%) e flores e plantas (24,2%). Apenas 5,6% dos respondentes ainda não sabia o que comprar.

Gráfico em barras representando e intenção de compra por categoria

Perfil dos consumidores

Apesar de grandes marcas internacionais estarem cada vez mais presentes em território nacional, o consumidor ainda prefere comprar o presente de Dia das Mães em lojas brasileiras, como mostra a pesquisa feita pela Conversion onde 90,2% dos entrevistados prefere fazer compras relacionadas ao Dia das Mães em lojas nacionais e 9,8% em sites internacionais. Os dados deixam ainda mais clara a importância da sazonalidade para o comércio brasileiro.

Gráfico em barra onde 90,2% da intenção de compra é nacional e 9,8% internacional

Ainda relacionado ao consumidor, é possível notar o desejo em presentear outras figuras femininas da família. Além da mãe (93,4%), os respondentes também declararam que desejam comprar presentes para a sogra (31,9%), cônjuge (22,9%) e avós (17,3%). 13,6% disseram que farão compras para si próprio neste Dia das Mães. Os dados não mentem: o perfil dos consumidores têm se expandindo ainda mais e é preciso que os varejistas estjam preparados para atender esta demanda.

Gráfico em barra que representa a intenção de presentear outras pessoas na família.

O consumidor prefere fazer suas compras sem sair de casa neste Dia das Mães. É o que mostram os dados da Conversion, onde 52,1% dos entrevistados farão suas compras acessando sites, lojas virtuais ou aplicativos. 47,3% ainda preferem ir presencialmente até uma loja comprar os presentes relacionados a data.

Gráfico em barra que mostra a preferência de local de compra do consumidor

Apesar de ser uma data favorável para vendas, o Dia das Mães é impactado por empresas mal-intencionadas que se aproveitam da ocasião para aplicar golpes. De acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores possuem receio de sofrer alguma fraude.

Gráfico em barra sobre receio de fraude

Ticket médio

Os gastos relacionados ao Dia das Mães variam bastante. Segundo a pesquisa da Conversion, 26,9% dos respondentes gastará em torno de R$ 300,00 no presente. Enquanto isso, 19,7% afirmou que fará compras de até R$ 150,00 e 18,1% entre R$ 500,01 e R$ 1.000,00.

Gráfico em barra representando o ticket médio de gastos relacionados ao Dia das Mães

Neste Dia das Mães, 69,7% dos consumidores farão o pagamento utilizando o cartão de crédito, segundo dados apurados pela Conversion. Em segundo lugar aparece o pix, com 55,9% da preferência e, logo em seguida, o cartão de débito com 37%. 

Gráfico em barra representando os meios de pagamento utilizados neste Dia das Mães

E-commerces mais citados pelos entrevistados

Vários nomes foram lembrados pelos respondentes da pesquisa, porém um deles se sobressaiu: o Magazine Luiza foi o mais citado durante a pesquisa realizada pela Conversion, com 27,8% de preferência. Em seguida, Mercado Livre (25,9%), Shopee (23,5%), Americanas (23,5%) e Amazon (21,2%).

Gráfico em barra com os e-commerces mais citados pelos respondentes.

Representação materna em comerciais

Ver a data com o olhar da pessoa homenageada é essencial. Perguntamos às mães qual a representação ideal da figura materna em comerciais voltados para o Dia das Mães. Segundo os dados coletados pela Conversion, 81,6% das mães preferem propagandas que destaquem a importância do amor e da conexão entre mãe e filho(a). Além disso, outras 44,3% preferem publicidades que enfatizem o cuidado com a saúde física e mental das mães e 41,4% desejam ver mães de diferentes etnias e culturas representadas nos comerciais.

Gráfico em barra que destaca como mães gostariam de ser representadas em comerciais.

Metodologia utilizada

Esta pesquisa foi realizada por meio de um questionário onde 400 brasileiros foram entrevistados, todos com idades acima de 18 anos e acesso à internet. 376 afirmaram que já compraram ou vão comprar presentes de Dia das Mães em 2023.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.

Baixe em PDF

Para ter acesso à um documento em PDF com todos os dados do nosso estudo, acesse aqui: https://lp.conversion.com.br/dia-das-maes 

Escrito por Caroline Raiser

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