Update no algoritmo do Google visa diversificar os resultados nas buscas

Conversion

Por ,
em

O Google anunciou ontem, dia 6, que fez um update em sua plataforma para apresentar resultados mais diversificados aos usuários.

Já faz algum tempo que usuários da plataforma reclamam de alguns resultados das buscas, em que aparecem 3, 4 ou até 5 resultados pertencentes ao mesmo domínio, que são apresentados no top 10.

Isso dificultava que outros sites — também relevantes — tivessem boas posições em alguns resultados, além de prejudicar a própria experiência dos usuários, que podem ter preferência por outras páginas de domínios diferentes para ver mais de um ponto de vista.

De acordo com o anúncio do Google:

“A nova mudança feita agora no Google Search é destinada a prover mais diversidade de sites nos nossos resultados”

Ele ainda disse:

“Essa mudança de diversidade significa que você, em geral, não verá mais de dois tópicos do mesmo site em nossos resultados do top 10”

Mas isso não é uma regra para todos os resultados das buscas, o Google ainda adicionou:

“Entretanto, nós ainda apresentaremos mais de dois em casos especiais, que nosso sistema acreditar ser relevante para determinada pesquisa em particular”

 

Tweets Google

Nesse caso, a empresa pode estar se referindo às pesquisas por marcas, em que mostrar mais de dois resultados para o mesmo site seria algo natural.

Eles ainda acrescentaram que os subdomínios serão tratados como parte do domínio principal e, portanto, podem ser considerados como o mesmo site na diversidade dos sites.

Subdomínios e domínios

“A diversidade dos sites vai, em geral, tratar subdomínios como parte do domínio principal. Em outras palavras, nos resultados de buscas, subdomínios e o domínio principal serão considerados do mesmo site”

O Google apenas irá considerar um subdomínio diferente de um domínio quando achar que seja algo relevante.

Danny Sullivan, do Google, adicionou no Twitter:

Tweets Google

“É sobre os resultados principais, não vários outros formatos nos resultados de buscas”

Ou seja, esse update é válido para os resultados principais, sem contar snippets de vídeos, carrossel de imagens, entre outros formatos de resultados.

O Google certificou-se de afirmar que esse update e o update “June 2019 Core Update” não estão relacionados e são duas coisas diferentes.

Tweets Google

“Por último, o lançamento da diversidade de sites é separado do June 2019 Core Update, que começou esta semana. São dois lançamentos diferentes e sem relação”

Os updates do Google são constantes, e ele já realizou inúmeros ao longo dos anos. Alguns que até passam despercebidos.

Esse update pode impactar sites que almejam o domínio sobre os top 10 resultados para determinada busca.

Se você tem duas páginas de um mesmo site no mesmo resultado de busca, é importante que acompanhe o desempenho dessas páginas para analisar as mudanças que esse update pode trazer.

Caso queira se aprofundar no assunto e saber mais sobre Marketing Digital e outros assuntos, acompanhe nosso blog!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento