E-commerce cresce 25% em julho e já é o 3º melhor mês da história do segmento no Brasil

Thiago Nassa
Thiago Nassa

Comparação é feita analisando o mês de julho em relação ao período pré-pandemia; dados são do novo Relatório Setores do E-commerce no Brasil, criado pela Conversion

A Conversion acaba de lançar o Relatório Setores do E-commerce no Brasil (baixe aqui), um relatório de 126 páginas com a análise dos 200 maiores sites de e-commerce (no total, 216 lojas) e 15 setores que compõem o cenário de comércio eletrônico no país.

O relatório está sendo lançado em sua versão beta e, enquanto isso, será gratuito; o objetivo é inspirar empresas no Brasil a crescerem e impactar positivamente a vida dos consumidores.

Sobre o estudo

Criamos este relatório, que pretende ter freqüência mensal, com o objetivo de trazer informações relevantes e grandes insights para profissionais que movimentam o PIB brasileiro por meio do e-commerce.

Enquanto há outros estudos que trazem uma visão geral e econômica, entendíamos que faltavam dados táticos e confiáveis para melhor tomada de decisão por gestores e especialistas de marketing e e-commerce.

Por esse motivo, criamos este estudo com uma abordagem diferente de tudo o que há no mercado e utilizamos dados de tráfego (audiência de site) e canais (Google, direto, redes sociais, etc.), a fim de trazer uma base comparativa para os profissionais de vendas.

Julho foi o 3º melhor mês da história do comércio eletrônico no Brasil

Julho foi o 3º melhor mês da história do comércio eletrônico no Brasil

Enquanto as lojas e shopping centers estão reabrindo gradativa e parcialmente no Brasil, o e-commerce não pára de crescer e mudou para sempre o hábito de compras do consumidor. Prova disso é que, mesmo com a reabertura das lojas, o e-commerce registrou mais um recorde  e julho se consolidou como o terceiro melhor mês da história.

No último mês, o e-commerce no Brasil alcançou a marca de 1,29 bilhões de acessos, ficando atrás apenas de Maio/2020 (período em que estávamos no auge da pandemia e foi o Dia das Mães) e Novembro/2019, conhecido como o “natal do e-commerce” por conta da Black Friday.

Turismo foi o setor que mais cresceu em Julho

Em relação a junho, que já foi um ótimo mês, o comércio eletrônico cresceu apenas 1%. Porém, alguns setores despontaram.

Turismo, que foi o setor mais prejudicado pelo coronavírus, volta a respirar e cresceu 29,6% em relação ao último mês.

Confira os dados por setor:

  1. Turismo: 29,60%
  2. Esportes: 11,15%
  3. Importados: 5,95%
  4. Moda & Acessórios: 5,84%
  5. Calçados: 4,51%

86% dos brasileiros realizaram compras durante a pandemia

86% dos brasileiros realizaram compras durante a pandemia

Como suporte aos dados de audiência, realizamos um estudo com 395 brasileiros a partir de 18 anos, no final de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,9 p.p.

Segundo nosso levantamento, 86% dos brasileiros conectados à Internet realizaram compras durante a pandemia. Sendo que Roupas & Acessórios foi a categoria preferida de presentes.

Categorias mais compradas durante a pandemia

Canais que mais influenciaram a decisão de compra

Canais que mais influenciaram a decisão de compra

Além disso, o Google foi o canal que mais influenciou o consumidor a decidir por qual produto comprar. Foi o que afirmaram 63% dos consumidores.

Em segundo e terceiro lugar estão Instagram e Facebook, com, respectivamente, 46,45% e 46,15% de respondentes. O TikTok, rede social que é um fenômeno, influenciou muito pouco (4,44%) as compras pela Internet, mesmo índice do Rádio.

O estudo está disponível pelo link: https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce

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