E-book: O que é & 5 Estratégias para Divulgar e Gerar Leads

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Geração de leads é uma das principais atividades dentro de uma estratégia de Inbound marketing.

Pensando em performance Digital, é importante trabalhar com e-books para captação de leads, com custo de aquisição menor e relacionar-se com potenciais clientes até gerar oportunidades de negócios.

Para te ajudar neste processo, a equipe Conversion criou um guia completo e gratuito com a definição de e-book e as 5 principais estratégias para geração de leads qualificados, para vender seus serviços ou produtos.

Sem mais delongas, vamos começar!
Se preferir, navegue pelo índice de conteúdo.

Tópicos de conteúdos

  1. O que é e-book?
  2. Ferramentas para criação de e-books
  3. 5 Estratégias para divulgar e-books e gerar leads

O que é e-book?

E-book nada mais é que um artigo aprofundado, com alto valor agregado, cujo objetivo principal do conteúdo é solucionar uma dúvida muito importante do público-alvo e em troca, angariar informações sobre o usuário e autorização para relacionar-se com eles.

Os e-books são presença constantes em estratégias de marketing e vendas, baseadas na metodologia de inbound marketing.

A Conversion investe em criação de conteúdo de qualidade para captação de potenciais clientes. Confira alguns materiais produzidos:

  1. Tendências de Marketing Digital & Performance para 2019
  2. SEO em 2018: Tendências, Insights & Técnicas para obter resultados
  3. O Mapa do E-commerce no Brasil ajuda o mercado a tomar decisões

E qual é a diferença para White Paper?

Muitos profissionais confundem e-books com White Paper.
Na prática, não há muita diferença.
O que os diferencia são algumas regras de formatação e quantidade média de páginas.

Se você já fez algum curso de graduação, deve ter ouvido falar muito sobre White Paper, pois são mais comuns no meio acadêmico.

As principais diferenças do White Paper para o e-book, são:

  1. Possui poucas páginas. Entre 6 e 12;
  2. Geralmente são criados para abordar um único tema com profundidade;
  3. Tem foco em dados;
  4. É fundamentado em pesquisas quantificáveis;
  5. Escrita formal ou Científica.

Percebeu que as diferenças não afetam o resultado final?

Logo, não importa se você vai criar um e-book ou White Paper, as estratégias apresentadas neste post servirão para os dois formatos.

5 Estratégias para divulgar e-books e gerar leads

1. Conteúdo de Topo de Funil

Conteúdo de topo de funil geralmente recebe alto volume de visitas.

Com uma página bem arquitetada, pesquise por palavras-chave intimamente relacionadas ao tema do e-book, escreva conteúdos ricos e bem otimizados.

Ao longo do conteúdo, insira CTAs persuasivos induzindo o visitante a baixar o e-book em questão.

2. Redes Sociais

Além do blog, use as redes sociais para divulgar o e-book.
Faça um vídeo, mesmo que simples, falando sobre o conteúdo e compartilhe no perfil da empresa, seja no Facebook, Linkedin ou Instagram.

Também é importante criar uma landing page específica e estimular sua equipe a compartilhar nos perfis pessoais.

3. Anúncios com objetivo de geração de leads

Facebook Ads possui uma opção nativa para criação de anúncios com o objetivo de captação de leads, o Lead Ads.

A vantagem deste modelo de anúncios, é que o usuário não precisa sair das redes sociais para se cadastrar. O próprio anúncio exibe um formulário, o usuário se cadastra e recebe o e-book via email ou você pode adicionar um botão para direcioná-los para a página do e-book.

O Google Ads também possui uma funcionalidade nativa para geração de leads, mas o funcionamento é um pouco diferente. Para criar este tipo de anúncio, você precisará instalar o pixel de conversão na página após cadastro.

Para obter melhores resultados, você precisará definir budget e calcular o valor ideal de CPC e CPA.

https://www.facebook.com/355092301329125/videos/447678592070495/?t=0
https://www.youtube.com/watch?v=pnKpDoXdufQ

4. E-mail Marketing

Já possui uma base de leads ou de clientes?

Por ser mais pessoal e direto, é interessante aproveitar para divulgar os novos materiais criados pela equipe de marketing.

Crie réguas de relacionamento baseada no tema do e-book e divulgue-o para as suas listas mais engajadas com o assunto.

5. Grupos Nichados

Já ouviu falar sobre lançamento via WhatsApp?

Muitas empresas têm optado por este tipo de lançamento pelo baixo custo e alto nível de engajamento.

Os micro-lançamentos via Whats baseiam-se em dois pilares: Atração e Engajamento.

Basicamente, você precisa atrair pessoas para um grupo do Whatsapp, criar empatia, engajamento e gerar escassez, e em determinado momento lançar o e-book.

Ao mesmo tempo, você pode lançar o e-book em grupos do Facebook.
Essa tática funciona melhor em grupos com audiência engajada, onde sua marca já é tida como referência.

Bom, agora que você já sabe como divulgar o seu e-book, confira algumas ferramentas famosas e úteis para criá-lo.

Ferramentas para criação de e-books

O processo de criação de e-books é muito simples.

Basicamente você deve focar em criar conteúdo de qualidade, que realmente agregue valor e resolva o problema da sua audiência e compilar em um arquivo PDF.

O design do e-book em si é muito importante, e para isso, você pode utilizar o Microsoft PowerPoint ou o Adobe Indesign.

Além da facilidade de utilizar, o PowerPoint já vem instalado na maioria dos computadores.

Para a criação do conteúdo, você só precisará de um aplicativo para escrever o texto, como:

  1. Google Docs
  2. Microsoft Word
  3. Bloco de Notas

Pronto! Inicialmente você só precisará dessas ferramentas para criar o seu e-book.

Conclusão

Agora você já sabe como divulgar o seu e-book e gerar leads qualificados para a equipe de marketing e vendas.

Se você quiser se aprofundar no assunto, confira este guia completo com 10 formas de gerar leads qualificados.

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