Google anuncia fim de FAQPage na pesquisa; mudanças já possuem data para acontecer

Vitoria Alves
Vitoria Alves

O Google anunciou, recentemente, no blog da Central da Pesquisa Google, que reduzirá a visibilidade de duas formas de resultados avançados: o HowTo e as Perguntas Frequentes (FAQ). Esses resultados avançados são recursos empregados pela Bigtech que destacam um conteúdo na SERP e, geralmente, fornecem tráfego extra. 

Eles podem ser encontrados em forma de carrosséis, entre outros formatos. Os resultados avançados de HowTo são um tipo específico de dados estruturados que mostram imagens e etapas para realizar uma tarefa, por exemplo. 

Essas duas maneiras de pesquisas aprimoradas precisam que os dados estruturados as acionem, exigindo um trabalho extra por parte dos profissionais de SEO, para entregarem um tipo de pesquisa aprimorada. Os resultados avançados de perguntas frequentes (FAQ), por exemplo, exigem que esses profissionais criem perguntas e respostas específicas para um FAQ, além dos dados estruturados para ele. 

Segundo o Google: “para fornecer uma experiência de pesquisa mais limpa e consistente, estamos alterando a forma como alguns tipos de resultados avançados são exibidos nos resultados de pesquisa do Google. Em particular, estamos reduzindo a visibilidade dos resultados avançados de perguntas frequentes e limitando os resultados avançados de instruções a dispositivos de desktop. Essa alteração deve terminar de ser implementada globalmente na próxima semana”.

John Muller, o principal porta-voz sobre assuntos de SEO da empresa, compartilhou no Mastodon, uma opinião sobre opinião sobre a FAQPage:

Dessa forma, os resultados avançados do FAQ serão essencialmente eliminados da maioria – mas não de todos os sites, como explicaremos posteriormente – enquanto o HowTo será completamente removido dos resultados de pesquisa em dispositivos móveis. 

Segundo o Google, os dados estruturados da FAQPage e os resultados avançados serão exibidos apenas para “sites de saúde e governo bem conhecidos e autorizados”. Para todos os outros sites, esse resultado aprimorado não será mais exibido regularmente.

Como essa alteração poderá afetar seu site?

É possível que você perceba uma queda nas taxas de cliques, assim, os relatórios de desempenho do Google Search Console indicariam esse declínio nos cliques e no tráfego. No entanto, para quem trabalha com SEO, essas mudanças afetam principalmente o uso de dados estruturados de perguntas frequentes. 

Portanto, para a BigTech: “para esses dois itens, você também pode notar essa mudança nos relatórios do Search Console para o seu site. Em particular, isso ficará visível nas métricas mostradas para aparências de pesquisa de perguntas frequentes e instruções no relatório de desempenho e no número de impressões relatadas nos relatórios de aprimoramento apropriados. Essa alteração não afeta o número de itens informados nos relatórios de melhorias. As aparências de pesquisa e os relatórios permanecerão no Search Console por enquanto. 

Será necessário remover os dados estruturados de FAQPage e HowTo?

Não será necessário remover os dados estruturados de FAQPage e HowTo, isso porque “embora você possa remover esses dados estruturados de seu site, não há necessidade de removê-lo proativamente. Dados estruturados que não estão sendo usados não causam problemas para a pesquisa, mas também não têm efeitos visíveis na pesquisa.”, afirma o Google. 

Além disso, quando se trata do HowTo, eles serão exibidos para usuários de desktop. Sendo assim, ainda é útil mantê-los, pois eles não vão desaparecer totalmente. 

Eles afirmam que “com a indexação móvel, o Google indexa a versão móvel de um site como base para a indexação: para ter os resultados avançados do HowTo mostrados na área de trabalho, a versão móvel do seu site deve incluir a marcação apropriada”.

Lançamento global

O Google já havia reduzido a visibilidade dos resultados avançados de perguntas frequentes em abril de 2023, no entanto, esta nova atualização será lançada globalmente na próxima semana em todos os idiomas e países. 

Vale ressaltar que um pequeno número de pesquisas aprimoradas ainda será exibido como um experimento. No entanto, essa alteração não deve ser considerada uma mudança de classificação e não será listada no painel de status de pesquisa. 

Escrito por Vitoria Alves

Escrito por Vitoria Alves

Escrito por Vitoria Alves

Escrito por Vitoria Alves

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.